Vamos falar de condicionamento físico? O que fazer para melhorá-lo?

O condicionamento físico é importante para manter a saúde. Uma das principais motivações para frequentar um centro de treinamento físico é ter um bom condicionamento.

Quem não tem o costume de treinar durante a semana pode ter problemas de condicionamento no futuro. A maioria das pessoas acaba sendo sedentário de alguma forma: muitas horas no escritório e falta de tempo para exercícios são comuns nas grandes cidades.

O principal sintoma de que há algo errado com seu condicionamento físico é não conseguir realizar as tarefas do dia a dia.

Por exemplo, se, há algum tempo atrás subir escadas não te deixava cansado sentir dificuldade ao subir uma escada hoje pode ser um sinal de alerta.

Aliás, pode ser que, ao procurar esse post na internet, você já esteja suspeitando que seu condicionamento físico está longe do ideal, não é mesmo?

Não se preocupe, se acaso essa é a sua verdade agora há como resolver isso. No texto de hoje te mostro como fazer para melhorar o seu condicionamento físico de uma vez por todas!

Entenda agora como o condicionamento físico interfere na sua vida e como ter uma rotina de treinos para ter energia e disposição a partir de agora.

O que é condicionamento físico?

De forma geral, o condicionamento físico é mensurado pela relação do corpo e seu metabolismo e funcionamento adequado do sistema musculoesquelético.

Antes de mais nada, concluir que o condicionamento físico é bom ou ruim é algo difícil de fazer sozinho. Um profissional de educação física pode avaliar o condicionamento físico de uma pessoa através da sua reação ao realizar a prática esportiva e exercícios funcionais.

A avaliação é até uma das partes que o aluno passa antes de começar em uma academia de ginástica.

Os médicos podem pedir exames para entender como está o condicionamento físico de um paciente. Nesse caso, o objetivo é prevenir doenças e indicar formas para conseguir qualidade de vida

O condicionamento físico ideal é algo que pode variar de acordo com as suas necessidades. Cada pessoa e estilo de vida causa um condicionamento físico diferente nas pessoas.

Só para ilustrar, no início da pandemia quem ficou sem treinar logo sentiu uma diferença no seu condicionamento físico. Na época os amantes de exercícios físicos migraram os treinos na academia para as aulas em casa através de lives ou aplicativos especializados.

Esse exemplo nos mostra que manter o condicionamento ideal é algo que requer tempo e, persistência.

Quais os benefícios de um bom condicionamento físico

Você já deve ter ouvido falar que não ter um condicionamento físico adequado pode ser perigoso para a saúde. Por outro lado, quem consegue um bom condicionamento físico encontra vários pontos positivos.

Assim, se ainda tem dúvidas se deve melhorar seu condicionamento físico veja o que você tem a ganhar quando isso acontece.

Leia agora quais são os principais benefícios de ter um bom condicionamento físico.

Melhora o humor

Pessoas com bom condicionamento físico conseguem sentir melhoria no seu humor.

Isso é possível uma vez que o corpo produz substâncias durante o treino que podem diminuir os níveis de estresse e aumentar a sensação de felicidade.

De fato, não estranhe se, após alguns dias de treino, você se sentir mais confiante logo após as aulas na academia. São os neurotransmissores agindo para te incentivar a continuar treinando com regularidade.

Na medicina, a melhora do condicionamento físico pode ser um remédio natural para diversos transtornos emocionais. Dessa maneira pacientes que desejam cuidar da saúde mental podem cuidar do seu condicionamento físico para evitar crises.

Qualidade do sono

Durante um levantamento epidemiológico da prática de atividade física na cidade de São Paulo a Revista Brasileira de Medicina do Esporte divulgou que as pessoas que não praticam exercícios dormem menos.

Então, para evitar a insônia o bom condicionamento físico é um caminho de minimizar o problema.

Quem se exercita durante o dia consegue ter um sono reparador e dormir as 08 horas diárias que o corpo precisa para ter saúde. Contudo, o melhor horário para conseguir qualidade do sono é a parte da manhã.

Caso não seja possível treinar pela manhã, faça sua série até, no máximo, 3 horas antes de ir dormir.

Controla o peso corporal

Surpreendentemente, o conhecimento popular de que treinar ajuda no emagrecimento é verdade. Isso acontece principalmente em exercícios de alta intensidade.

Ao conseguir um bom condicionamento físico você fica com o metabolismo acelerado. Consequentemente, a queima de calorias é maior do que antes de ter uma rotina de treinos.

Para manter o peso corporal lembre de, além do treinamento na academia para condicionamento físico cuidar da sua alimentação.

Uma pessoa só consegue emagrecer quando queima mais calorias do que as acumuladas durante as refeições do dia. Nesse momento invista em refeições ricas em frutas, legumes e verduras. Carnes magras também melhoram o metabolismo corporal.

Previne e trata doenças crônicas

Seja pela idade, seja por fatores de risco a verdade é que as doenças crônicas são uma preocupação de homens e mulheres em todas as academias do país.

A boa notícia é que, ao encontrar o seu condicionamento físico ideal a prática de atividade física regular previne o surgimento de doenças. Dentre as várias doenças crônicas que o bom condicionamento físico previne estão:

  • Doenças circulatórias;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Doenças cardíacas.

Quem já é portador de alguma dessas doenças pode ter a indicação médica para o treino de condicionamento físico. Para essas pessoas ter um bom condicionamento físico é uma forma de tratamento e melhoria da qualidade de vida.

Como posso melhorar o meu condicionamento físico?

Para melhorar o condicionamento físico existem diversos caminhos a seguir.

Antes de mais nada exclua alimentos industrializados das suas refeições. Esses itens são ricos em sódio e gordura. Bebidas alcoólicas, bem como refrigerantes também devem ser evitados.

A hidratação deve ser levada a sério por quem deseja ter melhor condicionamento físico. A ingestão de água deve ser de 2 litros, em média, por dia. Em dias de altas temperaturas,a ingestão de líquidos pode ser aumentada, desde que haja exposição ao sol ou prática de atividade física.

Como base do condicionamento físico é a prática de exercícios físicos, Veja abaixo que tipos de exercícios melhoram o condicionamento físico.

Quais são os melhores exercícios para melhorar o condicionamento físico?

Para treinar os músculos e ganhar resistência o melhor a fazer é aumentar a prática de atividade física.

Não importa se a prática do treino vai ser em uma academia grande, na sua casa ou até mesmo na academia do prédio. A meta é se movimentar e deixar a preguiça de lado.

Todavia, não são todos os exercícios que melhoram o condicionamento físico rapidamente. Alguns tipos de treino podem ser difíceis de fazer para quem não está acostumado. Nesse ponto a sugestão é começar por algo que seja fácil de manter até o treinamento ir fazendo efeito.

Veja quais são os melhores exercícios para melhorar o condicionamento físico.

Exercícios progressivos

A prática de exercícios progressivos é uma estratégia do profissional de educação física para introduzir uma série de atividades para o aluno. Por isso não estranhe se a sua série parecer mais fácil do que a de um amigo que frequenta academia há mais tempo.

Na prática, um exercício progressivo quer dizer que a intensidade e número de repetições do que for fazer irá aumentar com o tempo.

Só para ilustrar, um treino com corda pode começar com 3 séries de pulo de corda de 20 segundos e esse tempo ir aumentando até chegar a 30 segundos. O exercício progressivo pode ser feito em outros aparelhos como jump, esteira e bicicleta.

Corrida

Correr é um dos melhores exercícios físicos para quem quer ter um melhor condicionamento físico.

Pode reparar, atletas profissionais de várias modalidades incluem a corrida em sua rotina de preparação antes de uma competição. Nada disso é por acaso, a corrida trabalha o corpo todo e ajuda a manter o peso corporal.

Uma recomendação, principalmente para quem vai começar a correr, é mesclar 200 metros de caminhada e 100 metros de corrida. Depois, o tempo de caminhada vai sendo reduzido até você ser capaz de apenas correr.

Não esqueça de fazer exercícios de alongamentoantes e tambémdepois do treino de corrida.

Treino funcional em circuito

O treino em circuito funciona para melhorar o condicionamento físico pois é uma forma de realizar exercícios funcionais de maneira completa.

Em uma aula de circuito você pode treinar em meia hora e queimar calorias e tonificar músculos. A base do treino funcional é combinar treinos para aumentar a capacidade respiratória e cardíaca. Na outra parte do treino, as atividades tem o objetivo de reforçar a sua musculatura em:

  • Articulações;
  • Tendões;
  • Ligamentos.

No entanto, o treinamento funcional deve ser feito com o apoio de um profissional. O treino é dividido em duas partes. Entre a primeira e a segunda existe uma pausa para descanso de três minutos.

Incluir exercícios para ter um bom condicionamento físico é mais simples do que parece. Use essas dicas para alcançar suas metas de treino e se sinta mais confiante e saudável.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *