As aulas coletivas nas academias começam ser liberadas em todo o Brasil. Veja como as academias estão se preparando

Inegavelmente as aulas coletivas foram uma parte das academias que mais passou por modificações durante a pandemia. Se, até algum tempo atrás, as turmas contavam com dezenas de alunos agora o distanciamento impõe novas regras.

Juntamente com o isolamento o receio de ficar em espaços de treino com várias pessoas deixou vários alunos em dúvida sobre qual a melhor forma de treinar sem colocar a saúde em risco.

Quem é gestor de academia sabe que a liberação das aulas em grupo é o momento mais esperado na volta as atividades desde a reabertura do comércio.

No entanto, colocar a academia dentro das orientações para prevenir o contágio pelo coronavírus requer investimento. De fato, cada cidade brasileira criou suas próprias regras e, conhecer as leis do seu município é o primeiro passo para se adaptar.

Por outro lado, o Conselho de Educação Física juntamente com médicos e especialistas também ajuda com recomendações do que deve ser feito durante as aulas.

Com a finalidade de otimizar sua academia em 2021 preparei esse texto. Aqui você encontra as novidades do mundo fitness e descobre como preparar sua academia para o retorno das aulas coletivas.

Leia até o final e descubra o quanto antes!

Como preparar a academia para a reabertura?

Ao pensar na pandemia é quase impossível não comparar a realidade do Brasil com a de outros países.

Em locais onde a vacinação está mais adiantada as cidades já estão retornando a sua normalidade. Sabemos que os cuidados para evitar o contágio da covid19 ainda vão permanecer. Entretanto praticar atividade física aumenta a imunidade e ajuda a evitar doenças crônicas.

Países onde as academias voltaram a funcionar tiveram uma boa receptividade do público. Só para exemplificar, na China, mais de um terço dos matriculados nos centros de treinamento são pessoas que nunca haviam praticado exercícios até agora.

Esses dados para um gestor fazem toda a diferença. Você pode reverter os meses sem lucros e ainda ampliar o seu negócio durante o ano de 2021.

Para isso, é importante pensar em tudo o que deve ser feito antes de abrir a academia para a comunidade. Veja algumas ideias para aproveitar a reabertura para conseguir novos alunos.

Treine seus colaboradores

A sua equipe convive com seus alunos em todo o momento. Por isso mesmo seus colaboradores devem saber tudo sobre a academia.

Um erro comum nas empresas é o gestor se qualificar em diversos cursos e esquecer de qualificar suas equipes.

Professores, equipe de vendas, comercial e até mesmo colaboradores da limpeza precisam estar antenados com as novidades do setor e aptos para dar pequenos esclarecimentos quando necessário.

Não tem nada pior do que um aluno fazer uma pergunta ao funcionário e ter que esperar até o dia seguinte para saber qual o procedimento da academia. Fuja de situações assim tratando todos os funcionários com a qualidade que eles merecem.

Instruções para colaboradores de academias na reabertura

Em primeiro lugar é importante esclarecer as dúvidas dos funcionários sobre o protocolo de segurança na pandemia.

Repasse com os funcionários as orientações da Organização Mundial de Saúde sobre o coronavírus.

Vale lembrar que, cada cidade possui uma legislação própria sobre horários de funcionamento, capacidade de alunos permitida e equipamentos de segurança para garantir o distanciamento. Se possível, procure um profissional da área de saúde para visitar a academia e passar orientações aos funcionários sobre a melhor forma de conciliar trabalho e proteção.

Checklist para academia durante a reabertura

Após treinar os colaboradores e se adequar as normas de segurança sanitárias um gestor que pensa em manter seu negócio no topo deve:

  • Ter preços competitivos;
  • Oferecer algo a mais para o aluno;
  • Apostar no ensino híbrido;
  • Se preocupar com a saúde dos alunos e colaboradores;
  • Investir no marketing digital;
  • Ser presente nas redes sociais.

Aulas coletivas para fazer o quanto antes

Uma aula em grupo é interessante para alunos de todas as idades.Antes de mais nada a aula coletiva ajuda a socializar. Outra vantagem é a oportunidade de treinar com amigos e em família dentro da academia de ginástica.

Cada centro de treinamento físico possui pacotes individuais ou em grupo com sugestões para sair do sedentarismo. Na luta para ter qualidade de vida algumas modalidades atraem os alunos e ajudam a reter as matrículas durante os períodos de sazonalidade.

Se acaso está pensando em montar um pacote de aulas para oferecer aos alunos a dica é ser criativo. As aulas precisam ser divertidas a ponto de o aluno eliminar as preocupações do dia a dia e entrar em forma.

Com a liberação das academias as aulas coletivas que ganham destaque são: pump, treinamento funcional e jump.Te digo como cada modalidade trabalha os músculos e seus benefícios a seguir.

Pump

O pump ou bodypump é um tipo de treino que atrai os adeptos das academias. A modalidade teve origem nos anos 1990.

Na época, professores de educação física, biomecânicos, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde se reuniram para elaborar um treino completo.

Para obter melhor condicionamento físico a aula coletiva de pumpo educador físico segue uma ordem de treino. Os exercícios são divididos da seguinte forma:

  • Aquecimento;
  • Agachamento;
  • Peito;
  • Costas:
  • Tríceps;
  • Bíceps;
  • Afundo;
  • Ombro;
  • Abdominal;
  •  Alongamento.

Por usar pesos nas séries o jump é procurado por praticantes da musculação. Aliás, o treino de jump é uma opção para mesclar as aulas. Fazer musculação várias vezes na semana pode se tornar algo entediante. Já as coreografias e animação do jump ajudam a manter o foco.

Vantagens do pump

Além da socialização e gasto de calorias uma aula de pump pode melhorar seu metabolismo e deixar os alunos em forma.

  • Fortalecimento da musculatura de membros superiores, glúteos e pernas;
  • Melhora na aparência em geral;
  • Ajuda a perder peso;
  • Prevenção da osteoporose.

Treinamento Funcional

Antes de mais nada o treinamento funcional é popular por ser um treino completo. Talvez você saiba, talvez não, mas o conceito do treino funcional possui mais de 50 anos. Essa modalidade teve início nos Estados Unidos e na Europa.

Os especialistas procuravam uma série de exercícios que ajudasse atletas a manter a boa forma entre uma competição e outra.

Com o passar do tempo o treino ganhou o coração dos apaixonados por atividade física em todo o mundo.

No final do século XX o treino funcional começou a ser praticado. Nesse sentido o professor Luciano D’Elia foi o precursor da prática em 1998.

Nem é preciso dizer que os alunos amaram a atividade. Tanto que, até hoje, é impossível pensar em aulas coletivas para depois da pandemia sem lembrar do treinamento funcional.

Fazer aula de funcional é simples e dá resultado. As séries podem ter acessórios ou não. Entretanto a existência dos acessórios e pesos ajuda a aumentar a quantidade de calorias.

Ao oferecer aulas de treinamento funcional a academia consegue novos alunos de todas as idades. Pessoas que estão acima do peso conseguem acompanhar as séries uma vez que o educador físico pode adaptar os movimentos para evitar lesões.

Vantagens do treinamento funcional

Só para ilustrar, a ideia central do treino funcional é aprimorar as qualidades físicas do aluno. Consequentemente, ao planejar um programa de funcional é esperado o aumento de:

  • Força;
  • Resistência;
  • Flexibilidade;
  • Mobilidade;
  • Velocidade;
  • Agilidade;
  • Coordenação;
  • Equilíbrio.

Jump

Saltar, correr e treinar todo o corpo de forma divertida. Essa é a proposta de uma aula de jump. O treino é feito com uma mini cama elástica durante 40 a 50 minutos aproximadamente.

O jump atrai alunos para a academia o ano todo. O mini trampolim lembra as brincadeiras de infância e o educador pode usar esse detalhe para planejar aulas inovadoras e que queimam calorias de verdade.

Vantagens da aula de jump
  • Ajuda a perder peso corporal;
  • Aumenta a oxigenação no corpo;
  • Reforça o sistema cardiovascular;
  • Define glúteos e membros inferiores.

Devo comprar novos equipamentos para a reabertura da academia?

Ao escolher reabrir a academia é importante verificar o estado de todos os equipamentos e acessórios. Depois de quase um ano de restrições seu aluno irá reparar em cada objeto da série.

Por isso é importante checar cada equipamento. Depois de fazer a manutenção dos aparelhos é interessante trocar os acessórios o quanto antes. A sensação de estar em uma academia nova motiva alunos e contribui para a retenção de alunos.

Na hora de comprar o ideal é pesquisar sobre o fornecedor. Marcas confiáveis possuem perfis nas principais redes sociais. Por lá você encontra sugestões de exercícios, promoções de equipamentos e dicas para uma vida saudável.

Outro diferencial é a qualidade no atendimento pós-venda. É possível ter acompanhamento da empresa e garantia de compra.

As compras de equipamentos para academia também são uma opção para aqueles que pensam em somente trocar algumas peças. Seja qual for a sua realidade no momento é fundamental ter o seu endereço

Uma academia é o ponto perfeito para quem pensa em fazer aulas coletivas. Em grupo um aluno apoia o outro e, logo depois, os benefícios começam a aparecer. Use as dicas que leu aqui e deixe a sua academia melhor do que nunca.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *