Lives de treino em casa tem sido a opção de renda extra para muitos professores após o fechamento das academias

Academias fechadas. Se acaso você é um profissional da área essa medida de segurança da Organização Mundial da Saúde afetou em cheio a sua renda, não é mesmo?

Sem dúvidas a pandemia alterou as prioridades de todos os brasileiros. Por outro lado, quem ama se exercitar sempre encontra um jeitinho de continuar cuidando do corpo.

Com isso, vimos as transmissões ao vivo mudarem a forma de produção de conteúdo nas redes sociais. Além do Youtube, Instagram, Facebook e até mesmo WhatsApp foram usados para conectar alunos e professores de Educação Física.

Influenciadores e celebridades passaram a compartilhar seus treinos em seus perfis.

O que era uma forma de motivar a prática de exercícios em casa surpreendentemente se transformou em um modelo de negócio promissor.

Desse modo, o personaltrainer pode continuar trabalhando em segurança usando as lives de treino em casa. Aliás, a renda extra pode ser ainda maior.

Então, para te ajudar a entender esse mercado novo vou te mostrar como usar as lives a seu favor e lucrar nos dias de isolamento social. Confira!

Como as lives de treino em casa começaram?

Talvez você saiba, talvez não, mas as lives de treino já existiam antes da pandemia do novo coronavírus.

As transmissões ao vivo faziam parte do conteúdo de plataformas de treino e academias famosas. De tempos em tempos os professores criavam aulas especiais e transmitiam alguns minutos da aula para que os alunos conhecessem novos treinos e programas funcionais.

Com o início da pandemia de Covid-19 a prática viralizou e logo se tornou popular nos países que fizeram quarentena.

Vale a pena ser personaltrainer online?

Se acaso mora em uma cidade onde as academias estão impedidas de funcionar trabalhar como personaltrainer a distância pode ser a melhor opção para manter sua renda.

Nem todas as academias conseguiram voltar ainda as atividades normais. Como a maioria dos professores trabalha por hora é provável que sua jornada de trabalho esteja reduzida no momento.

Quem trabalha com público considerado de risco para a covid-19 consequentemente se viucom uma redução de salário ainda maior. Uma vez que pessoas com mais de 65 anos e doentes crônicos estão orientados a permanecer em casa o maior tempo possível ir à academia ou parques está fora de questão.

Por esse motivo é a hora de colocar a mão na massa e pesquisar outras maneiras de fazer o que gosta e conseguir pagar as contas do mês.

O trabalho home office também é possível para o mercado fitness. Você pode produzir mais e mudar a vida dos seus alunos dentro da sua casa.

Por essas e outras razões que trabalhar fazendo lives de treino é um negócio rentável.

Como captar alunos em lives de treino

Com toda a certeza seus alunos já devem ter pedido dicas de treino nas redes sociais. Isso significa que já possui clientes em potencial.

Antes de mais nada quem já foi seu aluno é seu maior divulgador. Muitas vezes a rotina de trabalho ou estudo pode fazer com que o aluno saia da academia.

Trânsito, mudança de bairro ou cidade e até mesmo filhos podem mudar as prioridades. Mas, na modalidade online essas limitações não existem. Cabe a você aprender a atrair esse público com uma estratégia eficiente.

Mantenha seu perfil nas redes sociais atualizado

Quem não é visto não é lembrado. Se, antes da pandemia, as redes sociais já eram responsáveis por auxiliar na captação de alunos agora ela é a base para trabalhar.

Coloque fotos e vídeos explicando a sua rotina. Sua experiência, locais onde trabalhou e tudo o mais que seja relevante para trabalhar como educador físico.

Um perfil profissional bem cuidado trabalha sozinho. As pessoas irão te procurar querendo saber mais sobre os treinos e seus benefícios.

Crie um programa de aulas

Verdade seja dita, quanto mais específico seu treino for mais chances ele terá de ser um sucesso.

Mesmo sendo totalmente iniciante no meio digital foque em um benefício que seu aluno terá ao participar da live.

Em suma, os objetivos mais procurados no momento são:

  • Emagrecer em 30 dias;
  • Se recuperar de uma lesão e evitar dores;
  • Conseguir o shape dos sonhos;
  • Bumbum na nuca;
  • Aprender yoga e relaxamento;
  • Criar um circuito em casa.

Logo que encontrar a meta de treino será mais claro para quem esse objetivo é importante: mulheres, jovens, melhor idade, atletas? Quem está em casa agora e precisa treinar para conseguir esse resultado o quanto antes? Esse é o seu público.

O programa deve ser claro, rápido e simples. Lembre-se que existem alunos que nunca treinaram em casa e outros que podem até ter alguns equipamentos de academia na residência.

Por isso, na hora de pensar nos exercícios veja se o seu público está entre novatos ou alunos com mais experiência antes de iniciar a divulgação das lives em casa.

Convide os alunos para uma aula gratuita

Ao passo que, em uma academia, o interessado pode agendar uma aula experimental quem treina online também pode desejar experimentar a aula antes de assinar um pacote, certo?

Isso faz todo o sentido. O aluno precisa saber se terá atenção do professor, se possui os materiais necessários para treinar, se consegue se manter concentrado mesmo estando sozinho. Tudo é muito novo tanto para amantes de atividade física quanto para quem é personaltrainer.

Ofereça uma aula online ao vivo. Essa aula pode ter uma duração menor do que um treino na academia.

Só para exemplificar as plataformas mais populares de exercícios em casa possuem programas de treino com duração de 05 a até 36 minutos.

A ideia aqui é otimizar o tempo. Encontrar uma série que seja tão divertida que o aluno nem irá perceber o tempo passar. Divulgue nas redes sociais e convide seus alunos e amigos para assistir ao treino.

Devo ter um estúdio em casa para gravar lives?

De fato, é importante ter um espaço para fazer suas lives. Para isso você pode ter parceria com uma academia. O centro de treinamento físico onde trabalha, por exemplo, pode ser um lugar para realizar suas aulas.

Contudo, se você pretende ser o seu próprio chefe o mais indicado é montar uma estrutura que permita gravar sem ser interrompido.

Pode ser um cômodo da sua residência ou até mesmo uma varanda ou quintal com gramado. O importante é que o espaço seja bem iluminado e que os alunos consigam assistir toda a aula sem interrupções.

Esse investimento será observado pelos alunos e, com certeza, passa profissionalismo e dedicação com a profissão.

Tenha equipamentos de qualidade

Algumas aulas funcionam melhor com acessórios específicos. Nesse sentido ter os equipamentos para treino faz toda a diferença.

Hoje em dia é fácil encontrar lojas especializadas online que vendem os mesmos equipamentos das melhores academias para professores e até mesmo alunos que querem continuar seu condicionamento físico em casa.

Na hora de pesquisar procure empresas com produtos com qualidade comprovada e garantia pós-venda. De maneira idêntica lojas confiáveis possuem perfis nas principais redes sociais com orientações sobre os acessórios e como otimizar seus treinos no dia a dia.

Alguns acessórios úteis para treinar em casa são:

  • Mini jump;
  • Fit ball;
  • Colchonete;
  • Step;
  • Halteres;
  • Tornozeleiras;
  • Kettlebell;
  • Pranchas de equilíbrio;
  • Medicine ball;
  • Disco de equilíbrio.

Para ter um espaço versátil escolha acessórios que podem ser usados em várias aulas diferentes.

O mini jump faz parte das aulas de jump, mas também pode estar no treino funcional. Por outro lado, halteres e tornozeleiras podem ser facilmente adicionados como carga não apenas na ginástica ou musculação, sendo úteis em todos os tipos de condicionamento físico.

Posso trabalhar usando apenas meu celular?

Surpreendentemente as redes sociais são pensadas exatamente para aparelhos móveis. Isso significa que com um celular que tenha acesso à internet você já pode começar a trabalhar.

Celulares novos ou seminovos possuem câmeras que podem gravar e fotografar seus treinos com perfeição. 

Como as aulas são transmitidas?

Como a transmissão ao vivo precisa da internet para acontecer sua preocupação deve ser com a qualidade do seu provedor de serviços.

A velocidade da conexão deve ser rápida e sem quedas. Fazer a transmissão com a internet do celular pode causar imprevistos e elevar seu custo fixo. Por isso ter um plano residencial de internet melhora a qualidade das lives e é um investimento baixo.

Posso ter minha renda somente fazendo lives de treino?

É provável que seu plano A seja continuar na academia ou, quem sabe, ter sua própria academia um dia. Em contrapartida as lives e treinos remotos são um mercado que está começando agora.

Em síntese, quem se destacar hoje pode ter toda sua renda somente fazendo lives de treino no conforto da sua casa para qualquer lugar do Brasil e do mundo.

O treino em casa é a opção inteligente para aliar saúde e cuidados com o corpo atualmente. Agora que já sabe a melhor maneira de garantir sua renda mesmo sem a academia funcionando coloque essas dicas em prática e comece a transformar sua vida. Mantenha o foco e tenha sucesso!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *