Qual o mínimo de capital de giro necessário para iniciar seu negócio fitness?

Certamente ter um negócio fitness é uma das opções de investimento com maior chance de sucesso em nosso país. Verdade seja dita a cultura de cuidar do corpo já está provada como uma forma de garantir longevidade e qualidade de vida.

Por esse motivo os empresários que entendem a hora certa de investir estão planejando passo a passo como iniciar uma academia de ginástica ou empresas ligadas ao segmento.

Entretanto eu preciso te dizer que o início é um pouco difícil. Nesses primeiros dias é preciso estar preparado financeiramente até conseguir alunos.

Sob o mesmo ponto de vista é preciso ter capital de giro para garantir a estabilidade da empresa nos primeiros meses de vida.

Desse modo você deve estar se perguntado qual o mínimo de capital de giro que precisa para começar seu negócio fitness do jeito certo.

Não se preocupe, com a finalidade de te ajudar nesse momento de dúvida compartilho algumas ideias de como calcular o capital de giro e como esse dinheiro é importante para a saúde financeira do empreendimento.

Leia o texto até o final e saiba tudo sobre o assunto!

O que é capital de giro?

De acordo com os princípios de administração o capital de giro é o ativo circulante de um empreendimento. Seja sua academia pequena, seja uma franquia ou até mesmo uma empresa com vários funcionários o capital de giro terá a mesma importância para manter sua estrutura e garantir lucros.

Em outras palavras esse é o dinheiro que irá fazer todas as movimentações financeiras da academia durante o mês. Por esse motivo o ideal é ter o dinheiro total do mês que se inicia no final do mês anterior para evitar surpresas.

Alguns gestores podem ter dúvidas sobre a diferença entre capital de giro e investimento fixo.

Não confunda! O investimento fixo nada mais é do que o montante de toda a estrutura que o negócio precisa para se manter em funcionamento. Em um negócio fitness isso compreende:

  • Aparelhos de ginástica;
  • Veículos;
  • Equipamentos entre outros.

Por outro lado, o capital de giro é são os recursos líquidos que o gestor possui no momento como:

  • Recebimento de mensalidades;
  • Matrículas;
  • O saldo na conta bancária da empresa;
  • Ações;
  • Títulos do tesouro etc.

É necessário ter uma reserva além dos custos mensais. Inadimplência e reparos com manutenção são alterações na receita imprevisíveis.

Tipos de capital de giro

Na contabilidade costumamos dizer que o capital de giro assume diferentes formatos em cada etapa da empresa.

Em um negócio fitness não é diferente. Você possui fases de planejamento de aulas, procura novos equipamentos e modalidades de treino, passa por momentos de alta e queda de matrículas.

Portanto o dinheiro pode ter funções diferentes ao longo do ano sendo usado com inteligência pela sua equipe.

Os tipos de capital de giro são:

  • Capital de giro bruto ou ativo circulante;
  • Capital de giro líquido;
  • Capital de giro permanente;
  • Capital de giro variável.

Como é feito o capital de giro de um negócio fitness?

Para entender qual é o capital de giro líquido da sua academia é necessário conhecer todas as suas despesas e receitas.

Em primeiro lugar o capital de giro líquido é o resultado do ativo circulante menos o passivo circulante.

O que é ativo circulante de uma empresa?

Inegavelmente o ativo circulante são os recursos que estão à disposição do gestor de imediato.

No balanço patrimonial da empresa é possível entender melhor como o ativo circulante pode se apresentar que pode ser em dinheiro, títulos recebíveis, despesas antecipadas e demais ativos líquidos.

Qual é o passivo circulante de um negócio?

Durante o funcionamento da academia o gestor precisa pagar funcionários, fornecedores, aluguel e várias despesas.

De fato, a soma de todos esses custos fixos forma o passivo circulante da empresa.

Por que o capital de giro é importante?

A princípio o capital de giro pode ser um divisor de águas no seu negócio fitness. Muita gente não sabe, mas a falta de planejamento é um dos fatores mais comuns em academias que encerram suas atividades precocemente.

De acordo com o Sebrae quase um terço das empresas fecham antes de cinco anos de atividade. Isso acontece quando o empresário não entende muito bem sobre seus gastos e acaba comprometendo as reservas financeiras sem repor o dinheiro gasto.

Ter bom capital de giro te ajuda a negociar com bancos caso queira ampliar a academia no futuro ou até mesmo abrir uma filial.

Assim, ao pedir financiamento ou linhas de crédito os empreendimentos fitness com maior capital de giro costumam ganhar da concorrência e ter mais dinheiro com taxas competitivas.

As instituições bancárias entendem que o capital de giro suficiente para vários meses é garantia de pagamento da dívida mesmo em tempos de sazonalidade.

Centros de treinamento físico costumam ter menos alunos em períodos de inverno, porém, os gastos permanecem os mesmos.

Nesses momentos o gestor pode usar estratégias de marketing para divulgação da academia sem comprometer o caixa pois o capital de giro já foi pensado para essas situações.

Ciclo do capital de giro: o que é e para que serve?

Ao mesmo tempo que o dinheiro é investido em materiais e na qualidade dos serviços da academia a entrada de recursos pode acontecer em dias ou meses.

Assim sendo o ciclo do capital de giro consiste em definir o tempo necessário para conversão do ativo circulante líquido e o passivo circulante líquido em caixa.

Quem possui pacotes de aulas por semestre pode ter um ciclo de seis meses, já outras academias podem optar pelo ciclo anual para prever momentos de sazonalidade.

O que forma o ciclo do capital de giro?

O ciclo do capital é formado por todos os processos envolvendo o dinheiro. Seja em espécie, seja em investimento é vital definir todo o aporte da academiadesde o início de suas atividades.

Para formar o ciclo do capital de giro são somados os valores disponíveis em:

  • Inventário;
  • Contas a receber;
  • Contas a pagar;
  • Fundos para compra de mercadorias.

Qual o mínimo de capital de giro para um negócio fitness?

Existem algumas maneiras de projetar qual o capital de giro ideal para o seu negócio. Como cada gestor sabe qual é a realidade da sua academia melhor do que ninguém vou te mostrar os cenários possíveis para que entenda qual caminho a seguir.

Agora que já sabe o que é ativo e passivo na sua academia vamos imaginar que possui 10 mil reais no banco e sua folha salarial mais despesas somam 5 mil reais.

Dessa forma seu capital de giro líquido seria de 5 mil reais e ainda sobrariam 5 mil para o mês seguinte sem contar com as contas a receber e a chegada de novos alunos. Porém, será que esse valor é o ideal para manter as contas em dia?

Veja abaixo o mínimo de capital de giro para sua academia de ginástica.

Capital de giro pelo montante do negócio

Nesse aspecto é usado o valor total gasto para montar o centro de condicionamento físico para estimar entre 50 a 60%.

Usando o mesmo raciocínio do exemplo anterior visto que o empresário teve a quantia de 50 mil reais para montar uma academia o capital de giro estimado deve ser de, no mínimo 25 mil reais.

Capital de giro baseado nas despesas mensais

Em segundo lugar o mínimo de capital de giro pode ser escolhido tendo como base o que você precisa gastar mês a mês.

Ao saber qual é o gasto mensal da firma multiplicamos o valor por três. Esses 90 dias são o prazo mínimo para a entrada de recursos e a estimativa para mensurar campanhas de marketing, sair de períodos de sazonalidade ou até mesmo criar modalidades novas para aumentar a receita com alunos matriculados.

Um negócio fitness com 5 mil reais de despesas por mês precisaria, por exemplo, de ao menos 15 mil a disposição na formação do seu capital de giro.

Formas de conseguir dinheiro para aumentar o capital de giro

Ao propósito de encontrar dinheiro e aumentar o capital de giro o gestor pode buscar apoio externo.

Anteriormente os principais meios para obter capital externo eram apenas as linhas de crédito e o empréstimo.

Hoje em dia negócios com ideias inovadoras podem tentar o apoio de investidores e financiamento coletivo desde que haja um plano de negócios que demonstre a viabilidade do empreendimento e garantias de retorno do capital para o investidor e a comunidade.

Como aumentar o capital de giro sem precisar de terceiros?

Se acaso pensa em melhorar o capital, mas não quer ter dívidas saiba que é possível se preparar e ir aumentando o capital de giro gradativamente.

Use o dinheiro dos seus alunos

Isso é possível ao realizar matrículas para eventos e atividades especiais na academia. Ao se inscreverem para uma aula temática toda a renda pode ser usada para elevar o capital de giro.

Faça aplicações

Ter um fundo de investimentos funciona quando o gestor pensa em garantir um capital de giro a médio e longo prazo.

Bootstrapping

Nessa administração são reduzidos os custos com o objetivo de melhorar as receitas garantindo a lucratividade do seu negócio fitness.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *