5 vantagens na hora de optar por maior oferta de qualidade para seus alunos na academia

Empreender em tempos de crise é um desafio diário. Para se destacar no mercado de academia é preciso ofertar serviços de qualidade para seus alunos e colaboradores.

O conceito de qualidade no atendimento é amplo. Dentro do marketing encontramos referências desde o tratamento que é direcionado ao cliente até o checklist de todas as informações que devem ser transmitidas no momento de captar novos alunos.

Os equipamentos da academia também fazem parte do conceito de qualidade além das capacitações dos colaboradores e professores.

Com a finalidade de te dar soluções para alavancar seu negócio separamos 5 vantagens que podem fazer a diferença na hora de optar por aumentar a qualidade na sua academia.

Leia o texto até o final e fique sabendo agora mesmo.

1- Professores motivados encantam os alunos

Os professores são as pessoas que irão acompanhar o desenvolvimento dos seus clientes durante toda a preparação física. Antes de mais nada, o gestor de academia precisa entender que investir na qualidade do seu professor é um dos atalhos para aumentar seu lucro.

Afinal, a concorrência com outras academias é cada dia maior. Assim, sua equipe precisa encontrar razões para acreditar que a sua empresa é a melhor em que poderiam trabalhar.

Se você cria um ambiente acolhedor e criativo, os colaboradores podem sugerir opções de melhoria nas aulas e trazer as demandas dos alunos durante o treino. Esse feedback é essencial para manter a sua academia no topo.

Como motivar os professores na academia?

Agora que já sabe a importância de manter seu pessoal motivado, vamos te dar algumas opções práticas para engajar sua equipe profissional e render ainda mais.

Treinamentos internos

Realizar workshops na própria academia com sua equipe é uma forma de motivar os profissionais e otimizar a troca de conhecimentos.

Escolha um dia no mês e reúna todos os profissionais e faça uma abordagem sobre os temas do momento:

  • Marketing para academias;
  • Equipamentos e tecnologia;
  • Treinamento personalizado;
  • Qualidade de vida.

Proponha um debate sobre como trazer esses conceitos para a academia e mostre formas onde o seu profissional se sinta parte do processo. Se possível, convide um profissional com mais experiência para participar também.

Esse treinamento, mesmo em um clima mais descontraído será uma vivência enriquecedora que irá se refletir no dia a dia com os alunos através de treinos mais eficazes e de qualidade.

Participação em eventos

Seminários, congressos e palestras relacionadas ao mundo fitness acontecem o ano inteiro. Dessa maneira participar dos eventos relacionados a educação física na sua região é uma oportunidade de motivar seu professor e qualificar toda a academia ao mesmo tempo.

Por outro lado, nos eventos estão as principais tendências do setor e produtos que trazem serão lançados nos próximos meses. Como empresa, ter representatividade nesses eventos te ajuda a se manter atualizado perante a concorrência.

2- Bom atendimento é uma ferramenta de promoção da empresa

Todo mundo sabe que ser bem atendido é um sinal de qualidade. Contudo, na correria do dia a dia pode ser que seus colaboradores priorizem outras tarefas e o aluno se sinta e segundo plano.

Isso é um erro em potencial, já que os primeiros meses na academia é que irão construir as impressões que o aluno tem sobre o ambiente.

É preciso lembrar que, no negócio fitness, o ser humano é o elemento chave para o sucesso e retorno do investimento.

Sob o mesmo ponto de vista, saber realizar um atendimento de boa qualidade irá resultar em alunos satisfeitos e que recomendarão sua academia para parentes e amigos.

Como melhorar o bom atendimento na academia?

A fim de garantir um atendimento de qualidade o dono da academia deve ser capaz de criar estratégias para assegurar que todas as pessoas que frequentem a sua empresa possuam o mesmo atendimento.

Consequentemente, as alternativas mais usadas pelos profissionais da área são possuir profissionais treinados para atender aos alunos e padronizar a forma desse atendimento.

Tenha uma equipe de atendimento

A princípio, os atendentes precisam ter um perfil diferenciado. Ao selecionar as pessoas que irão fazer parte da sua equipe de atendimento é interessante que seus membros sejam comunicativos e atenciosos.

A comunicação pode ser verbal ou escrita. Além disso, é comum as academias possuírem perfis nas redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp. Assim a escrita ao receber e enviar mensagens de texto precisa ser correta e objetiva para não causar erros de interpretação.

O colaborador responsável pelo atendimento deve ser uma pessoa paciente. Ao propósito em uma academia existem pessoas de todas as idades e que podem ter dúvidas por estarem começando a rotina de treinos.

Assim, saber ouvir e ter aptidão para explicar as coisas mais de uma vez são características que fazem parte da rotina de atendimento ao cliente.

Crie um roteiro de atendimento ao cliente

O roteiro nada mais é do que uma simulação com o passo a passo do que deve ser feito na hora de abordar alunos em potencial.

Seu objetivo principal é assegurar que todas as pessoas sejam atendidas da mesma forma, independentemente do horário ou funcionário que esteja trabalhando naquele momento.

Passo a passo do roteiro de atendimento

Um roteiro é algo que deve ser passado em treinamento para toda a sua equipe de funcionários. Através do treinamento, o roteiro antecipa as perguntas que o cliente pode fazer e mostra as potencialidades da sua academia.

Um roteiro básico para profissionais de uma academia deve contar com as informações a seguir:

  • Saber que produtos e serviços o cliente teria interesse em experimentar;
  • Apresentar a academia e os tipos de treino oferecidos;
  • Demonstrar empatia e procurar saber outras informações que podem ajudar na hora de indicar atividades no futuro;
  • Indicar alguma vantagem como descontos para firmas ou treinamentos para grupo familiar;
  • Serviços adicionais que a academia possui como toalhas, armários; avaliação física; nutricionistas; fisioterapia; estacionamento, e conveniênciasegurança.
  • Pegar o telefone de contato ou e-mail para indicar novas turmas ou aulões;
  • Ser educado e agradecer a atenção.

3- Equipamentos de ponta atraem clientes

Ao comprar os materiais da sua academia a qualidade deve estar em primeiro lugar. Equipamentos atuais possuem tecnologias que aumentam a eficácia do exercício e diminuem o risco de lesões eventuais.

Pesquise os fabricantes de equipamentos. Em poucos minutos, através da internet você encontra lojas com diversidade de produtos e serviços que podem se tornar excelentes parceiros para o seu negócio.

Outra vantagem de comprar equipamentos para academia diferenciados é que eles podem se tornar outro ponto de retenção de alunos.

Com toda a certeza seu cliente irá preferir fazer atividade física em um equipamento novo e de qualidade, mesmo que eventualmente isso signifique ter que pagar um pouco mais pelas mensalidades em seu plano.

4- Empresas de qualidade possuem acompanhamento pós-venda

Posto que os equipamentos de qualidade duram mais que os materiais de qualidade inferior é comum fabricantes e revendedores de equipamentos para academia criarem canais de comunicação com o cliente.

Provavelmente você já comprou um equipamento e ficou com dúvidas sobre a montagem ou quais exercícios poderiam ser adaptados para o equipamento que estava adquirindo, não é mesmo?

Atualmente é fato que as nossas dúvidas serão tiradas através de uma pesquisa online. Pensando nisso, as lojas e fornecedores criaram perfis nas redes sociais onde podem explicar detalhadamente tudo o que seus produtos têm a oferecer.

Em resumo, o que deve ser levado em conta no momento da compra é ter o suporte online compatível com a qualidade esperada do produto.

Características de suporte do fabricante

  • Possuir site próprio atualizado regularmente;
  • Ter perfis nas redes sociais;
  • Ter blog com notícias sobre o setor e o mundo fitness;
  • Ensinar como treinar com o aparelho através de vídeos e tutoriais.

5- Manutenção preventiva diminui gastos

Se acaso sua academia já possui outros equipamentos manter o cronograma de manutenção preventiva em dia te ajuda a economizar.

Em suma, a manutenção de equipamentos pode ser:

  • Corretiva;
  • Detectiva;

A manutenção prolonga a vida útil dos equipamentos desde que seja feita no tempo certo e por profissionais qualificados para essa tarefa.

Conforme o uso dos equipamentos e a quantidade de alunos na sua academia você pode aumentar ou diminuir a periodicidade de cuidados com a manutenção. Em cidades litorâneas a maresia pode comprometer peças metálicas e aumentar a depreciação desses materiais, exigindo cuidados mais específicos.

Já academias de grande porte precisam trocar os equipamentos com frequência porque o uso contínuo, o suor durante o treino e demais atividades compromete a funcionalidade dos aparelhos mais procurados na academia.

Como lucrar tendo qualidade na academia?

Apesar de parecer um aumento nos custos, adquirir equipamentos de qualidade superior é um investimento.

O gestor de academia de sucesso compreende o quanto o mercado é exigente e demanda por uma experiência de cuidados com o corpo que vai além do convencional.

Assim, oferecer uma prestação de serviço diferenciada desde o momento da primeira avaliação física é o caminho para criar um relacionamento longo com a sua comunidade e os alunos.

Coloque nossos conhecimentos sobre qualidade para seus alunos em prática no seu dia a dia e perceberá que os lucros serão uma consequência natural do seu esforço.

Veja mais:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *