Como está o mercado fitness hoje no pós-pandemia? E quais foram as principais mudanças nos alunos?

O pós-pandemia modificou o mercado fitness. Em todos os lugares do país, os gestores de academias sentiram mudanças com o público.

Depois da reabertura as pessoas que passaram a treinar tinham objetivos diferentes. Afinal, o cenário de restrições em 2020 e parte de 2021 afetaram a saúde de cada um.

Por isso, quem está procurando recuperar o tempo perdido precisa prestar atenção. Estudar as mudanças no mercado fará toda a diferença na hora de planejar o posicionamento da sua academia.

Para te ajudar, no texto te mostro uma visão do estado do mercado fitness no pós-pandemia. Entenda quem é o aluno que vai frequentar sua academia e o que fazer para reter esse novo perfil de apaixonados por atividade física.

Leia até o final e descubra!

Pós pandemia: mercado fitness hoje

De acordo com o IBGE, o número de brasileiros acima do peso está aumentado ano após ano. Em 2019, a quantidade de obesos no Brasil já era estimada em 41 milhões de pessoas.

Se, em um mundo com atividades regulares presencialmenteo dia a dia com várias atividades deixava as pessoas sedentárias, o tempo em casa aumentou o risco de desenvolver doenças relacionadas à falta de práticas esportivas.

Com novas oportunidades de trabalho aparecendo e a recuperação da economia em virtude do fim das restrições ao comércio é fato que as academias têm tudo para crescer.

Segundo levantamento da Acad -Associação Brasileira de Academias, existem 480 mil profissionais de Educação Física habilitados no país. Portanto, os centros de educação física que quiserem investir no mercado fitness podem recuperar os prejuízos dos anos anteriores. Todavia, é necessário entender quem é o aluno que está procurando atividade física hoje.

Quem são os principais alunos das academias hoje?

Pode reparar, em um dia passam diversos tipos de pessoas na sua academia. Cada aluno possui uma história de vida que se modificou durante a pandemia.

Saber diferenciar o que seu aluno precisa é a chave para aumentar a qualidade no atendimento.

Veja agora os tipos de alunos que estão no mercado fitness no pós pandemia.

Pessoas que trancaram a matrícula e estão retornando

Em primeiro lugar, esse aluno já conhece a academia. São praticantes de atividade física regular que preferiram manter o isolamento um pouco mais antes de voltar às aulas presencialmente.

Quem mora com pessoas consideradas do grupo de risco no início da pandemia redobrou os cuidados no dia a dia. Assim, ir treinar na academia acabou se tornando uma atividade para depois da vacinação.

Agora, com a imunização já é possível voltar à vida normal, respeitando as normas de segurança e distanciamento de cada localidade.

Nesse grupo ainda existe um segundo tipo de aluno. Os trabalhadores informais que tiveram que cortar gastos até conseguirem recuperar sua renda familiar.

Tal como as academias de ginástica, vários outros comércios e profissionais autônomos ficaram impedidos de trabalhar durante a pandemia. Por isso, o trancamento foi a maneira de não entrar em débito e poder voltar assim que as coisas se normalizassem.

Seja qual for o motivo do trancamento, o objetivo do aluno ao retornar aos treinos é o mesmo: recuperar o tempo perdido.

Esse aluno percebeu que a falta de treino pode comprometer o condicionamento físico. Alguns até tentaram treinar por conta própria em casa, contudo, sentem um resultado mais eficiente quando estão na academia.

Como reter a matrículado aluno que voltou a treinar?

Encontrar um jeito de manter o aluno que está retornando é a preocupação de todo gestor do mercado fitness no pós pandemia.

Com toda a certeza, é bem mais econômico continuar com o aluno que já está frequentando as aulas do que captar novas pessoas para manter as turmas.

Primeiramente, olhe para dentro. Como está a conservação dos equipamentos de ginástica? O aluno que retorna deseja encontrar a academia igual ou melhor do que era antes da pandemia.

Aproveite o boom das matrículas no pós pandemia para investir em aparelhos melhores. Pintura e manutenção das instalações também devem ser realizadas periodicamente.

Em segundo lugar, faça uma pesquisa de opinião para descobrir o que o aluno mais gosta de fazer na academia. Essa enquete pode ser feita nas redes sociais da empresa ou ser enviada através de mensagem pelo WhatsApp ou Telegram.

Aproveite a oportunidade e questione que tipos de treinos o aluno teria interesse em fazer. Com o mercado sempre em movimento podem surgir boas dicas para um novo programa de treino no futuro.

Alunos que pensam em sair do sedentarismo

Desde 2020 a Organização Mundial da Saúde mudou as diretrizes quanto a quantidade mínima de atividade que um adulto deve fazer.

A cada semana a OMS orienta que sejam destinados de 150 a 300 minutos de atividade física moderada. Quem prefere um exercício intenso deve mudar o tempo de treino. A atividade física semanal no período de 75 a 150 minutos quando feita de modo intenso já é suficiente para sair do sedentarismo.

Vale a pena lembrar que, toda pessoa deve fazer algum tipo de atividade física seja caminhar, correr, subir ou descer escadas ou até mesmo pular corda. A única recomendação é que o médico seja consultado para checar se não há alguma restrição de treino para evitar complicações ou lesões no futuro.

Sob o mesmo ponto de vista, aquele que não consegue se manter em movimento precisa treinar o quanto antes.

Esse grupo de alunos inclui pessoas que trabalham em atividades onde passam muito tempo sentadas, como tarefas de escritório. Quem também usa transporte público ou se locomove sempre com o próprio carro no dia a dia pode se tornar sedentário pela falta de caminhadas ao longo da semana.

Como manter o aluno que começou a treinar para sairdo sedentarismo?

O aluno que está saindo do sedentarismo possui como objetivo treinar e melhorar a qualidade de vida. Com o treino regular é possível obter condicionamento físico e se sentir com disposição para realizar as tarefas diárias.

Aqui, oriente sua equipe a ir com calma. Por mais que seu aluno esteja motivado é necessário passar exercícios compatíveis com seu condicionamento físico.

Uma lesão inesperada ou até mesmo a frustração por não conseguir acompanhar o ritmo do treino pode ser o primeiro passo para uma desistência.

Peça a seus colaboradores que dediquem uma atenção especial a esse aluno. Como iniciante, é normal ter dúvidas e, quando se sentir acolhido na academia o aluno terá confiança para continuar frequentando a academia.

Pessoas em processo de recuperação da covid

Parte dos pacientes com covid passam por um período de diminuição da capacidade respiratória. Outra sequela comum é a perda da força muscular em razão do tempo em repouso durante a doença.

Depois de superar a doença os médicos recomendam que os pacientes façam exercícios para melhorar o sistema respiratório e ganhar massa muscular.

Agora com o pós pandemia parte dos alunos são pessoas que se recuperaram da covid e estão encontrando nos treinos uma forma de reabilitação para ter uma vida melhor.

Há ainda pessoas que tiveram a forma menos grave do coronavírus, porém, querem praticar atividade física regular como uma forma de ter saúde física e mental.

Como manter o aluno após a conclusão dos treinos para recuperação da covid?

Ao perceber que o plano de treino focado na recuperação da covid está dando resultado o aluno vai se sentir encorajado a continuar fazendo aulas na sua academia.

Você pode facilitar essa retenção de matrícula ao oferecer outras opções de aulas.

Converse com seu aluno etente incluir um treino para uma nova meta.Afinal, agora que ele está recuperado e pode aproveitar melhor o que a academia pode oferecer.

Todavia, como se trata de uma pessoa saindo de um tratamento médico, uma sugestão inteligente é o treino com personal trainer.

Dessa maneira, o aluno pode ter mais atenção do professor, já que o treino será montado de forma individual.

Outros objetivos que estão levando à prática de atividade física na academia

Diminuir o estresse

Talvez você saiba, talvez não, mas a prática esportiva aumenta a produção dos hormônios da felicidade. Essas substâncias causam a sensação de bem-estar o que minimiza as chances de ter crises de estresse e quadros de depressão e ansiedade.

Viver bem durante a melhor idade

A expectativa de vida maior para homens e mulheres gerou novas metas. Quem está perto dos 60 anos procura se manter ativo.

O treino para a melhor idade pode ser similar ao de um adulto, a única limitação é quando o aluno possui alguma restrição indicada pelo médico.

Ter um momento especial com o parceiro

Os casais descobriram durante o tempo de isolamento social que treinar juntos é mais um momento de cuidado a dois.

Ir à academia com o companheiro é uma opção para aumentar a convivência sem descuidar da saúde.

O casal pode treinar com um personal ou até mesmo entrar em alguma aula coletiva ou musculação.

O mercado fitness hoje está se adaptando ao pós pandemia. Use a informação que leu aqui para melhorar seu negócio e conquistar seus alunos.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *