10 dicas na hora de comprar produtos para academia

Quem está começando a montar sua academia de ginástica pode se sentir um pouco perdido na hora de comprar produtos para sua empresa.

Um levantamento da Associação Brasileira de Academias, ACAD, revelou que o nosso país é o segundo em número de academias de ginástica no mundo. Em outras palavras isso significa que você está no ramo correto e que existe público para o seu negócio.

Entretanto, se o seu negócio não tiver produtos que agradem a esse público exigente pode ser que o seu concorrente acabe ganhando novos alunos. Assim, é preciso investir em equipamentos modernos e duráveis para que a durabilidade dos mesmos aumente o seu lucro a longo prazo.

Se acaso está tendo dificuldades para escolher o que comprar esse artigo é para você. Vamos te mostrar um passo a passo com 10 dicas práticas para decidir os produtos que irão, de fato, otimizar o seu negócio.

Curioso? Leia o artigo até o final e saiba mais.

1- Conheça o seu público

Em primeiro lugar, saber a rotina de treino dos seus clientes é importante para planejar quais equipamentos terão maior procura na academia.

Vale a pena fazer uma pesquisa de opinião com seus alunos para saber que atividade eles mais gostam e o que sentem falta na hora do treino. Se a sua academia for informatizada é possível enviar as perguntas por e-mail ou diretamente no contato nas redes sociais dos seus alunos, como o WhatsApp.

Outra ideia dinâmica é usar seu perfil no Instagram ou Facebook para criar a enquete e pedir aos seguidores a opinião sobre o assunto. Dessa forma, os alunos se sentem parte do processo da compra de equipamentos para treino e vão criar expectativa para usar os novos aparelhos.

Opções para aulas em grupo como treino funcional, crossfit, lutas e ritmos são algumas das modalidades que estão ganhando espaço nos últimos anos e podem ser boas opções de retenção de alunos caso os aparelhos para essas atividades forem comprados por você.

2- Faça uma lista com os itens que irá precisar

Seja como for, compras envolvem gastos, assim é fundamental anotar tudo o que está precisando antes de começar a adquirir os produtos.

Sob o mesmo ponto de vista, sua lista te ajuda a gastar o essencial e evitar compras por impulso, o que pode comprometer o seu lucro no final do mês.

Só para ilustrar, quem começa uma academia de ginástica do zero precisa de produtos para exercícios como:

  • Agachamento;
  • Anilhas para musculação;
  • Aparelhos para medir a frequência cardíaca;
  • Aparelhos de ginástica modernos, como mini jump profissional, remo, kettlebell entre outros,
  • Banco de supino;
  • Banco reclinável para apoio de exercícios com barra e halteres;
  • Barra para exercícios de braço;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Bicicletas horizontais ou verticais
  • Caneleiras de 1, 2, 3, 4 e 6 quilos para a musculatura das pernas;
  • Colchonete para os exercícios no piso;
  • Cross Over;
  • Desenvolvimento lateral e frontal;
  • Elípticos;
  • Espaldar;
  • Esteira elétrica;
  • Flexor;
  • Halteres de pesos variados;
  • Pesos diversos para musculação;
  • Puxada/remada a frente;
  • Rosca direta;
  • Rosca Scott;
  • Supino reto ou inclinado;
  • Suporte para anilhas;
  • Suporte para rosca;
  • Tatames;
  • Tríceps e Bíceps polia.

3-Escolha produtos de acordo com a idade dos seus alunos

As academias americanas perceberam que, conforme envelhecemos, nossa preferência por exercícios começa a se modificar.

Dessa maneira, ter em mente a idade do seu público alvo te coloca um passo à frente da concorrência aumentando suas chances de fidelização.

A International Health, Racquet & Sportsclub Association pesquisou o assunto e chegou ao seguinte diagnóstico.

Até os 17 anos

A geração Z possui energia e disposição para atividades de impacto. Equipamentos para academia que atendam esse público devem ser voltados para atividades que envolvam danças, coreografias, lutas e treinamento cardio muscular.

Atividades em grupo como esportes coletivos também fazem sucesso com adolescentes.

De 18 a 34 anos

Logo depois, os jovens ainda preferem atividades de impacto, mas preferem os resultados imediatos. Nesse sentido comprar aparelhos que tenham alto gasto calórico nos exercícios conquistam esse público.

Musculação, pedalada e danças como zumba ou power jump são opções de atividades direcionadas a essa idade.

De 35 a 54 anos

Aparelhos para treino aeróbico e anaeróbico são a demanda desse público. Aulas com peso e treinamentos para melhorar a flexibilidade e diminuir a flacidez são fundamentais para homens e mulheres nessa fase.

A partir de 55 anos

Inegavelmente, acima dos 50 anos a orientação médica é uma das razões que levam as pessoas ao início de treinos em academias.

Treinamento funcional, exercícios na água como hidroterapia e hidroginástica além do pilates são alguns dos exercícios mais indicados para esse público.

4- Procure produtos com prazos maiores de garantia

Antes de mais nada, a depreciação dos aparelhos de ginástica é um problema comum para todos os donos de academia.

Ao encontrar aparelhos idênticos, escolha o que possui o prazo de garantia maior. Afinal, se o fabricante garante que o produto irá durar mais isso quer dizer que seus materiais são de qualidade superior.

Em suma, enquanto o produto estiver dentro da garantia você sabe que qualquer imprevisto poderá ser coberto pelo fabricante e isso diminui seus gastos com manutenção terceirizada.

5- Pesquise a empresa onde vai comprar os produtos

A princípio, uma empresa idônea vai possuir histórico e recomendações de clientes. Procurar referências com outros donos de academias e saber que fornecedores possuem como parceiros pode te dar atalhos para fazer uma compra inteligente.

Por outo lado, se a sua empresa é a única na região usar a internet para encontrar seu colaborador para comprar produtos para academia pode ser até mais fácil do que procurar uma loja física.

Hoje em dia as marcas criam uma relação próxima com os clientes. No momento em que procurar uma loja de equipamentos de ginástica verifique se possui:

  • Site;
  • Blog;
  • Perfis em redes sociais;
  • Tutoriais de uso dos aparelhos de fácil acesso como em um canal do Youtube.

6- Não esqueça dos equipamentos de apoio da academia

A saber, os equipamentos de apoio são tão importantes quanto os próprios aparelhos de ginástica.

Verdade seja dita, ao entrar em um centro de treinamento físico a primeira coisa que reparamos é a recepção. Então, computadores, telefones, aparelhos de televisão, bebedouros e aparelhos de ar condicionado devem estar em bom estado de conservação para ajudar a criar um ambiente acolhedor onde o cliente queira ficar o máximo de tempo possível.

Outros insumos como materiais de limpeza fazem parte do seu custo fixo e devem estar na planilha de custos em quantidade suficiente para higienizar todas as áreas comuns da academia além dos aparelhos de ginástica.

7- Tenha acessórios na quantidade suficiente de alunos por turno

Pesinhos, caneleiras, tornozeleiras, colchonetes e extensores serão usados individualmente durante os treinos.

A fim de evitar gastos desnecessários consulte a lista de alunos matriculados antes de adquirir esses produtos. Se acaso a capacidade da sua sala de exercícios é para 08 pessoas não faz sentido comprar 20 colchonetes.

Entretanto, a compra exata pode lhe trazer imprevistos. Quando uma peça for danificada o recomendado é que exista uma extra para troca imediata. Agindo assim você não precisa dispensar alunos caso alguma peça seja danificada.

8- Escolha equipamentos que tenham alto gasto calórico

Adquirir produtos que sejam uma solução completa para emagrecimento e ganho de massa muscular é uma tática muito usada pelos grandes gestores de academias.

Afinal, o seu aluno trabalha, estuda e possui outras atividades no dia a dia. Essa rotina corrida lhe deixa com pouco tempo para a academia que precisa ser otimizado em exercícios que trarão resultados o mais rápido possível.

Com efeito, oferecer opções de treino que transformem o corpo do cliente por completo desde as primeiras semanas na academia é um marketing interessante e que motivará os praticantes a continuarem se exercitando com você.

9- Preste atenção às medidas dos aparelhos

Cada equipamento possui uma distância mínima para a prática de exercícios. Não existe um número específico, porém, nas academias os aparelhos costumam ficar entre 40 centímetros a até 1 metro de distância um do outro.

Manter essa distância de segurança é importante para que uma pessoa não machuque a outra durante sua série de treinos, principalmente os alunos iniciantes.

Em atividades guiadas esse espaço deve ser suficiente também para o educador físico transitar entre os usuários dos aparelhos para corrigir eventuais falhas na prática do exercício e evitar lesões.

10- Dê preferência a equipamentos intuitivos

Depois que a tecnologia entrou no mundo fitness os aparelhos de ginástica começaram a se modernizar.

Aparelhos mais novos possuem design intuitivo e são fáceis de manusear. Em contraste com os aparelhos antigos que precisavam de leitura de manuais e treinamento dos colaboradores, os produtos novos são práticos e facilmente adaptáveis.

Para se manter atualizado procure o que está em alta nas academias brasileiras e dos principais centros de treinamento físico do mundo. A tecnologia pode estar em:

  • softwares,
  • design;
  • ergonomia;
  • tecidos inteligentes;
  • resistência de equipamentos.

Trabalhar diariamente com o público fitness exige dedicação e cuidado. Cabe ao gestor criar um ambiente com produtos que transformem sua academia em referência no segmento.

Agora que já sabe as 10 dicas para comprar os itens da sua academia use esses dados a seu favor. Transforme sua marca e aumente os seus lucros o quanto antes.

Veja mais:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *