Academia em condomínio: estabeleça algumas regras para fortalecer o bom uso

A rotina do seu condomínio não é mais a mesma depois que a academia de ginástica passou a existir. Após meses de planejamento e reuniões entre os usuários, a realidade da academia não é tão simples como você esperava.

O espaço que foi pensado para promover a saúde e bem-estar dos moradores agora é motivo de preocupação.

O controle e uso dos equipamentos de ginástica podem trazer riscos quando não há nenhum tipo de cuidado diário.

Nesse sentido, é uma das funções do síndico ou administrador do condomínio a tarefa de gerir o espaço de treino da melhor forma possível.

Mas, como aliar a atividade física na academia do prédio a uma boa convivência entre vizinhos? Como fazer para ter normas que sejam cumpridas e entendidas pelos usuários da academia?

Sem dúvida, o primeiro passo é ter regras simples para manter o serviço com a mesma qualidade de uma academia convencional.

Se acaso essa é a sua dúvida hoje, estou aqui para te ajudar. No post vou mostrar algumas regras para fortalecer o bom uso da sua academia.

Leia o conteúdo até o final e saiba mais sobre o assunto.

Quais são as regras que devo seguir antes de abrir a academia no condomínio?

Para manter a academia no condomínio sem problemas com a legislação, a administradora do condomínio deve ter alguns cuidados.

Antes de mais nada, mesmo sendo parte do condomínio, é preciso informar aos órgãos competentes que ali vai existir um centro de condicionamento físico. Vale a pena lembrar que cada cidade possui uma legislação sobre o assunto.

Alguns órgãos estaduais também podem regular a atividade de uma academia de ginástica em algumas partes do país. Por isso, é importante verificar quais são os requisitos básicos para ter uma academia no seu condomínio. Separe toda a documentação e deixe em um lugar acessível para eventuais consultas.

O espaço de uso coletivo deve ser aprovado em assembleia pela maioria dos moradores do prédio. Novos moradores devem ser informados o quanto antes sobre as regras da academia e o que pode e o que não deve ser feito no centro de treinamento físico do condomínio.

Caso existam perfis nas redes sociais para o condomínio, vale a pena realizar postagens informando sobre a existência da academia e como fazer para utilizar o local.

Quais são as regras que devo seguir depois de abrir a academia no condomínio?

A regra principal para garantir o funcionamento legal de uma academia em condomínio é ter um educador físico habilitado para orientar os praticantes de atividade física.

Grande parte dos estados tornou obrigatória a presença de um profissional de educação física em todos os espaços de treino durante as aulas.

Consequentemente, a ausência de um educador físico pode gerar multa e significa uma infração às normas do Conselho Regional de Educação Física.

Só para exemplificar, a multa pela falta de um profissional de educação física na academia pode ser de mais de três mil reais.

Em atividades como aulas de ritmos ou jump, é comum o uso de músicas durante o treino. Nesse sentido, tenha o cuidado de ter espaços onde o barulho não incomode os moradores que possuem habitações perto da academia.

Quando a sala de treino for pequena, uma sugestão é fazer o isolamento acústico do ambiente. Assim, os treinos podem ser realizados até mais tarde ou nas primeiras horas da manhã sem incomodar quem deseja descansar.

Por fim, deixe claro quem pode frequentar a academia. Se os moradores optaram que ela é exclusiva dos condôminos, restrinja a entrada de visitantes no ambiente.

Academia em condomínio: equipamentos essenciais para a prática de treinos

De fato, a quantidade de equipamentos para montar uma academia é uma escolha particular de cada gestor. De modo geral, os equipamentos mais populares e versáteis são os escolhidos nos primeiros meses de funcionamento. Conforme a rotina da academia se estabelece, você pode ir aumentando essa lista com os equipamentos mais pedidos pelos alunos.

Saiba agora alguns equipamentos profissionais para academia que são essenciais.

Mini jump profissional

A mini cama elástica é um equipamento profissional para academia que pode ser usada em várias modalidades de treino. Também conhecida como mini jump, o aparelho é uma forma de treinar movimentos com saltos e corridas sem o impacto que você sentiria se estivesse direto no solo.

O personal trainer costuma preparar uma sequência de movimentos funcionais ritmados com uma música de fundo para ajudar os alunos a se movimentarem. Quando a academia do condomínio possui espaço para aulas coletivas ter vários mini jumps proporciona uma classe de jump para os moradores.

A aula dura aproximadamente 50 minutos, onde cada aluno pode queimar até 900 calorias.

Sandbag

Em uma academia, o saco de treinamento serve para tonificar os músculos do tronco. Como grande parte dos alunos querem um abdômen bonito e barriga chapada, esse é um equipamento fundamental para ter no seu espaço.

Sandbag também é indicada por educadores físicos para trabalhar os músculos oblíquos e quadrado lombares.

Em um treino de força e resistência, o praticante pode queimar de 11 a até 20 calorias por minuto. Contudo, os benefícios do aparelho vão além. Sandbag também aumenta a capacidade de equilíbrio ao realizar os movimentos básicos do treino.

Quanto ao peso, existem sandbags de 05, 10, 15 e 20 kg.

Halteres

É praticamente impossível pensar em uma academia de ginástica sem a presença de halteres. Os pesos são a base de treinos de musculação até treinamento funcional e reabilitação.

A compra de halteres deve ser feita sempre em números pares. Dessa forma, se o morador desejar um treino usando dois halteres não terá problemas com falta de equipamentos.

Um centro de treinamento físico que possui mais alunos iniciantes deve comprar uma quantidade maior de halteres de 2 a até 4 quilos.

Uma dica de ouro para agilizar a montagem da academia no condomínio é adquirir uma estante. Para quem possui espaço reduzido uma a duas estantes de 18 pares de halteres emborrachado já é o bastante para começar as aulas.

Disco de equilíbrio

Balance disc ou disco de equilíbrio é um aparelho compacto e que pode ser usado em vários treinos dentro de uma academia. O disco de equilíbrio funciona na reabilitação e treino funcional. Todavia, seus benefícios podem ser aproveitados por alunos com objetivos diferentes.

Essa versatilidade do disco de equilíbrio o torna um acessório interessante para equipar a academia do seu condomínio.Um personal trainer pode incluir o aparelho em treinos de agachamento e até mesmo flexão de braço.

O disco de equilíbrio também pode ser uma forma de melhorar o condicionamento físico de quem é sedentário e preparar o aluno para treinos mais intensos.

Corda naval funcional

Apesar de ser um equipamento de treino simples, a corda naval é um potente queimador de calorias. Por isso, os alunos que querem perder peso rápido encaram o treino com corda naval funcional muito bem.

Não por acaso, a corda naval é um dos aparelhos mais usados em treinos de crossfit. Se pensa em ter um espaço para essa modalidade na academia do seu condomínio, a corda naval entra na sua lista de compras.

Em uma aula de crossfit, a corda naval fortalece a região do CORE e melhora a função cardiorrespiratória.

Quanto à metragem, cordas menores funcionam em aulas para iniciantes e cordas maiores exercem maior esforço físico.

Regras para os alunos da academia do condomínio

Com a academia funcionando é o momento de divulgar as regras de convivência que os frequentadores do espaço precisam seguir. Esse passo é fundamental, inclusive, para melhorar a convivência e garantir o bom uso dos equipamentos.

As principais regras que deve sugerir para a sua academia são:

  • Usar roupas adequadas para o local;
  • Respeitar a organização dos equipamentos;
  • Não jogar os pesos no chão;
  • Evitar deixar seus pertences espalhados no salão de musculação;
  • Não usar o celular.

Seja como for, cada academia possui a sua realidade, Isso significa que o gestor pode inserir ou retirar itens dessa lista de regras. Contudo, cada alteração deve ser avisada com antecedência para que todos entendam a mudança e possam se adaptar.

Quando devo trocar os equipamentos da academia do condomínio?

Sem dúvida, a manutenção preventiva é a melhor maneira de garantir que cada aparelho da academia do condomínio dure o período projetado pelo fabricante. Mesmo assim, o mau uso dos aparelhos pode comprometer sua eficácia.

No momento em que perceber que o aparelho não está mais apto ao treino o mesmo deve ser retirado da academia. Se o conserto for possível, o mesmo deve ser levado para a manutenção. Caso contrário é hora de repor o equipamento.

Para não ter dor de cabeça com prazos, o melhor a fazer é ter o mesmo fornecedor. Uma loja especializada em equipamentos para academia profissional cumpre os prazos de entrega e ainda dá suporte no pós-venda através de informações nas redes sociais.

Como você aprendeu aqui, estabelecer regras na academia do seu condomínio é a chave para fortalecer o bom uso do espaço coletivo. Pratique essas dicas e aproveite seu centro de treinos ao máximo!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *