Como conseguir investimento para a sua academia

O mercado fitness está sempre em movimento. Se, no verão, a academia está repleta de alunos, em outros meses pode ser que o número de matrículas não seja o mesmo.

Sob o mesmo ponto de vista, a necessidade de investir pode aparecer em um momento de oportunidade.

A academia cheia de alunos e com lista de espera, muitas perguntas nas redes sociais sobre novas modalidades ou até mesmo a possibilidade de trabalhar mais horas durante a semana levam o gestor a investir para atender a demanda de seus alunos e colaboradores.

Com a finalidade de melhorar o que você possui o caminho mais usado no momento é investir    . Aumentar o investimento significa ter mais lucros e capital para reformas, contratações e compra de equipamentos.

Entretanto, para quem não tem experiência, descobrir onde conseguir formas de investimento pode ser um desafio e tanto.

Não se preocupe, ao ler esse texto você já deu o primeiro passo para encontrar uma solução. Vou te mostrar as formas usadas por empreendedores do mundo fitness para conseguir investimento e como preparar sua academia para aproveitar ao máximo todas as oportunidades.

Leia o texto até o final e fique sabendo!

Opções de investimentos para academias usando recursos externos Microcrédito

Em primeiro lugar o microcrédito é a opção mais vantajosa para pequenas academias.

De acordo com a lei pode pedir essa modalidade de crédito qualquer pessoa física com renda bruta de até 120 mil reais por ano. Quem se enquadra nessa faixa de faturamento consegue o dinheiro com menos burocracia e taxas de juro que cabem no orçamento financeiro do negócio.

Só para ilustrar, as taxas no microcrédito não podem ultrapassar 4% ao mês. Cada instituição é livre para ter sua própria taxa de juros, mas as instituições costumam oferecer juros abaixo desse teto girando nos 3,5% ao mês.

Essa opção de crédito não está disponível em todas as instituições financeiras. Os bancos que oferecem microcrédito são:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica;
  • BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Antes de solicitar o microcrédito tenha certeza de onde o valor será gasto. O banco só libera o dinheiro uma vez que sabe onde será investido e a probabilidade de retorno na academia.

Gastos pessoais são proibidos com o dinheiro do microcrédito.

Qual o valor mínimo e máximo do microcrédito?

Como o próprio nome já diz o valor mínimo do microcrédito é bem pequeno, apenas 300 reais. Todavia o valor máximo do empréstimo pode chegar a até 15 mil reais. Na prática, tudo vai depender do que você deseja e da análise da sua condição financeira pelo banco.

O microcrédito pode ser solicitado até três vezes por ano e o valor para investimento pode ser pago em até dois anos.

Crédito com garantia

Se a sua empresa possui bens como carros ou imóveis é possível solicitar crédito com garantia.

No caso de imóvel a regra do crédito com garantia é valida apenas para imóveis construídos como lojas, casas, apartamentos e afins. Terrenos não são aceitos como garantia pelas instituições financeiras.

Qual o valor mínimo e máximo do crédito com garantia?

O valor usado como base é a avaliação do bem que será usado como garantia. Carros ou imóveis avaliados entre 200 mil reais a até 5 milhões de reais podem ser usados.

Vale a pena lembrar que o bem deve estar quitado e registrado no nome da empresa ou um dos sócios da academia para que possa ser negociado em troca do crédito.

A aprovação do crédito irá ser feita calculando a renda mensal do empreendedor. As prestações não podem comprometer mais de 30 por cento da renda, então, pedidos acima desse percentual geralmente são negados, mesmo que o bem cubra esse valor.

Para solicitar o crédito com garantia você deve ir o banco com cópias dos documentos abaixo:

  • CPF;
  • Identidade;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de estado civil;
  • Documentos do bem que será usado como garantia.

Qual o prazo de pagamento do crédito com garantia?

Como a possibilidade de não receber de volta o valor emprestado é mínima, as instituições financeiras aumentam o parcelamento.

O prazo de pagamento mínimo é de um ano e o máximo de tempo para pagar o crédito é de 15 anos.

Investimento com investidor-anjo

Na última década essa forma de crédito surgiu e está revolucionando o mercado.

O investidor-anjo é uma pessoa que conhece o mercado e possui experiência empreendedora. Durante sua vivência conseguiu sucesso e capital, passando a colaborar com novos negócios com dinheiro, conhecimento e técnicas de gestão.

Primeiramente, o capital investido nessa modalidade é alto, os projetos apresentados podem solicitar de 200 mil reais a até 1 milhão.

O segredo para conseguir o apoio de um investidor-anjo é ter um diferencial. Quando a academia pode oferecer algo inovador e escalável. Assim não haverá brechas para concorrência e o retorno do investimento é assegurado pelo investidor.

Empréstimos com amigos e família

Certamente todo dono de academia já pensou nisso, não é mesmo? Com amigos e parentes você não tem a necessidade de passar por todo o processo burocrático de análise de crédito nem passa dias esperando uma resposta.

Embora pegar dinheiro emprestado com conhecidos seja uma prática comum, ela possui alguns pontos negativos.

Acima de tudo, esse tipo de empréstimo te impede de descobrir a realidade da sua academia.

Afinal, ao pedir a um especialista uma análise de crédito a aprovação significa que sua academia é competitiva o bastante para crescer e multiplicar o valor investido.

Assim sendo, quem não tem planejamento e consegue dinheiro através dos laços de amizade pode perder dinheiro investindo em algo que seus alunos não desejam no momento.

Consequentemente, a receita diminui e você ainda vai ter uma dívida pendente com uma pessoa do seu convívio diário. Com efeito, só faça esse tipo de empréstimo quando não houver outra alternativa no momento.

Como fazer investimento com recursos próprios?

É provável que sua academia possa conseguir investimento sozinha.

Uma ideia inovadora pode ser a solução que faltava para decolar sem depender da ajuda de ninguém.

Opções para conseguir investimentos por conta própria

Para crescer e investir usando seu próprio esforço o dono de academia pode usar algumas estratégias, saiba mais sobre cada uma delas.

Venda de produtos

Oferecer material de apoio aos alunos como garrafas, camisetas, sacolas, bonés entre outros é uma forma de ampliar os serviços da academia e conseguir dinheiro rápido.

Eventos

Realizar eventos na academia como palestras e aulões movimentam a academia e geram receitas.

Convidar especialistas em nutrição, condicionamento físico e saúde tira as dúvidas dos seus alunos e atrai pessoas da comunidade que podem se transformar em alunos no futuro.

Se a sua cidade possui estrutura para provas ao ar livre sua academia pode organizar:

  • Caminhadas;
  • Passeios ciclísticos;

Nesses eventos o participante paga uma taxa de inscrição para participar e receber o kit de apoio ao evento.

Consulte os órgãos responsáveis da sua cidade para checar quais são os passos para a autorização do evento e, se o mesmo pode ser realizado com segurança.

Mudanças na academia para conseguir dinheiro

Mesmo que já esteja decidido a obter um empréstimo ou outra forma de investimento, vale a pena repensar o planejamento da sua empresa.

Otimizar a rotina de trabalho para ganhar mais trabalhando com a mesma estrutura é fundamental para se manter no topo como empresa fitness.

Algumas metas para otimizar as receitas e conseguir verba para investir hoje são:

Antecipar receitas

Toda academia possui clientes que são bons pagadores, certo? Aumente sua receita sugerindo planos com desconto para pagamento adiantado.

Os alunos comprometidos com seu processo de condicionamento físico irão gostar da novidade e, dessa maneira, é possível ter receitas dos meses seguintes para investir em melhorias o quanto antes.

Aumentar o número de alunos

Seus alunos diminuíram e as turmas já existentes estão com número abaixo do ideal? Coloque o marketing em ação e peça a sua equipe de vendas para oferecer esses horários para os novos alunos.

Ampliar o horário de funcionamento da academia

Estender o horário pode ser a solução em grandes cidades. Seja uma hora antes, seja uma depois essa medida atrai alunos que não poderiam praticar exercícios no horário comercial e acabam presos no trânsito em horários de pico.

Criar planos com preços promocionais

Grupos ou famíliaspodem malhar no mesmo horário. Essa estratégia aumenta o ganho com mensalidades e o percentual de retenção de alunos.

Quem faz exercícios em equipe fica motivado e dificilmente perde o foco. Ofereça essa alternativa para os alunos que malham sozinhos, peça que tragam um amigo na aula e turbine sua academia.

No que posso investir?

Aumento de capital de giro

Se acaso sua academia precisa de mais capital de giro o microcrédito pode ajudar. Vale a pena lembrar que o capital de giro precisa ser o bastante para suportar meses com receita abaixo das despesas, inclusive casos de períodos sem atividade com a realocação de alunos em horários diferentes.

Compra de equipamentos

Mesmo com planejamento e manutenção, às vezes os aparelhos podem quebrar. Nesse caso, pode ser que a aquisição de um aparelho novo seja uma opção melhor do que a reposição de peças, por exemplo.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *