Benefícios do condicionamento físico para a saúde e seu desempenho nos treinos

Já parou para pensar em como está o seu condicionamento físico hoje? Em primeiro lugar, se o seu desempenho nos treinos não está do jeito que deseja isso pode ser um sinal de que o seu condicionamento ainda não chegou ao patamar ideal para a sua saúde.

A falta de condicionamento físico, atualmente, não é algo apenas de quem nunca frequentou uma academia de ginástica. Quando você deixa de treinar regularmente o seu desempenho cai. Essa queda de rendimento é resultado da falta de condicionamento.

Verdade seja dita, todo mundo está procurando ter um corpo bonito e aumentar a sua imunidade. De fato, esse é um dos principais objetivos de quem decide seguir um plano de treinos.

Por outro lado, muita gente acha que condicionamento físico é apenas ter o peso ideal. Sem sombra de dúvida, existem vários benefícios de ter condicionamento físico. Aliás, o bom condicionamento físico não está diretamente ligado ao número na balança.

Se acaso está pesquisando sobre o assunto e achou esse texto, veio ao lugar certo. Vou te mostrar como o condicionamento físico pode evitar o aparecimento de doenças e transformar a sua vida.

Leia o texto com atenção e saiba tudo sobre o assunto!

O que é condicionamento físico?

O condicionamento físico nada mais é do que a resposta que o corpo dá ao fazer exercícios funcionais e praticar esportes. Dessa forma o resultado do funcionamento adequado do sistema musculoesquelético e o metabolismo de uma pessoa são a chave para mensurar o condicionamento físico atual de uma pessoa.

Entender qual o condicionamento físico melhor para a sua saúde não é uma tarefa simples. Antes de mais nada é preciso da avaliação de um profissional de educação física para checar como está a sua resposta ao treino.

Por outro lado, exames médicos também podem ser pedidos para que seja verificada a resistência física de uma pessoa. Na verdade, esse procedimento é muito comum quando uma pessoa pretende começar a frequentar um centro de treinamento físico.

Quem pensa em treinar em casa deve consultar o médico antes de começar a fazer treinos mais intensos.

Em uma consulta de rotina o paciente pode falar a sua vontade de treinar em casa ou na academia do prédio. Assim, o profissional de saúde pode orientar quais são os melhores tipos de treino para manter o condicionamento físico desejado.

Quais são os principais exames indicados para fazer antes de treinar?

Se acaso está sem treinar há algum tempo é provável que o seu personal trainer peça alguns exames antes de montar o seu plano de treinos.

Veja a seguir quais são os exames mais solicitados por médicos e especialistas em educação física a fim de verificar o condicionamento físico para treinos.

Ecocardiograma e eletrocardiograma

Durante o ecocardiograma é feito um ultrassom na área do coração. O objetivo do exame é saber como está o funcionamento do órgão.

Em segundo lugar, o eletrocardiograma é um exame cardíaco solicitado antes de treinar. Durante o eletrocardiograma é possível ter um panorama de como está o ritmo cardíaco e sua frequência.

T3, T4 livre e TSH

Esses exames sanguíneos são feitos para a checagem da tireoide.

Talvez você saiba, talvez não, mas níveis baixos ou altos da produção do hormônio de tireoide podem fazer com que o treino físico não seja indicado.

Quando o hipertireoidismo é diagnosticado isso indica que a produção está acima do que deveria. Pessoas com essa condição de saúde correm risco de arritmia cardíaca ou lesão renal se praticarem atividade física intensa.

Por outro lado, quem tem a produção do hormônio da tireoide abaixo do ideal pode estar com hipotireoidismo. Dessa forma, o treino não pode ser intenso, pois pode levar a dores articulares e musculares no aluno.

Colesterol total e frações

Os níveis de colesterol e triglicérides devem ser monitorados em qualquer pessoa.

A atividade física deve ser acompanhada por um profissional qualificado em pessoas que tenham níveis altos de colesterol para que o treino não cause riscos à saúde.

Pessoas com o colesterol alto e sem acompanhamento podem ter risco de arritmia cardíaca ao fazer treinos que não estão de acordo com seu condicionamento físico atual.

Outros exames que podem ser solicitados antes do treino na academia

A lista de exames pode variar de pessoa para pessoa. Todavia alguns exames que podem ser pedidos tanto pelo médico quanto pelo educador físico podem ser:

  • Glicemia em jejum;
  • Teste ergométrico;
  • Antropometria;
  • Perimetria.

Quais são os benefícios do condicionamento físico para a saúde?

Agora que já falamos dos riscos que podemos ter ao não praticar exercícios é hora de ver os pontos positivos do treino regular em um centro de condicionamento físico.

De acordo com a ciência, quem tem condicionamento físico bom obtém vários benefícios e consegue se manter saudável. Saiba um pouco mais sobre quais são esses benefícios.

Ajuda na prevenção e no tratamento de doenças crônicas

Pessoas que são portadoras de doenças crônicas podem se beneficiar da prática de exercícios. Grande parte dos pacientes são instruídos pelo médico a melhorar o condicionamento físico através de treino em casa ou na academia.

Só para ilustrar, as principais doenças crônicas que podem ter seus sintomas minimizados com o condicionamento físico são:

  • Diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Doenças circulatórias;
  • Problemas cardíacos.

Sob o mesmo ponto de vista quem tem tendência a desenvolver alguns desses problemas de saúde pode prevenir o surgimento da doença melhorando o seu condicionamento físico. Esse é um remédio natural que pode mudar a sua vida para melhor em todos os sentidos.

Evita a obesidade

Não é por acaso que um dos principais desejos de quem se inscreve em uma academia é perder peso.

Uma pessoa que não pratica atividade física tem muito mais chances de se tornar obesa do que outra que está sempre em movimento.

Por isso, quem tem facilidade para engordar pode usar o condicionamento físico como uma ferramenta para se prevenir dos riscos da obesidade. Com condicionamento físico você queima gordura corporal rápido e ainda pode ganhar massa corporal ao mesmo tempo.

Para ajudar o seu metabolismo a queimar calorias mais rápido, além do treino a partir de três vezes na semana também é preciso ter uma alimentação saudável.

Ajuda no tratamento da insônia

A vida na frente da tela do computador e do celular modifica os hábitos do ser humano. De fato, uma das maiores queixas de quem vive nas grandes cidades é a dificuldade para dormir.

Surpreendentemente, o condicionamento físico é um fator regulador do sono. Quem treina com frequência libera os hormônios responsáveis pelo ciclo do sono com mais facilidade. Assim, a atividade física é uma forma de tratar distúrbios do sono.

Segundo estudo realizado pela Revista Brasileira de Medicina no Esporte, a prática de atividade física pela manhã é a que mais traz benefícios na qualidade do sono. Contudo, se você é daqueles que acorda e vai direto para o trabalho, a dica é procurar treinar até 03 horas antes do horário em que vai dormir. Dessa maneira o tempo consegue se recuperar do treino e melhorar o sono.

Reduz os níveis de estresse

Quem se sente estressado pode se sentir melhor fazendo atividade física regular. A redução dos níveis de estresse é um dos principais benefícios que o condicionamento físico traz para o ser humano. Essa redução do estresse contribui para a melhora do humor e até mesmo para a prevenção de problemas emocionais.

Não há necessidade de ser um treino elaborado, às vezes até uma caminhada ou o hábito de pular corda já pode iniciar a sensação de bem-estar.

Se sentir bem fazendo algum exercício é uma espécie de recompensa natural que o cérebro manda para o corpo. Ao treinar liberamos hormônios responsáveis pela sensação de satisfação. Por isso mesmo é tão comum alguém começar a treinar por um tempo e se apaixonar pela rotina na academia.

Ter condicionamento físico pode melhorar meu desempenho nos treinos?

Já percebeu que quem vive na academia tem bom desempenho no treino e na prática de esportes? Sim, existe uma relação direta entre o condicionamento físico e o desempenho em atividades físicas e esportivas.

Quem nunca treinou leva, em média, 90 dias de atividade física regular para ter o corpo já condicionado. Como consequência você terá mais energia para atividades do dia a dia.

Essa energia também se reflete no treino. Quem já fez academia sabe bem que o momento mais complicado são as primeiras semanas. Logo depois, tudo fica mais fácil. Você olha no espelho e percebe o corpo se modificando e entende que tudo faz sentido.

Por isso, nem pense em abandonar as aulas na academia.

Se acaso não for possível ir às aulas monte um espaço de treino na sua casa para compensar. Aparelhos como jump, step, medicine ball e faixas elásticas são fáceis de guardar e podem ser usados para um treino completo em casa.

Treinar para ter condicionamento físico é algo possível com tempo e perseverança. Escolha a atividade que mais gosta de fazer e conquiste os benefícios para o seu desempenho já.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *