10 cuidados que você deve ter ao escolher praticar aula de jump em casa

Todo mundo sabe que praticar aula de jump é uma forma eficiente de queimar calorias. Mas nem sempre é possível aliar nossos compromissos com as aulas na academia não é mesmo?

Certamente você já deve ter perdido aulas e se sentiu culpado por não ter condições de cuidar da saúde como deveria. Enfim, quem mora em grandes centros urbanos precisa sair mais cedo porque pode ficar preso no trânsito e chegar atrasado na aula de jump.

Outro problema frequente são as condições meteorológicas. Em dias de muita chuva ou clima adverso fica complicado sair para treinar.

Porém, é possível manter os exercícios do jump sem comprometer o trabalho e a sua rotina habitual.

Conforme existe a possibilidade de comprar o seu próprio mini jump você pode praticar aula de jump em casa.

Para isso basta seguir alguns cuidados simples. A fim de tirar todas as suas dúvidas sobre a aula de jump criamos uma lista do que você precisa fazer para que seu treino seja tão eficiente quanto o que teria na academia.

Quer saber como ficar em forma sem sair de casa? Leia o texto até o final e confira!

10 cuidados para praticar aula de jump em casa

01. Visite o seu médico

É importante manter os exames em dia para evitar a possibilidade de lesões ou mal-estar. Mesmo quem não é sedentário precisa fazer um check up de tempos em tempos para realizar atividades de médio e alto impacto.

Na dúvida, o profissional também pode te ajudar a dizer qual deve ser a sua rotina de treinos. Afinal, o jump é tão divertido que você pode acabar se cansando por fazer mais exercícios do que o ideal para o seu biotipo.

Dessa maneira, o profissional de saúde pode avaliar o principal benefício que a aula de jump irá trazer. Seja para voltar ao peso ideal, seja para ganhar massa e definir o corpo é importante ter o aval para que seu treino seja feito em segurança.

02. Fortaleça a musculatura

A saber, os músculos inferiores são os mais exigidos nos primeiros meses na aula de jump. Então, o ideal é que você faça uma transição entre uma atividade que irá fortalecer a musculatura da região antes de começar a fazer o treino exclusivamente em casa.

Aliás, os exercícios de musculação e ginástica localizada devem começar dois meses antes da prática da aula de jump na sua residência. Você pode iniciar fazendo ginástica localizada em casa e, posteriormente, ir adicionando minutos de jump ao seu treino.

Assim, é possível ter a hipertrofia dos músculos e o condicionamento físico necessário para otimizar suas aulas em casa.

Seja como for, após o começo do treino é interessante continuar com os exercícios combinados para queimar gordura e conseguir o peso ideal mais rápido.

03. Faça alongamento e aquecimento

Semelhantemente ao exercício é fundamental realizar o alongamento antes de começar a treinar em casa.

  • De acordo com os educadores físicos, o alongamento existe para minimizar a sobrecarga nas articulações durante os exercícios de qualquer atividade física. Surpreendentemente, o alongamento é indicado até para os dias em que não haverá treino e em casos de sedentarismo (Vida Sedentária. 10 formas para você mudar isso de uma vez por todas).

Ao se alongar antes da aula de jump você evita lesões e aumenta a flexibilidade das fibras musculares. Há também ganhos em:

  • Elasticidade;
  • Amplitude do movimento muscular;
  • Agilidade ao realizar exercícios.

Como você pode ver é tudo o que precisamos na aula de jump! Do mesmo modo, se aquecer ao começar sua de treinos é a maneira correta de fazer o exercício.

No jump o alongamento é feito antes e depois do treino. Basicamente, o exercício é dinâmico, de forma que você faça uso do trampolim e nem perceba que está fazendo a série com essa finalidade.

04. Use roupas adequadas

A fim de melhorar sua performance na aula de jump as roupas ideais são as que foram projetadas para praticar esportes.

Em primeiro lugar, as roupas de ginástica usam tecidos que ajudam a transpiração e não pesam tanto quanto uma roupa convencional.

Enquanto treina outro aliado para o sucesso do exercício é o calçado. Antes de mais nada o jump é uma atividade de impacto e usar tênis protege as articulações mais exigidas durante a série:

  • Joelho;
  • Tornozelo;
  • Pé.

Vale lembrar que o ideal aqui é o conforto. Não use roupas apertadas nem largas demais. Você vai treinar em casa, aproveite a chance para vestir o que te faz se sentir bem.

05. Coma antes de treinar

Mesmo que seu objetivo seja emagrecer é preciso cuidar da alimentação. Comendo antes de treinar você tem energia para fazer as coreografias da aula de jump.

Por outro lado, fazer qualquer atividade de estômago vazio é um risco porque causa mal-estar. Evite esse problema comendo por volta de duas horas antes de começar seu treino de jump em casa.

De acordo com especialistas, o melhor para treinar é comer alimentos leves e com pouco teor de açúcar e gordura como frutas, legumes e carnes magras. Você pode criar seu próprio cardápio com os alimentos que mais gosta.

06. Se mantenha hidratado

Com toda a certeza a hidratação é um dos itens que mais conta quando se pratica uma atividade de impacto.

Para treinar em casa você deve se acostumar a beber água com frequência. Além disso, a ingestão de líquido é importante em todas as etapas da aula de jump.

Em outras palavras, duas horas antes de treinar beba um a dois copos de água.  Durante a série de exercícios no jump beba um copo de água a cada 20 minutos.

07. Mantenha a postura durante o treino

Embora não pareça, manter a postura na aula de jump faz com que o seu desgaste seja menor. Na academia, o professor olha a postura dos praticantes durante o treino, porém, com tanta gente fazendo o exercício ao mesmo tempo pode ser que alguma coisa passe despercebida.

Em casa, você é o responsável pelo seu treino. Procure usar o jump sempre com a postura correta que evita a hiperextensão dos joelhos.

Seu abdômen vai ficar contraído, as pernas firmes e o tronco precisa estar um pouco inclinado para frente. Isso evita dores nas costas e te dá mais estabilidade em cima da mini cama elástica.

Se for possível, coloque seu mini jump em um local perto de um espelho grande. Assim, durante a aula dá para checar se a postura está correta.

08. Treine no seu ritmo

Logo que começar no mini jump os treinos são um período de adaptação. O treino é uma melhora constante. Se hoje um exercício é difícil, com o passar do tempo vai ficando fácil e mais divertido.

Não desanime se for cansativo para você fazer aquela coreografia que está bombando no youtube. Geralmente, esses vídeos são feitos por pessoas que já estão fazendo jump há algum tempo e estão habituados a todos os tipos de séries no aparelho.

O segredo para quem está começando é não acelerar tanto. Acostume e treinar em casa, se no primeiro dia não conseguir os 50 minutos da academia, tudo bem. Faça séries de meia hora e conforme for pegando o jeito aumente o tempo de exercício no aparelho. Lembre-se que o treino é para ser divertido e não estressante, ok?.

09. Use toda a extensão dos pés

Um erro bastante comum entre os praticantes de jump é treinar na ponta dos pés.

Ao tentar ficar em cima da lona apenas com a ponta o pé é exigido e as consequências vão aparecer na panturrilha. Se o músculo ficar dolorido do dia seguinte ao treino provavelmente isso significa que sua posição não era a ideal.

Para fazer a aula de jump o movimento adequado é empurrar a lona usando toda a extensão dos pés.

Contudo esse movimento deve ser neutro e centralizado. Colocar força na região do calcanhar pode estressar as articulações e deixar os pés doloridos.

10. Tome cuidado com altas temperaturas

O clima pode ser um aliado ou vilão da prática de exercícios físicos, sabia?

No calor nos sentimos animados e dispostos para treinar e no inverno às vezes bate aquela preguiça de fazer exercícios físicos.

O Brasil é um país onde a maioria das cidades possui temperatura acima de 28 graus Celsius por mais de 06 meses. Então, para evitar que a temperatura do seu corpo suba durante o treino evite exercícios entre 10 até as 16h.

Em casa, escolha um ambiente arejado e onde a luz do sol não venha a incomodar seu treino durante o dia. Se for possível climatizar o ambiente deixe o ar condicionado em uma temperatura agradável em torno de 22 a 25 graus.

Nesse meio tempo, a umidade relativa do ar também deve ser levada em conta. Os índices de umidade mais favoráveis para praticar aula de jump são de 40 a 65%.

Anteriormente, fazer uma atividade física era algo exclusivo de quem tinha tempo livre e morava perto das academias.

Hoje em dia você pode se exercitar a hora em que desejar seja em casa ou até mesmo durante sua viagem de férias.

Coloque essas 10 dicas em prática e verá como é possível ter qualidade de vida e transformar sua casa em um espaço treinar diariamente com seu mini jump.

Veja também:

3 Comments

Valéria Conceição

Olá, gostaria de saber se posso fazer a aula de jump de meias.

mateus saldanha

muito bom seu site gostei muito do seu conteúdo.Vou passar mais vezes para ver as atualizações.abraço para vcs.

Ione Maria Zeferino de Souza

Tenho dores no joelho direito. Posso fazer exercícios no jump?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *