Academia com plano híbrido (aulas on-line e off-line) Como aplicar em seu negócio

O ensino híbrido se popularizou em 2020. Depois dos meses de isolamento social nem todas as pessoas conseguiram continuar se exercitando como gostariam.

Contudo, a prática de atividade física é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Pensando nessa nova realidade a academia teve que se adaptar ao mercado.

Dessa forma começaram a ser oferecidas aulas online para que o aluno pudesse continuar sua rotina de exercícios sem o perigo do contágio da covid-19.

Por outro lado, nas cidades onde o comércio foi autorizado a retomar as atividades alguns alunos sentiram falta da praticidade de poder treinar quando e onde desejar. São pessoas com rotina de trabalho que as obriga a passar vários dias viajando. Ou ainda quem tem vários compromissos e nem sempre consegue estar na academia todo dia.

Com a tendência do mundo virtual e real se complementarem cada vez mais os gestores de academias estão fazendo planos onde os alunos podem desfrutar das duas modalidades de ensino.

É personal trainer ou dono de academia e pretende lançar um plano híbrido no seu negócio? Leia o texto até o final e saiba tudo sobre o assunto!

O que é ensino híbrido?

Em primeiro lugar chamamos de ensino híbrido a mistura da tecnologia e troca de experiências na promoção da aprendizagem. O conceito veio do ensino tradicional. Em uma escola o aluno recebe material de apoio através da plataforma de ensino online para que, ao estudar, possa pedir ajuda no momento que surgir dúvida sobre a matéria sem ter que esperar o próximo dia de aula.

A ideia viralizou a ponte de, em cada tipo de aula,ter ferramentas adaptadas de acordo com o que se quer aprender.

Dentro de uma academia de ginástica ter ensino híbrido significa que o aluno pode treinar em casa, receber as orientações com o personal via internet;realizar o treino sozinho e continuar a série na academia no dia seguinte.

Só para exemplificar, as lives de treino e grupos no WhatsApp e Telegram para orientação da prática de exercícios são uma demonstração de como o ensino híbrido é usado pelos principais centros de treinamento físico.

Essa flexibilidade já existia antes da pandemia. Todavia a mudança de hábitos e restrições ao comercio em várias partes do mundo depois do coronavírus intensificaram a abertura de vagas para treino remoto.

Vantagens do plano híbrido para a academia

Redução de custos

Certamente o investimento em aulas remotas é menor do que nas aulas tradicionais. Primeiramente, as aulas podem ser gravadas e retransmitidas. Não há necessidade de abrir o estabelecimento em dias com pouco movimento como fins de semana e feriados.

Modalidades com baixa procura não precisam ser retiradas da lista de aula. Basta sugerir aos alunos que migrem para o ensino híbrido e façam os treinos remotamente.

Possibilidade de ter alunos de outras cidades

O plano híbrido te dá a chance de ter alunos de municípios vizinhos ao seu.

Para o aluno a economia com combustível se torna uma vantagem e ao mesmo tempo a chance de se deslocar para a academia apenas algumas vezes na semana.

Analogamente o mesmo pode acontecer em capitais e regiões metropolitanas onde problemas com trânsito aumentam o tempo entre um bairro e outro.

O aluno que sai do serviço na hora do rush tem a opção de realizar o treino em casa. Os minutos de economia por não passar horas no trânsito diminuem o estresse, trazem produtividade profissional e qualidade de vida.

Aumento da taxa de retenção de alunos

Eventualmente os alunos precisam se ausentar da academia. Festas de fim de ano, férias, compromissos profissionais…

Nesse sentido o plano híbrido é um aliado para manter a retenção de alunos. Oriente a equipe de vendas da academia a oferecer o plano híbrido quando o aluno pensar em trancar as aulas na academia.

Mesmo que o plano tenha um valor mais barato que o pacote original é melhor ter uma pequena redução na receita do que perder o aluno.

Vale a pena lembrar que, se o atendimento for de excelência o aluno irá recomendar o plano para outras pessoas e, futuramente, pode até optar somente pelo plano de alunas presencial novamente.

Como aplicar um plano híbrido no seu negócio

Se chegou até aqui, provavelmente isso significa que deseja fazer o lançamento de um modelo de plano híbrido na sua academia de ginástica.

A rotina do gestor de uma academia não é fácil. Cuidar da empresa e ter projetos para continuar oferecendo um serviço de qualidade são ações que precisam de tempo e estratégia para dar resultado.

Para facilitar a sua tarefa aqui estão alguns caminhos para iniciar um plano de aulas oferecendo a opção de treino online e offline na academia.

Descubra quantos alunos querem treinar

O primeiro passo para criar seu plano de aulas é saber o que as pessoas que frequentam a academia pensam a respeito. Verdade seja dita, não adianta gastar dinheiro criando uma área de convivência na academia se o seu aluno está pensando em passar pouco tempo fora de casa.

Por outro lado, quem está pensando em trancar ou não a academia por não ter horário certo para treinar pode se sentir motivado dentro de um programa de treinos para ser feito em casa.

Pergunte aos alunos o que pensam sobre o treino online. Se já assinaram algum aplicativo de treino, quem segue algum personal que passa treinos ao vivo ou mesmo se a oportunidade de malhar aonde quiser é algo que faz sentido para ele ou não.

De acordo com as respostas você tem o sinal verde para começar as mudanças na academia.

Escolha o aplicativo

Redes de centros de treinamento físico costumam criar o seu próprio aplicativo de treino. O aplicativo deve ter versões para celulares Android ou IOS.

Seja como for, ao optar por um aplicativo próprio escolha um layout simples. O esquema de cores pode ser o mesmo da sua logo e dos uniformes. Entretanto evite tons chamativos no celular.

Na academia você tem alunos de todas as idades. Nada melhor do que uma interface intuitiva para que mesmo pessoas que não tem o hábito de usar o celular possam assistir ao conteúdo sem dificuldade.

Use as redes sociais

As redes sociais são a forma de se fazer presente online. Ter perfis com atualizações diárias ajuda a academia a se tornar relevante na região.

Pensando nisso faça vídeos curtos onde os professores expliquem cada modalidade de treino oferecida e para quem ele foi pensado:

  • Melhor idade;
  • Jovens;
  • Mulheres;
  • Atletas etc.

A divulgação do ensino híbrido também pode ser feita usando as redes sociais como foco. Quem usa as redes passa a maior parte do dia conectado. Consequentemente os usuários de redes como Instagram e Facebook são seu público em potencial.

Se a sua academia é pequena o ensino também pode ser feito nas redes sociais. Ao invés de desenvolver um aplicativo para armazenar as aulas online você pode fazer lives dos treinos no perfil da sua academia.

O WhatApp pode ser outro multiplicador da sua ideia. Passe as orientações nos grupos de alunos e peça para que cada um grave como executou a série.

Desse jeito é possível passar um feedback se o aluno manteve a postura durante o treino e quais pontos podem ser melhorados no futuro.

Crie um diferencial no seu plano

Oferecer bônus, tratamento VIP ou mimos para quem optar pelo plano é uma maneira de trazer mais pessoas às aulas.

Só para exemplificar alunos que pretendem emagrecer com o treino podem ganhar um acompanhamento nutricional. Treinar e ainda descobrir o que comer para potencializar a série é um incentivo na hora de fechar o pacote.

Em redes como a Smart Fit, por exemplo, quem assina o plano de aulas recebe online o apoio nutricional. São vídeos com receitas, sugestões de cardápios para cada tipo de treino e ainda avaliação das refeições feitas pelo aluno.

Outros diferenciais que a sua academia pode oferecer são:

  • Agendamento para aulas na academia;
  • Aula experimental na academia para novos alunos;
  • Descontos em estabelecimentos parceiros;
  • Participação em aulões e eventos da academia exclusivos.
  • Mimos como boné, camiseta ou squeeze.

Quais treinos que podem ser online

Grande parte dos treinos podem ser adaptados ao modelo híbrido.

Em alunos recém chegados a academia é fundamental fazer um treino em que seja usado apenas o peso do corpo. Aos poucos o educador físico pode ir fazendo séries onde o aluno possa usar o que já tem em casa como:

  • Cadeira;
  • Garrafa com água;
  • Cabo de vassoura;
  • Saco de arroz ou feijão.

Por outro lado, quem já frequenta a academia há algum tempo geralmente tem os acessórios para treinar em casa. Com esse grupo as aulas podem acontecer da mesma forma que seriam na academia.

Envie a lista dos materiais para fazer a aula com antecedência e oriente que os acessórios sejam de qualidade profissional.

A internet está na palma da mão. Por isso toda a comodidade do mundo digital chegou nas academias. Agora que tem o passo a passo do plano híbrido compartilhe essa ideia com seus alunos e renove sua academia o quanto antes.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *