Checklist de como preparar e divulgar suas Aulas em Lives

Live. Essa palavra de origem inglesa se tornou parte do vocabulário de todos depois do início da pandemia.

Afinal as transmissões ao vivo são uma alternativa para diminuir as distâncias. Seja entre amigos, parentes e até mesmo colegas de trabalho. Recentemente até as academias migraram para o digital.

Por outro lado, os profissionais de educação física tiveram que modificar seu planejamento de aulas radicalmente. Se, até bem pouco tempo atrás, poucos profissionais trabalhavam remotamente hoje o personal trainer que ainda não se adaptou a essa realidade pode estar perdendo alunos.

Sob o mesmo ponto de vista quem não estava acostumado ao mundo digital antes dos dias de isolamento pode se sentir confuso ao migrar suas aulas do modelo presencial para o ensino a distância.

Se acaso esse é o seu problema no momento esse texto é para você! Vou te mostrar como preparar e divulgar suas aulas em formato de live.

Para te ajudar, além do passo a passo para fazer uma aula de sucesso ainda preparei um checklist com tudo o que deve ser feito antes de começar.

Pronto para cativar seus alunos e se manter conectado em lives incríveis? Leia o texto até o final e fique sabendo!

O que é uma live?

Antes de mais nada a live é uma transmissão online. Só para ilustrar é quando um conteúdo é repassado em áudio e vídeo para uma audiência.

Como o próprio nome dá a entender a live é, na maioria das vezes uma reprodução do conteúdo que está sendo gravado naquele momento.

Porém, em eventos podem ser passados trechos de vídeos pré-gravados desde que seu conteúdo ainda não tenha sido visto pelos expectadores.

Tipos de transmissões online

Talvez você saiba, talvez não, mas existem tipos diferentes de transmissões nas redes sociais. A seguir te mostro as diferenças entre os dois modelos de transmissão.

  • Streaming

Nessa modalidade a transmissão acontece via internet, podendo ser retomada a qualquer momento, desde que a conexão seja reestabelecida.

Por se tratar de um conteúdo que foi postado depois de ser gravado essa exibição não é simultânea.

Os serviços de séries online e filmes são um exemplo de streaming. Você pode assistir sua série preferida, pausar enquanto está trabalhando e, ao chegar em casa, voltar do ponto exato onde parou.

Os sites com pacotes de treino online também usam o streaming. Assim o professor grava sua sequência de aulas e os alunos pagam uma pequena mensalidade para assistir os treinos e fazer as atividades em casa.

  • Live stream

A modalidade que mais se popularizou durante a pandemia. Basicamente o livestream é a forma de transmissão onde o artista está se apresentando e seus fãs podem acompanhar tudo em tempo real.

A transmissão agradou tanto os brasileiros que está não apenas entre famosos. Na área da educação professores passaram a fazer suas aulas de casa e as compartilham com os alunos em suas redes sociais.

O sentido de urgência faz com que as aulas sejam vistas por todos os alunos. Uma vez que o conteúdo nem sempre pode ser reprisado é importante estar online no momento que o professor está fazendo a transmissão.

Por que as lives fazem sucesso?

As lives são uma necessidade para quem quer aprender e não tem tempo. Quem mora em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte vive enfrentando o trânsito em horários de pico.

Assim, pode ser que o aluno até tenha vontade de ter um personaltrainer na academia. Contudo a hora que sai do serviço se torna inviável para praticar atividade física.

Para não chegar atrasado ou perder a aula em dias de vários compromissos esse público opta pelo atendimento remoto. Dessa maneira ele pode acompanhar os treinos de casa ou até mesmo durante viagens a trabalho.

Depois dos meses de quarentena um segundo tipo de cliente passou a procurar lives de treinamento físico. Só para exemplificar, são pessoas com doenças crônicas, idosos ou apenas parentes de quem é do grupo de risco para a Covid.

Para diminuir o contágio as pessoas preferem estudar online a passar horas em um centro de treinamento físico.

Há ainda um terceiro perfil. Alunos que precisam treinar, mas moram longe da academia. Quem vive em áreas rurais ou em bairros mais afastados dos centros comerciais vê no treino remoto a chance de ter qualidade de vida o quanto antes.

Vantagens da live para o personal trainer

As lives começaram como algo da área do entretenimento. Esse tipo de ferramenta pode facilmente ser adaptada a rotina de trabalho do personal trainer. Saiba as vantagens de fazer uma live.

Oferecer um produto digital

As transmissões podem ser mais um produto dentre os seus pacotes na academia ou como personal trainer.

O aluno gosta de ter opções do que fazer para sair da rotina de treinos. Nesse ponto, as lives se tornam atraentes para os alunos que vivem conectados nas redes sociais como Instagram e You Tube.

Reduzir custos no trabalho

A aula online oferece economia para quem a oferece. Em comparação a rotina de aulas na academia ou indo ao encontro do cliente você economiza em:

  • Combustível, pois a aula pode ser feita na sua casa;
  • Alimentação, já que pode preparar sua comida antes ou depois da live;
  • Aluguel de studio ou espaço para academia.
  • Equipamentos e acessórios, cada aluno compra seus próprios materiais para acompanhar a aula remotamente.

Aumentar o número de alunos

As lives podem te conectar a um novo público. Quem está há algum tempo no mercado pode estagnar pensando que já atingiu todos os alunos possíveis em sua região.

Contudo as aulas online ficam acessíveis a pessoas de qualquer lugar do mundo. Essa praticidade pode ser o que faltava para que novos alunos entrem em contato com você!

Otimizar seu tempo como personal trainer

Ao migrar parte dos seus alunos para o modelo virtual você consegue ser mais produtivo. Ao invés de repetir a mesma aula várias vezes todo o conteúdo pode ser reunido em uma única live.

Essa distribuição do tempo da forma correta te permite ter mais tempo para fazer o que gosta. Estar com a família, ter um novo hobbie ou até mesmo fazer uma especialização para melhorar o currículo.

Checklist de como preparar sua live

  1. Faça o roteiro: Antes de mais nada o roteiro é o seu planejamento. Escreva o que pretende ensinar, qual o objetivo do treino e quantas repetições a série vai ter.
  2. Tenha um bom celular: O celular é o melhor amigo de quem pretende fazer lives. Um modelo intermediário já possui câmera compatível para fazer transmissões ao vivo.
  3. Estabeleça conexão de internet de boa qualidade: A internet do lugar onde será a live precisa ficar estável durante toda a aula. Como alguns planos de celular possuem limite de dados é interessante ter uma conexão Wi-Fi.
  4.  Tenha os equipamentos e acessórios para fazer os exercícios do treino: Sua aula será com acessórios para academia? Quais acessórios irá precisar? Seu aluno possui esses itens em casa?Preste atenção nos equipamentos que irá precisar e, caso necessário, tenha opções para sugerir a quem ainda não possui nenhum acessório para treinar.
  5.  Pense nas dúvidas que o seu aluno pode ter ao fazer a aula: A live deve ter um treino que possa ser feito tanto por alunos acostumados a malhar quanto por aquelas pessoas um pouco sedentárias. Imagine quais seriam as dúvidas de cada tipo de aluno. Assim, durante a live você pode orientar formas de fazer o exercício corretamente.

Checklist de como divulgar sua live

  1. Use a rede que seus alunos possuem perfis para divulgar a live: Não adianta criar um grupo no Telegram se 70% dos seus alunos possuem perfil apenas no WhatsApp. Verifique quais são as redes favoritas do seu público e use as mesmas para divulgar a live.
  2. Peça a seus amigos e alunos mais engajados que ajudem a divulgar a live em suas redes sociais: A propaganda por indicação ainda é uma excelente forma de passar credibilidade. Use seu networking e alcance mais visualizações na aula ao vivo.
  3. Faça um post nas redes sociais avisando que a live vai acontecer: Informe com antecedência o dia, hora e rede social onde vai fazer a live. Se já possui perfil no Instagram ou página no Facebook impulsione a publicação para que ela seja vista por mais pessoas em pouco tempo.
  4. Envie um lembrete para seus contatos na véspera do evento para que não esqueçam de participar: As pessoas que demonstraram interesse na live podem ser avisadas na véspera. Dessa forma você mantém contato e minimiza ausências no evento.
  5. No dia da live faça um novo convite em seu perfil com a hora e tema da sua transmissão: Horas antes da aula começar poste no seu perfil que está preparando o espaço e conte como será a aula. Esse aperitivo desperta curiosidade e ajuda na divulgação do seu trabalho.

Fazer uma live é um ótimo caminho para se tornar autoridade para o seu público. Agora que já possui a checklist de como preparar e divulgar suas lives use a tecnologia a seu favor já.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *