Quais são os profissionais indispensáveis para uma boa academia? Como encontrá-los?

Quem pretende montar uma boa academia de ginástica deve pensar na qualidade dos profissionais que serão contratados.

Em primeiro lugar, quando você tem uma equipe de colaboradores de excelência as chances de reter alunos na academia de ginástica é maior. Todo mundo sabe que são os funcionários que passam mais tempo com os alunos.

Assim, é importante formar uma equipe capaz de trazer uma imagem positiva para a sua academia. Para isso, é fundamental entender quais são os profissionais indispensáveis para uma boa academia.

Descubra quem são os colaboradores indispensáveis na academia e qual a melhor forma de encontrá-los no mercado de trabalho fitness.

Limpeza e Manutenção

Em primeiro lugar, o ambiente limpo é o que vai manter seus colaboradores e alunos em um ambiente seguro. Desse modo, a equipe da limpeza deve estar sempre entre os melhores funcionários de uma academia de ginástica.

Depois da pandemia a cuidado redobrado com a higienização dos aparelhos de ginástica deve ser mantido em todas as academias. Por isso, os profissionais devem estar em número suficiente para cuidar de todos os turnos da academia.

Mesmo quem está montando uma academia do zero precisa ter profissionais da área de manutenção. Esses profissionais cuidam da parte preventiva da academia. Quando a manutenção é feita no tempo certo, o tempo de vida útil dos aparelhos pode aumentar.

Contabilidade

Sem dúvida nenhuma o setor contábil da academia de ginástica é o que vai mostrar se o negócio está indo bem ou não.

Só para ilustrar, quem trabalha nessa área é responsável por cuidar de:

  • Entradas e saídas de dinheiro;
  • Pagamento de salários dos colaboradores;
  • Cálculo de férias;
  • Demissão de funcionários;
  • Contratação de pessoal.

De acordo com a estrutura da sua academia pode ser que terceirizar o serviço contábil seja uma opção. Várias academias preferem terceirizar a contabilidade por ser um processo detalhado e complexo.

Todavia, essa é uma escolha que deve ser tomada de acordo com a realidade da sua academia.

Recepção e Vendas

O funcionário da recepção é quem vai acolher os novos alunos na academia de ginástica.

Quem é da recepção da academia tem as tarefas de:

  • Informações dos horários das aulas dos alunos;
  • Tipos de treinos oferecidos pela academia;
  • Informações gerais da academia.

No dia a dia da academia o funcionário da recepção vai ser responsável pelo controle do acesso dos alunos às instalações da academia.

Quem trabalha na recepção também pode fazer o controle das mensalidades dos alunos.

Em segundo lugar, a pessoa do setor de vendas é responsável por captar novos clientes com a finalidade de conseguir alunos.

Quando a academia é menor o mesmo funcionário pode acumular a função de vendas e recepção.

Orientador de academia

Na maioria das academias a função de orientador é ocupada por um estudante de Educação Física.

Como estagiário, o orientador possui conhecimento teórico para acompanhar a série de treinos de cada aluno.

Ao acompanhar as melhores atividades para cada aluno o orientador consegue levar cada aluno ao seu condicionamento físico ideal.

Durante a execução dos exercícios, o orientador pode corrigir a postura do aluno e verificar se o treino está compatível com o condicionamento físico de cada um.

Tal condicionamento físico é algo individual e compatível com a meta do cliente quando escolheu a academia como seu centro de treinamento físico.

Professor

Antes de tudo, o professor é a alma da academia de ginástica.

É através do trabalho do professor que seus alunos irão adquirir hipertrofia, condicionamento físico e qualidade de vida.

Para isso, o professor da academia de ginástica tem a capacidade de fazer planos de treino para aulas dinâmicas e práticas. Tais aulas podem ser individuais ou para grupos.

Em um mundo tão concorrido quanto o mercado fitness é esperado que o professor possua algo além do diploma em Educação Física. Na hora da contratação, escolha um professor que tenha especializações em áreas relacionadas ao dia a dia da sua academia de ginástica.

Avaliador físico

Como o próprio nome diz o avaliador físico de academia de ginástica é a profissional que personaliza os exercícios físicos do aluno.

A avaliação é feita usando todo o histórico médico do aluno. Por isso, para que a avaliação dê resultado é importante pedir exames completos aos alunos.

Dessa forma, quem faz a avaliação pode planejar um treino que agrade ao aluno e não tenha risco de causar lesões. Para isso a intensidade e volume de trabalho são o nível para que o treino não seja exagerado.

Além da formação na área, as academias optam por contratar avaliadores físicos que já tenham experiência nessa função.

Supervisor de academia de ginástica

O supervisor de um centro de treinamento físico tem a função de acompanhar as tarefas dos colaboradores de cada área.

O supervisor é necessário quando a sua academia começa a crescer.

Só para ilustrar, em uma boa academia de médio e grande porte podem existir um ou mais supervisores.

Alguns exemplos de supervisores de academias podem ser:

  • Supervisor de aquática;
  • Supervisor de musculação;
  • Supervisor de lutas;
  • Supervisor de ritmos etc.

No mundo fitness a função de supervisor em uma academia de ginástica também pode ser chamada de coordenação.

Assim, um coordenador de lutas e um supervisor de lutas são, na verdade, o mesmo cargo.

Gerente de academia

Verdade seja dita, o gerente da academia é um dos profissionais indispensáveis para o sucesso do empreendimento fitness.

A pessoa que ocupa a gerência da academia tem a função de planejar tudo o que será feito na empresa. O planejamento deve ser feito em curto, médio e longo prazo.

Um gerente de uma boa academia é responsável pelas rotinas administrativas tal como a abertura e o fechamento de caixa. As receitas e despesas do dia a dia da academia devem ser registradas e atualizadas no sistema para controle do gestor.

Se acaso a academia de ginástica tiver uma estrutura menor, o gerente pode ser o próprio dono da empresa.

Diretor de academia

Dentre as funções de uma equipe de colaboradores da academia o controle da parte executiva do centro de treinamento físico é função do diretor.

Essa função pode ser exercida pelo proprietário quando a academia está começando. Na verdade, essa é a realidade de grande parte das academias e studios que trabalham com turmas reduzidas ou aulas individuais.

Todavia, em franquias ou academias com muitos alunos podehaver vários diretores.

De um jeito ou de outro, ao optar pela contratação de um diretor para a sua academia,o profissional indicado deve ser uma pessoa com experiência em gestão de pessoas, facilities, área comercial e técnica.

Como encontrar profissionais indispensáveis para uma boa academia?

A chave para uma boa academia de ginástica é ter profissionais que tenham conhecimento teórico e prático na medida certa.

Quando a análise é feita somente com o currículo, pode ser que o profissional não tenha vivência na área para conseguir lidar com vários alunos ao mesmo tempo.

Por isso, vale a pena gastar um pouco mais de tempo ao contratar alguém.

Quando a contratação é feita de qualquer forma, você corre o risco de perder o funcionário em pouco tempo. E, a rotatividade de profissionais em uma academia de ginástica é algo que deve ser evitado de todas as formas.

Seu aluno tem um programa de treinos a longo prazo. A partir do momento em que ele começa na academia o aluno espera que o professor irá se manter com ele durante todo o processo.

Se ele chega para treinar e o professor é novo isso passa uma quebra de confiança. Quando o professor novo não cativa o aluno ele pode até trancar a matrícula e procurar outra academia para treinar.

Qual o modelo ideal de colaboradores que uma boa academia deve ter?

A boa academia é um reflexo da comunidade em que está inserida.

Dessa forma o gestor inteligente precisa de pessoas que sejam carismáticas e capazes de vestir a camisa da empresa. O comprometimento com a qualidade de vida de cada aluno é o ponto de partida para que o funcionário seja reconhecido como membro de uma equipe de sucesso.

Para clientes diferentes, profissionais diferentes. Tenha professores com experiências de vida distintas. Uma academia com professores recém-formados, experientes e na metade da carreira tem muito mais chances de sucesso do que uma apenas com profissionais no mesmo patamar.

Não esqueça de incentivar as trocas de conhecimento entre os seus colaboradores. O gestor pode criar treinamentos dentro da academia e incentivar que seus funcionários compartilhem o conhecimento que possuem.

Os profissionais também podem se sentir incentivados ao trabalho quando a academia possui um programa de incentivos. Fuja do óbvio, ofereça folgas, viagens e bônus para aqueles que continuem os estudos. Outra dica é pedir aos colaboradores que participem de eventos na área fitness sempre que possível.

Ter uma boa academia é uma meta diária. Tenha os profissionais indispensáveis como colaboradores e esteja aberto a criar uma equipe com capacidade de trazer ideias e sugestões para a melhora da academia. Assim, você terá lucros e poderá expandir o negócio antes do que imagina.

Veja mais:

One Comment

Kod Binance

Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *