05 problemas mais gerados nas academias

Uma vez que o Brasil é o segundo país do planeta em número de academias investir no setor é garantido, certo? A princípio sim, se você souber evitar 05 problemas comuns para quem é dono de academia de ginástica.

De fato, o SEBRAE identificou que, em menos de uma década, o número de micro e pequenas empresas registradas como academias saltou de 9,3 mil para 21,7 mil.

Um país com altas temperaturas na maior parte do ano e onde a consciência dos benefícios de um corpo saudável estão em evidência é normal querer entrar em uma academia.

Mas, você sabia que em contraste com o alto número de estabelecimentos para a prática de treino existe a baixa retenção de alunos?

De acordo com estudo do International Health, Racquet & Sportsclub Association os mais de 7 milhões de alunos das academias acabam desistindo ou frequentando as aulas menos do que o ideal para manter a forma.

Seja como for, as academias que conseguem identificar esses problemas e solucionar tais situações do jeito certo conseguem se sobressair no mercado e, de quebra, aumentar seus lucros.

Então, para te ajudar a estar nesse seleto grupo de academias de sucesso preparamos esse post com dicas para otimizar sua academia e solucionar os problemas que são comuns no dia a dia.

Leia o artigo até o final e se atualize já!

Quais são os 05 problemas mais gerados nas academias?

1- Quebra de aparelhos

Em primeiro lugar todo mundo sabe que os aparelhos de ginástica possuem uma vida útil. Estima-se que, se bem cuidados, os equipamentos podem chegar a 10 anos.

Às vezes, por estar com um fluxo grande de usuários, o desgaste do aparelho pode ser mais rápido que o normal, resultando na sua quebra.

Quebra de aparelhos: como resolver?

A fim de resolver o problema você pode orientar colaboradores e professores para que alertem os alunos sobre o manuseio adequado de cada aparelho.

Além disso, a manutenção detectiva dos equipamentos de ginástica te ajuda a economizar dinheiro. Em outras palavras, ao cuidar do aparelho os gastos com reformas são menores do que trocar todos os itens de uma só vez.

Para quem está começando a dica é escolher aparelhos de qualidade comprovada na hora de montar sua academia. Inegavelmente, os materiais usados durante a fabricação são responsáveis pela segurança e durabilidade do equipamento.

Verdade seja dita, é melhor investir em um equipamento com custo maior e manutenção menor, do que comprar algo barato, mas que acabará sendo trocado eventualmente em pouco tempo.

2- Falta de aparelhos suficientes para o número de alunos em aulas

Em virtude de ter um fluxo irregular de alunos, muitos gestores trabalham com poucos aparelhos pensando em economizar.

Mas, a longo prazo, esse pode vir a ser um dos problemas que o dono de academia enfrenta.

Imagine que você consegue visibilidade nas redes sociais e o número de matrículas sobe inesperadamente. Nos horários de pico ter alunos esperando para se exercitar é, no mínimo, desmotivador.

Então, num passe de mágica, sua academia deixa de ser referência e passa a ser a última opção do seu público-alvo. Esse problema é difícil de contornar de tal forma que, no marketing se gasta muito mais dinheiro para reconstruir uma imagem negativa do que encantar o cliente pela primeira vez.

Como equilibrar a quantidade de aparelhos com o número de alunos na academia?

A fim de que o problema da quantidade dos aparelhos seja resolvido é preciso fazer um controle financeiro adequado.

Quantos aparelhos você pode comprar para ter um número de matrículas suficiente que gere lucros e os alunos não precisem se revezar entre um equipamento e outro?

Depois de entender como anda o financeiro e em que pode investir é hora de agir. Equipamentos com maior procura precisam estar em quantidade maior também.

Igualmente, uma forma de dispersar os alunos no espaço físico da academia é oferecer aulas em grupo: zumba, jump, lutas, ioga são algumas modalidades de treino que podem acontecer em uma sala anexa e atraem vários adeptos.

3- Fornecedores que não cumprem com a manutenção

Escolher um fornecedor é algo delicado, principalmente se a manutenção for inadequada ou entregue em um prazo maior do que o estipulado no início.

Nesse meio tempo, você se sente dividido entre esperar o novo prazo do fornecedor ou desistir do reparo e procurar outra empresa para ser responsável pelos reparos.

Enquanto está pesquisando preços, prazos e comprando insumos para fazer a manutenção seu aluno está esperando.

Talvez, um dia sem uma bicicleta ergométrica ou uma esteira não afetem o comprometimento do seu aluno.

Por outro lado, um dia sem bebedouro ou ar condicionado causam desconforto e comprometem a qualidade do serviço oferecido por você.

Certamente, a manutenção dos aparelhos é algo que irá atingir o faturamento da sua academia no final do mês.

Como resolver problemas com fornecedores?

Com toda a certeza, esperar a quebra de equipamentos para, só então, começar a procurar alguém que faça reparos pode ser uma falha grave de gestão.

Conforme surgem os problemas ter uma equipe de confiança para fazer o serviço com rapidez e eficiência garante tranquilidade e otimiza o tempo do gestor.

Sob o mesmo ponto de vista existem atalhos que pode tomar para evitar transtornos ao escolher os fornecedores da sua academia:

  • Procure referências na internet, empresas confiáveis possuem site, blog e redes sociais onde explicam o que tem a oferecer e sua rotina de trabalho;
  • Use seu networking, outros empresários passam pelo mesmo problema e podem te informar quais os fornecedores que valem a pena ou não;
  • Crie uma base de dados com os fornecedores que atendem na sua região, não esqueça de incluir telefones, relação de preços, prazos e contato através de e-mail ou redes sociais.

Embora seja um tópico pouco abordado o pós-venda deve ser levado em conta na hora de procurar um fornecedor para academia de ginástica. Ter feedback e prazos de garantia acima da média é uma característica de menos problemas no futuro.

4- Incidentes com alunos

Um dos fatores a serem evitados nas academias são imprevistos com alunos.

Vale lembrar que, um aluno insatisfeito é um cliente que, além de não retornar para a academia, ainda irá falar mal do serviço que deixou a desejar.

Anteriormente, essa queixa era restrita ao grupo de amigos e familiares. Hoje em dia, uma foto ou vídeo no Whatsapp ou Facebook comentando o ocorrido e citando sua academia viralizam em poucas horas.

Resultado, mesmo que o aluno tenha falado em um momento sem pensar ou a academia corrija o incidente o vídeo e a foto podem continuar circulando por anos, sendo praticamente impossível saber a repercussão do incidente.

Como evitar incidentes com alunos?

Eventualmente, imprevistos podem acontecer em qualquer ambiente. O que define as consequências é a forma como a empresa se posiciona no cotidiano com os clientes e colaboradores.

Criar uma relação de confiança exige transparência, assim, trate o aluno com respeito e explique o que acontece na academia de forma clara e objetiva.

Na questão comportamental, estabelecer um clima de empatia cativa os alunos que sabem que irão encontrar apoio na academia se estiverem passando por dificuldades.

Em resumo, instrua seus funcionários a evitar atritos com alunos. Assim, todos saem ganhando.

5- Não ter uma infraestrutura adequada

Sua academia de ginástica pode estar fora do patamar desejado porque possui um ambiente ultrapassado.

Esse tipo de problema na academia é mais comum do que parece. Muita gente pensa que apenas os aparelhos são o suficiente para manter a academia funcionando.

Um ambiente pequeno, com pouca ventilação, cores escuras ou claras demais cortam o estímulo sensorial do treino. Assim, uma hora na musculação parece interminável.

Consequentemente, as matrículas podem até ser constantes, mas, a retenção de alunos acaba ficando abaixo do esperado no planejamento inicial.

Como criar infraestrutura adequada gastando pouco?

Com a finalidade de manter o aluno o máximo possível, as academias vêm investindo em criar um ambiente o mais casual possível.

Só para exemplificar, uma pequena reforma no ambiente pode deixar sua empresa moderna e jovem. O melhor de tudo é que você consegue esse upgrade no negócio sem gastar muito.

Sua academia pode liderar o mercado fazendo as seguintes ações:

  • Coloque painéis com imagens na decoração, isso ajuda a estimular a prática de exercícios;
  • Use poltronas e sofás nas áreas comuns da academia, nada de cadeiras que lembrem um consultório ou o escritório onde seu cliente trabalha o dia inteiro;
  • Crie um espaço para selfies, assim você estimula o compartilhamento de publicações online com sua empresa e conquista os apaixonados por exercícios através das postagens nas redes sociais.

Ter uma academia não é para amadores. Antes de tudo, para ter sucesso no mercado é preciso lidar com pessoas e suas expectativas, o que requer paciência e estratégia.

Ao ler um pouco mais sobre os 05 problemas mais gerados nas academias nossa intenção foi te dar caminhos para aprender a ser um gestor comprometido com o resultado e atualizado com o mundo fitness.

Use as dicas que aprendeu aqui como guia e mantenha o foco. Aprendizagem constante, equipamentos de qualidade e bom atendimento são o segredo para a prosperidade de sua academia. Bons negócios!

Veja também:

One Comment

Eduardo Almeida

Tenho uma dúvida em revezamento de um aparelho com muita gente . Visto que por exemplo numa puxada com barra . Normalmente revezo com outra 2, todavia alunos querem revezar em 4 e acho que isso me atrapalha e entendo que não será tão eficiente o desempenho da atividade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *