Qual o jeito certo de montar uma equipe para a sua academia ter sucesso em 2022?

Já colocou no papel qual é a meta de sucesso para a sua academia durante o ano de 2022? Seja matricular mais alunos, seja reter as matrículas que já possui, de qualquer forma a concretização da sua meta precisa da sua equipe de colaboradores para dar certo.

Afinal, o seu funcionário é a pessoa que mais vai conviver com os alunos no dia a dia de um centro de condicionamento físico. Por esse motivo, é fundamental que a escolha dos profissionais da sua academia seja feita do jeito certo pelo gestor.

Sem dúvida, ignorar alguns passos querendo efetivar uma contratação pode causar prejuízos a longo prazo.

Um funcionário que não está conectado à rotina na academia pode ter dificuldade em trabalhar com motivação. Hoje, a questão do ambiente é mais importante até do que o possível salário. Assim, se o funcionário se sente parte da academia, suas atividades terão mais produtividade.

Então, se está pensando em contratar funcionários para a equipe da sua academia, veio ao lugar certo. Hoje te mostro qual é o jeito certo de montar uma equipe para a sua academia ter sucesso em 2022.

Leia o texto até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Como montar uma equipe para a sua academia em 2022?

Montar uma equipe para a academia de ginástica é uma tarefa mais simples do que parece. Todavia, é importante adotar um passo a passo para que tenha segurança de escolher o melhor profissional disponível para a função.

Se acaso está no mercado fitness há pouco tempo pode ser que se sinta inseguro na hora de anunciar uma vaga. Isso é algo comum na vida do gestor iniciante. Mas, se dedicar a escolha da sua equipe é a melhor forma de ganhar experiência para alavancar o seu negócio.

Quando você tem uma equipe qualificada é possível oferecer um serviço de qualidade e gerar encantamento aos alunos.

Entenda agora qual o jeito certo para fazer a escolha da equipe da sua academia em 2022.

Contrate um estagiário para a sua academia

O estagiário é a pessoa que possui o menor conhecimento prático dentro da academia. Por outro lado, quem faz estágio normalmente está perto de concluir a graduação em Educação Física.

Em outras palavras, isso significa que essa pessoa está estudando o que há de mais atual dentro da prática de exercícios hoje. O estagiário necessita colocar em prática o que aprende. Assim, ter o estagiário é a certeza de encontrar um profissional capaz de vestir a camisa da academia.

Em alguns casos, você pode oferecer estágio para um professor de Educação Física recém-formado. O primeiro emprego depois do diploma será uma chance que, certamente, ele não irá esquecer.

Qual a função do estagiário na equipe da academia?

Em primeiro lugar, o estagiário da academia é o colaborador que vai trabalhar na função de orientador dos alunos.

De um modo geral, o orientador é o profissional que acompanha o aluno durante o treino. Nesse acompanhamento, o orientador vai fazer pequenas correções, se necessário.

Dessa maneira, o estagiário na função de orientador pode sugerir atividades que sejam favoráveis ao plano de treino e objetivo de cada aluno.

Essas orientações podem ser revisadas conforme o condicionamento físico do aluno se desenvolver com a frequência dos treinos.

A sua academia pode ter mais de um orientador. Tudo vai depender do espaço disponível e também do horário de funcionamento do seu centro de treinamento físico.

Por ser um profissional em início de carreira é importante que o trabalho do estagiário seja monitorado pelos colaboradores mais experientes.

Contrate um educador físico que esteja começando a se especializar na área

Um profissional já com a graduação, mas começando uma especialização na área, é outro colaborador importante para uma equipe de sucesso na academia. Em suma, o fato de procurar continuar os  estudos significa que esse profissional está em busca do melhor para a carreira.

Assim, todo o conhecimento que o colaborador aprender na vida acadêmica, certamente será usado nas suas atividades profissionais. Consequentemente, o padrão de qualidade do seu centro de treinamento físico só tem a crescer.

Contudo, procure equilibrar experiência com currículo. O seu educador físico deve ter conhecimento prévio de todo o funcionamento de uma academia.

Escolha um profissional que tenha trabalhado em academias parecidas com a sua. Desse modo, você não precisará explicar o funcionamento do negócio detalhadamente, tampouco fazer um treinamento longo antes do colaborador iniciar o serviço.

Melhores cargos para o profissional de Educação Física com alguma experiência na área

O educador físico em início de carreira e que está fazendo alguma especialização pode trabalhar em mais de uma área na academia. No entanto, quanto maior for o seu empreendimento, mais se faz necessário a segmentação das funções dos colaboradores.

Antes de qualquer coisa, esse profissional pode ser o professor das suas turmas.

O professor, em um centro de treinamento físico, promove a hipertrofia e o condicionamento dos alunos. Para isso, ele desenvolve aulas de acordo com os objetivos do plano de treino.

O educador físico com especialização também pode ser contratado para desenvolver a função de avaliador físico.

No dia a dia da academia o avaliador físico relaciona as informações médicas de cada aluno com o tipo de treino que traga mais benefícios.

Contrate um educador físico experiente na função

O terceiro perfil profissional essencial para o sucesso da sua academia em 2022 é o do educador físico com experiência na função. Para efeito de comparação, o educador físico pode ser considerado experiente quando possui mais de 05 anos de experiência comprovada na atividade.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, um profissional com experiência comprovada e ainda uma ou mais especializações concluídas é o profissional que você deve procurar.

Essa experiência vai ajudar a trazer credibilidade aos treinos, uma vez que seus alunos se sentirão seguros com um professor com anos de experiência. O colaborador também poderá servir de apoio para os profissionais que ainda estão começando a dar aulas.

Educador físico com experiência pode ser supervisor

Na sua equipe de funcionários o recomendado é que o profissional mais experiente assuma o cargo de supervisor na academia. O supervisor é responsável por checar o trabalho dos demais professores e estagiários.

Vale a pena lembrar que o supervisor precisa ter experiência na área em que vai trabalhar. Essa é a forma inteligente de aproveitar os conhecimentos desse colaborador do jeito certo.

Quando a academia possui diversos tipos de treino, você pode selecionar supervisores para cada área da empresa:

  • Supervisor de aquática;
  • Supervisor de lutas;
  • Supervisor de musculação;
  • Supervisor de ritmos, etc.

Outros setores fundamentais em uma academia de ginástica

O professor de educação física é o profissional base na equipe de um centro de treinamento físico. Todavia, em uma academia de grande porte, pode ser necessário ter áreas para lidar com a captação de alunos e a manutenção dos equipamentos para treino.

Recepção

O colaborador que vai ficar na recepção da academia precisa ser uma pessoa comunicativa. Afinal, a recepção é o lugar onde são passadas as informações sobre as aulas para o público.

O recepcionista também pode ser responsável pelo acesso dos alunos à academia e o recebimento das mensalidades, quando necessário.

Vendas

O promotor de vendas em uma academia é um colaborador ligado ao crescimento do número de alunos na sua empresa. Por isso mesmo é importante ter um profissional qualificado para exercer essa tarefa.

Só para ilustrar, a área de vendas na academia usa seu conhecimento e transforma em estratégias para transformar visitantes em novos alunos. Do mesmo modo, depois que a venda de um plano de aulas na academia é efetuada, o promotor de vendas realiza o acompanhamento do novo aluno até o início de suas aulas.

Manutenção e limpeza

O setor de manutenção promove a conservação dos equipamentos e acessórios da academia. Muitas vezes, a manutenção também engloba o setor de limpeza.

Os equipamentos de ginástica precisam ser vistoriados por o passar do tempo. vale a pena lembrar que, quanto mais novos os aparelhos possam parecer, mais atrativos serão para os novos alunos.

Assim, é interessante ter uma verba no planejamento da academia para adquirir equipamentos profissionais para a academia e ir renovando o inventário.

Os funcionários da manutenção podem ser efetivos ou terceirizados. Seja como for, é importante que o gestor organize a equipe de modo que o ambiente esteja sempre em perfeitas condições de uso para os alunos e professores da academia.

Contabilidade

A contabilidade na academia é um setor que pode ser feito internamente ou por um colaborador externo. Em suma, a contabilidade lida com pagamentos de salários, cálculo de férias, demissões e contratações de pessoal. De fato, quanto maior o volume de entradas e saídas na academia, mais complexo será o trabalho de quem for responsável pela contabilidade da empresa.

Montar uma equipe para a sua academia de ginástica é um passo que define em quanto tempo o retorno do investimento na firma será uma realidade. Use as dicas que acabou de ler e coloque sua empresa no caminho do sucesso em 2022.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *