Personal Trainer ou professor de educação física? Diferenças e Mercado de Trabalho

Quem estuda educação física possui um dilema desde o início da carreira. Afinal, o que é melhor? Ser personal trainer ou professor de educação física?

Antes de tudo, sabemos que, além da satisfação pessoal, as oportunidades no mercado de trabalho são fundamentais para posicionar a carreira profissional.

Assim, nos tempos da pandemia do COVID-19 as academias deixaram de funcionar em várias partes do país. Por outro lado, muita gente percebeu o quanto é importante ter um estilo de vida saudável para aumentar a imunidade e evitar o aparecimento de doenças crônicas.

Se acaso pretende entrar no mercado fitness ou melhorar a sua carreira esse texto é para você. Vou te mostrar as principais diferenças entre as atividades e como está a oferta de emprego para o profissional de educação física.

Interessado? Continue lendo e se informe o quanto antes!

O que faz um professor de educação física?

A princípio, a palavra professor está ligada ao ensino básico. Ao propósito, para ser professor de educação física é obrigatório cursar licenciatura na área.

Cada universidade possui disciplinas e carga horária diferente. Contudo, a maioria das instituições de ensino superior possuem cursos de licenciatura em educação física com duração de 08 semestres.

A licenciatura engloba disciplinas específicas para trabalhar em escolas do ensino fundamental e médio tanto na rede particular quanto no ensino público.

Algumas das disciplinas da licenciatura em educação física podem ser:

  • Filosofia da Educação;
  • Legislação da Educação Básica;
  • Didática;
  • Práticas de Ensino em Educação Física;
  • Planejamento Educacional.

Na faculdade são ensinadas as teorias da prática esportiva junto com a melhor forma de repassar essas modalidades em cada fase do crescimento da criança e do adolescente.

Mercado de trabalho para o professor de educação física

Só para exemplificar, em São Paulo existem 29 mil escolas de educação básica espalhadas por todo o estado. Se acaso cada escola contar com 4 professores já são ao menos 116 mil vagas para professores de educação física.

É possível entrar no mercado de trabalho como professor de educação física através de concurso público. O concurso traz estabilidade financeira e permite um planejamento a longo prazo. Como existem escolas públicas em todas as cidades é fato que sempre haverá demanda para o professor de educação física.

Em média, o piso salarial do professor de educação física em início de carreira é de R$ 2.455,00. Cada edital possui carga horária e remunerações diferentes, no entanto esse valor é uma base do que vem sido ofertado recentemente.

Por outro lado, na rede particular é possível encontrar emprego sem a concorrência e tempo de espera do concurso público. Muitas escolas apoiam os professores a fazer especializações e continuar estudando na área.

Desse modo quem pretende fazer mestrado e atuar com pesquisa pode encontrar nas escolas particulares uma forma de trabalhar e seguir na vida acadêmica.

Professor de educação física para academia

O Brasil é um dos países que mais possui academias de ginástica. Naturalmente a demando por professores de educação física para trabalhar na academia é frequente.

Para dar aula em academia é preciso ser bacharel em educação física. Durante a faculdade são estudados temas específicos sobre tipos de treino e sua relação com o corpo humano, tais como:

  • Anatomia;
  • Biométrica;
  • Ortopedia;
  • Práticas esportivas.

Além das academias e centros de treinamento físico o bacharel em educação física pode trabalhar em outros locais. Hotéis, clubes, condomínios, projetos esportivos entre outros.

Quem pretende empreender e gosta de flexibilidade de horários tende a optar pela carreira de personal trainer após concluir a faculdade de bacharel em educação física.

Mercado de trabalho para o professor de educação física em academias

Existem academias em todas as grandes cidades do Brasil. Para trabalhar em academias é preciso ter empatia, gostar de lidar com o público e ter espírito de equipe.

O professor de educação física que trabalha em academia ganha por hora. Assim, quanto mais horas trabalhar, maior será o seu salário no final do mês.

Em início de carreira a hora de trabalho do educador físico fica entre 10 a 15 reais. Com várias turmas ao longo da semana a média salarial desse profissional é de 1579,00 por mês.

Vale a pena lembrar que, cada rede de academias possui cargos diferentes onde o bacharel em educação física pode trabalhar. De instrutor o professor pode chegar a coordenação de outros professores e até mesmo no planejamento de novas turmas e modalidades de treino da empresa.

O que faz um personaltrainer?

Em primeiro lugar o personal é um profissional que atua como preparador físico.

Só para ilustrar, o personaltrainer planeja passo a passo todos os treinos do seu aluno. Então, o aluno encontra um acompanhamento dedicado às suas necessidades e tempo disponível.

Além do termo em inglês outros nomes que a profissão pode ter são:

  • Cinesiólogo;
  • Motricista;
  • Orientador de Exercícios Corporais;
  • Monitor de Atividades Corporais;
  • Preparador Físico-Corporal;
  • Técnico de Esportes;
  • Treinador de Esportes.

Como é o mercado de trabalho para o personal trainer?

O personal trainer pode planejar seu próprio salário. De acordo com o tipo de acompanhamento que fará o valor da sua aula pode ser maior.

Em outras palavras, quanto mais exclusivo e abrangente for seu acompanhamento menos alunos serão necessários para ter uma renda interessante no final do mês.

Cada aula com o personal trainer pode custar de 40 a até 150 reais. O Sistema Nacional de Empregos (Sine) monitora os salários de cada trabalhador constantemente. No caso do personal trainer os salários podem chegar a R$ 4.678,00.

O profissional que possui especializações e experiência na carreira pode ganhar mais. Em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro é comum encontrar profissionais com ganhos entre 5 a 10 mil reais por mês.

Personal trainer presencial

A base do trabalho do personal trainer presencial acontece similarmente ao trabalho que faria em uma academia.

O personal pode combinar com o aluno o melhor lugar para treinar. As opções mais comuns são a residência do aluno, parques, praças ou áreas de lazer.

Quem pensa em investir no treinamento presencial pode montar seu próprio espaço para trabalhar. Ali é possível montar uma academia compacta apenas para um aluno ou pequenos grupos que preferem treinar juntos.

Em grandes cidades essa opção atrai muitos clientes que pensam em se exercitar com aparelhos de treino usados na academia, mas querem o conforto de agendar suas aulas de acordo com sua rotina de trabalho.

Personal trainer online

O personal trainer pode realizar o seu serviço remotamente. Essa modalidade de treinos através da internet já existe há algum tempo.

Durante os meses de isolamento social as academias invadiram as redes sociais e, consequentemente, mais e mais pessoas descobriram que é possível treinar com qualidade sem sair de casa.

Para o educador físico trabalhar fazendo treinos a distância foi uma alternativa para manter sua renda nos meses de pandemia. Durante o treino online o personal consegue manter o distanciamento social e diminui as chances de ficar doente. O mesmo se aplica a pessoas do grupo de risco ao coronavírus que podem manter o condicionamento físico sem ter que sair de casa.

Inesperadamente o personal trainer online possui mais uma forma de ganhos. Já que os treinos acontecem por chamada de vídeo ou através de perfis nas redes sociais o mesmo personal pode ter alunos de cidades diferentes.

Na prática isso significa que seu aluno pode te recomendar para um amigo que mora em outra cidade. Você também alcança alunos de várias partes do Brasil e, quem sabe, de outros países.

Áreas do mercado para explorar

A personalização do serviço é o segredo para o futuro do mercado fitness. Com grande parte da população acima de 65 anos criar aulas para esse nicho é algo que já vinha crescendo antes da pandemia.

Atividades como pilates e treino funcional são populares nesse grupo e podem ser feitas presencialmente ou através de streaming remoto.

Nas outras idades o foco é se livrar do sedentarismo. Pessoas que trabalham em escritório passam a maior parte do dia sentadas e podem ter problemas ligados a falta de atividade física e lesões por esforço repetitivo.

Atividades divertidas e treinos rápidos são as preferidas por quem está sempre em movimento. Danças, crossfit e jump são alguns dos treinos mais procurados dentro e fora das academias.

Personal trainerou professor de educação física?

Inegavelmente cada carreira possui pontos positivos e negativos. O professor licenciado encontra estabilidade e pode chegar à docência e pesquisa em instituições de ensino superior.

Entretanto o personal trainer pode ser seu próprio chefe e conseguir destaque acompanhando atletas e até mesmo celebridades.

Responder a essa pergunta é, antes de mais nada, uma escolha pessoal. De qualquer forma se mantenha antenado no mundo fitness para não perder nenhuma oportunidade de qualificação. Participe de eventos, estude modalidades de treino que estão em alta e, principalmente, os equipamentos que são mais requisitados nas academias.

Seja na escola, na academia ou na casa do aluno a verdade é que o educador físico é um profissional que será cada vez mais necessário após a pandemia. Use as informações que leu aqui a seu favor e conquiste sua realização profissional.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *