Exercícios físicos para quem tem diabetes: é possível aliviar os sintomas da doença?

Exercícios físicos para quem tem diabetes: é possível aliviar os sintomas da doença?

Exercícios físicos para quem tem diabetes. Certamente o seu médico já deve ter recomendado ter uma rotina de treino, não é mesmo?

De fato, o diabetes é uma doença crônica que pode ser controlada. Sob o mesmo ponto de vista, aliviar os sintomas do diabetes significa ter qualidade de vida.

Contudo, tantas informações online podem te deixar em dúvida sobre qual é o melhor treino para quem tem diabetes.

Não se preocupe! Para te ajudar vou te mostrar alguns treinos que trazem benefícios para quem tem diabetes.

Preparado para entrar em forma e viver melhor? Leia o texto até o final e saiba tudo sobre o tema!

Melhores exercícios físicos para quem tem diabetes

A medicina está sempre pesquisando formas de melhorar a vida das pessoas.

Todo mundo sabe que, ao optar por um estilo de vida saudável é possível ter longevidade e disposição.

No passado, havia dúvidas sobre a relação entre diabetes e a prática de atividade física regular.

Entretanto, hoje em dia é evidente que o fato de ter diabetes não é, isoladamente, um impedimento para fazer atividade física.

Aliás, existem pessoas com diabetes que se destacam na prática esportiva. Isso ocorre principalmente em atividades aeróbicas como a corrida e a natação, por exemplo.

Só para ilustrar, a Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que qualquer atividade física pode ser feita por pessoas que tenham diabetes. Em suma, essa atividade para promoção da saúde pode ser:

  • Esportiva;
  • Laborativa;
  • Recreativa.

A recomendação vale tanto para quem possui diabetes tipo 1, quanto para pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2.

Caminhada

A caminhada é o melhor exercício para deixar a preguiça de lado. Você pode fazer caminhada sozinho ou em grupo. A atividade é popular e pode ser feita mesmo que você não tenha dinheiro para investir em uma academia no momento.

Como todo exercício aeróbico, ao fazer caminhada você ajuda o seu corpo a manter os níveis de açúcar no sangue. Sem dúvida, ao se exercitar você consegue ter mais saúde e tratar o diabetes.

Caminhada: como iniciar a prática?

O tempo mínimo para fazer caminhada é de 20 minutos. Só a partir de 20 minutos que o corpo começa a ter os benefícios da caminhada como atividade física.

Quanto a distância, o melhor a fazer é escolher um percurso que esteja compatível com o seu condicionamento físico hoje.

Pessoas iniciantes na caminhada devem ter atenção a sua passada. Ao caminhar, seus passos devem ser em uma velocidade um pouco maior do que se estivesse andando normalmente.

Depois de algumas semanas fazendo o exercício você pode aumentar a velocidade da sua passada, desde que isso te deixe confortável.  Essa estratégia vale também para quem pretende correr no futuro.

Benefícios da caminhada para a saúde

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper matti

Em primeiro lugar a caminhada ajuda a aliviar o estresse. O foco no treino te leva ao equilíbrio emocional. Nesse sentido, médicos e psicólogos recomendam a caminhada para diminuir quadros de depressão e ansiedade.

A caminhada acelera o metabolismo. Com a queima de calorias é possível controlar o peso corporal. Em médio e longo prazo, fazer caminhadas regularmente te ajuda na reeducação alimentar e evita o efeito sanfona.

A capacidade cardíaca também é melhorada em pessoas com o hábito de caminhar. Consequentemente, ao aderir a caminhada como exercício o risco de desenvolver doenças do coração cai drasticamente.

s, pulvinar dapibus leo.

Ciclismo

Andar de bicicleta, além de ser prazeroso, é um ótimo exercício. Quem gosta de atividade ao ar livre pode aderir ao ciclismo como treino.

Em primeiro lugar, a prática do ciclismo controla o índice glicêmico no sangue. Como ter os níveis de glicemia controlados é uma das principais metas para aliviar os sintomas do diabetes o ciclismo pode ser uma boa opção.

Atualmente as grandes cidades possuem ciclovias onde é possível andar de bicicleta em segurança. Outras opções para praticar o treino são parques e praças.

Como começar a praticar o ciclismo?

Se acaso está há muito tempo sem se exercitar é preciso recomeçar aos poucos.

Para iniciantes, o mais indicado é fazer o exercício de 15 a 20 minutos. Quanto à frequência, você pode andar de bicicleta três vezes por semana.

Depois que tiver iniciado sua rotina de treino, é possível aumentar o tempo de pedalada para 20 minutos. Por fim, quando seu condicionamento físico estiver compatível a prática pode ser de 40 minutos.

Benefícios do ciclismo para a saúde

Ao andar de bicicleta é possível trabalhar todos os grupos musculares ao mesmo tempo.

Assim, você otimiza o fortalecimento dos seus músculos pois trabalha membros inferiores e superiores de forma igual.

Ao acelerar o metabolismo, a prática do ciclismo aumenta a queima de gordura. A longo prazo, os níveis de LDL (o colesterol ruim) são reduzidos consideravelmente.

Natação

A natação é um exercício aeróbico muito indicado por profissionais da saúde. Inclusive para pessoas que tem diabetes.

Sua prática na água diminui o impacto. Assim, a prática pode ser feita por pessoas de todas as idades, pois o risco de lesões nos membros inferiores é muito baixo.

Com diversas academias, condomínios e clubes com piscinas nadar é algo possível para boa parte dos brasileiros. Outra vantagem do exercício é que pode ser feito mesmo nos dias quentes, pois a água diminui a sensação térmica desconfortável que o calor poderia causar.

Como iniciar a natação como treino?

Em uma academia o treino para iniciantes é de até 1.400 metros. O percurso é dividido entre aquecimento, série principal e soltura.

Vale a pena lembrar que, nas primeiras aulas, o professor irá relembrar atividades básicas como flutuar e alguns exercícios para perder o medo de ficar na água.

O tempo na água é de 30 minutos a 1 hora. A frequência de treino, no início, pode ser de até três vezes na semana.

Benefícios da natação para a saúde

Nadar é um exercício capaz de aumentar a flexibilidade. Como você se alonga a cada braçada, o corpo precisa reforçar músculos e ligamentos treino após treino.

Mesmo que não se perceba ao se movimentar na água a sua queima de calorias é maior. Desse modo, quem pratica natação consegue queimar gordura e chegar ao peso ideal.

Pode reparar, quem faz natação geralmente possui um corpo definido. Isso acontece tanto com atletas quanto pessoas que nadam por hobby. A explicação para isso é que a natação aumenta a massa magra, tão importante para ter músculos esculturais.

Praticantes de natação possuem mais oxigênio no sangue. Uma vez que ocorre o fortalecimento dos músculos da parede torácica. Por isso a natação melhora o sistema respiratório.

Corrida

A corrida é um esporte democrático. Pode ser feito na esteira em uma academia ou na rua.

Seja como for, a corrida pode fazer parte da sua vida no dia a dia. Sozinho, em família ou com um personal trainer correr te ajuda a cuidar da saúde rapidamente.

A saber, a modalidade pode ser feita como treino físico por qualquer pessoa a partir dos 14 anos.

Pelo alto gasto calórico, a corrida pode ser associada ao treino de quem tem diabetes.

Como iniciar ao treino de corrida?

De início, o melhor é correr até três vezes por semana. Como dito anteriormente, para começar a correr o ideal é fazer uma caminhada com passos rápidos e ir acelerando o ritmo até chegar em uma corrida leve.

Quem é iniciante pode fazer um treino para correr 2,5 km. Esse percurso já é o suficiente para ir preparando os músculos até chegar ao condicionamento físico desejado.

Não esqueça de fazer pausas entre um treino e outro. O treino em dias alternados dá o repouso necessário para evitar lesões em músculos e articulações.

Benefícios da corrida como prática esportiva

Talvez você saiba, talvez não, mas a corrida melhora a qualidade do sono. Dormir bem está ligado ao metabolismo. Quem nunca procurou algo para comer de madrugada por que estava sem sono?

Ao aderir a corrida como exercício físico o corpo tende a precisar de mais horas de sono para recuperar o esforço do treino. Desse jeito é possível dormir naturalmente.

Essa atividade aeróbica também ajuda a evitar a hipertensão. Correr regula a pressão arterial, o que é ótimo para evitar doenças cardiovasculares.

O que fazer antes de começar a treinar?

Cada pessoa possui necessidades de treino diferentes. Para treinar sem medo o melhor a fazer é conversar com seu médico.

Ele é a melhor pessoa para indicar o tipo de atividade física que pode fazer parte da sua rotina. Para isso, é provável que ele solicite exames de rotina para avaliar suas condições de saúde e condicionamento físico esperado.

Depois do ok do médico não esqueça de treinar com roupas adequadas. Acessórios para academia como colchonetes, halteres e extensores podem fazer parte dos treinos para aquecimento e musculação fundamentais para um treino de qualidade.

O treino de corrida, quando feio do jeito certo, fortalece os membros inferiores e fortalece os ossos.

Exercícios físicos para quem tem diabetes são a melhor forma de ter uma vida saudável. Inclua essas sugestões no seu treino e verá que é possível aliviar os sintomas do diabetes.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *