Treinamento Funcional Remoto. Alternativa para Professores de Academia durante a Quarentena

O treinamento funcional é uma das aulas mais procuradas por quem quer manter a forma. Seja homem, seja mulher a verdade é que é possível manter a forma e cuidar da saúde praticando os exercícios dessa modalidade de forma rápida e divertida.

Sob o mesmo ponto de vista professores de academia que se especializaram nessa área conseguiram melhorar sua renda e captar alunos o ano todo. Quem começa o funcional dificilmente desiste desse tipo de aula.

Contudo, com a realidade atual o cenário se modificou totalmente. Verdade seja dita, a pandemia do coronavírus fez com que a maioria das academias fosse obrigada a fechar para evitar grandes aglomerações.

Quem trabalha como autônomo ou recebe por hora viu sua renda diminuir de uma hora para a outra já que trabalhar do modo convencional é praticamente impossível.

Por outro lado, a tecnologia permite que o treinamento funcional remoto aconteça. Em suma, a aula acontece na casa do educador físico e é repassada online para cada aluno.

Se acaso possui dúvidas de como ensinar aos seus alunos usando a internet esse texto pode te ajudar. Separei dicas com alternativas simples para continuar treinando e aumentar sua renda em tempos de pandemia. Continue lendo.

Quem pode dar treinamento funcional remoto?

De acordo com o Conselho Regional de Educação Física somente pessoas com formação na área podem ministrar aulas de treinamento funcional. A regra vale tanto para o treino remoto quanto para a aula na academia.

Quem pode ter aula de funcional remotamente?

Em primeiro lugar qualquer pessoa pode fazer um treinamento funcional. Porém, por ser uma atividade que envolve o corpo em unidade para melhoria e eficiência de movimentos alguns cuidados devem ser tomados antes de começar.

Na primeira avaliação é importante saber as condições gerais do aluno tais como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Condicionamento físico atual;
  • Objetivos ao realizar a aula;
  • Histórico de lesões;
  • Problemas de saúde anteriores.

Logo depois é possível traçar um planejamento onde você irá sugerir séries específicas para otimizar o condicionamento físico de cada um.

Talvez você saiba, talvez não, mas o treinamento funcional não é o mais indicado para pessoas totalmente sedentárias. Dessa forma o melhor a fazer é começar com atividades leves e ir incluindo os aparelhos do circuito funcional conforme o desenvolvimento do aluno.

Posso oferecer treinamento funcional remoto para meus alunos?

Sim, a própria Organização Mundial da Saúde recomenda que, mesmo durante o isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus quem está em boas condições clínicas deve se exercitar normalmente.

Como os alunos não devem sair de casa a solução é dar aulas usando aplicativos de mensagens e chamadas de vídeo. A aula pode ser gravada e liberada ao aluno no início do dia ou ser transmitida ao vivo.

O aluno precisa sentir que tem sua atenção do mesmo modo que na academia. Por isso reserve alguns minutos entre uma série e outra para esclarecer dúvidas, fazer pequenas correções e passar seu feedback.

Benefícios do treinamento funcional durante a quarentena

Conforme o isolamento pode causar momentos de preocupação e estresse os especialistas afirmam que cuidar da forma física ajuda a distrair a mente. Assim, durante a aula o aluno esquece por um momento suas aflições e pode fazer algo divertido em casa junto com sua família.

A produção de hormônios durante o exercício reduz crises de depressão, ansiedade e outras doenças ligadas ao estado emocional. Também é possível melhorar o humor e ganhar qualidade do sono, o que é positivo para aumentar a imunidade e prevenir doenças infecciosas.

Pessoas que estão em processo de reeducação alimentar podem usar o treino funcional como uma forma de controlar a impulsividade e diminuir a vontade de comer guloseimas durante a quarentena.

Uma vez que o treino pede um cuidado com a alimentação a tendência é consumir mais frutas, legumes e carnes magras.

Como preparar uma aula de treinamento funcional remoto?

Defina os horários e tempo de cada aula

Igualmente ao seu planejamento na academia o treino remoto deve ser pensado com antecedência.

Defina os dias e horários em que vai trabalhar de uma forma a manter a rotina o mais próximo de antes da quarentena. Caso tenha que passar as séries de forma individual consulte os alunos para saber se desejam alterar os horários ou datas da aula online.

Aulas muito longas nem sempre funcionam remotamente. O ideal é fazer encontros de no máximo 45 minutos para que o aluno possa se manter focado.

Se possui treinos com duração maior procure diluir a série em encontros durante a semana.

Escolha como a aula será transmitida

Nem sempre seu aluno possui conhecimento para receber uma aula online. Dessa forma use uma rede ou aplicativo que já está no dia a dia da sua turma.

Caso o aplicativo da academia tenha a opção de fazer lives ou enviar vídeos esse deve ser o canal para enviar as atividades. Quem não tem um aplicativo personalizado pode usar aplicativos de mensagens populares como o WhatsApp, Facebook ou até mesmo seu perfil no Instagram ou canal no Youtube para transmitir as aulas remotamente.

Pense em um treino com o que o aluno já tem em casa

Quem frequenta academia nem sempre tem acessórios na residência para fazer o mesmo treino.

Procure adaptar a série para que o aluno use o próprio peso do corpo. Quem já está acostumado e precisa treinar com carga a alternativa é usar garrafas pet com água ou areia.

Pacotes de arroz ou feijão, cadeiras ou toalhas também podem ser usadas para reproduzir movimentos do treino funcional.

Faça séries com equipamentos de treinamento funcional tradicionais

Ao passo que, para mostrar os exercícios, você deve ter um studio básico em casa possuir os equipamentos mais usados no treino funcional aumenta o tipo de aulas que você pode fazer com seus alunos.

Equipamentos para usar na aula de treinamento funcional

Mini Jump

O aparelho que simula saltos deixa as aulas divertidas e pode ser usado no treinamento funcional remoto.

Antes de mais nada o mini jump é um aparelho pequeno que pode ser usado na sala de casa e guardado em qualquer lugar. Quem se exercita com o mini jump aumenta a capacidade cardiovascular, eleva o gasto calórico, e fortalece os ossos.

Rolo Miofascial

O rolo ajuda a aumentar o metabolismo uma vez que acelera a queima de gordura.

Outra vantagem de usar o rolo miofascial é a melhora da postura. Quando usado com regularidade o rolo ajuda a evitar lesões preservando os músculos mesmo depois de um treino puxado.

O treino sem o rolo miofascial pode enfraquecer a fáscia causando nódulos. Os nódulos no sistema musculoesquelético prejudicam os movimentos e podem acumular toxinas. Daí a importância de adicionar esse aparelho no treino funcional.

Faixas elásticas

Esse equipamento possui duas versões: mini band e super band.

A mini band possui 05 centímetros de largura por 30 centímetros de comprimento. Maior, a super band é feita com a medida de 2 metros de comprimento.

As faixas elásticas podem ser adquiridas em kits. Essa forma é a mais fácil pois permite possuir um equipamento com diversas intensidades otimizando as aulas com séries em todos os níveis de intensidade.

Posso conseguir novos alunos durante a pandemia?

Com um novo cenário se formando é normal possuir dúvidas sobre como será a sua carreia daqui em diante.

De fato, as academias de ginástica só devem receber a liberação para funcionar depois que o surto de coronavírus terminar.

Nesse momento os professores de educação física podem usar as aulas remotas para conseguir novos alunos e aumentar sua renda como personaltrainer. Surpreendentemente você pode captar clientes na sua casa, usando apenas seu celular e a internet.

A seguir te mostro alguns dos segredos dos professores de academia para atrair alunos.

Adicione o texto do seu título aquiCrie perfis nas redes sociais

Se ainda não possui uma conta no Instagram ou página no Facebook pare de procrastinar e crie seu perfil online o quanto antes.

É importante estar presente nas redes sociais pois, desse jeito, seus alunos podem te indicar para amigos e parentes com facilidade.

Poste com regularidade

Em segundo lugar seu perfil deve mostrar a rotina da profissão. Fale do treinamento funcional, seus benefícios, há quanto tempo pratica a modalidade e quais resultados o treino trouxe na sua vida.

Pessoas se conectam com pessoas. Mostrar sua experiência de forma honesta é a melhor propaganda para criar autoridade e ganhar destaque como professor de academia.

Agende uma aula de demonstração

Quando tiver um número interessante de seguidores planeje uma aula gratuita remotamente.

As aulas de demonstração são realidade nas academias e studios e podem ser disponibilizadas para o treino funcional remoto como estratégia para conquistar novos alunos.

Uma aula divertida com professor atencioso conquista qualquer pessoa que ama atividade física. Mostre empatia, crie uma aula dinâmica que possa ser feita por toda a família e verá os resultados e elogios aparecerem antes do que imagina.

O treinamento funcional é uma oportunidade de cuidar do corpo e da mente. Coloque o que aprendeu em prática com aulas remotas e promova a saúde dos alunos todos os dias.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *