Quais foram os primeiros reflexos da reabertura das academias em São Paulo

Com toda a certeza a pandemia do novo coronavírus mudou a rotina de São Paulo. Epicentro da pandemia no Brasil, após meses de quarentena aos poucos a flexibilização do comércio começa a acontecer.

As academias, em primeiro lugar, foram vistas como um local perigoso pelo grande número de pessoas presentes em todas as aulas. Entretanto, desde o início de julho novos decretos liberaram os centros de treinamento físico, que já estão aptos a funcionar.

Assim, alunos, professores e demais colaboradores tiveram que incluir orientações do protocolo sanitário para evitar o contágio da covid19. Esse investimento é fundamental e obrigatório para retomar as atividades do dia a dia em segurança.

Sob o mesmo ponto de vista o mercado fitness teve que se reinventar aderindo a aulas por streaming, orientação por aplicativos e treino em casa. Afinal que precisa manter a forma tem que fazer isso até mesmo para aumentar sua imunidade.

No entanto, passadas algumas semanas como será que academias e alunos estão convivendo? Quais são as consequências da reabertura das academias nesse momento?

Continue lendo e se informe sobre o setor das academias agora mesmo!

Por que as academias ficaram fechadas tanto tempo?

Oficialmente as academias foram impedidas de funcionar em 22 de março. A produção de gotículas é maior ao praticar exercícios o que aumenta a circulação do coronavírus nas pessoas infectadas com sintomas ou não.

Vale a pena lembrar que as grandes redes para garantir a segurança de alunos e colaboradores já haviam reduzido seu horário de funcionamento quando a Organização Mundial da Saúde iniciou as orientações de isolamento social.

Usuários do grupo de risco e pessoas com medo da pandemia também deixaram de frequentar as academias, o que pode ser notado pela baixa procura por novos pacotes de aulas nos meses de fevereiro e março.

Em São Paulo, o primeiro decreto sobre o assunto previa o fechamento até o dia 30 de abril.

Como o isolamento social não foi na proporção que se imaginava as restrições foram sendo mantidas até o mês de julho. A recomendação era de 70% de adesão ao isolamento, mas esse número não foi alcançado, permanecendo em uma média de 50%.

Agora, com o número de casos em estabilidade ou queda os governantes ouviram o apelo do setor econômico e aprovaram a volta das academias em São Paulo.

Quais mudanças aconteceram nas academias para a reabertura?

Tanto a prefeitura quanto o governo do Estado fizeram decretos para adequar as academias de ginástica na reabertura da economia.

Saiba o que mudou e passa a ser obrigatório para o funcionamento dos espaços de treinamento físico.

Entender como as academias estão se reorganizando localmente reflete em todo o país. De acordo com a Associação Brasileira de Academias a Acad 30% das academias do país estão localizadas em São Paulo.

Experiências de sucesso são facilmente replicadas em outras cidades bem como o que não funcionar acaba sendo evitado nas academias de outras regiões.

Redução da capacidade da academia

Tal como shoppings e escolas os centros de treino são locais frequentados por muitas pessoas. Como locais com aglomeração devem ser evitados. A partir de agora as academias só podem atender 30% da sua capacidade.

Só para ilustrar, isso quer dizer que, em uma turma com 20 alunos apenas 06 podem assistir a aula.

Os outros 14 alunos matriculados devem ser remanejados para outro horário em grupos menores onde poderão fazer suas atividades físicas com o professor.

Diminuição do horário de funcionamento

Na região metropolitana era comum academias funcionarem em horário estendido. Agora os estabelecimentos estão autorizados a abrir apenas por 06 horas diárias.

Agendamento das atividades

Cada aluno deve agendar seu horário com antecedência. Então, o cliente entra em contato com a academia, solicita a aula que tem interesse e reserva o horário disponível para se exercitar.

Aferição da temperatura

O uso de termômetros passa a fazer parte da rotina de entrada na academia.

Todos sabemos que a febre é um dos primeiros sintomas da covid-19.

Por esse motivo qualquer pessoa com a temperatura acima de 37,5 é orientada a permanecer em casa.

Em resumo, somente depois que a febre passar e for descartado qualquer sintoma de síndrome gripal que o usuário está apto para começar a frequentar espaços de treino.

Uso de máscaras

O uso de máscaras reduz a propagação do vírus. Desde junho a OMS modificou suas orientações para enfrentamento a pandemia e inclui a recomendação do uso de máscaras de tecido em ambientes abertos.

Desse modo, o decreto de São Paulo diz que todas as pessoas na academia devem usar máscaras para sua proteção e dos demais usuários.

Equipamento de proteção individual

Com o propósito de cuidar do bem-estar dos colaboradores as academias providenciaram equipamento de proteção individual.

Além da máscara de tecido o uso de protetor facial amplia a proteção. Uma vez que a viseira cria uma barreira de proteção em todo o rosto o modelo passa mais segurança a quem está frequentando a academia.

Outra medida simples que pode ser adotada é a instalação de barreiras de acrílico em balcões de atendimento como na recepção da academia.

Higienização

De fato, o novo coronavírus pode permanecer em superfícies onde uma pessoa tenha tocado ou gotículas que tenham caído ali.

Dessa forma a academia deve ser higienizada com frequência para evitar a propagação do vírus. Além da limpeza tradicional, entre uma aula e outra todos os materiais usados pelos alunos necessitam ser higienizados e, se possível, trocados.

Distanciamento social

No espaço de treino bem como nas dependências da academia o distanciamento de 02 metros entre as pessoas deve ser respeitado. Essa é a distância mínima entre uma pessoa e outra considerada segura durante a pandemia.

Nesse sentido os donos de academia precisam delimitar o espaço comum para as atividades. Marcações no piso e distanciamento entre equipamentos e acessórios durante o treino também deve ser providenciado pelos colaboradores para facilitar a compreensão dos alunos.

Vestiários fechados

Quem trabalha ou estuda tem o costume de treinar antes ou depois dessas atividades.

Inesperadamente trocar de roupa ou tomar banho na academia após o treino faz parte do passado. Na nova legislação os vestiários não podem funcionar.

O aluno precisa ir com a roupa apropriada ao treino que irá realizar.

Consumo de água individual

Os bebedouros são potencialmente perigosos para a contaminação com o novo coronavírus.

Assim, a recomendação dos médicos é que cada pessoa leve sua garrafinha com água para manter a hidratação durante o treino na academia.

Alunos continuam em isolamento

A princípio, pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas que são grupo de risco para a Covid-19 ainda devem permanecer em isolamento social.

Abrir a academia com restrições é rentável?

Uma pandemia é algo novo e todas as medidas precisam de tempo para serem ajustadas a realidade de cada empresa fitness.

Enquanto a situação das academias é incerta, pode ser que existam dúvidas a respeito da volta das atividades.

Com a crise muitos alunos ficaram inadimplentes e ainda não possuem condições financeiras para pagar as mensalidades em dia.

Inegavelmente empresários das principais redes de academias continuam preocupados. Antes de mais nada abrir a academia envolve aumentar os custos.

Fora o aluguel, devemos lembrar que água, luz, telefonia, internet entre outros são gastos variáveis. Com o imóvel fechado é possível pedir a suspensão do fornecimento e economizar.

Mas, durante a reabertura, as alterações feitas em todo o espaço da academia para trabalhar em segurança podem resultar em um aumento dos gastos por vários meses.

Pensando nisso os donos de academia acreditam que a viabilidade financeira só seria possível com 50% da capacidade da academia liberada. Essa seria a proporção ideal para pagar as dívidas e ainda conseguir algum retorno.

Dessa maneira se a academia está passando por dificuldades vale a pena fazer um planejamento financeiro e decidir se é viável para a sua empresa retornar nesse momento ou aguardar por medidas menos restritivas nos decretos futuros.

Tendências que estão sendo usadas pelas academias

Oferta de produtos digitais

Ao passo que a quarentena aumentou o tempo livre o consumo de produtos digitais ligados aos treinos foi a solução para conectar alunos e professores.

Os aplicativos são uma academia na palma da mão. Agradaram os alunos e se consolidaram como mais uma ferramenta das academias de sucesso.

Treinos personalizados

Com turmas menores a interação entre alunos e professores é ampliada naturalmente.

Assim, pensar no que será importante para cada praticante pode ser o diferencial para reter seus clientes nos tempos de pandemia.

O treino com máscara modifica a capacidade respiratória. Assim sendo faça pequenas alterações nas séries para que o aluno consiga se exercitar sem sentir falta de ar ou desconforto por estar usando máscara.

A reabertura das academias em São Paulo é uma medida da flexibilização das atividades econômicas. Como podemos ver os donos de academias estão buscando uma forma de manter a sobrevivência do setor sem colocar em risco a saúde dos alunos e colaboradores.

Agora que já sabe o que muda a partir de agora é hora de colocar as medidas em prática e escolher o que é melhor para o seu negócio. Sucesso!

Veja também

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *