Manutenção alta em sua academia? Veja como resolver

Verdade seja dita, equipamentos de academia exigem manutenção constante. Assim, se não for feito um planejamento sobre os reparos a manutenção alta em sua academia pode afetar o seu negócio.

Inegavelmente, o lucro de uma academia está ligado à sua taxa de manutenção. Aliás, controlar melhor o orçamento com manutenção te ajuda nos momentos de sazonalidade e, de quebra, ainda pode garantir a retenção de alunos.

Para te ajudar, separamos algumas dicas práticas para serem incluídas no plano financeiro da sua academia de ginástica. Quer saber como manter uma reserva financeira e deixar a manutenção do seu empreendimento em dia? Leia o texto até o final e se informe agora mesmo!

Quais são os principais custos de uma academia?

De fato, o segmento fitness é um dos mais procurados por quem pretende empreender. Seja por saúde, seja por diversão esse é um bom investimento.

Afinal, a vida estressante nas grandes cidades, má alimentação e o surgimento de doenças crônicas gera males que apenas a atividade física pode resolver. Seja como for, a maioria de nós precisa frequentar uma academia em algum momento.

Mas, se ter uma academia fosse fácil todos já estaríamos milionários, não é mesmo? Certamente, ao começar o seu negócio você não imaginava que os gastos mensais de uma academia fossem tão complexos, não é mesmo?

Só para ilustrar, o gestor de uma academia de ginástica precisa entender que seus gastos irão incluir:

  • Aluguel;
  • Folha de pagamento;
  • Material de consumo;
  • Despesas comuns;
  • Manutenção.

Entretanto, ser dono de uma academia é lucrativo quando, mesmo com essas despesas fixas a sua receita ainda é suficiente para gerar lucros.

Como fazer a contenção de custos da academia para ganhar mais?

O papel do gestor é encontrar ações estratégicas para acabar com manutenção alta. Logo depois de uma pesquisa minuciosa no seu orçamento e conhecendo os seus gastos é o momento de agir.

Esses passos podem resolver a alta manutenção. Confira!

Aluguel: maior tempo por preço menor

Academias de musculação precisam de uma localização favorável. Mas, na verdade, isso significa que o gasto com aluguel será maior do que em outra vizinhança.

Contudo, é possível negociar com o proprietário do imóvel para conseguir um aluguel mais baixo. Uma opção é propor um tempo maior de permanência no imóvel em troca de algum desconto.

Em tempos de incerteza, manter o espaço fechado aumenta os gastos do locador, então, reduzir o aluguel sabendo que não terá que procurar um novo locatário se torna algo interessante.

Folha de pagamento enxuta

O pagamento do salário dos colaboradores é algo inevitável nas despesas fixas. A fim de reduzir os custos você pode avaliar se a quantidade de funcionários é a ideal para o expediente da empresa.

De acordo com especialistas, a folha de pagamento não pode passar de 35% do seu faturamento mensal.

Faça um organograma interno com uma visão geral de turmas, professores e horários. Pode ser que algum horário esteja com pouca procura e possa ser modificado realocando os profissionais para horários de pico na academia.

Se acaso não tiver condições de reduzir o pessoal uma opção é terceirizar serviços de limpeza e manutenção.

Também é possível ter na equipe alguns estagiários que necessitam colocar em prática o que estão aprendendo na faculdade. O lado positivo é que, depois de formados, eles podem continuar na equipe e já estarão acostumados com o ambiente da academia.

Conscientização sobre os materiais de consumo

Em primeiro lugar, estimule sua equipe a adotar boas práticas para reduzir o consumo de materiais no dia a dia. Essas são algumas das atitudes conscientes que pode aderir no seu negócio:

  • Imprimir o papel frente e verso;
  • Fazer a comunicação interna usando somente meios digitais como e-mail e mensagens por aplicativo;
  • Armazenar documentos na nuvem;
  • Conscientizar cada colaborador a possuir sua própria garrafa de água.
  • Reduza o uso de descartáveis.

Redução de gastos com energia e equipamentos

Antes de mais nada, coloque avisos nas dependências da academia pedindo para apagar a luz ao sair do ambiente e economizar água e toalhas de papel nos banheiros. Essas pequenas mudanças na academia com a conscientização de alunos e colaboradores já dão um resultado financeiro em poucas semanas.

Além disso, a troca dos equipamentos por outros mais novos diminui o consumo de energia.

Lâmpadas de led duram mais que os modelos convencionais e podem ser trocadas com facilidade. Em centros de ginástica de grande porte, o uso de aquecedor solar para piscina são uma fonte de energia barata e não poluente.

Como conter gastos com depreciação de equipamentos da academia?

Com o passar dos dias, os equipamentos para a prática de exercícios sofrem um desgaste natural. Em regiões de praia essa depreciação pode ser ainda mais intensa.

Chegar na academia e encontrar um aparelho quebrado ou com desempenho abaixo do esperado causa uma insatisfação no seu cliente. Por certo, ninguém gosta de usar equipamentos assim, e a qualidade do treino pode ser afetada.

Para evitar essa situação é vital monitorar o desgaste e o uso dos equipamentos que possui. Com toda a certeza o suor e o manuseio inadequado dos aparelhos gera imprevistos como oxidação e problemas na calibragem.

O tempo estimado de vida útil de um equipamento é de 10 anos. Mas, para conseguir usufruir do que comprou e aumentar margem de lucro é importante cuidar dos aparelhos com frequência.

Manutenção de equipamentos em academias

Em resumo, a manutenção é o conjunto de ações que podem ser feitas para aumentar a vida útil de um equipamento. Embora seja uma parte obrigatória na rotina de quem é empresário fitness algumas pessoas esquecem que existe mais de um tipo de manutenção.

Tipos de manutenção de equipamentos

Manutenção corretiva

Como o próprio nome diz a manutenção aqui é feita para corrigir um problema.

Só para exemplificar, a manutenção corretiva pode ser:

  • Planejada;
  • Não-planejada.

A manutenção corretiva planejada é mais barata porque é feita no seu tempo. Você pode escolher um mês com pouco movimento e agendar a manutenção em parte dos equipamentos sem comprometer o funcionamento das aulas.

Por outro lado, a manutenção corretiva não-planejada possui custos porque a falha aparece de uma hora para a outra.

Manutenção preventiva

Com a finalidade de prevenir problemas nos aparelhos de ginástica a manutenção preventiva é realizada.

É feito um planejamento para academia onde os equipamentos vão sendo verificados antes que algo aconteça. Ao administrar uma academia a manutenção preventiva engloba ações como:

  • Limpeza de aparelhos;
  • Lubrificação de equipamentos;
  • Aferição;
Manutenção detectiva

Uma manutenção baseada na condição e no tempo do aparelho. Dessa forma, a manutenção detectiva pretende encontrar falhas ocultas em um primeiro momento.

Esse tipo de manutenção está relacionado a equipamento de automação e energia.

Como prolongar a vida útil de aparelhos

Sem dúvida, você não precisa esperar a próxima manutenção para começar a economizar. Vamos te ensinar alguns truques para aumentar a vida útil dos aparelhos que estão na sua empresa. Monte sua checklist hoje mesmo!

  1. Incentive alunos e colaboradores a cuidar dos aparelhos durante a prática de exercícios físicos;
  2. Limpe os aparelhos a cada turno para evitar a proliferação de vírus e bactérias;
  3. Troque o revestimento dos estofados de seus aparelhos;
  4. Verifique as partes removíveis e cabos dos equipamentos;
  5. Elimine a ferrugem das peças metálicas.

Manutenção traz clientes fiéis?

Você provavelmente já sabe que a rotatividade de alunos nas academias é um problema.

Nesse sentido a Associação Brasileira de Academia de Ginástica estima que 60% dos praticantes de academias abandona o treino em até 45 dias. Em doze meses, essa rotatividade, chamada de turn-over chega a diminuir em 51% a quantidade de alunos antigos de uma academia.

Mesmo que a sua intenção original seja otimizar custos é claro que a manutenção adequada é um dos fatores que determinam a permanência dos alunos na academia.

De acordo com um estudo feito pela Faculdade de Educação Física e Ciências do Desporto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conseguem reduzir o turn-over de seus clientes.

Nesse meio tempo, a pesquisa concluiu que academias que não fazem manutenção preventiva possuem turn-over de 82%. Já as academias que realizam o procedimento conquistam seu público e apresentam taxas de turn-over em torno de 37% apenas.

Marketing para academias através de ações de manutenção

O bom gestor usa as ações de manutenção como estratégia de marketing. Colocar nas redes sociais que está trocando os equipamentos por outros mais modernos passa ao consumidor a ideia de que a sua academia vale a pena.

Sob o mesmo ponto de vista ele entende que os programas de treinamento físico oferecidos podem ter um valor de mensalidade mais alto desde que contemplem instalações de qualidade e o que há de mais atual no mundo fitness.

A fidelização de alunos é alcançada ao ver um ambiente bem cuidado e aconchegante. Ao perceber que são feitas ações para garantir o bem-estar dos alunos o público se sente valorizado e passa a frequentar a academia com assiduidade.

Essas são as ideias para acabar com a manutenção alta em sua academia. Agora ficou mais fácil perceber que podemos resolver esse impasse e ainda melhorar o posicionamento da academia perante o mercado. Sucesso!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *