Optantes por Personal Trainer na quarentena não voltarão para as academias. Descubra por que.

Durante o primeiro trimestre de 2020 empresários, professores e colaboradores foram surpreendidos com as restrições da atividade como medida de contenção ao contágio da covid19.

Mesmo tomando todos os cuidados o fechamento teve que acontecer na maior parte do país. Após um período de inatividade as lives com treinos nas redes sociais ganharam força.

Professores influenciadores, blogueiras e celebridades compartilhavam sua forma de cuidar do corpo com dicas do que fazer para não perder o ritmo mesmo estando em casa.

Dessa forma alunos e professores migraram para o treino remoto. Em primeiro lugar, nessa modalidade o personal dá orientações online sobre a série de exercícios e o aluno faz tudo da própria casa.

Mas, depois de alguns meses de pandemia as cidades estão de volta à sua rotina normal. Todavia, as turmas nem sempre estão com as mesmas pessoas de antes do isolamento social.

O que está ocorrendo? Os alunos desistiram de frequentar a academia tradicional? Essa nova realidade é algo positivo ou preocupante para quem é personal trainer?

Leia o texto até o final e entenda o momento do mercado fitness.

Por que as academias estão com demanda após a quarentena?

Logo nos primeiros meses de quarentena o personal trainer teve que se reinventar. Aliás os profissionais do ramo fitness estavam acostumados a rotina das franquias de academias.

Vale a pena lembrar que estar em forma é o sonho da maioria das pessoas. Seja enquanto jovem seja na melhor idade ter uma rotina de treinos pode:

  • Te manter no peso ideal;
  • Auxiliar no tratamento de doenças crônicas;
  • Reduzir sintomas de transtornos de ansiedade e depressão;
  • Acabar com o sedentarismo.

Claro, isso eu já sei, você deve estar pensando agora. Sim, personal, você conhece muito bem todos os pontos positivos que a atividade física pode trazer.

Mas, o que eu quero te mostrar é que muitas pessoas não faziam ideia de que malhar na academia poderia ser algo tão transformador.

Sob o mesmo ponto de vista, o sentido de urgência foi ativado durante a pandemia. Quem tinha planos de se matricular em uma academia, mas não havia feito isso ainda percebeu que isso era algo fundamental e colocou o treino como prioridade após a quarentena.

Por isso, quem fez um planejamento e divulgou seu negócio ao invés de ter dívidas pode até se planejar para expandir mesmo com cenário econômico adverso em algumas cidades.

O treino em casa continua mesmo com a reabertura do comércio?

Se acaso pensa que treinar sozinho em casa era algo que duraria apenas nos meses de isolamento um modismo, não se engane. Mudar faz parte da natureza humana.

Antes de mais nada o Brasil é um país promissor para negócios relacionados ao cuidado com o corpo.

Desde a última década a vida caótica das grandes cidades está obrigando as pessoas a otimizarem o tempo cada vez mais.

Em centros urbanos como São Paulo ou Rio de Janeiro sair do trabalho e ir para a academia fazer o treino pode significar horas no trânsito.

Além disso, os que amam treinar no início da manhã antes de fazer seus compromissos podem acordar mais tarde, fazer o café da manhã e fazer sua série orientada pelo personal sem culpa de chegar atrasado.

No final do dia o aluno prefere chegar mais cedo em casa, usar aquele tempo evitado com o deslocamento para treinar remotamente e ainda fazer algum hobby.

Ao passo que retornar ao trabalho é quase que obrigatório nas profissões essenciais treinar fora de casa se transformou em uma escolha. De fato, quem se adaptou a novidade durante o início do ano vai seguir treinando online mesmo com o fim da pandemia.

Motivos que levaram seu aluno a treinar em casa

Talvez você saiba, talvez não, mas fazer exercícios com acompanhamento online de um personal trainer habilitado é uma tendência que foi construída antes mesmo da pandemia surgir.

Grandes franquias de academias já haviam percebido essa alteração. Afinal, quem quer se destacar em um mercado competitivo precisa estudar seus concorrentes.

O uso de aplicativos para treino, por exemplo, são uma forma de oferecer ao praticante de exercícios um apoio na palma da mão. A nova geração usa dispositivos como relógios inteligentes e smartphones desde a escola.

Desse modo é comum o aluno pesquisar online sobre uma modalidade de treino por meses antes de entrar em contato com a academia do seu bairro.

Tal confiança nos meios digitais é tão grande que, se seus amigos ou alguém que ele admira teve resultados treinando em casa a primeira opção será testar esse tipo de treinamento também.

Aliando as medidas de segurança e o uso de novas tecnologias é possível treinar em casa com qualidade. Abaixo estão algumas razões que motivam o aluno a continuar treinando em casa.

É mais seguro para pessoas em grupo de risco

No momento em que pacientes em tratamento de doenças crônicas estão naturalmente mais vulneráveis a outras enfermidades frequentar um centro de treinamento físico todos os dias se torna algo inviável.

Por isso é comum pessoas que estão malhando para se recuperar de problemas de saúde a escolha por atividades orientadas para espaços menores como estúdios de pilates ou treinamento funcional.

Inclusive os próprios médicos recomendam um trabalho diferenciado com personal trainer para que a atividade física seja na medida para trazer benefícios sem causar lesões posteriores.

Se bem que a mudança pode acontecido para preservar um membro da família. É o caso de pessoas sem comorbidades, mas que convivem com idosos e crianças.

O aluno escolhe seu melhor horário

Sem dúvida a flexibilidade de horário encanta o aluno com a vida cheia de compromissos. 

A praticidade de poder fazer o download do treino e praticar os exercícios na hora que for possível atrai quem provavelmente acaba desistindo de malhar em uma academia pois não consegue frequentar o espaço diariamente.

A facilidade para treinar em curtos períodos ao longo da semana se ajusta a qualquer profissional em busca de uma solução para manter a saúde em dia.

É possível malhar em qualquer lugar

Algumas profissões exigem que a cada dia se esteja em uma cidade diferente. Uma vez que o treino em casa pode ser adaptado para ser feito em uma pousada, casa de praia ou quarto de hotel o treino remoto é a forma mais eficiente para esse público.

Nos meses de isolamento proprietários de casas de campo ou veraneio migraram para suas propriedades. Fazer matrícula em outra academia apenas para esse momento não faz sentido. Desse modo o treino a distância é o ideal nessas ocasiões.

Toda a família pode treinar junto

Mães e responsáveis com crianças e adolescentes em casa podem fazer do treino online uma forma de reunir a família.

Treinos divertidos como ritmos e até mesmo a aula de jump encantam grupos e são facilmente adaptados ao modelo de personal trainer remoto.

O que é melhor para o personal trainer, alunos na academia ou remotamente?

Com toda a certeza a melhor opção é a que pode te proporcionar o salário mais alto, concorda?

O Brasil possui diversas realidades. Em algumas cidades os hospitais de campanha receberam muitos doentes. O alto índice de infectados amedronta a comunidade e é comum que tenham receio e pensem em esperar um pouco mais para treinar presencialmente.

Por outro lado, se é um personal trainer de uma cidade onde os casos de covid19 foram abaixo do esperado seus alunos já devem estar ansiosos pelo retorno aos treinos na academia.

Na dúvida, consulte seus alunos. Se o treino for presencial é possível alterar o lugar do treino para uma praça ou parque? Seu aluno está disposto a pagar um pouco mais para que você possa treiná-lo indo até a casa dele?

Se a resposta for sim. Mantenha o foco e continue do jeito que veio trabalhando até aqui.

Pelo contrário se durante a pandemia teve cancelamentos, alunos infectados e as pessoas próximas a você preferem sair apenas para o essencial é provável que ser um personal trainer remoto seja a melhor forma de crescer na sua profissão.

Como alavancar a carreira de personal trainer agora?

Na academia o valor alto dos treinos acaba limitando a quantidade de alunos que um mesmo profissional consegue administrar para ter resultados de excelência.

Já ao sugerir o acompanhamento remoto você pode gravar aulas para alunos com os mesmos objetivos:

  • Perder peso rápido;
  • Conquistar uma barriga chapada;
  • Definir glúteos;
  • Se livrar de dores na lombar;
  • Dar adeus à flacidez de braços e pernas etc.

Não apenas esses objetivos como também outros diversos podem se transformar em desafios para treino online.

Ao realizar a primeira entrevista questione o aluno qual a sua meta ao contratar um personal trainer. Consequentemente é possível conhecer o seu público e ir criando pacotes de assessoria para treinos específicos planejados no trabalho de curto, médio e longo prazo.

Ser personal trainer é estabelecer uma relação de confiança com seus alunos. Como viu aqui nem a quarentena distanciou os praticantes de atividade física de sua paixão. Perceba as oportunidades de retenção de alunos criadas pela quarentena e aumente sua renda o quanto antes.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *