Academias precisam se reinventar durante a quarentena. Veja aqui o que algumas estão fazendo para se inspirar com ideias

Coronavírus. O inimigo invisível transformou a realidade de toda a economia durante a quarentena. Academias que sempre foram um lugar para promover a saúde agora estão aconselhadas pela Organização Mundial de Saúde a restringir suas atividades durante a pandemia.

A explicação para a mudança de comportamento é simples. Uma pessoa infectada com Covid-19 leva dias para começar a sentir os primeiros sintomas. Por outro lado, parte da população pode contrair a doença e não sentir nada.

Contudo, ao falar, espirrar ou tossir o coronavírus é expelido e pode facilmente se espalhar em um ambiente com entrada e saída de alunos como os centros de treinamento físico.

Conforme os dias de isolamento social tendem a se estender por um tempo, as academias precisam se reinventar para manter o faturamento ou, pelo menos, atravessar a crise sem ter prejuízo.

Pensando nisso nesse texto vou te mostrar algumas iniciativas que gestores de academias estão fazendo para se adaptar nesse momento.

Leia com atenção e saiba mais!

Ideia para trabalhar com academia durante a quarentena

Faça kits com os equipamentos da academia para seus alunos

No Rio Grande do Sul uma academia teve uma ideia criativa logo no início dos dias de isolamento social. Os gestores decidiram dividir a quantidade de aparelhos pelo número de alunos e preparou kits personalizados que foram enviados para a residência de cada um.

Inesperadamente cada aluno apto a treinar em casa recebeu um plano de exercícios e os aparelhos para poder continuar a treinar sem se expor a contaminação por coronavírus, nem contaminar nenhum parente que more com ele ao ir e voltar da academia.

Os alunos receberam as bicicletas, jumps, pesos e tudo o mais junto com orientações da academia sobre o uso e conservação dos mesmos durante a pandemia.

No Sudeste, as academias do Espírito Santo pensaram em uma solução compartilhada para sobreviver em tempo de crise pelo coronavírus. Lá, ao invés do empréstimo os alunos têm a opção de alugar os aparelhos para treinar em casa.

Alteres, caneleiras, equipamentos para treino funcional e similares estão disponíveis para alunos matriculados para que possam manter a forma junto com toda a família.

Use o Instagram para passar as aulas da academia

Quem usa a rede social já percebeu que as notificações de pessoas ao vivo no Instagram aumentaram nos últimos meses.

Em primeiro lugar o Instagram é uma rede social usada pela maioria dos alunos e que muitas academias já possuem perfil para divulgar seus pacotes e interagir com a comunidade.

Então, na hora de fazer uma aula online os gestores estão escolhendo usar essa plataforma como ferramenta de aprendizagem para condicionamento físico.

Antes de começar entre em contato com os alunos por telefone. Outra forma de se comunicar pode ser o próprio direct do Instagram onde é possível enviar mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos diretamente para o usuário.

Deixe um aviso também no perfil da academia bem como nos stories com as informações:

  • Nome da aula;
  • Professor;
  • Horário;
  • Nível da atividade.

Peça ao seu aluno que tire uma foto da aula fazendo a atividade pedida pelo educador físico. Uma forma de quebrar o distanciamento e divulgar a academia é criar uma hashtag exclusiva para o treino.

Dessa forma cada vez que o aluno postar e usar a hashtag outras pessoas irão ver o treino e podem se interessar pela academia no futuro.

Divida as atividades por níveis

A fim de que os alunos se sintam confortáveis divida as aulas online por níveis de dificuldade.

Fale com os professores e monte aulas para iniciantes, intermediários e alunos com mais experiência e condicionamento físico.

O acesso a atividade será feito no mesmo nível que o aluno já estava fazendo presencialmente na academia, de acordo com a avaliação física.

Monte grupos com as turmas da academia

Ao passo que a criação de grupos no WhatsApp com turmas é uma prática comum entre os professores o gestor de academia pode usar esse canal para promover desafios entre os alunos.

O desafio é um programa de aulas onde a sequência de exercícios aumenta progressivamente a cada dia. No início do dia o professor deixa a atividade no grupo com vídeo mostrando como o exercício deve ser feito.

Ao completar a atividade cada aluno envia ao grupo uma foto do treino e pode comentar o se teve dificuldade ou não ao realizar o treino.

Essa modalidade de aula remota é interessante quando cada aluno está em horário diferente pois dá liberdade para treinar no horário que for mais conveniente.

Vale a pena lembrar que, nessa nova rotina durante a quarentena, as pessoas estão com novas atividades seja pelo trabalho home office, seja por estar tomando conta dos filhos em casa. Passar essa flexibilização é importante para reter alunos nesse momento delicado.

Produza conteúdo para todos os dias

Com toda a certeza esse momento deixou todos com mais tempo disponível. Para ajudar no isolamento social as academias estão produzindo aulas que podem ser feitas diariamente ou, pelo menos, de segunda a sexta.

Os alunos gostam da cortesia e o conteúdo extra ajuda a compensar a troca da modalidade presencial pelo ensino a distância, único disponível nas cidades que estão com restrições no comércio durante a pandemia.

Mantenha a comunicação entre a academia e os alunos

Apesar de não se verem todos os dias é preciso manter o contato entre os alunos e os setores da academia.

Setores como o financeiro devem se manter pois os alunos precisam saber como realizar o pagamento das mensalidades, e até mesmo negociar dívidas caso estejam passando por dificuldades com a crise.

Se acaso o aluno pedir mais dias para pagar apele para o bom senso. É melhor ser flexível e continuar com o mesmo número de alunos quando a crise acabar do que perder alunos por uma eventualidade.

Como inovar durante a crise e fortalecer a academia

Faça aulas para quem ainda não é seu aluno

De acordo com a organização Mundial da Saúde a prática de atividade física não deve ser negligenciada. Da mesma forma que uma alimentação saudável traz benefícios para a qualidade de vida se exercitar ao menos três dias na semana é fundamental.

Surpreendentemente a prática da academia podem cuidar da saúde emocional em períodos de estresse. Acredita-se que quem passa a quarentena e mantém a rotina de treinos consegue lidar melhor com sentimentos de angústia e ansiedade comuns em pessoas passando pelo isolamento social.

Em princípio as pessoas relaxam e entendem a quarentena como um período de descanso, mas, com o tempo quem é sedentário pode se sentir animado a começar a treinar e recuperar o tempo perdido.

Aliás, que tal aproveitar o material que terá com as aulas remotas e preparar uma aula de boas-vindas? Essa é a oportunidade perfeita para divulgar a estrutura da academia nas redes sociais.

Escolha uma aula que pode ser feita por todas as idades e seja divertida como o jump, danças ou até mesmo o treino funcional. Para atrair os alunos divulgue o dia e hora da aula com antecedência.

Para manter o aluno motivado prepare um treino rápido, em média, 20 a 30 minutos são o tempo ideal para conseguir a atenção de uma pessoa online.

Aulas menores podem não atingir o objetivo e serem irrelevantes. Sob o mesmo ponto de vista um treino com mais de meia hora pode ser cansativo para quem não está treinando há algum tempo.

Uma estratégia é falar também com quem já é aluno e pedir a eles que convidem os amigos e parentes que precisam ficar em casa para treinar também.

Crie atividades adaptadas para alunos com necessidades especiais

Pessoas com deficiência também praticam academia. Sinalizar no seu perfil que possui estrutura para receber esse público é um diferencial que pode ser explorado.

Fazer uma aula com áudio descritivo é uma forma simples de incluir pessoas com deficiência visual nas atividades da academia.

Legendas em vídeos no Youtube são outra medida prática para adaptar os conteúdos para quem possuem problemas auditivos.

Quais aulas da academia podem ser feitas remotamente?

A princípio todas as modalidades de treino podem ter versões online. Contudo, algumas academias preferem trabalhar com as aulas que possuem maior número de alunos matriculados para atender a demanda.

Só para ilustrar, as aulas a distância que estão ganhando as redes sociais são de:

  • Alongamento;
  • Dança;
  • Aquecimento;
  • Ioga;
  • Treino funcional;
  • Cardio;
  • Consciência corporal;
  • Ginástica localizada;
  • Jump;
  • Hiit.

Para que os praticantes de lutas e artes marciais não se sintam excluídos treinos de maythai, judô e fundamentos de defesa pessoal também estão invadindo as redes sociais. Em suma, cada academia é livre para escolher o que será convertido em videoaulas para seus clientes.

Seja como for nada te impede de pedir sugestões. Fale com seus colaboradores e alunos, faça uma postagem nas redes sociais e pergunte o que gostariam de ver no perfil da academia.

As sugestões podem render ideias de aulas diferentes e inclusive se transformarem em novas turmas no futuro.

A quarentena é um período que as academias do mundo todo irão passar. Use as dicas que leu aqui para manter seu empreendimento e se tornar referência no mundo fitness.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *