Procura por “treine em casa comigo” aumentou exponencialmente no Youtube e continua como tendência para 2021

Certamente os treinos em casa fizeram parte da sua rotina durante o ano que passou. De fato, a pesquisa pela frase treine em casa comigo foi uma das mais populares desde o início da pandemia.

Com o fechamento das academias e as restrições do isolamento social a sociedade mudou. Primeiramente muitas pessoas passaram a buscar alternativas para ocupar o tempo. Quem ia sempre ao centro de treinamento físico ou clube não tinha opções para cuidar da saúde.

Por outro lado, aqueles que sempre praticaram atividade física ao ar livre também tiveram que alterar sua rotina em algum momento. Alguns parques e espaços públicos foram fechados para evitar aglomerações no período da pandemia.

Nesse sentido as redes sociais foram o ponto de encontro para aprimorar interesses e descobrir um novo hobby. Afinal, na prática esportiva sempre ocorre interação. E, em casa, a troca de experiências teve limitações.

Surpreendentemente as lives de treino conquistaram o país. O formato já era uma tendência em outros países. Contudo, o crescimento dos participantes atingiu níveis nunca vistos durante o ano passado.

No post te mostro como o youtube está ajudando pessoas a viver e treinar melhor. Leia o texto até o final e saiba mais.

Como surgiu a tendência Fique em Casa Comigo?

De acordo com o site ThinkWith Google a curiosidade das pessoas em isolamento social fez com que os vídeos com a palavra comigo tivessem mais acessos do que o habitual.

Consequentemente essa tendência levou os criadores de conteúdo a produzir vídeos com dicas do que estavam fazendo durante a quarentena. As lives e vídeos com passo a passo de atividades ganharam o país.

Durante o ano de 2020 os assuntos que mais se destacaram no youtube para esse tipo de vídeo foram:

  • Estude comigo;
  • Faça você mesmo;
  • Treine em casa comigo.

O que é o Treine em casa comigo, afinal?

O treino em casa podia ser em uma única vez ou uma série de treinos. Desafios de 14, 21 ou até mesmo 30 dias realizando circuitos ou treino funcional. Assim, uma verdadeira novela virtual começou a ser desenvolvida em tempo real.

Esse formato agrada uma vez que somos convidados a sair da zona de conforto e fazer algo para o nosso bem-estar. Você não é mais um expectador, é alguém que pode começar o quanto antes a mudar seu relacionamento com o seu corpo.

Semelhantemente os seguidores podiam fazer a série de onde estivessem e filmar e compartilhar do mesmo modo nas suas redes sociais. Uma forma simples de se conectar e demonstrar empatia. Além disso conseguimos incentivar amigos e parentes a cuidar do corpo.

Igualmente quem nunca tinha entrado em uma academia e não fazia ideia de por onde começar podia entrar no movimento fazendo atividades simples como:

  • Pular corda;
  • Subir e descer escadas;
  • Fazer embaixadinhas;
  • Fazer flexões.

Aulas de ritmos como funk e zumba também entraram na onda e tiveram conteúdos diários para motivar as pessoas. Em suma, tudo o que poderia ser feito por todos os moradores da casa virou sugestão de aula com a #TreineEmCasaComigo.

Quem pode treinar em casa?

A princípio as aulas em casa podem ser feitas por pessoas de todas as idades. Idosos, mulheres querendo voltar à forma depois da gestação, homens e até mesmo crianças podem treinar sem sair de casa.

Cada educador físico pode elaborar um plano de treino de acordo com as necessidades do público que vai assistir a transmissão.

Dessa forma,online é possível encontrar treinos completos para sair do sedentarismo. Já quem está acostumado a malhar há algum tempo pode fazer desafios para queimar calorias e diversificar seu treinamento.

Vale a pena lembrar que, assim como na academia, é necessário fazer exames de rotina antes de começar no online. As regras e recomendações são as mesmas nas aulas virtuais ou presenciais.

Por isso não esqueça de consultar seu médico e pedir a opinião de um profissional de educação física antes de tudo.

O acompanhamento é importante para te ajudar a encontrar tipos de exercícios específicos para o seu condicionamento físico.

É possível treinar em casa no youtube?

A saber, acompanhar treinos de youtubers é algo simples e fácil. Você pode assistir ao treino pelo celular, computador ou tablet.

Ao mesmo tempo durante a pandemia o uso de smart tv para assistir canais do youtube facilitou o acesso as aulas online. Você pode treinar em qualquer cômodo da casa desde que tenha sinal de internet.

As aulas são facilmente adaptáveis. Só para ilustrar isso significa que o treino pode ser feito com halteres ou com um cabo de vassoura e sacos de arroz no lugar do peso. No início o treino pode ser feito apenas usando o peso do seu próprio corpo.

Como ter seu espaço de treino dentro de casa em 2021

Tenha cuidado compisos e tapetes

As quedas são uma preocupação em ambientes com idosos e crianças. Da mesma forma ao começar a treinar em casa o cômodo deve ser arrumado de forma a evitar lesões.

Pular, saltar ou simular corrida em um piso escorregadio não é o mais indicado. O próprio suor ou a rapidez ao fazer os movimentos pode desviar sua atenção e provocar imprevistos.

Em contraste com o tapete o colchonete para academia é um acessório que deve fazer parte do dia a dia de quem vai treinar em casa. O colchonete para ginástica é fabricado pensando em quem vai treinar e ajuda a apoiar a coluna e ter firmeza de movimentos.

Com o colchonete você pode fazer facilmente séries de abdominais, ioga e treno funcional.

Mude os móveis de lugar

Em seguida é hora de observar os móveis da parte da casa onde será o seu treino.

Talvez você saiba, talvez não, mas um ambiente amplo ajuda a realizar os movimentos da série de treino com perfeição.

Uma arrumação simples de fazer ao acompanhar os vídeos de treine em casa comigo é colocar sofás e cadeiras perto da parede. No momento em que os móveis estão na parede você ganha um salão amplo para treinar e consegue acompanhar os movimentos do personal trainer ao mesmo tempo em que ele os fizer na aula.

Permaneça em um local arejado

Mesmo antes da pandemia de covid-19 a circulação de ar já era uma recomendação de professores e médicos. O próprio salão de musculação da academia deve ser amplo e ventilado para promover a segurança de quem vai treinar.

Todo esse cuidado se justifica pois a troca de ar diminui a sensação térmica mesmo em cidades com altas temperaturas o ano todo.

Não se engane, o mesmo que vale para a academia deve ser aplicado em sua residência. Então, se tiver a chance de treinar no seu quintal ou varanda essa sempre será a melhor opção.

Em casas onde o espaço for reduzido procure treinar no cômodo maior. Dessa forma a renovação de ar também será possível mesmo em ambientes internos. Tenha o cuidado de manter portas e janelas abertas enquanto estiver treinando.

Escolha o melhor horário para seu treino

O treino durante o dia possui uma série de benefícios. Só para exemplificar ao fazer atividade física de dia você usa a luz natural.

A luz do sol, além de ser gratuita ainda ajuda na produção de vitamina D. A vitamina que conseguimos ao tomar sol previne doenças pois ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Porém, treinar próximo ao meio-dia reduz a qualidade do treino. Uma vez que as altas temperaturas comuns do horário aumentam a transpiração quem treina nesse período pode ter hipertermia ou desidratação.

Aproveite o melhor da luz solar sem culpa escolhendo as primeiras horas da manhã para se exercitar. Se acaso isso não for possível uma alternativa inteligente é realizar seu treino no fim de tarde. Esses horários possuem boa iluminação e a temperatura costuma ser agradável.

Equipamentos podem ajudar a treinar em casa?

Quem começa a treinar em casa facilmente terá vontade de continuar os treinos dessa forma. Com o passar dos meses é comum querer fazer séries diferentes e aumentar a dificuldade dos exercícios.

Por consequência comprar acessórios para academia é outra tendência que conquistou o mundo fitness em 2020. A cada mês você pode comprar um acessório diferente.

Logo depois terá no seu espaço preferido a mesma qualidade de aparelhos que os melhores centros de treinamento físico do Brasil.

Melhores acessórios para acompanhar aulas de treine em casa comigo

A compra de acessórios para treino em casa deve ser pensada junto com seu educador físico. Tenha em mente qual tipo de aula faz agora e qual gostaria de participar no futuro.

Equipamentos com várias funcionalidades como o mini jump profissional são indispensáveis na casa de quem adora atividade física. A mini cama elástica serve para fisioterapia, treino funcional e jump.

As redes sociais se fortalecem cada dia mais. Durante a pandemia tivemos a oportunidade de entender que esse meio de comunicação pode aproximar e trazer conhecimento.

Agora que sabe como aproveitar a tendência treine em casa comigo use o que leu aqui para malhar e ter qualidade de vida o quanto antes.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *