Quais os melhores equipamentos pra quem está começando a treinar?

Quem está começando a treinar deseja ver a recompensa pelo seu esforço o mais breve possível, não é mesmo? Com toda a certeza, quem visualiza os resultados do treino permanece focado e não desiste da academia.

Nesse sentido, usar os melhores equipamentos para treino faz toda a diferença. Afinal, eles foram desenvolvidos justamente para isso.

Assim, é fundamental que o aluno encontre na academia toda a estrutura que precisa desde o início. Por outro lado, quem é gestor deve estar atento às novidades do mercado fitness para adquirir equipamentos para treino profissional de qualidade.

Mas, você sabe quais são os equipamentos que dão resultados para alunos iniciantes? Quais são os aparelhos que possuem versatilidade e podem ser usados em várias aulas? Quais acessórios para treino podem ser usados por alunos iniciantes e avançados?

Pensando em te ajudar, no post vou mostrar os principais equipamentos que toda academia deve ter. Leia o conteúdo até o final e saiba mais sobre o assunto!

Equipamentos que podem melhorar o treino de quem está começando na academia

Montar uma academia em casa ou em um espaço comercial é mais simples do que parece. O segredo para oferecer um treinamento completo é adquirir equipamentos de uso profissional que fazem parte do plano de treino de diversas aulas.

A seguir te mostro os principais equipamentos para treino de quem está iniciando uma atividade física. Veja também quais são os pontos positivos da prática de treino em cada um desses equipamentos para academia.

1. Mini jump profissional

Surpreendentemente, o mini jump profissional é um equipamento coringa em uma academia. A mini cama elástica permite que o aluno trabalhe o corpo todo com apenas um aparelho.

O jump faz sucesso nos centros de condicionamento físico pois é um tipo de treino intuitivo e que diverte. Afinal, tudo o que se deve fazer é saltar, correr e se movimentar em cima da lona. Aliás, esse lado lúdico do exercício nos faz lembrar os tempos de criança em um pula-pula.

Então, nada melhor do que queimar gordura e se distrair ao mesmo tempo. Dessa forma é comum ver quem tenha um jump em casa mesmo se frequenta uma academia regularmente. O aparelho em casa é uma forma de se exercitar aos finais de semana, feriados e momentos em que a academia não estiver em funcionamento.

Inegavelmente, o jump pode ser incluído no plano de treino de pessoas de todas as idades. A lona é capaz de diminuir o impacto do salto e diminuir a probabilidade de lesões. De fato, a segurança do equipamento profissional faz com que a redução do impacto seja de até 80% nas regiões do quadril, joelhos e tornozelos.

Aliás, é frequente o uso do equipamento jump para treinos de condicionamento físico e fisioterapia. Com toda a certeza o mini jump é um ótimo investimento para quem deseja ter saúde e qualidade de vida.

Quais são os benefícios do treino com mini jump profissional?

Antes de tudo, o treino com jump tonifica os músculos. Dessa forma, o aluno da turma de jump notará o fortalecimento de panturrilhas, glúteos, músculos isquiotibiais bem como o quadríceps.

Quando realizado do jeito certo, o treino com jump tonifica a musculatura abdominal. Isso é possível pois a contração muscular na região é estimulada durante a movimentação na cama elástica para manter o equilíbrio.

Por ter alto gasto calórico, o treino com jump é aliado no plano de treino voltado para o emagrecimento. A aula também tira o aluno do sedentarismo, uma vez que melhora a coordenação motora e aumenta a resistência cardiorrespiratória.

Do ponto de vista emocional, a aula coletiva com o jump ajuda na socialização. O treino com o jump na academia do condomínio ou do seu bairro pode ser uma forma de aumentar seu círculo social e evitar problemas emocionais.

2. Step

Em primeiro lugar, o step é um equipamento versátil e completo. Só para ilustrar, o step pode ser usado tanto para redução de peso corporal quanto para a recuperação de lesões.

Nas academias é possível encontrar o step rígido ou o step eva na hora de treinar. Ambos possuem benefícios durante a atividade física. Todavia, o step rígido costuma ter maior durabilidade já que não deforma com o tempo.

Quanto a intensidade do treino no step, a altura do aparelho é que denota o nível de dificuldade da série. Então, quanto mais alto for o degrau, mais difícil será a execução do exercício.

Academias pequenas podem escolher um step com altura regulável. Essa é uma solução eficiente para otimizar o espaço e oferecer treinos diferenciados sem ter que adquirir uma grande quantidade de aparelhos. Em média, a altura do step pode variar de 10 a 30 centímetros.

Quais são os benefícios do treino com step?

Só para esclarecer, o step é um exercício popular já que tem treinos leves e intuitivos. Consequentemente, a primeira mudança ao praticar a atividade é a liberação do estresse. Outra particularidade da aula de step é ajudar na sensação de bem-estar.

Com o passar do tempo, o aluno vai perceber o aumento da consciência corporal. Em outras palavras, é quando a noção de espaço, coordenação motora e senso de ritmo estão desenvolvidos.

Há ainda uma nítida definição dos membros inferiores e superiores, melhora da postura e otimização da condição cardiorrespiratória. O aparelho também é famoso por promover a recuperação das articulações e ligamentos do joelho. Desse modo, seu uso acompanhado por um profissional habilitado garante o fortalecimento da região.

3. Halteres

É praticamente impossível treinar os membros superiores com precisão sem o uso de halteres. Também chamados de pesos livres, os halteres são a base de um plano de treino na musculação.

Devido à sua capacidade de desenvolvimento multiarticular o desenvolvimento com halteres é usado em treinos tanto para performance quanto para hipertrofia ou redução do peso corporal.

Uma academia geralmente vai ofertar aos alunos pesos de diversos tamanhos. Afinal, o ganho de massa acontece com estímulos personalizados com o nível e meta de treino de cada pessoa.

Por outro lado, é possível fazer musculação em casa no seu tempo e ver o seu corpo mais bonito dia após dia.

Seja como for, o melhor investimento é comprar uma estante para halteres. A estante organiza os halteres e suporta o peso do equipamento com segurança.

Donos de academia e profissionais de educação física podem oferecer treinos diferenciados com uma estante com 18 pares de halteres emborrachados.

A compra da estante com os halteres é uma solução prática para montagem da academia ou estúdio de treinamento funcional. No kit você vai encontrar uma maior quantidade de halteres para alunos iniciantes com peso de 01 a 03 kg de carga.

Contudo, ainda há pares de halteres de 04 e 05 kg para mais de um aluno e halteres com peso maior, como 06 a 10 kg.

Se acaso o espaço da sala de musculação for pequeno, uma sugestão é trocar a estante por uma torre de halteres. A torre pode ficar em qualquer canto do ambiente e possui capacidade para 10 pares de halteres de 01 a até 10 quilos.

Quais são os benefícios do treino com halteres?

Sem dúvida, o grande benefício do treino com halteres é a possibilidade de treinar diferentes grupos musculares da parte superior do corpo. Em outras palavras, quem é adepto ao treino regular com halteres consegue desenvolver massa muscular e aumento de força na região superior do corpo.

Só para exemplificar, os músculos que se beneficiam do exercício com halteres são:

  • Peitoral maior;
  • Tríceps;
  • Deltóide medial;
  • Deltóide anterior.

4. Barras e anilhas

As barras e anilhas são equipamentos básicos para todo centro de treinamento físico. Um dos melhores equipamentos para quem está começando a treinar, elas fazem parte da aula de body pump.

Para iniciar nessa modalidade, uma sugestão é a compra do kit pump. O equipamento completo para um centro de treinamento é o kit pump com suporte.

Esse tipo de treino ganha cada dia mais alunos devido ao alto gasto energético. Em suma, o treino com barras e anilhas pode te fazer queimar até 540 calorias por aula. Se acaso a sua meta é ter um corpo tonificado, magro e com bom condicionamento físico esse é o equipamento ideal.

Em uma academia, a aula de body pump costuma ter 1 hora de duração. Nesse tempo, as atividades são divididas entre aquecimento, exercícios com barras e anilhas e posterior alongamento para relaxamento muscular.

Talvez você já saiba, talvez não, mas o treino de body pump é composto por séries de abdominais, agachamentos e levantamento de peso.

Quais são os benefícios do treino com barras e anilhas?

A regularidade do treino com barras e anilhas tem como pontos positivos a melhora da postura e o aumento da resistência física. O aluno também pode sentir melhorias como o aumento da flexibilidade ao fazer movimentos no dia a dia.

A longo prazo, o treino é capaz de minimizar a possibilidade de osteoporose pois a atividade física aumenta a densidade óssea.

Começar a treinar exige foco, rotina e os melhores equipamentos para academia. Agora que já conhece quais são os equipamentos fundamentais use esse conhecimento a seu favor.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *