Quais são as aulas do treinamento funcional e como introduzir na academia

Quem tem academia já deve ter ouvido falar em treinamento funcional, não é mesmo? Afinal, essa modalidade é uma das mais procuradas o ano inteiro pois trabalha o corpo como um todo.

Nesse sentido é interessante oferecer aulas do treinamento funcional para reter seus alunos e atrair pessoas para o negócio.  Surpreendentemente, a modalidade é capaz de trazer qualidade de vida, melhorar o condicionamento físico e auxiliar na queima de gordura fundamental para quem deseja emagrecer.

Por outro lado, a aula de funcional pode ser adaptada para pessoas de todas as idades, o que nem sempre é possível com outras modalidades por causa do impacto. Existem séries para idosos, gestantes e atletas que estejam se recuperando ou apenas evitando possíveis lesões.

Porém, para ser bem sucedido, é importante criar uma estratégia com a equipe de vendas de forma que as aulas sejam dinâmicas, práticas e divertidas.

Se acaso possui dúvidas sobre como introduzir o treinamento funcional no seu centro de treinamento físico esse texto é para te ajudar. Vou te mostrar quais são as aulas mais usadas nas academias e alguns equipamentos ideais para começar seu investimento.

Leia o post até o final e fique sabendo mais sobre o assunto!

O que é treinamento funcional?

O treinamento funcional foi pensado para otimizar os movimentos do corpo humano. Isso é necessário pois sabemos que nem sempre é possível fazer exercícios com uma vida cheia de compromissos e atividades que exigem poucos movimentos.

Mas, como será que o treino funcional foi criado? Isso é, de fato, algo totalmente novo?

Apesar de ter ficado famoso nos últimos anos o treinamento funcional consiste em uma série de treinos muito semelhante ao que antigas civilizações faziam. Há relatos de que gladiadores romanos e participantes de olimpíadas na Grécia faziam séries com a finalidade de aprimorar suas aptidões antes das competições.

Cada comunidade foi aprimorando seus conhecimentos e, ao longo dos séculos os avanços em tecnologia aproximaram a ideia de nossos ancestrais ao melhor dos equipamentos e tecnologia voltada para o exercício.

Em nosso país o treinamento funcional começou a ser oferecido para atletas e praticantes de lutas e artes marciais na década de 1990.

A eficiência do método começou a chamar atenção nos anos seguintes. Consequentemente, na década dos anos 2000 o treinamento funcional passou a ser estudado de forma a garantir melhorias na saúde e se consolidou nas academias de todo o país tendo seu crescimento visível até hoje.

Qual o objetivo do treinamento funcional?

Em primeiro lugar uma aula de funcional é indicada para aprimorar as funções corporais. Sob o mesmo ponto de vista pode aparecer em pacotes para todos os alunos sejam novos ou que frequentam as aulas há algum tempo.

Para corrigir problemas de postura, tratar e evitar lesões e até mesmo evitar o sedentarismo o educador físico planeja nas séries do treinamento funcional uma maneira de melhorar as habilidades de cada aluno seguindo os princípios de:

  • Potência;
  • Força;
  • Agilidade;
  • Coordenação motora;
  • Flexibilidade;
  • Equilíbrio.

Com toda a certeza os músculos do core ganham destaque nessa tarefa. A região é importante uma vez que é responsável pela estabilidade na coluna, força e aumentar essa flexibilidade como um todo.

De acordo com a rotina de cada aluno é possível criar três tipos de aulas para treinamento funcional:

  1. Reabilitação e otimização das atividades diárias do indivíduo;
  2. Core training;
  3. Otimização do movimento para a prática esportiva regular.

De maneira idêntica cada academia pode ter aulas mistas onde, a cada dia, o aluno irá trabalhar um dos objetivos do treino.

É possível montar classes onde os alunos tenham a mesma intenção: emagrecer, fortalecer ossos e músculos, melhorar o desempenho em outra aula na academia etc.

Como montar aula de treinamento funcional?

Agora que você já sabe como o treinamento funcional é importante chegou a hora de incrementar sua academia com essa aula.

Sei bem que, em tempos de crise, qualquer novidade que possa melhorar o caixa é vista com bons olhos, mas, esse não é o momento de fazer qualquer coisa apenas para ter movimento.

Se a aula não for divertida o suficiente ao invés de reter alunos o que vai acontecer será o contrário, ou seja, quem entrar vai se sentir frustrado por não conseguir realizar as séries.

Um aluno frustrado, além de ser uma mensalidade a menos no final do mês, também pode fazer propaganda negativa da academia para amigos e familiares. Claro, ninguém que isso aconteça na sua academia.

Então, reúna sua equipe de colaboradores, pesquise sua clientela e a concorrência para fazer as coisas do jeito certo.

Quais exercícios posso colocar na aula?

Flexão com 06 apoios

Esse exercício pode ser incluído na sua série de treinamento funcional pois não exige a compra de nenhum equipamento.

Modo de fazer:

Primeiramente coloque o joelho no solo e, com o abdômen contraído flexione o cotovelo. A série recomendada é de 12 repetições feitas três vezes seguidas.

O seu aluno vai trabalhar os músculos do tríceps e o peitoral.

Exercício de Resistência do Corpo Inteiro

O movimento pode ter outros nomes como SuspensionTrainin ou TRT do inglês Total-bodyResistanceExercise.

Como a tradução do termo já deixa perceber nesse exercício o aluno irá realizar um treino suspenso com a finalidade de trabalhar a resistência do corpo.

Modo de fazer:

O exercício mais comum é a remada baixa. Só para exemplificar aqui o praticante é orientado a inclinar o corpo para trás em pé. A ideia é que os ombros estejam flexionados com os cotovelos estendidos à frente do corpo para segurar as alças do aparelho com as mãos.

Logo depois é o momento de flexionar os cotovelos para fazer a flexão do ombro. Com o auxílio do aparelho leve o corpo para frente e retorne gradativamente a posição inicial. Durante o treino faça 3 séries de 12 repetições.

Supino

O supino pode ser feito com a ajuda de uma faixa elástica. Dessa maneira a aula trabalha os músculos:

  • Serrátil anterior;
  • Coracobraquial;
  • Deltoide;
  • Tríceps braquial.
Modo de fazer:

Para realizar o exercício posicione a faixa elástica atrás do tronco; deite-se com o rosto para cima pegando cada extremidade da faixa com as mãos. De acordo com o nível do aluno é possível usar um banco como apoio ao realizar a atividade.

Abduza os ombros em 90 graus, mantendo os cotovelos flexionados. Depois faça a flexão horizontal unindo as duas extremidades da faixa.

Equipamentos que podem ser usados no treinamento funcional

Se a ideia for montar um circuito ou apenas ampliar as opções de treino funcional na sua academia ter equipamentos de qualidade é um investimento básico.

Um box funcional deve ser versátil para atender ao público do entorno da sua empresa, bem como criar aulas experimentais que atendam curiosos que nunca praticaram atividades nessa modalidade.

Equipamentos para começar aula de funcional na academia

Quer começar do zero e não sabe o que adquirir? Veja a lista abaixo com sugestões de compra para montar sua aula de treino funcional.

  • Kit Super Band 3 Tensões Média, Forte e Extra Forte;
  • Medicine ball;
  • Kit Mini Band 5 Faixas Elásticas;
  • Power Well – Roda Abdominal ABS PRO;
  • Corda naval;
  • Rolo de Liberação Miofacial (rolinho);
  • Mini jump profissional; 
  • Kettlebell.

Essa lista pode possuir mais ou menos itens, tudo vai depender da quantidade de alunos do seu espaço e o planejamento dos educadores físicos envolvidos.

Ao propósito online já existem lojas especializadas no assunto. A vantagem de comprar pela internet é o suporte antes e depois da compra.

Os equipamentos profissionais têm tempo maior de garantia, as redes sociais do fornecedor possuem dicas de como usar os aparelhos no dia a dia e é possível ver comentários de quem já comprou e suas recomendações.

Uma pesquisa nos principais sites te mostra fornecedores em potencial e, mesmo que sua academia esteja longe das capitais mais movimentadas você pode ter os mesmos equipamentos das academias de grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

Como divulgar as aulas de funcional na academia de ginástica?

Da mesma forma que planejar, introduzir a nova modalidade em seu centro de treinamento físico é um dos passos para o sucesso e aumento no número de matrículas o quanto antes.

Use as redes sociais para atrair novos alunos. Através do Facebook e Instagram você pode saber quem são seus concorrentes e usar a localização geográfica para realizar campanhas de marketing específicas para a sua região.

Aproveite os momentos de sazonalidade para fazer testes. Nos meses de baixa procura ter novidades é importante para manter o grupo motivado a continuar treinando.

Divulgando na sua academia o treinamento funcional

Ofereça pacotes em horários que estejam com pouco movimento a preços promocionais.

Outra estratégia é criar aulões de treinamento funcional. Assim, os alunos que já estão matriculados podem conhecer a modalidade em um horário diferente ao que frequentam a academia.

No final da aula deixe um colaborador da equipe de vendas para informar o investimento e convide cada participante para seguir nesse grupo de aulas e convidar um amigo para se exercitar com ele.

Essas são as dicas para usar a busca pelo treinamento funcional a seu favor. Aproveite essa oportunidade e diversifique sua academia. Bons treinos!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *