Exercícios físicos: perfeitos para o controle da ansiedade

Ansiedade é um sentimento comum na dose certa. Quando essa preocupação constante ultrapassa os limites do que a mente consegue compreender, o corpo dá sinais de esgotamento.

Os sintomas podem aparecer de forma sutil. Assim, muitas pessoas nem se dão conta que possuem ansiedade. Somente após algumas mudanças é que a pessoa começa a perceber que algo não está como deveria ser.

Do mesmo modo, uma vez ansioso, se sentir bem novamente pode ser um processo mais demorado do que o esperado. Por isso muitos pacientes buscam alternativas que vão além dos medicamentos.

A prática de exercícios físicos aparece como uma terapia para o tratamento da ansiedade. Enquanto está na academia a sua mente muda o foco. Você encontra um momento para esquecer os problemas e se cuidar.

Surpreendentemente, a melhora do quadro de ansiedade pode acontecer até mesmo com atividades fora da academia. Treinos com foco na respiração ajudam a desacelerar. Aliás, o treino mais leve pode agradar a pessoas de todas as idades.

No post de hoje te mostro como os treinos podem melhorar a sua qualidade de vida. A fim de controlar a ansiedade e ter uma vida saudável? Leia o texto até o final e descubra!

O que é ansiedade, afinal?

O estilo de vida atual nos obriga a prestar atenção em várias tarefas.De alguns anos para cá, a sensação de ansiedade se tornou cada vez mais presente em nossas vidas.Nesse contexto, é importante perceber o que é a ansiedade.

A ansiedade é uma doença psiquiátrica onde o estado de inquietação e agitação são acima do esperado. De acordo com os médicos, a ansiedade se transforma em transtorno quando a agitação dura por mais tempo do que se está acostumado.

Por exemplo, sentir um frio na barriga antes de uma entrevista de emprego é um sintoma esperado. Contudo, se, mesmo depois de chegar ao local da entrevista você não consegue se expressar como gostaria e sofre dias depois da proposta de emprego há um sinal de alerta.

Na visão da pessoa com o transtorno, a preocupação se caracteriza pelo pensamento de que algo ruim irá acontecer. Essa sensação impede que o paciente aja de forma racional e pode comprometer carreira e convívio familiar.

A permanência dessa agitação é o determinante para saber quando procurar ajuda especializada. Se acaso não consegue se acalmar há pelo menos 06 meses pode ser que os níveis de ansiedade estejam afetando sua saúde mental.

Quais os principais sintomas da ansiedade?

Cada pessoa reage ao quadro de ansiedade de uma forma diferente.Em primeiro lugar, os sintomas se caracterizam por um estado mental de alerta e preocupação

Porém, em pessoas com crises de ansiedade os sintomas aparecem na parte física também. É uma forma do cérebro dizer ao corpo que algo não está do jeito esperado.

Ao mesmo tempo que o pensamento de preocupação constante, a pessoa com ansiedade pode sentir:

  • Arritmia cardíaca;
  • Sudorese;
  • Dor no peito;
  • Vertigem;
  • Diarreia;
  • Sensação de desmaio;
  • Dor de cabeça;
  • Formigamento;
  • Boca seca;
  • Perturbações do sono;
  • Tremores nas pernas, mãos, pálpebras e outras partes do corpo;
  • Irritabilidade;
  • Suor excessivo;
  • Tensão muscular;
  • Náusea e vômitos.

Os sintomas podem aparecer ao mesmo tempo ou de forma aleatória. Vale a pena lembrar que, existem momentos de gatilho. Isso significa que determinadas situações podem gerar uma crise de ansiedade e aumentar os sintomas.

Por serem sintomas comuns a diversas enfermidades é comum passar um tempo pensando em outras doenças até conseguir o diagnóstico de ansiedade.

Como tratar a ansiedade?

A ansiedade possui tratamento. O que ocorre é que, como nem sempre as pessoas procuram apoio no início dos sintomas o tratamento da ansiedade passa a ser algo que demanda tempo e dedicação.

Sob o mesmo ponto de vista, uma vez iniciado o tratamento já é possível perceber melhoras e ter de volta a qualidade de vida para realizar as tarefas do seu dia a dia com tranquilidade.

O objetivo do tratamento para a ansiedade é fazer com que a pessoa compreenda o que causa as crises. Logo depois o foco passa a ser o controle do sentimento de ansiedade para que o convívio social não seja afetado como antes.

Para isso são utilizados métodos como terapia e tratamento com psiquiatra.O ideal é que a terapia e o acompanhamento médico andem de mãos dadas.

Por um lado, o psicólogo irá tratar o bem-estar do indivíduo e cuidar de suas emoções a fim de recuperar sua autoestima. Da mesma forma, o apoio do médico é importante para receitar medicamentos capazes de minimizar os sintomas físicos da ansiedade.

Atividade física ajuda a diminuir a ansiedade?

Surpreendentemente, se manter ativo é perfeito para o controle da ansiedade. Pode reparar, você está preocupado com um problema, sai, faz uma caminhada e, quando percebe as coisas parecem mais fáceis de resolver do que antes.

Por que isso acontece? Como a atividade física pode tratar a ansiedade? Eu te explico. Depois de algum tempo fazendo algum exercício físico o cérebro ativa comandos para trabalhar de forma diferente.

Assim como uma pessoa na durante o treino na academia sente os músculos ao fazer uma série de musculação, o lado mental do ser humano é recompensado a cada vez que fazemos algo que faz bem para o organismo.

Ansiedade e hormônios do bem-estar

Nesse ponto, a recompensa por se movimentar é a produção de hormônios da felicidade. Esses hormônios são a endorfina e a serotonina.

A endorfina é liberada pela glândula hipófise durante e após um treino. Seus efeitos são:

  • Alegria;
  • Melhora do humor;
  • Sensação de conforto;
  • Diminuição de dores.

Em segundo lugar, a serotonina é um neurotransmissor presente no sistema nervoso central. Sua produção está ligada ao triptofano, um aminoácido de função metabólica no organismo.Além da alimentação saudável, a prática de atividade física regular é um remédio natural para aumentar a produção de serotonina.

A conta é simples, quanto maior for a produção de serotonina e endorfina menor será o efeito negativo da ansiedade na sua vida. Por isso que a atividade física é indicada para pacientes ansiosos, mesmo que sejam pessoas sedentárias a vida toda.

Quais exercícios físicos posso fazer para tratar a ansiedade?

Teoricamente, qualquer atividade física é capaz de aliviar os sintomas da ansiedade. Contudo, alguns tipos de exercícios são cientificamente relacionados a melhora de transtornos mentais.

Surpreendentemente, atividades que trabalham a respiração trazem benefícios em quadros de ansiedade. Aprender técnicas de respiração é útil para manter a calma e aumentar a sensação de equilíbrio mental.

São atividades que podem ser feitas em casa ou na academia, tudo vai depender de onde você se sinta mais confiante para seguir sua rotina de treinos.

Em suma, tipos de treino que ajudam a relaxar dão um plus na vida das pessoas que estão fazendo tratamento de ansiedade.

Ao fazer a atividade com frequência, os níveis de cortisol começam a diminuir. Talvez você saiba, talvez não, mas o cortisol é um hormônio que, em níveis elevados, contribui para o aumento do estresse e seus sintomas físicos.

Yoga

A prática de Yoga alia exercícios a técnicas de respiração e meditação. A técnica passada durante gerações no oriente tem o objetivo de unir corpo, mente e espírito.

Em uma academia ou stúdio você faz uma sequência de alongamento com movimentos de torção através de posturas corporais desafiadoras.

Alongamento

Fazer alongamento é fundamental em pessoas ansiosas. Toda vez que você se sente nervoso é comum contrair os músculos do corpo.

Ao praticar alongamento você ensina ao corpo a relaxar essas musculaturas. De fato, a diminuição da tensão ajuda a sair do quadro inicial de ansiedade pois provoca o aumento da circulação sanguínea.

Treinamento funcional

A prática de treinamento funcional aumenta a energia e disposição. Essa renovação é importante em pessoas que se sentem desanimadas por causa da ansiedade.

No mais, uma série de treino funcional possui outros pontos positivos como melhora da postura corporal, fortalecimento muscular e queima de gordura.

Posso combinar o tratamento da ansiedade com treinos em casa?

Uma alternativa prática e ter uma hora do dia para praticar exercícios que irão melhorar seu humor. Você pode treinar em casa, no horário em que for mais conveniente de acordo com suas tarefas do dia.

Quem já frequenta academia regularmente pode completar sua série. Nos dias de pausa, outra alternativa é experimentar uma atividade física que goste e te ajude a criar uma rotina de autocuidado.

Quais equipamentos posso ter para treinar em casa?

Os equipamentos para academia profissional podem ser comprados online. É possível combinar acessórios de yoga, pilates e treinamento funcional.

Essas modalidades possuem movimentos em comum, bem como o uso de alguns aparelhos para potencializar os resultados:

  • Colchonete ortopédico;
  • Fit ball;
  • Corda naval;
  • Kettlebell;
  • Prancha de equilíbrio;
  • Kit halter emborrachado;
  • Kit para yoga;
  • Roda abdominal;
  • Sand bag;
  • Mini jump

Um diagnóstico de ansiedade é um momento de mudança. Aproveite as dicas que leu e dê início a prática de exercícios físicos para o controle da ansiedade. Além de melhorar sua mente, a prática de exercícios irá te trazer saúde e um corpo em harmonia. Cuide-se.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *