Como fica o mercado fitness Pós Covid 19

Os meses de pandemia trouxeram uma nova realidade para a economia. Todas as empresas foram afetadas, porém nada se compara ao mercado fitness.

Com toda a certeza os donos de academias de ginástica viram sua receita zerar em várias partes do país com a suspensão do comércio não-essencial.

Com os centros de treinamento físico impedidos de funcionar além de atividades ao ar livre como treinos coletivos serem vetados em várias cidades o contato presencial com os alunos deixou de existir.

Por outro lado, a própria Organização Mundial da Saúde fez recomendações onde citava a prática de atividade física como uma marca para melhorar a imunidade e diminuir o estresse causado pelo isolamento social.

Nesse sentido educadores físicos e empresários tiveram que encontrar novas alternativas para não perder alunos. De fato, os cancelamentos aconteceram, mas há esperança de dias melhores para o setor fitness pós COVID-19.

Para te animar no post mostro as principais tendências que farão parte das academias no ‘novo normal’ e o que deve permanecer em evidência nos próximos meses.

Leia até o final e se informe já.

O que aconteceu nas academias durante a pandemia?

Em primeiro lugar, as medidas de isolamento social fizeram com que as academias fechassem as portas.

Sem poder sair de casa e com medo da contaminação muita gente optou por cancelar seus planos. Consequentemente, a estimativa de receita para o ano teve que ser recalculada.

O problema é que muitos gestores já tinham compromissos financeiros para os meses seguintes. Dessa maneira, os donos de academias tiveram que renegociar dívidas ou pedir linhas de crédito a fim de manter suas contas pagas.

Por fim, com a redução das atividades por tempo indeterminado manter a quantidade de colaboradores e seus salários se tornou inviável. Aliás, a redução de custos atingiu não apenas a folha salarial como também uma série de outros setores como cantina, lojas de roupas para treino e afins.

Logo que as cidades deram início ao processo de flexibilização das atividades econômicas foi a hora de transformar o espaço.

Era preciso demonstrar para os alunos que a academia era um local seguro. Sob o mesmo ponto de vista equipamentos foram arrumados dentro da distância de segurança.

Marcações no chão, uso de álcool em gel, termômetro e a obrigatoriedade do uso da máscara passaram a fazer parte da rotina de funcionamento das academias em todas as cidades.

Tendências do mercado fitness pós COVID-19

Em casa e sem poder trabalhar por semanas e semanas. Surpreendentemente vários meses em isolamento social deixam marcas na sociedade.

Primeiramente o comportamento do consumidor mudou muito nos países com a reabertura das academias. O que era considerado uma prioridade antes da quarentena pode não ser mais tão importante nessa nova realidade.

Com um mundo cada dia mais globalizado é certo que as mudanças percebidas nos outros países também irão afetar as academias brasileiras.

O ponto positivo é que podemos olhar o que vem dando certo nos países onde as academias voltaram há algum tempo e colocar em prática por aqui.

Saiba mais sobre as tendências para academias após a pandemia.

Treino em casa

As lives de treino fizeram sucesso de tal forma que se consolidaram como um nicho do mercado fitness.

Os treinos remotos já estavam na lista de novidades das grandes redes de academias há algum tempo. O que estava crescendo aos poucos viralizou durante os meses de isolamento. Influenciadores, famosos e pessoas de todas as partes do mundo começaram a compartilhar sua rotina de exercícios nas redes sociais.

Desse jeito quem ainda não fazia ideia de que era possível treinar em casa passou a pesquisar sobre o assunto. Sites, aplicativos e até coachs de exercícios estão nas primeiras posições dos mecanismos de busca desde então.

As pessoas vão continuar treinando em casa após a pandemia?

O aluno que prefere treinar em casa vai continuar existindo. Isso é uma escolha pessoal. Em um país tão extenso como o Brasil existem pessoas que vivem em lugares onde ir à uma academia de segunda a sexta se torna quase inviável.

Oferecer serviços de apoio com treino online pode ser mais um serviço para o personaltrainer. Você pode ter alunos de qualquer lugar, basta ter um celular com câmera e internet de qualidade.

Para as academias o treino remoto também pode aumentar as receitas. Nos períodos de férias os alunos que viajam podem continuar treinando remotamente e manter sua forma física mesmo em outra cidade.

Controle financeiro

De acordo com especialistas em administração o retorno do fluxo de caixa nas academias depois da crise leva de seis meses a até um ano.

Todavia até o surgimento da vacina e imunização em massa o cenário ainda é de incerteza.

Nesse sentido fazer um planejamento financeiro é o melhor caminho para entender como está o seu negócio. Com as finanças em ordem é possível investir e crescer mesmo em momentos difíceis.

Atividade física para melhoria da saúde mental

Antes de mais nada o exercício libera hormônios que regulam nosso humor. Não à toa tais substâncias são chamadas de hormônios da felicidade.

Frequentar regularmente uma academia ajuda na socialização uma vez que aumenta o círculo social. Essa interação juntamente com o cuidado com o corpo aumenta a autoestima e evita quadros de depressão e ansiedade.

Por isso médicos, psiquiatras e psicólogos irão recomendar a seus pacientes que se matriculem em academias ou que retornem aos treinos caso isso fosse um hábito antes da quarentena.

Exercício como prevenção de doenças

Apesar de estar ligada à vaidade a prática de atividade física melhora a saúde do indivíduo.

Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que, somente em 2018 1,3 milhão de vidas poderiam ter sido salvas caso a prática de treinos fosse feita.

Só para exemplificar, algumas enfermidades que podem ser evitadas ao se fazer exercícios são:

  • Câncer de cólon;
  • Câncer de mama;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas.

Essa pesquisa antes da pandemia mostra algo que parece evidente hoje. Ter um estilo de vida saudável minimiza o surgimento de doenças.

Então, para não ficar doente no futuro a prática de exercícios precisa começar hoje. E qual lugar melhor para aderir a um novo estilo de vida do que na academia?

Aulas para a melhor idade

O Brasil possui muitas pessoas acima de 60 anos de idade. Com uma população crescente e a expectativa de vida aumentando é esperado que em 10 anos o país seja o 5º em número de idosos.

Analogamente essa população precisa de treinos pensados especialmente em suas necessidades. O mercado fitness pósCOVID-19 terá academias especializadas na melhor idade e personalização de serviços para esses alunos.

Treinos adaptados

Inegavelmente, as séries planejadas por educadores físicos sempre foram pensadas para o salão de musculação ou salas da academia.

Hoje em dia as atividades em espaços abertos são uma alternativa quando a academia ou studio é um ambiente pequeno para o número de adeptos.

A rotina de treinos deve ser adaptada para que o aluno possa se exercitar em qualquer ambiente:

  • Casa;
  • Parque;
  • Praia;
  •  Academia.

Em seguida os acessórios para a atividade também devem ter substitutos. Treinos onde o aluno usa o próprio peso do corpo, mantimentos, toalhas ou garrafas pet são viáveis e podem fazer parte do treino de quem está começando a sair do sedentarismo.

Aulas divertidas e objetivas

Por mais que treinar seja uma necessidade ninguém vai para a academia para ter um treino repetitivo.

Nas grandes redes de academias modalidades como jump, crossfit e treinamento funcional disparam na preferência dos alunos.

Esses tipos de aula lotam exatamente porque são divertidas. É uma forma de esquecer as tensões do trabalho e relaxar por alguns minutos.

O mercado fitness atual oferece uma experiência onde corpo e mente buscam o equilíbrio em atividades baseadas no dia a dia. Ao invés de fazer uma série para cada parte do corpo é oferecida uma aula completa. Os exercícios trabalham o corpo todo ao mesmo tempo.

Pular, correr, se equilibrar e levantar objetos são simulações de como nosso corpo é exigido a cada momento. Mas, com música e equipamentos profissionais os músculos são tonificados e aprendem a fazer tudo isso sem dores e lesões.

Aumento no número de alunos matriculados

Na China, país onde a onda de casos de COVID-19 aconteceu primeiro as academias estão se recuperando rapidamente.

O número de novos alunos aumentou em 35%. Essas pessoas eram totalmente sedentárias antes da pandemia e perceberam que deveriam praticar exercícios o quanto antes.

Esse movimento de busca por uma academia tem se repetido em vários centros urbanos e, eventualmente, chegará por aqui em breve.

Vale a pena lembrar que a primeira impressão é a que fica. Se o novo aluno se sentir acolhido na academia a paixão pelos treinos acontece. No entanto quando o serviço oferecido é abaixo das expectativas o aluno pode se frustrar e acabar procurando outra atividade para fazer no tempo livre.

Cedo ou tarde as academias irão ter o mesmo funcionamento de antes. Um bom gestor precisa olhar para o futuro com otimismo para não perder nenhuma oportunidade de sucesso. Siga as tendências que leu agora e se destaque no mercado fitness pós COVID-19.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *