Academias voltam a funcionar. Novas modalidades de planos flexíveis são alternativas inteligentes para manter alunos

As restrições às academias começam a fazer parte do passado. Com a chegada da vacina contra a covid-19 os centros de treinamento físico voltaram a funcionar.
O mercado fitness foi um dos mais impactados pela crise gerada pela pandemia em 2020. Meses e meses sem aulas presenciais levaram as reservas financeiras de muitas empresas do setor. Por isso os donos de academia estavam tão ansiosos pelo momento de voltar a sua rotina de antes.
Mesmo que, no início, o retorno seja com redução da capacidade de alunos é certo que muita gente que nunca malhou sentiu necessidade de se exercitar na quarentena.
O gestor de academia que estudou durante os meses de isolamento social agora pode aproveitar a reabertura para sair do vermelho e lucrar como nunca.
Uma das alternativas para aumentar a retenção de alunos são os planos flexíveis. Sua academia já criou novas modalidades para a reabertura? Sabe que tipo de aula combina com o seu público?
Se acaso possui dúvidas sobre o que fazer estou aqui para te ajudar. No texto te explico como o plano flexível pode salvar a renda da academia e como conquistar seus alunos.
Leia o texto até o final e fique sabendo.

O que fazer para reabrir minha academia?

De fato, voltar com as atividades da academia não é somente chamar os alunos de volta. O momento que vivemos é diferente e exige que o empresário do setor fitness tenha um novo olhar sobre a atividade física.
Antes de mais nada é necessário fazer um planejamento de acordo com a sua realidade. Reúna sua equipe e revise os dados de 2020.
Nos meses em que o funcionamento foi restrito você teve prejuízo? Conseguiu pagar as contas em dia? Apostou em novos produtos e serviços para manter a mesma renda de antes da pandemia?
Para cada pergunta respondida um tipo de serviço deve ser feito na academia. Contudo, investir em divulgação nunca é demais.
Por isso, estar presente nas redes sociais deixa seus alunos motivados para o retorno. De quebra, ainda atrai pessoas que querem treinar e estão buscando um local para fazer atividade física.
Internamente, procure conhecer quais são as normas da sua cidade para evitar o contágio e preservar a saúde de alunos e colaboradores.
Inegavelmente, ganha credibilidade quem vai além do que é pedido. Saber que na academia tudo é higienizado e os alunos estão em um ambiente adaptado pode ajudar inclusive na propaganda boca a boca.

Plano flexível na academia: o que é?

Talvez você saiba, talvez não, mas o plano flexível teve origem nas modalidades de ensino tradicional. A fim de que o aluno tenha o melhor atendimento possível as academias começaram a oferecer aulas presenciais e a distância.

Só para exemplificar, isso quer dizer que, o aluno pode fazer o treino com o professor na academia na segunda. No dia seguinte, se tiver um compromisso pode assistir ao treino em casa na hora que desejar.

Quando estiver com tempo novamente ele retorna a academia para fazer a aula com o professor e assim por diante.

Esse tipo de plano encanta pessoas com uma vida cheia de compromissos. Empresários, profissionais autônomos e representantes de empresas estão sempre viajando e se deslocando pela cidade todo o tempo. Ao escolher um plano flexível, o aluno pode treinar quando e onde quiser.

Para a academia oferecer plano híbrido também possui vantagens. Você pode continuar recebendo matrículas, mesmo quando o espaço do salão da musculação for projetado para poucos alunos. Para isso basta pedir que os alunos agendem antecipadamente o dia em que irão optar pela aula presencial.

Outra vantagem é minimizar os efeitos da sazonalidade nos períodos onde os alunos trancariam as aulas para viajar.

Tipos de treinos que podem ser feitos em casa e na academia

Ao montar um plano de aulas flexível é importante inserir nas modalidades treinos que possam ser feitos em casa. Musculação, lutas, pilates e crossfit podem ser opções para os dias em que o aluno for treinar na academia.
Por outro lado, outras aulas coletivas podem fazer parte da grade de treinos que serão oferecidos através de streaming ou aulas ao vivo nas redes sociais. Veja a seguir algumas modalidades que fazem sucesso nas lives de treino.

Jump

Saltar, correr e trabalhar o corpo todo em um único equipamento. Esse é o milagre do mini jump profissional. Usando o jump nas séries de exercícios o gasto calórico é garantido.

As aulas de jump fazem sucesso nas academias e atraem pessoas que gostam de algo divertido. Para oferecer as aulas é preciso que o aluno tenha a mini cama elástica e espaço em casa para fazer o treino em segurança.

Já os alunos acostumados a intensidade do jump podem fazer aulas com pesos para aumentar a dificuldade da série.

Treinamento funcional

Presente nas academias desde 1998 o treinamento funcional é uma aula coletiva muito popular nas redes de academias.Sob o mesmo ponto de vista, a aula de funcional é ótima para a reabertura pois pode ser feita por pequenos grupos ou com apenas um aluno.

Essa possibilidade de conseguir executar os movimentos em qualquer lugar levou o treino funcional para lugares como:

  • Condomínios;
  • Parques;
  • Praias;
  • Escolas;
  • Áreas de lazer.

Incluir aulas de treino funcional nos pacotes dos seus alunos otimiza os resultados de qualquer plano de exercícios. Uma vez que o treinamento funcional serve para melhorar a capacidade de execução de movimentos o condicionamento físico melhora em pouco tempo.

Em primeiro lugar o tipo de treino funcional mais popular nas academias é o circuito. Em suma, ao montar um circuito o educador físico irá pensar em novas formas para que o aluno execute os movimentos que faria no dia a dia.

Para os alunos o treinamento funcional é divertido e sempre pode trazer novidades. Fazendo corridas, agachamentos, saltos e movimentos relacionados o tempo passa rápido.

Outra vantagem de fazer funcional é a queima calórica. Inegavelmente, quem está acima do peso pode entrar em forma sem sofrimento seja em casa, seja na academia.

Ritmos

Surpreendentemente,a aula de ritmos é um adicional que cabe perfeitamente no plano flexível da academia. As séries de aulas podem ser facilmente adaptáveis e não há uma exigência de equipamentos ou experiência para participar do treino.

Na aula de ritmos, o educador físico usa as músicas do momento para aperfeiçoar o condicionamento físico do aluno. As coreografias podem ser simples, de modo que alunos sedentários consigam acompanhar a série junto com a turma.

Como público principal da aula de ritmos temos pessoas que querem emagrecer, pois a dança queima calorias rápido. Alunos que precisam diminuir o estresse também se dão bem em aulas com música.

Na playlistpense em ritmos conhecidos e que permitam 30 a 40 minutos de treino.

Em suma, o ideal é começar com músicas com a batida um pouco mais lenta e ir acelerando na metade do treino. Logo depois, vá desacelerando a série até que as músicas do final permitam o relaxamento pós treino.

Só para exemplificar, alguns dos ritmos que podem fazer parte da sua aula são:

  • Reggaeton;
  • Pop;
  • Funk;
  • Forró;
  • Sertanejo universitário;
  • Axé;
  • Samba.

A aula de ritmos pode ser gravada e repassada no aplicativo da academia ou em lives nas redes sociais.

Aluguel de equipamentos de ginástica para alunos

Uma tendência que pode fazer parte do seu plano híbrido é o aluguel de equipamentos e acessórios para treino.

O aluno que preferir continuar treinando em casa pode usar aparelhos da academia em sua residência. Assim, além da mensalidade do plano flexível o aluno também paga o aluguel dos aparelhos que irá usar.

As academias lucram com essa opção quando não podem usar todos os acessórios ao mesmo tempo.

Um salão com 25 bicicletas para a aula de spinning dificilmente poderá ser usado com capacidade total nos próximos meses. Então, parte dessas bicicletas podem ser locadas para os alunos da turma que ainda têm receio de treinar na academia.

Novos alunos também podem aderir ao aluguel quando ainda não possuem acessórios de ginástica e nem condições para comprar tudo o que precisam para treinar com qualidade.

Renove seus equipamentos para a reabertura da academia

Por certo, a manutenção dos equipamentos deve ser feita antes do retorno as aulas. Não há nada mais desanimador para o aluno do que treinar em um aparelho que pareça velho.

Então, compre novos equipamentos sempre que houver necessidade. Vale a pena lembrar que, um fornecedor de qualidade terá formas de pagamento de acordo com o momento da economia. Assim, você pode ter acessórios novos e diluir o pagamento nos meses seguintes da compra.

Em uma busca online é possível encontrar lojas de qualidade e com preço justo. Você também pode checar se o fornecedor possui site próprio e perfis nas redes sociais.

Saber que as academias podem voltar a funcionar é um alívio. A volta requer adaptação aos desafios e exige cuidados. Contudo agora que sabe como o plano flexível pode facilitar a rotina do gestor é hora de agir. Use o que leu aqui e turbine seu centro de treinamento físico.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *