Exercícios tem sido uma das alternativas mais recomendadas por especialistas na luta contra depressão durante o isolamento

Isolamento social, o que era para ser um período de algumas semanas em casa está durando bem mais do que o esperado em várias partes do Brasil.

Aliás, mesmo nos lugares onde a flexibilização do comércio é uma realidade isso não significa que é possível fazer todas as coisas que você faria antes da pandemia, não é mesmo?

Com efeito, frequentar praia ou parques, ir à academia, estudar, sair com os amigos são atividades que foram adiadas temporariamente.

Dessa maneira pessoas que sofriam com a depressão antes disso tudo acontecer tiveram que mudar sua rotina. Por outro lado, até quem ainda não tinha desenvolvido a doença pode se sentir deprimido pois está longe de parentes e amigos.

Contudo, fazer exercícios diariamente é um remédio natural para a depressão e várias outras doenças.

Nesse momento de novo normal é a hora de adaptar sua casa para treinar sem correr riscos de contaminação pela Covid-19.

Para te ajudar mostro como a atividade física pode melhorar sua saúde emocional e algumas formas de ter uma rotina saudável durante o isolamento social. Leia até o final e se informe agora mesmo.

O que é depressão?

De acordo com a medicina a depressão é uma doença psiquiátrica crônica. Só para ilustrar, a pessoa com depressão sente uma tristeza profunda que pode durar dias ou semanas.

Assim sendo, essa sensação de tristeza é uma alteração provocada por alterações de humor provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro.

Com toda certeza, estresse, alterações hormonais e até mesmo fatores genéticos podem influenciar no aparecimento da depressão.

Em virtude de ser uma doença com vários sintomas e um tratamento prolongado o diagnóstico da depressão só deve ser atestado por um médico após análise do paciente.

Da mesma forma, estar triste não necessariamente quer dizer que a pessoa esteja com depressão. A tristeza é, de fato, um sentimento normal ainda mais em tempos difíceis.

Em contrapartida o importante é procurar se manter motivado e procurar ajuda sempre que necessário.

Como fica o emocional durante o isolamento?

O ser humano vive em sociedade. Família, escola, trabalho, religião, relacionamentos tudo envolve estar em grupo de alguma forma.

Já que a pandemia fez as pessoas ficarem mais tempo em casa a recomendação é necessária para evitar o aumento de doentes, mas pode causar danos emocionais.

Nesse meio tempo cada um reage de forma diferente as notícias e filtra o que vê da sua maneira. Entretanto o fato de estar lidando com uma nova realidade pode causar estresse, ansiedade, angústia e tristeza.

O que fazer para cuidar do emocional na quarentena?

Talvez você saiba, talvez não, mas a Organização Mundial da Saúde orienta que a saúde mental também deve ter atenção durante o isolamento.

Surpreendentemente existem alternativas para se cuidar dentro de casa e se sentir com energia para trabalhar e fazer suas tarefas home office.

Veja quais cuidados tomar para lidar com o distanciamento social sem comprometer o emocional.

Dormir o suficiente

Inegavelmente o tempo em casa interfere na qualidade do sono. No entanto, para regular os hormônios ligados ao humor e bem-estar o ideal é dormir cerca de 08 horas por noite.

Do mesmo modo a hora de dormir deve ser a mesma de antes da pandemia. Se acaso tinha o costume de se deitar às 23 horascontinue dormindo no mesmo horário para que o organismo não sinta tantas alterações no metabolismo.

Comer com moderação

O estresse pode afetar o modo como comemos. Os relatos de ganho de peso na pandemia, por exemplo, comprovam isso muito bem.

Mas, comer tudo o que tem na geladeira é um impulso que pode ser controlado.

Pelo contrário, tenha horários para as principais refeições e se alimente a cada 3 horas com porções de frutas, pão integral e sucos.

Por certo as fibras e cereais ajudam na saciedade e, de quebra, ainda são ricos em vitaminas e minerais que reforçam a imunidade.

Manter uma rotina

Quarentena não são férias. Se bem que ficar muito tempo longe do trabalho e estudo pode fazer você se acomodar um pouco.

Provavelmente a sensação de que todo dia é domingo pode afetar o emocional. Para mudar essa realidade é importante ter uma relação de tarefas a desenvolver ao longo do dia.

Nas listas de tarefas não esqueça de separar horários específicos para trabalhar e relaxar. Seu horário de home office deve ser o mesmo que faria na empresa. Assim é mais fácil manter o pique.

Exercícios que podem ser feitos no isolamento

Yoga

O yoga é uma prática não apenas de exercícios como também de meditação. Sem sombra de dúvidas, a pessoa que pratica ioga consegue aliviar o estresse e encontrar o equilíbrio.

Em razão de trabalhar a respiração a aula de ioga aclama e traz o relaxamento necessário durante o isolamento social.

Estudos apontam que, durante a yoga é estimulada a liberação de serotonina, uma vez que os níveis de seu hormônio inibidor ACTH, são reduzidos.

Outros pontos positivos da aula de yoga são:

  • Aumenta a flexibilidade;
  • Tonifica os músculos;
  • Ajuda a perder peso;
  • Reduz dores na coluna;
  • Trabalha a isometria do corpo, evitando desvios.
Acessórios para fazer yoga em casa
Mat yoga

Seja em casa, seja no stúdio o mat yoga é essencial para qualquer pessoa interessada na prática do yoga. Esse acessório é um tapete feito com tecido emborrachado e possui tecnologia antibacteriana.

Seu uso tem o objetivo de evitar que pés ou mãos escorreguem durante a atividade.

Bloco EVA yoga

O bloco de EVA em alta resistência ajuda nas poses sendo muito usado por iniciantes ou pessoas com falta de flexibilidade em alguma posição.

Rolo EVA

O rolo em EVA é usado para apoiar pés, joelhos e coluna nas posições do yoga.

Pilates

O método criado em 1920 por Joseph Pilates é uma série de exercícios projetados para controle do corpo.

Ao fazer os exercícios do pilates toda a musculatura é fortalecida de forma suave e gradual.

Outro ponto importante é que a atividade é dinâmica. Isso significa que os movimentos são facilmente adaptados para evitar impacto nas articulações. Tal versatilidade faz do pilates uma atividade para toda a família pois pode ser feito por pessoas de várias idades.

A melhora na qualidade de vida obtida com as sessões de pilates melhora quadros de doenças como depressão e ansiedade.

Outros benefícios do pilates são:

  • Definição muscular;
  • Reabilitação física;
  • Perda de peso;
  • Condicionamento físico.
Acessórios para fazer pilates em casa
Fitball

Também chamada de bola suíça, a fitball foi adicionada ao pilates para aumentar a capacidade de estabilização corporal e central.

Nesse sentido ter uma fitball te ajuda a estimular o core, melhorar a postura e fortalecer as articulações de joelhos e ombros.

Anel tonificador

O anel tonificador pode ser encontrado com os nomes depilatesringou, em português, anel de pilates.

Esse acessório para pilates é usado com a finalidade de fortalecimento muscular.

Seu formato circular com duas alças laterais para uso entre as mãos ou nas coxas para trabalho dos músculos abdutores.

Jump

O jump é um treino onde lonas elásticas são usadas para promover o fortalecimento muscular.

Na aula são feitos movimentos com ritmo. Quem é mais ativo e gosta de aliar exercício com diversão escolhe o jump como atividade física.

Ao fazer jump em casa escolha uma música animada e deixe que a trilha sonora acompanhe seus movimentos. Esse é o segredo para fazer do treino uma brincadeira.

O treino de jump alivia o estresse e minimiza a depressão pois entra em contato com o lúdico. Pular, simular corrida e saltar são atividades simples e que podem ser feitas com facilidade mesmo por quem não tem experiência com o equipamento.

Acessórios para fazer jump em casa
Mini jump profissional

O mini trampolim é a estrela do exercício. O acessório profissional é uma mini cama elástica feito em lona com sapatas de borracha.

O mini jump suporta pessoas de até 150 kg, tem 0,98cm de diâmetro e 36 molas.

O que fazer antes de começar?

Fale com um especialista

Pacientes em tratamento da depressão e outras enfermidades devem seguir as recomendações do médico na hora de escolher sua atividade física.

O educador físico também pode ser consultado para orientar qual série de treinos é mais indicada para o seu condicionamento físico atual e seus objetivos ao treinar em casa.

Escolha uma parte da casa para treinar

Em primeiro lugar, espaços abertos com boa ventilação são os melhores para a prática de qualquer atividade esportiva. Seu quintal ou varanda são a primeira opção pois você pode usar a luz natural, melhorar a vitamina D e se movimentar livremente.

Casas menores também podem ter um ambiente para treino. Afaste os móveis da sala, tire tapetes e mesinhas do caminho e pronto. Já tem um espaço adaptado para ficar em forma!

Momentos de crise como a pandemia são normais e fazem parte da história da humanidade. Cuidar do corpo é um jeito prático de aliviar a mente e viver em harmonia. Pratique os exercícios que ajudam a evitar crises de depressão e veja os resultados o quanto antes!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *