O que é jejum intermitente e para quem é indicado?

Inegavelmente, o jejum intermitente é uma forma de manter o peso corporal. De fato, a prática tomou conta das redes sociais.

Uma vez que pessoas compartilham depoimentos de como sua vida mudou após o jejum é natural a curiosidade sobre o assunto. Afinal, se deu certo com tantas pessoas a probabilidade de funcionar de verdade deve ser considerada, não é mesmo?

Quem nunca se sentiu decepcionado ao subir na balança? Sem dúvidas,fazer dieta é algo demorado e cansativo. Você tem que contar calorias, pensar na composição dos alimentos, criar um cardápio… Tudo isso acaba diminuindo as chances de conseguir seguir a rotina alimentar até conseguir chegar no peso ideal.

Por outro lado, praticantes do jejum afirmam que é possível sim perder peso e continuar comendo o que gosta.

Contudo, será que o jejum intermitente funciona para pessoas que praticam atividade física com frequência? Como saber se o jejum intermitente é a melhor opção para você?

Se acaso essa é a sua dúvida estou aqui para te ajudar. Pesquisei sobre o assunto e nesse post estão informações importantes sobre as indicações do jejum intermitente.

Leia até o final e saiba mais.

Jejum intermitente: o que é?

O jejum intermitente é um método de perder peso corporal. Igualmente, para perder peso é preciso intercalar períodos de alimentação e algumas horas sem fazer refeições. Essa pausa pode ser apenas durante a noite ou uma ingestão de poucas calorias em dias separados.

Só para ilustrar, não existe uma regra sobre qual alimento deve ser eliminado das refeições. A base do jejum intermitente usa como aposta principal o tempo de pausa entre a alimentação uma vez por dia.

Como é o jejum intermitente?

Em primeiro lugar, quem adere ao jejum intermitente passa algumas horas sem refeições. Portanto, existem três formas de jejum intermitente bastante conhecidas:

  • Método 16 por 8;
  • Coma- pare-coma;
  • Dieta 5 por 2.

A fim de mostrar melhor cada opção, a seguir vou te explicar como cada método funciona na prática.

Método 16 por 8

Nesse tipo de jejum intermitente a pessoa come durante 08 horas por dia. Nas 16 horas restantes não há consumo de alimentos, apenas a hidratação é mantida.

Imagine que uma pessoa dorme 08 horas todas as noites. Assim, sua última refeição deve ser 4 horas antes de dormir e a primeira 04 horas após despertar pela manhã.

Seguindo esse raciocínio, quem janta por volta das 20 horas irá dormir a meia noite e, consequentemente, fará o desjejum ao meio-dia.

De início é recomendado começar a janela de alimentação com um período menor de horas de jejum. Quem não está acostumado pode começar com uma pausa de 8 horas sem se alimentar por dia. Logo depois, essa janela sem refeições passa a ser de 10 horas até chegar as 16 horas de jejum intermitente.

Vale a pena lembrar de incluir as horas de sono no jejum. Durante o dia passar muito tempo sem nenhuma refeição pode casar riscos à saúde.

Coma-pare-coma no jejum intermitente

Essa versão do jejum intermitente foi desenvolvida por Brad Pilon. Em suma, Brad afirma que é possível concentrar o jejum a apenas um ou dois dias na semana.

No coma-pare-coma o praticante se alimenta normalmente e, apenas no dia escolhido, elimina as refeições calóricas. A ingestão de líquidos permanece bem como de chás e café. Se preferir, a água com limão também pode ser ingerida no dia de jejum.

Quando o período de jejum se inicia e termina não causa alteração no resultado. Assim você pode se alimentar até o jantar e iniciar o dia de pausa e levar até o jantar do dia seguinte ou usar o café da manhã como refeição base para o jejum.

Vale a pena lembrar que, por ser uma versão radical do jejum intermitente ela é a mais difícil de ser realizada. Portanto, se sentir algum desconforto, opte pelas outras formas de jejum intermitente.

Dieta 5 por 2

A dieta, idealizada por Michael Mosley também é conhecida por dieta dos 2 dias.

Para fazer esse tipo de jejum durante 05 dias na semana suas refeições não podem ultrapassar as 1500 calorias.Consequentemente, nos outros dois dias sua ingestão calórica será de apenas500 calorias para mulheres e 600 calorias para homens.

Com efeito, existem duas formas de aderir a dieta 5 por 2. Você pode fazer os dois dias de redução calórica seguidos e os cinco de 1500 calorias em sequência.

Por outro lado, você pode fazer as pausas entre os cinco dias de dieta. Assim, a alimentação com 1500 calorias aconteceria sábado e domingo. Logo depois, na segunda suas refeições seriam de 500 calorias para, após, passar pelos outros três dias com 1500 calorias. Na sexta, a alimentação voltaria a apenas 500 calorias.

Por que o jejum intermitente é tão popular?

As pessoas falam sobre o jejum intermitente uma vez que o assunto aparece em diversas redes sociais.

Em uma pesquisa rápida online é fácil encontrar reportagens de famosos que conseguiram secar fazendo os períodos de jejum.

No Brasil, algumas celebridades que mudaram a silhueta com o jejum intermitente foram:

  • Glória Maria;
  • Juliana Paes:
  • Deborah Secco.

Em outras partes do mundo o jejum intermitente também é tema de livros e atrai a atenção da mídia. Por lá, Gwyneth Paltrow e Salma Hayeksão algumas das famosas que já revelaram fazer essa prática para perder alguns quilos.

Famosas são vistas o tempo todo, até em seus momentos de lazer em família. Por serem mulheres acompanhadas diariamente através de filmes e aparições na televisão é fácil perceber quando elas estão acima do peso.

Surpreendentemente, quando aparecem com um corpo bonito e em forma logo são questionadas sobre o que fizeram para conseguir manter a boa forma.

Quais são as vantagens do jejum intermitente?

Em primeiro lugar a perda de peso é a principal vantagem do jejum intermitente. Não existe mistério, se você consome menos calorias e continua queimando calorias ao fazer suas atividades diárias vai perder peso.

A perda de peso acontece pois o organismo começa a derreter a gordura acumulada para conseguir manter sua harmonia. Muitas vezes o emagrecimento é até mais rápido do que em outras dietas.

Os níveis de insulina no sangue caem durante os períodos de jejum intermitente.Quem está acima do peso ou faz alimentação inadequada pode ter altos níveis de insulina no sangue, o que pode causar complicações à saúde.

Pontos negativos do jejum intermitente

Toda alteração alimentar pode gerar efeitos adversos. Do mesmo modo, quem está fazendo jejum intermitente pode ter sintomas como:

  • Tontura;
  • Dificuldades de concentração;
  • Dor de cabeça.

Para quem o jejum intermitente é indicado?

Se acaso já tentou outras formas de dieta e não conseguiu o jejum intermitente pode ser a solução para você.

Entretanto, consulte o seu médico ou educador físico antes de se aventurar nesse tipo de restrição alimentar.

Restrições ao jejum intermitente

Já que é uma dieta com longos períodos sem se alimentar o jejum intermitente é contraindicado para algumas pessoas.

As restrições mais comuns estão relacionadas a faixa etária e a condições de saúde.

Por analogia pessoas que não podem fazer jejum intermitente são:

  • Gestantes;
  • Crianças;
  • Idosos;
  • Diabéticos;
  • Pessoas com anemia;
  • Usuários de medicamentos controlados;
  • Pacientes com insuficiência renal;
  • Pessoas com sistema imunológico deficiente ou pacientes com infecções.

Posso fazer exercícios durante o jejum intermitente?

A prática de exercícios físicos fica restrita aos dias em que a alimentação acontece normalmente. Em períodos de restrição alimentar fazer treinos pode não ser positivo para seu desenvolvimento muscular.

Na dúvida, peça o acompanhamento do seu personaltrainer para que ele ajuste sua prática de exercícios.

O jejum intermitente está modificando a vida de pessoas em todo o mundo. Agora que sabe como esse método funciona é o momento de decidir se ele se encaixa na sua rotina. Se a resposta for sim, coloque o que aprendeu em prática o quanto antes.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *