15 formas para mudar sua vida sedentária esse ano

O sedentarismo é a ausência ou prática insuficiente de atividade física. Talvez você saiba, talvez não, mas uma vida sedentária pode aumentar as chances de ganho de peso.

Por outro lado, doenças crônicas como pressão alta e diabetes são mais frequentes em pessoas com hábitos sedentários. Assim, pode até ser que você não perceba que está sedentário até ter um problema de saúde.

Se manter ativo, além de reduzir as chances de ficar doente, melhora a autoestima e ajuda a se manter no peso ideal.

Mas, como mudar a vida sedentária em pouco tempo? É possível fazer isso com exercícios simples?

A fim de te ajudar a mudar seus hábitos, hoje te mostro 15 formas para mudar e sair do sedentarismo esse ano. Leia com atenção e saiba o passo a passo agora mesmo!

15 formas para mudar sua vida sedentária esse ano

Boa alimentação, hidratação, noites de sono…Ter  uma vida saudável é um conjunto de ações que devem ser realizadas todo dia.

Para quem deseja mudar e sair do sedentarismo esse ano, aqui estão 15 formas para que isso seja possível. Confira!

1.   Seja paciente

Antes de mais nada, entender que sair do sedentarismo é um processo, faz toda a diferença. O resultado do treino de um amigo seu, pode ser totalmente diferente do seu resultado.

Por isso, tenha calma e entenda que é preciso alguns meses de treino para chegar ao seu objetivo principal.

2.   Confie no processo

Ser saudável é algo que deve partir de dentro para fora. Acredite que tem potencial para ter um estilo de vida saudável e se esforce para transformar isso em realidade o quanto antes.

Afinal, ninguém melhor do que você sabe o quanto ter uma vida sedentária pode fazer mal.

3.   Alimente-se de forma saudável

Inegavelmente, uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras contribui para o fortalecimento do seu sistema imunológico.  Do mesmo modo, há alimentos que potencializam os resultados das atividades físicas e te ajudam a manter o peso ideal.

Assim, dispense os refrigerantes e alimentos industrializados das suas refeições para sair do sedentarismo.

4.   Faça seus exames de rotina

A avaliação médica é parte do início de qualquer plano de treinos. Uma consulta ao médico esclarece quais são os tipos de exercícios que você pode fazer e quais são suas condições de saúde no momento.

Sob o mesmo ponto de vista, muitas academias pedem um atestado médico para aceitar novos alunos. Informe ao seu médico que pretende sair do sedentarismo e que vai praticar exercícios regularmente.

5. Tenha o apoio de um educador físico no treino

Acima de tudo, o personal trainer é o profissional adequado para tirar você do sedentarismo. O professor de educação física monitora o treino e indica os melhores exercícios para o seu estado de saúde.

Sob o mesmo ponto de vista, o educador físico consegue ajustar as cargas de treino para que seja possível alcançar seus objetivos: melhorar a saúde, emagrecer, ganhar peso, tonificar os músculos etc.

6. Leve seu cão para passear

A companhia do seu animal de estimação pode ser uma ótima alternativa para sair do sedentarismo. Na maioria das vezes, os cães amam andar e correr.

Que tal aumentar o tempo de passeio com seu cachorro e fazer desse momento uma caminhada ou corrida?

Para que o exercício não seja cansativo para o seu cãozinho procure fazer a atividade logo pela manhã ou no final da tarde. Nesses horários o sol não é tão forte e o contato com a pata do cão no solo não causará queimaduras.

7. Faça atividades domésticas

Com toda a certeza você já deve ter se sentido cansado ou dolorido após um dia de faxina, não é mesmo? Isso acontece porque seus músculos são exigidos durante as atividades de limpeza e arrumação da casa.

Apesar de não ter a mesma finalidade que o treino em um centro de condicionamento físico, as atividades domésticas são uma forma de sair da cama ou do sofá e evitar a preguiça.

Desse modo, criar uma rotina de atividades para manter sua casa organizada é uma ótima maneira de se mexer e evitar o sedentarismo.

8.   Troque o elevador pelas escadas

Quem mora em apartamento ou trabalha em um prédio comercial pode usar as escadas a seu favor.

O simples fato de subir e descer escadas é um exercício que mexe com os músculos e articulações de membros inferiores e superiores. Esse é um exercício poderoso e que pode ser feito de graça sempre que você sair ou chegar em casa ou no trabalho.

Se forem muitos andares para subir, é possível descer um andar ou dois antes e fazer parte do trajeto de escada. Com isso, o corpo vai se adaptando à atividade e não existe o risco de lesões.

9. Escolha um exercício que seja divertido

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, só é possível sair do sedentarismo realizando atividade física regular.

Só para ilustrar, o tempo mínimo de treino semanal para sair da vida sedentária deve ser de 150 minutos. Em outras palavras, isso simboliza meia hora por dia, 5 vezes na semana.

Então, a melhor maneira de conseguir treinar sempre é escolhendo uma atividade física que você goste. Quando gostamos de algo, o tempo passa rápido e tudo fica mais divertido.

10. Faça exercícios com step

Surpreendentemente, o step é um acessório para academia que pode te tirar do sedentarismo esse ano. Com um único item é possível trabalhar os músculos de partes como:

  • Core;
  • Abdômen;
  • Braços;
  • Pernas.

O step, que dá nome à atividade, é uma espécie de degrau. Assim, o material simula subidas e descidas de forma ritmada.

Em uma academia de ginástica, o step se torna divertido já que alia uma aula em grupo, com música animada e exercícios simples, porém eficientes para queimar gordura corporal.

Mesmo tendo movimentos do dia a dia, a aula de step pode ter várias intensidades. Aliás, o treino se torna mais desafiador quando a altura do step é maior.

Outra forma de tornar a aula de step mais difícil é a intensidade dos movimentos. Seja como for, quem é iniciante tem treinos com um step baixo e os movimentos serão feitos de forma lenta. Com o passar do tempo, a altura do acessório vai aumentando, bem como a intensidade das atividades no aparelho.

11. Vista-se adequadamente para o treino

A transpiração é uma consequência de qualquer atividade física. Pensando nisso, o ideal é usar roupas próprias para o treino. Essas peças possuem tecidos maleáveis que deixam a pele respirar.

Outra vantagem do uso de roupas próprias para atividade física é que a mobilidade de movimentos não fica limitada. Ah, use tênis de acordo com a atividade que escolheu para não machucar tornozelos e articulações durante a pisada.

12. Mantenha o corpo hidratado

Um erro muito comum é esquecer de beber água durante o dia. O ideal é que se ingira de 8 a 10 copos de água todos os dias.

Durante a prática de atividade física, a ingestão de líquidos deve ser feita antes e durante o treino. Em primeiro lugar, deve-se beber 500 ml de água cerca de 120 minutos antes do início do treino.

Durante a atividade física, a ingestão de água deve ser de 150 ml a cada15 minutos.

13. Tenha equipamentos de academia em casa

Muitas vezes a distância da academia para a sua casa se torna um problema. Uma forma prática de resolver esse problema é adquirindo acessórios para academia.

Online é possível comprar nas mesmas lojas que fornecem equipamentos e acessórios para as franquias e redes de academias mais conhecidas do país.

Os acessórios profissionais são duráveis, possuem garantia e são feitos com material alinhado com o que há de mais atual em questão de treinamento físico.

Step, mini jump, corda naval, fit ball, kettlebell. Esses são apenas alguns dos acessórios populares nas academias que você pode ter na sua casa.

14. Evite situações de estresse

O estresse pode ser um fator de risco para a piora de diversos quadros de saúde. Para sair de uma vida sedentária ter uma atitude positiva perante as adversidades ajuda a se manter motivado para treinar.

Criar uma nova rotina com atividades que causem menos estresse pode fazer uma revolução na sua forma de ver o mundo.

15. Tenha momentos de descanso

Todas as noites, precisamos de cerca de 08 horas de sono para recuperar as energias. Para quem faz exercícios, o período de descanso é fundamental para que os músculos se tonifiquem.

Por outro lado, ainda é importante fazer pausas durante o treino. As pausas são escolhidas de acordo com o tipo de treino que está fazendo. Há ainda a troca de grupos musculares durante os dias de exercícios, para que não aconteçam lesões.

É possível deixar de ter uma vida sedentária ainda esse ano?

Sim, sair do sedentarismo é algo que pode ser feito em qualquer época do ano. Como você acabou de ler, existem maneiras de tornar a prática de treinos em algo prático e divertido.

Agora que já sabe o que tem a ganhar mudando sua vida sedentária, use essas 15 formas para se tornar uma pessoa saudável o quanto antes.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *