Queime muitas calorias com esses 10 exercícios cardio de baixo impacto

Os exercícios cardio são uma ótima forma de queimar calorias rápido. Talvez seja essa a razão deles serem os mais procurados nas academias de ginástica.

Em primeiro lugar, quando se deseja emagrecer ou ganhar massa muscular a primeira opção é fazer esse tipo de exercício.

Porém, é preciso ter atenção com o tipo de impacto que a prática fará em suas articulações.

Sem sombra de dúvida, o exercício deve ser feito com o acompanhamento de um personal trainer ou professor de Educação Física.

O motivo é simples, um treino com impacto além do que está costumado pode resultar em lesões. E, ninguém quer correr esse risco, não é mesmo?

Para evitar esse problema a sugestão dos profissionais de Educação Física é aderir a um treino cardio que tenha baixo impacto.

Não se engane. Mesmo sendo um treino de baixo impacto os exercícios que vai ver aqui são poderosos para quem quer secar gordura. Isso quer dizer que, no final da série, você poderá queimar muitas calorias tanto quanto em um treino convencional.

Veja agora exercícios de baixo impacto que queimam calorias.

10 exercícios cardio de baixo impacto para queimar calorias já

Fazer o mesmo exercício todos os dias pode se tornar algo entediante. Por outro lado, o exercício repetido acaba não fazendo o efeito que se espera no condicionamento físico.

Para queimar muitas calorias do jeito certo escolhi essas 10 ideias para se exercitar com cardio de baixo impacto.

1. Subir escadas

Existe treino mais simples do que subir escada? Quem mora em prédio pode praticar esse exercício todos os dias sem pagar nada por isso.

Ao subir ou descer escadas você queima calorias e trabalha os músculos do corpo.

Para quem não quer fazer a prática em casa_ ou não possui uma escada por perto_ a opção é adaptar o treino a aparelhos na academia.

Essa, inclusive é a opção adotada por famosas como Kim Kardashian. Kim sabe, através de sua personal trainer, o quanto subir escadas pode tornear o corpo.

Melissa Alcântara, treinadora de Kim, usa um Stairmaster para o treino. Em uma aula é possível queimar 700 calorias.

A queima de calorias durante o exercício pode ser aumentada com o uso de pesos no tornozelo.

2. Natação

Em primeiro lugar, nadar é um ótimo exercício para os dias de calor. Que tal aproveitar aquele momento na piscina e nadar um pouco?

De acordo com especialistas, a natação é um tipo de corrida aquática. Não há dúvidas de que o treino é um potente exercício cardio. Para entrar no ritmo sem acelerar demais mantenha as braçadas em uma intensidade baixa a moderada.

Em média, uma pessoa de 40 kg consegue queimar 423 calorias em uma hora de treino de natação.Por ser um treino que exige dos músculos do corpo todo é preciso haver uma pausa de 24 horas entre a prática dos treinos de natação.

3. Caminhada

Andar pode fazer maravilhas pela sua saúde. Antes de tudo, o hábito de fazer caminhadas é uma prática recomendada pelos médicos.

A caminhada é tão comum que já existem aplicativos que contam a quantidade de passos que você dá durante o dia. Eles podem ser facilmente baixados no seu celular.

O que se sabe é que ao dar passos em um ritmo constante isso já passa a ser considerado um exercício cardio. E, como uma caminhada em ritmo acentuado é o aquecimento para uma corrida esse treino pode queimar muitas calorias.

Para ter os benefícios da caminhada é preciso seguir algumas orientações:

  • Ande ao menos 45 minutos por treino;
  • Caminhe ao menos três vezes por semana;
  • Use roupas confortáveis e um tênis apropriado para a atividade física.

4. Dança de Salão

Você gosta de música? Ao escutar seu artista preferido já começa a se movimentar de acordo com o ritmo?

Se acaso respondeu sim ao menos uma dessas perguntas existe um exercício cardio que pode ser ideal para a sua rotina. A dança de salão queima calorias e causa pouco impacto durante a prática.

Nas grandes cidades é fácil encontrar academias de dança. Nesses locais você aprende os passos básicos para não fazer feio por aí.

Quem já sabe um pouco mais pode praticar os passos de dança em casa. Esse é um ótimo divertimento para fazer com o parceiro. Assim, você entra em forma e pode encontrar um no hobby ao mesmo tempo.

5. Bicicleta estacionária

Andar de bicicleta é um exercício cardio bastante conhecido. Afinal, a maioria de nós possui uma bicicleta em casa.

Todavia, ao andar em ladeiras ou terrenos acidentados a intensidade do exercício na bicicleta pode ser perigoso para as articulações.

A fim de reduzir o impacto da bicicleta a opção é treinar em uma bicicleta estacionária. É possível treinar em bicicleta ergométrica em casa, na academia do prédio ou em um centro de treinamento físico.

Quem procura a bicicleta estacionária pretende, além da grande queima de calorias, definir os membros inferiores. A bicicleta estacionária possui regulagem de intensidade, o que torna o treino de baixo impacto.

Aqui, quem manda é você, conforme for aumentando as pedaladas a intensidade do treino cardio pode ser intensificada. Existem três tipos de bicicleta estacionária: spinning, horizontal e vertical. A bicicleta horizontal é a que proporciona o treino de baixo impacto mais indicada para iniciantes.

6. Hidroginástica

A hidroginástica é um dos treinos mais populares entre as pessoas que precisam fazer exercícios cardio de baixo impacto. Quem está fazendo projeto verão pode incluir a hidroginástica como principal exercício para os dias de calor extremo.

Na água você pode fazer os mesmos movimentos que realizaria em uma aula de ginástica localizada. A diferença é que, durante a hidroginástica, o movimento é feito sem risco para a saúde.

Os exercícios são seguros para as articulações e podem ser feitos por quem está habituado a academia ou quem ainda está começando a sair do sedentarismo.

A queima calórica acontece do mesmo modo. O personal trainer pode incluir acessórios para o exercício na água. Os acessórios podem ser usados também para auxiliar exercícios na piscina feitos na sua casa de praia, por exemplo.

7. Jump

Quem quer um treino para sair da rotina tem que conhecer o jump.

Tudo o que você precisa para queimar muitas calorias é apenas uma mini cama elástica. Para quem não sabe, o jump foi inspirado no treinamento dos atletas para evitar e se recuperar de lesões.

Assim, entre uma competição e outra, eles faziam exercícios no trampolim. Pular, saltar, correr e até mesmo simular uma caminhada no mini jump reduz o impacto nas articulações.

Esse exercício cardio pode ser feito tanto na academia quanto na sua própria casa.

Não passe de 1 hora no aparelho. Como cada aula no jump queima 900 calorias, esse tempo já é o suficiente para emagrecer do jeito certo.

8. Remo

A prática de remo indoor se tornou um exercício popular nos centros de treinamento físico do país.

Surpreendentemente, ao simular as remadas seu corpo pode trabalhar diversas partes do corpo. Além de tonificar o abdômen, a aula com remo pode ajudar a ganhar massa nos músculos de:

  • Braços;
  • Pernas;
  •  Costas.

Como a prática na academia é controlada pelo educador físico, o exercício de remo se transforma em uma alternativa de cardio de baixo impacto facilmente.

Para que está começando, uma hora no remo queima 377 calorias. Nos dias em que o exercício for mais intenso, essa atividade pode te fazer secar até 700 calorias.

9. Agachamento

O agachamento é um ótimo exercício para treinar glúteos e membros inferiores. A prática é, inclusive, associada a redução de celulite nessas áreas.

Quem faz uma série de agachamento perde, em média, 13,4 calorias por minuto. Esse número pode ser ainda maior dependendo do tipo de agachamento que for incluído no seu plano de exercícios.

Ao fazer agachamento no treino em casa o ideal é fazer 20 repetições, esperando 10 segundos para fazer outra série de exercício.

Dentre os tipos de agachamento mais populares nas academias, estão:

  • Agachamento sumo;
  • Afundo;
  • Agachamento simples;
  • Agachamento com salto;
  • Agachamento com bola;
  • Agachamento com barra.

10. Treinamento de resistência

O treinamento de resistência é uma atividade física indicada para melhorar o condicionamento físico do aluno.

A atividade física é uma forma de exercício cardio de baixo impacto eficiente para queimar calorias.

Você pode incluir o treinamento de resistência aos exercícios que faz em casa de forma simples. Para isso, tudo o que vai precisar são dois acessórios para academia de ginástica: tapete e uma banda de resistência.

Quem já pratica treinamento de resistência na academia pode fazer o exercício com pesos ou cordas de batalha. Com uma hora de treino a queima calórica fica entre 340 a 505 calorias.

O treino cardio é o mais procurado por quem deseja queimar muitas calorias em pouco tempo. Para conseguir chegar no peso desejado tenha uma alimentação saudável e respeite o intervalo de treinos.

Ao conhecer esses 10 exercícios cardio de baixo impacto você tem tudo para fazer treinos diversificados e entrar em forma o quanto antes. Mantenha o foco e bom treino!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *