20 exercícios simples para fazer com acessórios que encontra em toda academia

1. Musculação

Em primeiro lugar, os exercícios de musculação podem ser feitos em qualquer academia. Uma vez que anilhas, barras e halteres estão nos equipamentos básicos de qualquer centro de condicionamento físico, treinar não será algo difícil.

Alguns exercícios simples para fazer no treino de musculação são: supino reto, tríceps, rosca direta e remada baixa.

2. Levantamento de peso

O levantamento de peso é um tipo de exercício simples e que pode ser feito em uma academia de grandes franquias, ou na academia do seu prédio.

Normalmente, o levantamento de peso na academia para iniciantes é feito com um peso mais leve do que o que o aluno consegue levantar. Assim, é possível realizar repetições e fazer a adaptação gradual do peso.

3.    Step

O step é um exercício que leva o nome do acessório para academia onde a atividade é realizada. Em suma, ao praticar step, você fortalece os músculos do core, define a região abdominal e melhora a postura corporal.

4. Bicicleta ergométrica

Andar de bicicleta é um tipo de treino que trabalha o corpo todo de uma só vez, certo? Como nem sempre é possível passar de bicicleta ao ar livre nas grandes cidades, a opção é usar o tempo na academia para andar de bicicleta ergométrica.

A aula na bicicleta ainda pode ser feita com acessórios, como tornozeleira e pesos para que o movimento tenha mais intensidade para tonificar os músculos.

5. Esteira ergométrica

O treino na esteira ergométrica é similar a fazer uma caminhada ou corrida tradicional. A esteira pode ajudar a manter a forma nos dias em que as condições climáticas não estiverem favoráveis para corrida ao ar livre.

A caminhada na esteira pode ser combinada a outros exercícios localizados dentro do seu plano de treino.

6. Mini Jump

O jump é um tipo de treino feito em uma mini cama elástica.

Na aula você simula saltos, corridas e movimentos de caminhada. A diferença é que, por ter uma lona elástica entre você e o chão, o impacto nas articulações dos membros inferiores é menor do que em um salto feito diretamente no solo.

Por ser um acessório para academia que cabe em qualquer lugar, o mini jump é muito popular nas academias de condomínios e entre quem gosta de treinar em casa.

7. Sand bag

Com toda a certeza, o sand bag deve ser um dos acessórios da sua academia. Talvez você saiba, talvez não, mas é possível usar esse equipamento para otimizar seus treinos de potência, resistência e força.

A princípio, o sand bag era um tipo de treino mais frequente em quem praticava algum tipo de luta ou arte marcial. Com o tempo, o acessório se popularizou e vem sendo incluído em treinos para hipertrofia ou emagrecimento.

Ele é um acessório que traz resultados em pouco tempo, uma vez que ajuda a fortalecer os músculos dos membros inferiores e superiores no mesmo treino. Dessa forma, o treino com sand bag é o queridinho de quem quer ganhar tempo na hora de malhar.

8. Corda naval

A corda naval é um tipo de exercício simples de ser executado e capaz de queimar muitas calorias. Em uma aula com exercícios na corda naval, é possível queimar até 600 calorias.

Como principais benefícios, o treino usando corda naval ajuda na resistência muscular, fortalecimento do sistema cardio respiratório. Sendo assim, esse tipo de treino é ótimo para quem deseja fortalecer a região do core.

Para começar a treinar com corda naval, o indicado é fazer de 10 a 20 movimentos em cada braço. A série pode ser modificada após 2 ou 3 meses de treino, de forma que a intensidade seja aumentada de acordo com o seu objetivo de condicionamento físico.

9.    Kettlebell

O kettlebell é um acessório popular nas academias em razão do sucesso no treinamento funcional e nas aulas de crossfit. Esse aparelho trabalha a musculatura dos ombros e braços.

Ao mesmo tempo, os exercícios com kettlebell podem tonificar os glúteos e os quadríceps.

10. Fit ball

Um acessório simples e que é popular nas academias é o fit ball. O treino com fit ball atrai quem é sedentário e quer se exercitar pois é de baixo impacto.

A atividade minimiza dores na lombar e na cervical. Durante os exercícios, é possível trabalhar os músculos de partes do corpo como:

  • Costas;
  • Membros inferiores;
  • Glúteos;
  • Região lombar.

11. Abdominal

Os exercícios abdominais são conhecidos nas academias. Em suma, é possível melhorar suas séries de abdominais usando acessórios, como extensores e faixas.

Para abdominal no solo o uso de colchonete para treino é fundamental para garantir conforto e nivelar o piso.

12. Agachamento

O agachamento é um grande aliado para quem deseja melhorar a mobilidade. Você pode fazer variações na sua série de treinos usando acessórios que encontra em toda academia como barras, anilhas e o kettlebell.

13. Alongamento

O alongamento é um tipo de atividade física que pode complementar o seu treino. De fato, quem é iniciante já consegue obter benefícios com apenas 10 minutos de exercícios para se alongar.

Por outro lado, alongar também é indicado após um dia de trabalho, ainda mais para quem trabalha fazendo esforço repetitivo.

Melhore sua série de alongamento com acessórios como o rolo de liberação miofascial, faixa elástica, tapete de yoga etc.

14. Pranchas de equilíbrio

O treino com pranchas de equilíbrio pode ser um dos que evita o surgimento de lesões em atletas. Utilize esse acessório para academias de ginástica durante seu plano de treino e aproveite um dos equipamentos mais versáteis que um centro de treinamento físico pode ter.

Só para exemplificar, a prancha de equilíbrio melhora a propriocepção do aluno, ajuda na estabilização muscular e da região do quadril e ainda fortalece os músculos do core.

15. Circuito com cones

Os cones são um acessório que pode fazer parte da sua rotina fitness na academia do prédio. Em primeiro lugar, o circuito pode ser sugerido pelo educador físico para otimizar o funcionamento dos músculos no dia a dia.

De acordo com especialistas em treinamento físico, o cone de treinamento estimula a agilidade, velocidade e força muscular. Com o treino regular, o circuito com cones é capaz de:

  • Aumentar a coordenação motora;
  •  Impulsionar o gasto calórico;
  • Evitar problemas de postura;
  • Potencializar o ganho de massa magra;
  • Aumentar a frequência cardíaca.

O treino com cones também pode ser feito ao ar livre. Em condomínios onde existem parques ou áreas verdes é comum os treinos da academia serem realizados nesses espaços durante aulas de treinamento funcional.

Outra adaptação usual do local de treino é na areia da praia, em regiões litorâneas.

16. Roda abdominal emborrachada

No seu centro de treinamento físico há rodas abdominais? Talvez você já saiba, talvez não, mas o exercício feito com a roda abdominal emborrachada é simples de fazer e gera resultados rápidos.

Para iniciantes, três séries com 10 repetições são o suficiente para melhorar o alinhamento da coluna e ter uma postura adequada.

17. Body pump

A aula de body pump reúne acessórios tradicionais de qualquer academia de ginástica em uma aula capaz de te fazer secar e ficar com o corpo em forma. Só para ilustrar, em uma aula, é possível queimar até 600 calorias com os exercícios.

Para quem ainda não pratica, no body pump você usa pesos e anilhas de forma ritmada. Dessa maneira a aula fica divertida e a intensidade do treino pode ser aumentada sem que o aluno fique entediado como na musculação tradicional.

18. Treinamento suspenso

Os exercícios simples do treinamento suspenso podem ser realizados utilizando o próprio peso corporal e uma fita de suspensão como acessório. Seja como for, encontrar uma academia onde o treinamento de suspensão possa ser feito é algo acessível.

Uma vez que os exercícios funcionais fazem parte da rotina de treino de alunos de todas as idades os acessórios para essa modalidade são populares entre os equipamentos profissionais para academias de ginástica.

Quem adiciona o treinamento suspenso em seu plano de treino consegue ter resultados na estabilidade do core, flexibilidade corporal, desenvolvimento de força e equilíbrio.

19. Prancha abdominal

A prancha abdominal é um exercício isométrico poderoso. Em suma, com poucos minutos por dia o aluno aumenta a consciência corporal, fortalece os músculos do core bem como os músculos estabilizadores e paravertebrais.

Apesar de algumas pessoas realizarem o exercício prancha direto no piso, o uso de colchonete para treino pode ajudar a manter a posição da prancha por mais tempo. Outro ponto positivo de usar o acessório durante o treino é o conforto e apoio para os braços na execução da prancha.

No momento em que você pratica a prancha abdominal com frequência é possível notar:

  • Definição da região abdominal;
  • Alinhamento da coluna vertebral;
  • Melhora da consciência postural;
  • Prevenção e recuperação de lombalgias.

20. Rosca bíceps

O exercício de rosca bíceps é um dos movimentos com elástico de resistência mais simples que você pode adicionar à sua rotina de atividade física.

Você realiza o exercício sentado e usa a faixa de resistência na perna enquanto o braço é exercitado enquanto se estica a faixa no movimento de rosca. Esse é um exercício simples e que ajuda a aumentar o bíceps e fortalecer os membros superiores.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *