10 cuidados para treinar na academia do prédio com segurança e eficiência

Treinar na academia do prédio é algo cada vez mais comum. Você pode fazer seus horários, não precisa se preocupar com trânsito e ainda tem a companhia dos vizinhos.

Por isso o número de pessoas que deixaram de treinar em franquias de centros de condicionamento físico para aproveitar o que tem em casa só aumenta.

No entanto, ainda tem gente que não entende como aproveitar a academia do prédio da melhor forma.

Posso ir todos os dias? É igual a treinar em casa? Que tipo de exercício é mais indicado para começar a treinar?

Se essas perguntas já passaram pela sua cabeça esse texto pode te ajudar. Trouxe 10 cuidados para treinar na academia do prédio. Leia até o final e descubra como ter segurança e eficiência no seu plano de treino.

10 cuidados para treinar na academia do prédio com segurança e eficiência

Malhar na academia do prédio é bem diferente de treinar em casa. Você deve ter disciplina e respeitar os intervalos entre um grupo de músculos e outro.

Para te ensinar o jeito certo de treinar na academia do condomínio veja esses 10 cuidados para conseguir eficiência e segurança ao fazer atividade física.

1. Faça seus exames de rotina com o médico

Em primeiro lugar, para começar uma rotina de treinos na academia do seu prédio com segurança é preciso olhar para a saúde.

Em estudo recente, o Journalof Affective Disorders, uma publicação científica da University College London associou a capacidade respiratória a mais benefícios na saúde de quem treina. De acordo com a pesquisa, além de qualidade de vida, quem treina pode amenizar crises de depressão e ansiedade.

A prática de atividade física faz bem para todas as pessoas. No entanto, o treino deve ser adaptado à realidade de cada um.

Nesse momento fazer os principais exames de rotina é uma ação que ajuda a definir por onde começar. Informe ao seu médico seu interesse em treinar na academia do prédio.

Talvez você saiba, talvez não, mas os principais exames solicitados para começar o treino na academia são:

  • Hemograma completo;
  • Eletrocardiograma;
  • Glicemia de jejum;
  • Creatinina;
  • Ureia;
  • Lipidograma completo;
  • Ácido úrico;
  • Exame de urina;
  • Exame de fezes;
  • Hepatograma.

Se acaso você tem 60 anos ou mais o médico indicará exames adicionais como cintilografia, ecocardiograma de estresse e teste de esforço.

Após os resultados dos exames o médico pode indicar o tipo de atividade e intensidade que irão te deixar em forma.

2. Procure ajuda de um educador físico

Após o aval médico, o apoio de um profissional de educação física é fundamental para treinar com eficiência.

Quando o seu condomínio possui um professor de educação física para orientar os moradores aproveite esse apoio para tirar dúvidas e programar sua série com ajuda profissional.

Em locais onde somente os equipamentos são disponibilizados procure um personal trainer para montar um plano de treino e estabelecer uma meta para a sua atividade física no condomínio.

Quem malha em um centro de treinamento físico pode adaptar a série que faz à rotina de treinos na academia do prédio. Todavia, respeite o tempo de pausa entre um grupo muscular e outro para evitar lesões.

3. Treine com um vizinho

O lado bom de treinar no condomínio é que você pode ter companhia. Você pode treinar com as pessoas que moram com você e aproveitar o tempo juntos para entrarem em forma. De fato, quem treina em grupo geralmente se sente motivado e faz novas amizades.

Se no horário do treino só você está em casa, fale com seus vizinhos e procure treinar com quem você já conhece. Assim, no dia em que um estiver com preguiça o outro pode ajudar a manter o foco no treino.

4. Se mantenha hidratado ao praticar exercício

Quem é atleta sabe, a hidratação precisa ser mantida durante qualquer atividade física. Para ter o hábito de se manter hidratado ande com uma garrafinha de água sempre que for treinar na academia do prédio.

Duas entidades internacionais fizeram recomendações sobre a melhor forma de se hidratar para fazer exercício físico: American Collegeof Sports Medicine – ACSM e a National Athletic Trainer’s Association – NATA.

As duas entidades, em estudos distintos, afirmam que a hidratação deve começar cerca de 2 a 3 horas antes da hora do seu treino. O melhor líquido para quem treina é, sem dúvidas, a água mineral. A ingestão de 500 ml é o suficiente antes de treinar.

Vinte minutos antes do treino a NATA recomenta a ingestão de 200 ml de água. Só para ilustrar, isso equivale a um copo aproximadamente.

Durante a prática de exercício a ingestão de água deve ser feita com a intenção de repor o que foi perdido atravésdo suor e da urina.

Vale a pena lembrar que, bebidas com eletrólitos e carboidratos só devem ser ingeridas após aulas com mais de uma hora de duração ou com alta intensidade.

5. Use roupas leves e confortáveis

A roupa para treinar deve ser adequada para a prática esportiva que decidiu fazer na academia do prédio. Escolha peças com tecido confortável e que permita a transpiração natural da prática de exercícios.

Preste atenção no tamanho da roupa que vai usar. A peça não deve estar apertada, isso pode causar desconforto e prejudicar a amplitude de movimentos.

Aliás, escolha algo que faça você se sentir bem e treinar sem se preocupar com a roupa que está vestindo.

Para completar, use tênis de acordo com a intensidade do seu treino ou sapatos de acordo com a recomendação de seu educador físico.

6. Malhe no seu ritmo

Na academia do condomínio é provável que encontre pessoas com objetivos diferentes do seu: perder peso, ganhar músculos, ter condicionamento físico, prevenir lesões entre outros.

Por isso, não tente copiar o treino de ninguém. Se acaso é sua primeira vez na academia é normal ir mais devagar. Nem pense em fazer o mesmo que aquele amigo que corre na esteira todo dia se você ainda não fez uma preparação para corrida.

Dê um período de adaptação ao seu corpo. Comece a série com poucas repetições e sem cargas. Com o passar do tempo vá aumentando a intensidade até conseguir fazer um treino completo.

7. Inclua exercícios de alongamento e força

Entre um aparelho e outro use o tempo de espera para otimizar seu treino fazendo uma série de agachamento ou abdominal.

O treino combinado com elementos de força e alongamento traz mais resultados e deixa o seu plano de treino semelhante ao que faria com um personal trainer caso esteja treinando sozinho.

O alongamento também é uma ferramenta para trabalhar os músculos com segurança. Faça alongamento para os músculos que irá trabalhar e, dê atenção ao pós treino para relaxar a musculatura após a série.

8. Termine o treino três horas antes de ir dormir

Mesmo que a academia esteja a poucos passos da sua casa o horário do treino deve ser respeitado. O treino precisa terminar três horas antes da hora que está acostumado a dormir.

Essa recomendação acontece uma vez que a temperatura corporal demora um tempo para voltar ao normal após a prática de exercícios. Do mesmo modo, a frequência cardíaca também sobe e vai voltando ao ritmo habitual horas após o treino.

Assim, esse intervalo entre o final da aula e o sono é importante para a saúde. Você malha, descansa e tem uma noite de sono para repor as energias para o próximo treino.

9. Use acessórios para turbinar seu treino

Os acessórios para academia podem ser usados para treinar e modificar a intensidade da sua série.

Ter seus próprios equipamentos de ginástica profissional é mais fácil do que parece. Através da internet é possível comprar o que precisa e receber sem ter que sair de casa.

Alguns acessórios que podem ser incluídos na sua rotina de treino na academia do prédio são:

Os equipamentos podem fazer parte do seu treino em casa, quando não quiser ir até a academia.

10. Veja as condições dos equipamentos de ginástica da academia

Verdade seja dita, ninguém merece treinar em uma academia onde os equipamentos não estejam com a manutenção em dia.

Além do problema estético, a falta de reparos pode causar acidentes durante a prática de exercício físico. Então, para treinar na academia do prédio com segurança veja se os aparelhos estão em bom estado.

Uma academia com aparelhos antigos afasta os moradores da prática de exercícios. Lembre os responsáveis pela conservação da academia que as manutenções dos aparelhos precisam ser feitas.

Quando o aparelho estiver com desgaste evidente verifique com seus vizinhos a possibilidade de mudança do aparelho de ginástica por um mais novo.

Malhar no mesmo lugar onde mora é a união de qualidade de vida e praticidade. Agora que sabe os 10 cuidados para treinar na academia do prédio com segurança e eficiência use o lugar para cuidar da sua saúde!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *