Checklist: Como escolher os acessórios da sua academia

Academias de ginástica como opção de lazer ou prevenção de doenças são um grande potencial de investimento. Por isso, escolher os acessórios da sua academia é tarefa fundamental como empreendedor.

Vale a pena lembrar que, em um país onde a prática de exercícios é uma realidade constante o seu público alvo sabe reconhecer onde deve permanecer ou não.

Gastar demais ou economizar na compra de equipamentos pode ser a diferença entre fechar o semestre no vermelho ou com lucros. Mas, será que existe uma fórmula secreta para escolher os acessórios que irão fazer parte da sua empresa nos próximos anos?

Verdade seja dita, toda compra possui um checklist a ser seguido onde o gestor analisa os benefícios, custos e riscos que cada aporte de materiais irá trazer para o seu centro de treinamento físico.

Só o fato de estar lendo esse artigo demonstra sua inteligência e como se importa em tomar a decisão que vai trazer dinheiro e clientes para a sua academia.

Se acaso possui dúvidas sobre como escolher acessórios esse texto vai te ajudar. Preparamos um checklist com um passo a passo de como escolher os equipamentos da sua academia.

Leia até o final e se informe agora!

Parte 01: Planejando a compra de acessórios da sua academia

1. Conheça a sua academia

Equipamentos de ginástica ocupam espaço. Então é preciso, antes de comprar entender se o aparelho é compatível com o tamanho do salão de musculação.

Vale a pena lembrar que as academias também possuem áreas livres como: recepção, banheiros, vestiários etc.

2. Planeje o que é melhor de acordo com o seu projeto de negócio

De acordo com a International Health, Racquet & Sportsclub Association um centro de treinamento físico deve ter 60% do seu espaço dedicado a aparelhos de musculação e treinamento cardiovascular.

A princípio, a associação lembra que, com o avanço das franquias de ginástica é preciso adequar o seu espaço físico as exigências da sua franquia.

Empresários que possuem academias por conta própria possuem maior liberdade para comprar acessórios diferentes e que podem atrair novos alunos.

3. Veja se é melhor comprar ou alugar os equipamentos de ginásticaexto do seu título aqui

Atualmente os gerentes de academia podem escolher entre comprar ou alugar seus equipamentos. Agindo assim é possível terceirizar os acessórios ou negociar diretamente com fabricantes de equipamentos de ginástica profissional.

Cada escolha possui prós e contras e deve ser vista com cautela para não causar transtornos mais tarde.

Antes de mais nada, o aluguel de acessórios é uma parcela fixa e permite que o gestor saiba exatamente o quanto irá gastar durante o ano.

Por outro lado, equipamentos próprios podem ser revendidos para outras empresas. Assim, é possível usar os acessórios como um ativo e aporte de capital.

Em outras palavras, os gastos no primeiro ano do investimento podem ser recuperados a longo prazo. Logo depois de pagar as parcelas da compra os custos fixos irão diminuir consideravelmente.

Só para exemplificar, escolas, condomínios, indústrias e clínicas de reabilitação possuem academias menores bem como público reduzido.

Um bom administrador pode criar parcerias com esses locais para repassar os equipamentos usados e usar o dinheiro em melhorias para a sua firma.

A parceria é boa para os dois lados, você tem parte do dinheiro de volta e as empresas podem oferecer diferenciais ao seu público com o uso de acessórios seminovos.

Parte 02: Pesquisando acessórios para sua academia

4. Procure os aparelhos mais modernos

As academias mais famosas são conhecidas por usar aparelhos modernos e novos. Além disso, um equipamento novo com calibragem e engrenagens em dia consegue resultados eficientes e otimiza a rotina de exercícios dos alunos.

5. Pesquise seus concorrentes e saiba como montam suas academias

Academias de sucesso existem em todos os lugares. Conhecer seus concorrentes diretos seja na sua cidade, seja na sua região ajuda a entender o que está dando certo em seu negócio.

Só para ilustrar, se a maioria das academias possui aulas coletivas e o fluxo de alunos nesse período é grande isso pode sinalizar que a compra de acessórios para aulas em grupo é mais lucrativa do que equipamentos individuais.

6. Compre aparelhos que estejam em alta com o público fitness

Com toda a certeza, cada época possui um tipo de treino que vira febre entre os praticantes de atividade física.

De fato, estudos apontam que o mundo conectado do século XXI pede atividades onde o exercício esteja ligado a uma experiência.

É provável que apenas uma série repetitiva de flexões em aparelhos deixe o período na academia tedioso e sem sentido. Todo mundo sabe que cuidar da saúde é uma necessidade, mas, um toque de diversão ajuda a engajar alunos e colaboradores.

Mini jump, kettlebell, fit ball são apenas alguns dos acessórios conhecidos em aulas que juntam música, equilíbrio, diversão e queima de calorias.

Parte 03: Escolhendo o fornecedor do jeito certo

7. Qualidade dos produtos

Equipamentos de ginástica com qualidade são a primeira coisa que o gestor deve pensar.  Seja como for, a qualidade deve vir antes do preço.

No momento em que a qualidade dos acessórios da academia for boa os alunos poderão praticar os exercícios com tranquilidade. Afinal, quando a qualidade não é compatível com a rotatividade de pessoas pode ocorrer acidentes ou lesões.

Do mesmo modo, o valor a mais gasto com equipamentos pode ser agregado ao marketing da sua academia. Uma pessoa ao entender o real valor dos aparelhos e suas vantagens permanecerá matriculado mesmo pagando uma mensalidade um pouco mais cara que a dos concorrentes.

8. Durabilidade dos aparelhos

Por analogia um produto de ponta deve ser projeto para durar o máximo de tempo possível em bom estado de conservação, não é mesmo?

Sem dúvida, os equipamentos devem durar ao menos o tempo estipulado pelo fabricante. Sob o mesmo ponto de vista, a durabilidade dos acessórios de academia passa por outras questões.

A seguir falaremos um pouco mais sobre cada uma delas.

Funcionalidade

Chamamos de funcionalidade ao conjunto de funções que um aparelho pode realizar. Cada acessório foi pensado para trabalhar uma série de músculos e realizar exercícios específicos.

Academia é um bom negócio quando a funcionalidade dos acessórios proporciona versatilidade e inovação.

Design

O design simboliza o esquema da estrutura física de um acessório na academia de ginástica.

Aparelhos com design criativo e que atendam as demandas do setor agregam valor ao seu salão de musculação e demais áreas da academia.

Ergonomia

Aparelhos de ginástica ergonômicos são aqueles onde os recursos tecnológicos foram usados para melhorar as condições do treino como um todo.

O conceito de ergonomia surgiu na engenharia. A ergonomia adaptada às indústrias de acessórios de ginástica trouxe produtos onde a probabilidade de lesões é mínima mesmo com o uso prolongado diariamente.

09. Garantia do serviço

Tanto quanto a qualidade, a garantia do serviço pós-venda te ajuda a aumentar a lucratividade do seu investimento.

Antes de efetuar a compra pesquisar os prazos de garantia e a opção de garantia estendida contam pontos para aumentar o prazo de troca dos acessórios de ginástica.

10. Manutenção e troca das peças

Quem frequenta academias sabe o quanto a manutenção de aparelhos pode interferir a rotina de treinos.

Empresas confiáveis possuem política de manutenção e troca de peças.

Ali você encontra informações a respeito de:

  • Acessórios com defeito;
  • Como conseguir peças adicionais;
  • Pontos de assistência técnica perto da sua academia;
  • Prazos para troca;
  • Reembolso de dinheiro.

11. Manual de uso e apoio online

Por mais que lidar com acessórios de academia faça parte da sua profissão consultar o manual é uma maneira de estudar novas tecnologias.

Por consequência as redes sociais trouxeram a possibilidade de canais de comunicação entre o fabricante e o dono de academia.

Ao pesquisar o fornecedor na internet informações relevantes em mecanismos de busca revelam a confiança que os compradores possuem e se há uma imagem positiva e relevante sobre os equipamentos profissionais oferecidos.

Com o propósito de ensinar o que o uso do acessório proporciona na academia as marcas começaram a investir em perfis nas redes sociais como Facebook, Instragam e Youtube. Nos perfis oficiais existe conteúdo de valor como tutoriais de exercícios e dicas de como usar o aparelho.

Para lojas online de acessórios de academias o prazo de entrega, formas de pagamento e certificados de segurança digital passam credibilidade durante a compra. 

12. Escolha um fabricante com vários acessórios

A saber, ter um fornecedor que trabalhe com vários equipamentos de ginástica poupa tempo e uniformiza suas instalações.

Uma academia com públicos de todas as idades precisa de opções de treino diferenciadas.

Acessórios para treinos de luta, crossfit, treinamento funcional, ginástica e musculação comprados de tempos em tempos no mesmo lugar podem te garantir preços acessíveis e descontos em compras volumosas.

Os acessórios da academia são, inegavelmente, a parte que mais possui potencial para atrair e reter alunos.

Como você viu é papel do gestor escolher qual o acessório vai trazer lucros para o seu negócio.

O gestor que sabe escolher os equipamentos do jeito certo ganha em competitividade e se mantém atualizado. Com nosso checklist você pode escolher a empresa que possui mais equipamentos que possam atender suas expectativas.

Use as informações que leu para dinamizar sua receita o quanto antes!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *