Como os brasileiros se adaptaram aos exercícios em casa após isolamento

Exercícios em casa. A proposta que, antigamente, era vista com desconfiança por alguns estáconquistando os brasileiros.

Em primeiro lugar, o isolamento durante a pandemia fechou academias.

Desse modo quem estava acostumado a frequentas centros de treinamento físico desegunda a sexta se viu totalmente parado de uma hora para a outra.

Verdade seja dita, uma semana ou duas sem ir à academia talvez não tenham sidopreocupantes. Afinal, durante as férias ou feriados prolongados você costuma viajar edeixar o treino nessas horas é muito comum.

Entretanto, manter a forma física se tornou um desafio uma vez que até atividades ao ar livre como corrida na praia, andar de bicicleta pelo bairro e esportes coletivos como o futebol sofreram alterações.

Contudo, ao perceber que as semanas se tornariam meses chegou o momento de agir.

Donos de academias, educadores físicos e até médicos e fisioterapeutas passaram asugerir alternativas para se movimentar em casa sem correr riscos.

Agora, meses depois do início da quarentena quero te mostrar como as pessoas estão se cuidando e tudo o que você pode fazer para treinar do jeito certo após o isolamento social.

Leia até o final e saiba mais.

Quem não pode parar de treinar?

Todo mundo compreende que fazer atividade física é uma necessidade humana.

Acima de tudo, existem pessoas que devem se exercitar por orientação médica, mesmo em tempos de pandemia. São pessoas que estão diretamente ligadas aos exercícios para ter qualidade de vida.

De acordo com especialistas em saúde e condicionamento físico, os grupos abaixo devem continuar a sua rotina de treinos.

Atletas de alta performance

De fato, um atleta possui toda sua rotina voltada para competições. Essa preparação necessita de tempo para dar certo.

Sob o mesmo ponto de vista as competições podem retornar de uma hora para a outra.

Assim, o melhor a ser feito é continuar treinando mesmo que com carga e intensidade reduzida para não perder todo o trabalho feito antes do início da pandemia.

Pessoas em reabilitação

Se acaso está se recuperando de traumas ou lesões parar pode comprometer o processo de recuperação.

Modalidades como o treino funcional são pensadas pelo personaltrainer e fisioterapeuta para garantir a amplitude de movimentos e aliviar dores.

Dessa maneira os profissionais podem sugerir uma nova série ou treinos com um intervalo maior para treinar em segurança e evitar novas lesões.

Pacientes no período pós-operatório

Alguns tipos de cirurgia podem afetar a estabilidade corporal.

Surpreendentemente o fortalecimento da musculatura pode ser trabalhado novamente com atividade física regular.

Por isso pessoas com indicação médica para treinar devem seguir a recomendação e continuar praticando exercícios. Vale a pena lembrar que as atividades devem ser feitas preferencialmente em casa ou seguindo os decretos de flexibilização de sua cidade.

Quem é sedentário deve se exercitar agora?

Se acaso nunca frequentou uma academia antes o momento de isolamento social pode gerar dúvida. Será que é melhor começar a treinar mesmo durante a pandemia ou o jeito é esperar e continuar sem treino algum?

Talvez você saiba, talvez não, mas o sedentarismo pode trazer riscos à saúde. Passar o dia todo sentado seja trabalhando, seja assistindo televisão pode prejudicar as articulações e o sistema circulatório como um todo.

Sob o mesmo ponto de vista o metabolismo lento facilita o ganho de peso pois o ganho de calorias e a produção de gordura é maior do que o gasto calórico.

A fim de evitar os efeitos do sedentarismo o ideal é encontrar uma atividade divertida e que possa provocar bem-estar. Fazendo o que gosta é mais fácil manter uma rotina e adotar um estilo de vida saudável daqui para a frente.

Como se exercitar em casa?

A princípio, o excesso de informações e lives na quarentena pode ter te deixado com vontade de fazer vários treinos diferentes.

Essas opções têm ajudado homens e mulheres a deixar a preguiça de lado e queimar calorias.

Siga as orientações do seu educador físico

O contato entre academia e alunos se intensificou durante a pandemia do novo coronavírus.

Cada lugar se adaptou de acordo com sua realidade, porém, sabemos que as redes sociais ganharam mais destaque que nunca.

WhatsApp, Instagram, Facebook e Youtube foram usados como ferramenta de trabalho. Aulas inteiras foram gravadas ou transmitidas ao vivo para frequentadores de academia.

Por parte dos alunos, virou rotina filmar ou tirar fotos do treino para que o educador possa verificar os movimentos e, eventualmente, fazer correções.

Essa interação foi fundamental para manter os laços entre educadores e turmas.

Acompanhe canais de treino online

Sem um personal exclusivo a alternativa é acompanhar sites voltados para o condicionamento físico.

Essas plataformas e aplicativos sugerem séries de alongamento, aquecimento e modalidades para iniciantes. Nos vídeos é possível descobrir qual modalidade combina com seu estilo e traçar um objetivo:

  • Perder peso;
  • Ter condicionamento físico;
  • Ganhar massa muscular;
  • Prevenir lesões.

Como preparar minha casa para treinar?

Ainda que nunca tenha se exercitado em casa é possível mudar isso o quanto antes. Dê tchau à preguiça e monte um espaço fitness para se exercitar em casa.

O melhor de tudo é que você pode continuar treinando no conforto da sua casa mesmo depois da pandemia.

De fato, com uma vida cheia de compromissos nem sempre podemos ir para a academia. Assim, nos dias que se atrasar por causa do trânsito ou algum compromisso de última hora sua saúde não ficará comprometida por isso.

Afaste os móveis

Ao se exercitar tenha espaço suficiente para se movimentar. Quinas de móveis podem causar acidentes, principalmente em aulas de ritmos e modalidades que exijam amplitude de movimento.

Coloque o sofá, mesas e cadeiras perto das paredes e ganhe espaço no ambiente.

Atenção com tapetes e pisos

Sem sombra de dúvida o tapete é um item que deixa a casa mais bonita. Contudo, para treinar ele pode atrapalhar e deve ser trocado por um colchonete específico para treino em academia.

O colchonete ajuda também em situações onde o piso pode ser escorregadio ou dificultar a execução do treino.

Procure um ambiente arejado

Fazer exercício altera sua respiração. Treine no cômodo com maior circulação de ar da casa. Assim, não se sentirá tão cansado e a recuperação pós-treino tende a ser mais rápida.

Cuidado com o sol

Se acaso está pensando em treinar no quintal ou varandas fique de olho no relógio.

A exposição ao sol aumenta a perda de líquido e pode causar aumento da temperatura corporal. Prefira treinos no começo da manhã ou final da tarde para aproveitar a luz natural sem riscos.

Opções de treino para fazer em casa

Jump

Queridinho das academias o jump é um aparelho projetado para realizar saltos sem comprometer as articulações.

Além de ser o nome de uma modalidade de treino para secar, o mini jump profissional pode ser usado para séries de treinamento funcional e pilates.

O equipamento é eficaz pois promove uma interação entre o corpo todo tonificando a barriga e destacando panturrilhas e coxas.

Agachamento

O agachamento é um exercício de baixo impacto.

De acordo com especialistas, as séries podem ser feitas por pessoas de qualquer idade. Outra vantagem é que o agachamento pode ser o treino inicial para quem ainda não está acostumado a fazer atividade física regular.

Abdominal

Em suma, fazer abdominal é uma boa opção para ter um corpo definido fazendo exercícios em casa.

Ao fazer uma série abdominal você fortalece os músculos do core. Essa região corresponde a parte central do corpo que é responsável pela estabilidade, equilíbrio e postura.

Vale a pena lembrar que as séries abdominais devem ser diferentes para que todos os músculos sejam trabalhados. Então, se pretende treinar todo dia altere o tipo de exercício de modo que não haja repetição antes de 24 horas do treino.

Alguns tipos de abdominais que podem ser feitos em casa são:

  • Abdominal com rotação;
  • Abdominal grupado na bola suíça;
  • Abdominal com as pernas elevadas;
  • Abdominal com apoio;
  • Abdominal invertido.

Bicicleta imaginária

Quem nunca brincou de pedalar? No momento em que os passeios de bicicleta devem ser evitados uma alternativa para se exercitar é fazer a bicicleta imaginária.

Também chamado de bicicleta no ar o exercício é realizado ao deitar e fazer o mesmo movimento com as pernas que seria realizado se estivesse andando de bicicleta.

Durante a série mantenha a coluna no chão, apoiada em um colchonete ou piso confortável.

Onde comprar acessórios para começar os exercícios em casa?

Com a ajuda da internet é fácil achar lojas que vendem equipamentos de ginástica para academias.

Lojas confiáveis possuem preços acessíveis e oferecem aos apaixonados por treino os mesmos materiais que são usados nas melhores academias do Brasil.

Tenha em mente o tipo de atividade que vai fazer e pesquise diretamente por acessórios seja de ginástica, seja de musculação. Quem pratica crossfit ou treino funcional também encontra acessórios para turbinar seu treino sem precisar sair de casa.

Passar meses em distanciamento social é um desafio. Aproveite esse tempo para se cuidar com uma rotina de exercícios em casa. Use as dicas que leu aqui e faça como outros brasileiros que estão em forma mesmo sem ir à academia. Pratique e faça a diferença!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *