5 equipamentos que você precisa ter em casa e em uma academia profissional

Quais são os equipamentos que são indispensáveis para quem quer treinar no conforto de sua casa? Será que esses equipamentos são os mesmos que os gestores usam na montagem de uma academia de ginástica? Existe alguma  diferença entre eles?

Talvez você saiba, talvez não, mas os aparelhos de ginástica profissional trazem os mesmos resultados, independentemente do lugar do treino. Então, possuir o aparelho adequado pode te ajudar no treino em casa, na academia do prédio e até mesmo em um centro de treinamento físico.

Afinal, não há dúvida de que as metas para treino são comuns. Quem procura uma academia deseja tonificar, ganhar massa muscular ou até mesmo queimar gordura corporal. Do mesmo modo, esses desejos fazem parte das expectativas de treino da maioria dos praticantes de atividade física regular em casa.

Para facilitar a vida de quem quer montar seu espaço de treino preparei esse texto. Aqui te mostro quais são os 5 equipamentos que você precisa ter em casa e em uma academia profissional.

Dessa forma, você poderá treinar com a certeza de que tem o essencial para entrar em forma e cuidar da saúde do jeito certo. Leia o post até o final e fique informado já.

5 equipamentos essenciais para ter em casa ou na academia de ginástica

Realizar a compra de um aparelho de ginástica é algo que não pode ser feito por impulso. Uma vez que o treino deve ser incorporado à sua lista de hábitos é importante escolher um equipamento que potencialize seus treinos.

Já para quem é empreendedor na área fitness a ideia é ter aparelhos que possam ser usados na maior quantidade de planos de aula possíveis. Assim, os professores não terão dificuldades na hora de planejar os treinos dos alunos que estiverem se matriculando na sua empresa.

Veja agora cinco equipamentos que podem te salvar e que você deve ter em casa ou na academia.

1. Mini jump profissional

O mini jump profissional é um equipamento prático e versátil. Não é por acaso que você encontra aparelhos de jump nas principais redes de academias.

A aula de jump, inegavelmente, é cheia de energia. Durante 45 minutos o aluno simula uma série de saltos seguindo as batidas de uma música de fundo.

Também chamado de mini trampolim ou mini cama elástica esse aparelho pode ser usado nas aulas de jump bem como em um treinamento funcional. Nas duas formas, o treino usando o mini jump pode aliviar o impacto nas articulações graças à lona que reveste o aparelho.

O treino no jump ajuda o corpo a desinchar e diminui a retenção de líquidos. Quem usa o jump fortalece os membros inferiores e tonifica o corpo todo.

Quem deseja montar uma academia com aulas de jump deve comprar vários aparelhos. Só para exemplificar, a aula de jump na academia é em grupo, assim, cada aluno usará um aparelho durante a aula.

Mas, se a sua intenção é treinar no mini jump em casa, o aparelho é um ótimo companheiro para o treino. Por ser pequeno, o mini jump cabe em qualquer cômodo da casa ou até mesmo em um apartamento pequeno.

2. Kettlebell

O ketllebell é um aparelho que ficou popular entre os praticantes de luta livre. Os benefícios do treino são tão completos que, rapidamente, a prática se tornou uma das preferidas de pessoas que faziam outros esportes.

No plano de treino o kettlebel é usado pelo personal trainer para intensificar os grupos musculares da lombar, glúteos, pernas, braços e abdominais.

Em um centro de treinamento físico, o kettlebell pode ser usado em treinos de musculação, ginástica localizada e até mesmo treino funcional.

Consequentemente, por como são alguns dos tipos de treino que podem ser feitos por pessoas de qualquer idade, o kettlebell se torna um aparelho fundamental dentro de uma academia de ginástica.

Quem gosta de treinar em casa também pode adquirir um kettlebell. Para quem não conhece, o equipamento é uma esfera de ferro fundido com 20 centímetros de diâmetro. Existem no mercado aparelhos de kettlebell com vários pesos. Só para ilustrar, o peso varia de 04 a até 48 kg.

Assim, como em qualquer modalidade de treino, o indicado é começar pelo Kettlebel de 04 kg. Vale a pena lembrar que, a mudança para um equipamento mais pesado só deve ser feita com o acompanhamento de um educador físico.

3. Fitball

Chamada de bola suíça, a fitball é usada, em primeiro lugar, para fazer a reabilitação de pessoas com problemas na coluna. A denominação de bola suíça é uma referência ao país que desenvolveu o aparelho e o adaptou como um equipamento para condicionamento físico.

O aparelho é resistente e pode suportar uma carga de até 300 kg. Por facilitar a mobilidade e trabalhar o corpo todo, a fitball logo saiu das sessões de reabilitação e foi para os treinos de pilates bem como as academias de todo o mundo.

Por oferecer um treino completo com um único equipamento, a bola suíça é uma escolha inteligente para quem deseja treinar sem ter que sair de casa. Todavia, a fitball é um aparelho que também está entre os mais comprados por gestores de academias.

Seja como for, ao escolher fazer uma série de treinos usando a bola suíça você consegue trabalhar os músculos de partes do corpo como:

  • Costas;
  • Lombar;
  • Glúteos;
  • Pernas.

Além de tonificar os músculos, o aparelho te ajuda a corrigir a postura, aumentar a flexibilidade e ter mais equilíbrio.

Por não ser um equipamento de baixo impacto, a bola suíça pode ser incluída no treino para sair do sedentarismo.

4. Disco de equilíbrio inflável

Se acaso está pensando em adquirir um aparelho de tamanho pequeno e que seja fácil de guardar em casa, você precisa ter um disco de equilíbrio inflável.

Verdade seja dita, quem é experiente em treino já sabe que o disco de equilíbrio pode ser usado para fazer exercícios em casa ou na academia.

Quanto ao seu uso no treino, o disco de equilíbrio é um potente aliado na reabilitação ortopédica. No entanto, a pessoa que faz uso do aparelho para fazer fisioterapia pode adaptar os exercícios após a recuperação total.

Isso é possível uma vez que o disco de equilíbrio inflável pode aumentar a intensidade de diversos exercícios físicos. Dessa maneira, o acessório tem sido inserido em treinos que vão desde o pilates e o treino funcional até a ginástica localizada.

Essa otimização de exercícios como a prancha torna o disco de equilíbrio um acessório que pode facilmente estar na academia do condomínio ou em um centro de treinamento físico.

Quem faz uma série de treinos usando um disco de equilíbrio inflável consegue perceber melhorias no condicionamento físico em pouco tempo. Como benefícios principais, o equipamento é capaz de aumentar o equilíbrio, a coordenação motora e desenvolver a consciência corporal.

5. Halteres

Talvez você saiba, talvez não, mas os halteres fazem parte do treino básico de musculação. Como são um tipo de acessório que permite uma infinidade de exercícios, a compra de halteres é fundamental em qualquer academia de ginástica.

Por outro lado, quem quer entrar em forma o quanto antes pode usar os halteres em casa para começar seu plano de treino e manter a saúde.

De fato, muita gente começa a treinar com o que possui em casa como garrafas pet com água. Com o passar do tempo é natural querer o equipamento profissional para ter um treino igual ao que teria em uma academia.

Quem ainda não tem o hábito de treinar com halteres deve começar com o uso apenas de halteres com peso leve. Conforme for conquistando regularidade no treino consulte seu personal trainer para checar qual o peso dos halteres é o ideal para você.

Quanto à finalidade, um personal trainer pode sugerir o treino com halteres para pessoas que precisam:

  • Aumentar a coordenação motora;
  • Melhorar a estabilidade das articulações;
  • Ganhar massa muscular;
  • Perder peso corporal;
  • Aumentar a flexibilidade;
  • Aprimorar o condicionamento físico.

Assim, os halteres fazem parte de treinos com foco em ganho de força muscular.

Onde encontrar equipamentos profissionais de academia que valham a pena?

Onde posso comprar equipamentos profissionais de academia? Nas principais capitais do Brasil é possível encontrar lojas de equipamentos de ginástica profissional. Entretanto, quem mora longe das metrópoles pode ter um pouco de dificuldade para comprar equipamentos para montar sua academia de ginástica.

Uma solução prática para esse problema é a internet. Tudo o que você precisa para treinar pode estar na palma do celular. Online você pode adquirir equipamentos de treino que são os mesmos usados nas principais redes de academias do país.

Ao comprar online você ganha tempo e tem a certeza de que terá os mesmos resultados malhando em casa ou em um centro de treinamento físico. As lojas online costumam ter suporte online, atendimento via chat e garantia nos equipamentos profissionais.

Seja você um amante de treino ou um dono de academia, montar um espaço de treino é mais simples do que parece. Use as dicas que acabou de ler para ter uma academia de qualidade onde desejar.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *