Tudo o que você precisa fazer para montar um estúdio funcional

Ter um estúdio funcional é uma ideia presente para muitos empreendedores do setor fitness. Aliás o treino funcional é procurado em todo Brasil.

O estúdio pode ser mais viável do que uma academia uma vez que costuma atrair alunos que nem sempre teriam interesse em aulas de musculação ou lutas, por exemplo.

Por outro lado, que já é dono de academia pode usar parte do seu espaço e montar uma aula de treinamento funcional. Desse modo você consegue reter os alunos dando mais uma opção para cuidar do corpo aumentando a permanência dos clientes que são matriculados.

Consequentemente seus alunos de hoje podem auxiliar na divulgação do estúdio funcional para familiares e amigos. De fato, são inúmeras chances de melhorar o faturamento da academia e se manter no topo mesmo em tempos de crise.

Contudo, se o treino funcional ainda é novidade para você é natural que tenha dúvidas sobre qual o caminho certo para colocar seu estúdio em funcionamento. Calma, estou aqui para te ajudar!

Pesquisei sobre o assunto e, nesse post, vou te contar passo a passo o qual a forma ideal de montar um estúdio funcional. Quer saber mais sobre o assunto? Leia o texto e confira!

Montando seu estúdio do zero

Você é apaixonado por atividade física. Sempre quis empreender no setor, mas ainda não tinha encontrado algo que pudesse ser rentável. Começou a se informar sobre o treinamento funcional e descobriu uma oportunidade de sucesso.

Sim, vamos transformar esse sonho em realidade o quanto antes. Para isso você deve fazer algumas coisas antes de começar.

Monte um plano de negócios

O planejamento é importante para todas as áreas da nossa vida. Então, quem quer empreender cria um plano de negócios antes de começar as atividades no estúdio.

Em primeiro lugar o plano de negócios é um planejamento da sua ideia de empreendimento fitness. Ao escrever como será seu estúdio funcional fica mais fácil saber se o projeto é viável ou não.

Conforme surgirem possíveis ameaças dá tempo de corrigir a estrutura do negócio antes de fazer gastos. Outra vantagem do planejamento é mensurar em quanto tempo o seu investimento terá retorno e começará a dar lucro.

Vale a pena lembrar que o plano de negócios também é usado para mudanças em empresas já constituídas. Uma ampliação no centro de treinamento físico para adicionar aulas de funcional também requer um plano de negócios.

Escolha uma localização privilegiada

Com toda a certeza um estúdio funcional em uma área central atrai mais alunos do que em lugares mais afastados.

Se for possível escolha uma área com grande movimento de pessoas. Em outras palavras procure ter como vizinhos esses locais:

  • Escolas;
  • Shoppings;
  • Empresas;
  • Universidades;
  • Condomínios.

Esses locais são interessantes para fazer parcerias e oferecer aulas experimentais. De qualquer forma seu aluno já teria que passar pela academia, então, o treino não terá gastos extras com transporte ou deslocamentos em horários de trânsito intenso.

Sob o mesmo ponto de vista o gasto com divulgação é menor, pois o estúdio fica em um local onde as pessoas já conhecem bem. Com toda a certeza um estúdio no piso térreo em uma rua movimentada irá atrair mais clientes do que um espaço dentro de um prédio fora do centro da cidade.

Mantenha a fachada com informações básicas sobre os cursos e redes sociais da empresa e veja como os clientes irão procurar os treinos de forma orgânica.

Programe o espaço para que seus alunos tenham conforto

Diferentemente de aulas em grupo ou musculação no treinamento funcional o aluno espera um contato mais próximo com o professor.

Como as aulas são pensadas de acordo com as potencialidades de cada pessoa um estúdio funcional tem um atendimento mais personalizado do que outras modalidades de uma academia de ginástica.

Geralmente as turmas possuem até 06 alunos. Para isso organize seu espaço de forma que todos possam se exercitar sem correr o risco de esbarrar em aparelhos ou em outro aluno durante o circuito.

Áreas de convivência como banheiros, vestiários, recepção e bebedouros precisam de suporte para portadores de necessidades especiais, por exemplo.

Do mesmo modo se a sua academia for em um espaço amplo ou uma casa com quintal existe a possibilidade de realizar o treino ao ar livre.

O treino pode ser revezado com um espaço interno ou apenas na área externa. Entretanto atividades ao ar livre podem ser canceladas em dias de chuva ou temperatura elevada, daí a importância de ter um espaço alternativo climatizado para oferecer ao seu aluno.

Tenha toda a empresa legalizada

Seja MEI, seja microempresa seu estúdio deve funcionar seguindo normas da legislação para o setor.

Visite um contador para obter a orientação sobre como legalizar seu estúdio bem como as exigências dos órgãos municipais, estaduais e federais para a atividade.

Outros órgãos como o Corpo de Bombeiros e vigilância sanitária também podem emitir laudos para que o funcionamento das aulas atenda normas de segurança.

Quais equipamentos preciso para montar um estúdio funcional?

Roda abdominal

O equipamento é uma espécie de roda com uma barra no meio que serve de apoio na hora de realizar seus treinos.

Esse tipo de acessório faz parte do treino funcional para fortalecer os músculos do core. O aluno que usa roda abdominal também consegue trabalhar toda a região lombar.

Em resumo o educador físico pode pensar em uma série com a roda abdominal para evitar problemas na coluna e minimizar a possibilidade de lesões em atividades rotineiras do aluno fora da academia.

Na hora de adquirir uma roda abdominal para o seu estúdio escolha um aparelho de uso profissional com suporte até 250 kg, espuma antiderrapante e pegada ergonômica.

Faixas elásticas

As faixas elásticas fazem parte dos estúdios de pilates, bem como dos estúdios de treino funcional.

Para quem está começando investir nas faixas é algo vantajoso pois seu custo é relativamente baixo e vários exercícios podem ser feitos usando esse acessório nas aulas.

Outro ponto positivo é a facilidade de armazenamento, um acessório pequeno pode facilmente ser guardado em qualquer espaço do seu estúdio. Veja algumas opções de faixas populares na aula de treinamento funcional em academia.

Mini band

A mini band possui 05 centímetros de largura 30 centímetros de comprimento. Para sua comodidade existem kits com mini bands de várias intensidades. Desse modo o mesmo kit pode ser usado por alunos iniciantes até pessoas que já praticam treino funcional há algum tempo.

Os níveis de intensidade da mini band são:

  • Ultra leve;
  • Leve;
  • Médio;
  • Forte;
  • Ultra forte.

A dica para um treino mais divertido é usar duas faixas ao mesmo tempo. Assim, a combinação de intensidades exigirá do corpo uma resposta nova a cada aula.

Super band

Como o próprio nome diz a super band pede um treino com mais força. O equipamento está presente nas academias que oferecem aulas de crossfite também pode ser inserido no circuito funcional.

Cada faixa possui 200 cm de comprimento e diferentes larguras de acordo com sua intensidade.

Feita em látex natural a super band é vendida em um kit com três faixas de cores distintas. Uma vez que cada cor representa sua intensidade é possível criar exercícios de nível médio, forte e extra forte durante o treinamento funcional.

Rolo miofascial

Também chamado no mundo fitness de foamroller o rolo miofascial começou a ser usado por atletas que usavam o rolo como uma massagem para recuperar partes do corpo após esforço.

O rolo miofascial trouxe tantos benefícios que, com o passar do tempo, foi sendo inserido nos estúdios funcionais como parte da rotina de exercícios.

A palavra miofascial é a junção de músculo (mio) e tecido (fáscia). Todavia o uso desse acessório é vital para melhorar a postura, evitar lesões e minimizar a tensão produzida logo após uma série.

Recentemente o uso do rolo miofascial começou a se associado a diminuição de dores musculares em praticantes de atividade física e queima de gordura.

Quem deseja emagrecer rápido consegue se beneficiar do acessório pois ele aumenta a circulação sanguínea e ajuda a criar massa magra. Tudo o que o organismo precisa para dar adeus à gordura localizada de vez.

Montei meu estúdio, e agora?

Agora que já possui o espaço, as licenças de funcionamento e os equipamentos chegou a hora de começar a trabalhar.

Tenha profissionais qualificados

Por certo ter colaboradores com experiência em treino funcional te deixa mais perto do sucesso. Escolha professores que já conheçam os equipamentos e tenham afinidade com esse tipo de aula.

Quando o treino funcional é mais uma opção do que fazer na academia não esqueça de treinar os colaboradores das demais áreas para que eles entendam os benefícios da aula de funcional e possam descrever o cenário com precisão a todos os interessados no treino.

Divulgue o que está acontecendo

Em tempos de mídias sociais o gestor fitness precisa conectar o negócio aos amantes de atividade física.

Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp todas as redes sociais estão com alunos em potencial procurando nesse instante o que o seu estúdio funcional possui.

Crie uma estratégia de marketing, compartilhe nas redes sociais partes da aula e mantenha a qualidade do atendimento para chegar ao topo e se manter lá por um bom tempo.

Veja também:

One Comment

TAREK EL KHATIB

Gostei muito das Dicas

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *