Quais são os equipamentos principais que uma academia deve ter?

Ao passo que as pessoas estão cada dia mais preocupadas em melhorar a saúde as academias estão se tornando um espaço frequentado por um público diverso e exigente.

Médicos apontam o investimento na atividade física como um dos caminhos para a longevidade. Aproveitando o fato de a população mundial estar envelhecendo negócios onde o foco é cuidar do corpo continuam crescendo e driblando a crise.

Quem é empresário no setor de academias entende muito bem que a qualidade dos equipamentos tem papel fundamental na permanência do aluno ou não no seu estabelecimento. Ignorar essa etapa do processo pode causar danos e prejuízos a longo prazo.

Se acaso pensa em entrar no setor ou já tem alguma experiência, mas sente que poderia ampliar seus lucros ter equipamentos novos é a solução.

Com a finalidade de te ajudar listamos os equipamentos principais que uma academia deve ter. Leia o artigo com atenção e fique sabendo tudo sobre o assunto agora mesmo!

Principais equipamentos de uma academia profissional

Em contraste com outros tipos de investimento adquirir produtos para treino profissional possui poucas variações.

Aulas de musculação, crossfit, localizada e funcional são pesquisadas a cada segundo na internet e nas redes sociais o que prova a afinidade das pessoas por essas modalidades de treinamento físico.

Abaixo listamos os 10 equipamentos garantidos para o sucesso de uma academia.

1. Halteres

Em primeiro lugar os halteres são um tipo de equipamento que se adapta a vários tipos de treino. No momento em que cada carga atende a uma necessidade é fundamental possuir um kit de alteres com pesos entre 1 a até 10 quilos.

Os halteres emborrachados são os mais populares para novas academias a sugestão ter uma estante para auxiliar na apresentação do ambiente.

De acordo com um estudo da Universidade do Alabama três horas de exercícios com halteres já são o suficiente para acelerar o metabolismo e promover queima calórica de até 650 calorias por dia.

2. Caneleiras

A caneleira ajuda a aumentar a carga do exercício e fazer o corpo gastar mais energia durante a execução da aula. Esse acessório faz parte do orçamento de academias de pequeno a grande porte.

As caneleiras geralmente são compradas em kits com pares diversos e pesos de 1 a 5kg.

3. Banco supino

O equipamento é essencial para quem deseja definir os músculos superiores. Nesse sentido o banco supino faz parte dos itens básicos para montar um centro de treinamento físico.

O educador físico pode personalizar séries que irão aumentar a resistência muscular e força algo muito procurado pelos alunos.

Seja na academia seja no condomínio o melhor é ter um tipo de banco capaz de oferecer vários exercícios.

  • Supino reto;
  • Supino inclinado;
  • Supino declinado.

Sob o mesmo ponto de vista os equipamentos mais atuais contam com torre para costas e flexão de pernas sendo perfeitos para quem necessita otimizar o espaço físico.

4. Step

Acessório indispensável para realizar as aulas que levam seu nome o step é um equipamento individual básico para a sua academia.

Além da aula tradicional o step também faz parte de treinamento funcional e auxilia na coordenação motora, resistência muscular sendo recomendado para trabalhar a capacidade cardiorrespiratória.

Aliás, em um programa completo de exercícios, o treinamento com step pode ser incluído na musculação e até mesmo na rotina do crossfit.

O esforço sobre os músculos acelera o metabolismo elevando o gasto de calorias durante e logo depois da atividade. Só para ilustrar uma aula de step do jeito certo pode eliminar até 600 calorias.

5. Colchonete

A cada atividade feita no solo o uso de colchonetes será necessário. Alongamentos, ginástica localizada e séries de abdominais são apenas alguns exemplos dentre as possibilidades de uso do equipamento de apoio para exercícios.

Seja como for, uma academia bem equipada precisa de colchonetes suficientes para cada aluno de uma aula mais extras caso tenha um visitante para aula experimental ou aconteça um imprevisto com os materiais e precisem ser trocados de uma hora para outra.

Como empresa o colchonete é um dos acessórios para academia personalizados mais interessantes para estampar sua marca. Frases de incentivo ou telefone de contato também podem aparecer nesse espaço em algumas academias.

6. Bolas

Verdade seja dita, as bolas sempre estiveram presentes em treinos e no apoio de sessões de fisioterapia para recuperação de atletas. Talvez esse tenha sido o motivo inicial para que os exercícios com bola saíssem dos estúdios e fossem incorporados às academias atualmente.

A fitball possui características que a tornam uma espécie de base. Desse modo os músculos são trabalhados para garantir:

  • Equilíbrio;
  • Concentração;
  • Resistência;
  • Força.

O tamanho da fitball é projetado de acordo com a altura do praticante. Em suma, quanto maior for a fitball mais alto é o aluno. Uma pessoa com mais de 1,80 m de altura deve se exercitar com fitball de 75 cm.

7. Prancha abdominal

Com toda a certeza os abdominais são um tipo de exercício esperado por qualquer pessoa quando pensa em frequentar uma academia.

Na lista de compras o empreendedor deve ter ao menos uma prancha abdominal. Fazer o treino em uma prancha abdominal profissional reduz o risco de lesões e dá resultados expressivos em pouco tempo.

O aparelho é regulável e o ajuste das inclinações podem aumentar ou diminuir a intensidade do exercício, fazendo da prancha abdominal uma experiência completa na queima de gordura na barriga.

Inegavelmente, o abdominal na prancha isoladamente queima muitas calorias. Em média o gasto energético é de 10 calorias por minuto.

8. Bicicleta ergométrica

Andar de bicicleta é um hábito cultivado desde a infância pelas famílias. Depois de adulto, sair pedalando por aí pode ser uma tarefa difícil nas grandes cidades onde os carros ocupam a maior parte do espaço.

Assim, a bicicleta ergométrica é um equipamento onde os alunos podem reviver a afetividade com o ciclismo em um ambiente monitorado e ainda cuidar da forma física ao mesmo tempo. Outro público que pode procurar uma aula com bicicleta ergométrica são pessoas em processo de recuperação de lesões ortopédicas, pois a bicicleta trabalha as articulações dos membros inferiores.

Estrela das aulas de spinning ter uma ou algumas unidades de bicicletas ergométricas é sinônimo de aulas dinâmicas e alunos motivados.

9. Esteira ergométrica

Sem dúvida você já viu filmes onde as pessoas estavam caminhando ou correndo na esteira ergométrica. Esse aparelho é popular tanto nos Estados Unidos como nas academias do Brasil.

Caminhar na esteira é um ótimo exercício para iniciantes e combina com todos os tipos de treino. Uma vez que a prática na esteira ergométrica tem início os benefícios vão além da melhora do humor e ajudam a ter qualidade de vida.

Entre os principais benefícios da esteira ergométrica podemos listar:

  • Controle da pressão arterial;
  • Diminuição do mau colesterol;
  • Aptidão cardiovascular;
  • Flexibilidade nas articulações;
  • Controle do peso corporal.

10. Mini jump profissional

O equipamento que dá nome a aula é uma cama elástica mini em que são realizados treinos ritmados com intensidade variável.

Os professores de educação física podem desenvolver treinos misturando sequências de caminhadas, saltos e trotes tendo o jump como base. O uso de músicas conhecidas anima os alunos e é comum praticantes de jump indicarem a atividade para parentes e amigos.

Surpreendentemente o mini jump é recomendado para várias atividades já que minimiza o impacto nas articulações de joelhos e tornozelos.

Quando for realizar a compra escolha jump com prazo de garantia maior. A qualidade por 2 anos é o ideal para conseguir lucros e ter a certeza da compra de um produto de qualidade.

Caso o número de turmas de jump for alto lembre-se de escolher um fornecedor que possua molas, capas protetoras, chifrinho e lonas para venda avulsa. Com isso se precisar de manutenção não haverá necessidade da compra de um novo equipamento.

Equipamentos de apoio essenciais em uma academia

Após pesquisar e selecionar os fornecedores para os aparelhos de ginástica o passo seguinte é pensar no material de apoio.

Sua academia precisa de itens para otimizar o atendimento ao cliente e garantir o bem-estar dos frequentadores durante as aulas. Na recepção computador, telefone fixo e celular, impressora e internet sem fio agilizam o contato com colaboradores internos e externos.

O cuidado com o ambiente comum de alunos e professores precisa estar climatizado, afinal ninguém gosta de se exercitar no calor.

Ainda na lista de apoio podemos incluir bebedouros, armários, televisão, sistema de sonorização e bicicletário como equipamentos importantes e que devem estar no estabelecimento desde a sai inauguração.

Como montar academia rápido

O tempo na montagem e manutenção do empreendimento pode fazer a diferença entre você e eventuais concorrentes. Períodos de grande procura por exercícios como as estações mais quentes costumam ser o ápice na captação de alunos.

Escolher uma empresa que possui diversas soluções em treinamento físico agiliza a vida do empresário e permite descontos especiais pelo volume de aparelhos comprados em grande quantidade.

Nosso passo a passo visa a agilidade na hora de decidir comprar equipamentos para academia. Use as dicas que aprendeu aqui para investir do jeito certo. Consequentemente aos ganhos serão escalonáveis e maiores do que os custos da operação. Sucesso!

Veja também:

2 Comments

Eudes Gomes da Silva Lucas

Excelente, post.
São dicas muito claras e me auxiliou demais.
Obrigada!

Rosy

Informações bastantes úteis, muito obrigada me ajudou bastante.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *