Como treinar menos pode trazer mais resultados?

Treinar menos ou aumentar a quantidade de atividade física diária? Afinal. qual caminho é capaz de dar mais resultados? Com toda a certeza, quem está pensando em hipertrofia já deve ter se perguntado isso em algum momento.

Sim, você não é a única pessoa que tem dúvidas sobre a quantidade de treinos. Profissionais da educação física também passam horas estudando a melhor forma de tonificar o corpo humano.

De fato, nem tudo é o que parece ser. Você se sente bem malhando e cuidando do físico. Então, logo pensa em transformar a academia em uma extensão da sua casa.

Contudo, ao invés de ter o mesmo resultado do início se sente cansado e sem disposição. Até que atividades simples se tornam difíceis de executar.

Um exemplo bastante frequente são os atletas profissionais. A rotina intensa de treinos para alta performance ocasiona lesões e dores crônicas.

Para evitar que isso aconteça especialistas recomendam reduzir a intensidade do treino. Essa redução é estratégica. A pausa funciona para dar tempo ao corpo de se recuperar e continuar progredindo.

Mas, como trazer essa experiência para o treino comum? Posso treinar em casa e conseguir bons resultados? Leia o texto até o final e descubra.

O que acontece se eu treinar todos os dias?

Às vezes, treinar diariamente pode ocasionar lesões e mal-estar. Contudo, poucas pessoas terão benefícios com um treino de segunda a segunda.

Em primeiro lugar, o tipo de resultado que procura é o ponto de partida para definir a sua frequência de treinamento.

Só para ilustrar, os principais objetivos de treino na academia são:

  • Preparo físico para corrida;
  • Aumento da força muscular;
  • Hipertrofia;
  • Perda de peso;
  • Sair do sedentarismo;
  • Prevenir doenças crônicas.

O treino em dias alternados é o mais eficaz para promover a saúde. Em pessoas com acompanhamento de personal trainer e acostumadas a atividade física regular o treino pode acontecer até cinco vezes na semana.

Não se engane. Até quem está em processo de redução de peso raramente treina diariamente. O emagrecimento só acontece com a combinação de alimentação e atividade física. Portanto, as refeições e o descanso são a chave para chegar no peso ideal.

O treino acontece mais dias na semana, porém, os grupos musculares não são os mesmos. Na prática, ao invés de treinar abdominal todos os dias você faz membros superiores em um dia e inferiores no dia seguinte.

Outra alternativa para quem deseja treinar sempre é fazer treinos de intensidade diferente durante a semana.

Qual o tempo de descanso para ter um treino de qualidade?

Descansar faz toda a diferença na vida do atleta. Talvez você saiba, talvez não, porém a construção dos músculos acontece durante o período em repouso.

Outra característica dos momentos em que não há atividade física é a regeneração das fibras musculares. Verdade seja dita, quem adora treinar está querendo olhar no espelho e ver músculos definidos.

Por isso, é importante entender que nosso corpo não consegue resultados na mesma hora que o treino acaba.Existe todo um ciclo no trabalho do organismo de quem está praticando exercício físico.

Só para exemplificar, os estágios da atividade física são: estresse, repouso e adaptação.

Sabe aquela dor muscular logo depois do treino? Esse é o sinal de que o músculo foi trabalhado. Seja como for, o descanso faz a dor diminuir de pouco a pouco.Dias depois você se sente motivado e, com o tempo, o contorno muscular começa a aparecer.

Cada treino possui um tempo de repouso diferente. Contudo, em até 48 horas os músculos já estão em processo de regeneração.

Se acaso estava totalmente sem treinar e fez um treino com carga maior do que a habitual esse prazo pode se estender a 72 horas. Na dúvida, pare o treino se a dor for mais forte do que o normal quando voltar a treinar.

Qual a duração de treino para trazer mais resultados?

Sensação nas franquias de academias os treinos curtos vieram para ficar. O corpo reage a treinos curtos e a prática combina perfeitamente com o estilo de vida atual.

Afinal você trabalha, estuda, tem seus momentos de lazer e ainda precisa dormir bem para dar conta de todas as tarefas. E sabe que deve treinar para manter a saúde.

Todavia, passar mais de uma hora na academia é algo complicado na agenda da maioria dos alunos. Pesando nisso, os treinos foram sendo otimizados.

Atualmentea séries acontecem de modo que uma intensidade maior de atividade física acontece no menor tempo possível.

Tudo funciona usando a concentração do hormônio somatotrofina como referência. Apesar do nome complicado, somatotrofina é o hormônio do crescimento. Ele estimula o fortalecimento de ossos, tecidos e cartilagens.

Após 45 minutos de exercícios a concentração do hormônio do crescimento atinge o seu auge. Esse é o momento ideal para finalizar seu treino.

Em caso de atividades esportivas, após os 45 minutos o ideal é que seja feito um intervalo. É algo bastante similar ao que acontece em uma partida de futebol, por exemplo.

Como aliar treinos em casa e na academia fazendo intervalos?

A pandemia fez muitas pessoas se animarem a treinar em casa. Agora, com a volta à normalidade é comum pensar em como aliar essas duas realidades.

Qual a melhor forma de intercalar treino em casa e treino em academia? Antes de mais nada, na academia é possível ter supervisão do seu personal trainer. De fato, na academia os treinos de maior intensidade são o ideal. Ali, você aprende os limites do seu corpo e pode tirar dúvidas sobre postura durante a série.

Faça treino em casa nos dias em que não for na academia. Um sábado a tarde ou domingo quando a academia ou naqueles dias em que a rotina do trabalho não te permitir sair a tempo para treinar.

Use o equipamento em casa para manter o ritmo. Contudo pegue leve na intensidade da série para evitar desgastes.

Vale a pena ter equipamentos para academia em casa?

Para começar a treinar em casa ter equipamentos de academia não é uma obrigação. Sem dúvida nenhuma existem diversos vídeos de treino online com alternativas caseiras para treinar.

Para começar o mais importante é dar o primeiro passo. Não se prenda a detalhes como a compra de todos os acessórios que usa na hora de malhar.

Cabo de vassoura, garrafas de água, sacos de arroz ou feijão, até mesmo uma cadeira da sua sala de estar pode ser usada como um aparelho de ginástica improvisado. E, quando executado do jeito certo, o treino com essas adaptações traz resultados.

Mesmo assim, os equipamentos oferecem um benefício extra. Se acaso você ficar semanas sem ir para a academia seu treino será feito com a mesma qualidade. Os aparelhos foram desenvolvidos para suportar impacto. Dessa maneira ter acessórios e aparelhos na hora do treino aumentam sua segurança.

Está fazendo sentido treinar em casa? O aparelho será usado por outras pessoas além de você? É possível treinar na sua residência mais vezes do que na academia? Ao responder essas perguntas de forma sincera você entenderá se a compra será um gasto ou um investimento na sua saúde.

Quais os melhores equipamentos para ter em casa?

Viu os prós e contras e percebeu que a compra é o melhor caminho? Primeiramente, tenha equipamentos em casa que combinem com o seu estilo.

Quem nunca treinou musculação terá dificuldade comprando anilhas e barras. Ao comprar algo que não está acostumado a tendência é que a falta de habilidade com o aparelho tire sua vontade de continuar treinando.

A dica de ouro é escolher acessórios que sejam fáceis para usar. O treino em casa precisa ser divertido. Ao encontrar algo que tire o estresse do seu dia a dia se exercitar será a melhor coisa para fazer quando estiver em casa.

Acessórios de ginástica, musculação, musculação e crossfit são os melhores para ter seu espaço para treinar dentro de casa. São aparelhos que podem ser usados em um quarto ou no quintal.

Em segundo lugar, pense em aparelhos que podem ser usados em mais de uma atividade. Versatilidade é fundamental para fazer uma compra inteligente.

Algumas sugestões de equipamentos para treino são:

Onde comprar equipamentos para ter mais resultados?

Lojas que vendem acessórios para academia são o melhor lugar para procurar. Mesmo quem não mora nas grandes cidades pode usar a internet para realizar sua compra de equipamentos para treino. Apesar de vender para redes de academias, uma loja inovadora irá dispor dos aparelhos para alunos também.

Os aparelhos profissionais possuem maior garantia e são confeccionados com material resistente para atender a diversos tipos de treino. Seja iniciante ou aficionado por esportes os acessórios vão tornar sua experiência um upgrade na sua qualidade de vida.

Devagar e sempre. Esse é o lema de quem deseja ter qualidade de vida e fazer atividade física. Seja disciplinado e paciente. Mantenha o foco no seu treino em casa e use a academia como suporte para chegar no seu objetivo. Assim, treinar menos trará um resultado melhor para você!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *