Personal Trainer. Quanto Cobrar?

Os meses de pandemia abriram diversas oportunidades de negócios para carreiras ligadas ao bem-estar físico e mental. Surpreendentemente a carreira de personal trainer é uma das que continua com demanda de alunos em todo o país.

Praticar atividade física aumenta a imunidade, alivia o estresse e ainda é recomendado por médicos e psicólogos como um remédio natural na prevenção de transtornos de humor.

Entretanto quem está começando na profissão pode ter algum receio na hora de captar seus primeiros clientes. Afinal, em uma academia sua única preocupação é chegar e ministrar seu treino.

Por outro lado, ao optar por ser um personal você se torna responsável por seus ganhos. Por isso é fundamental planejar passo a passo de cada treino antes de decidir a melhor opção para personal trainer preço mensal.

Se acaso está lendo esse texto agora isso significa que está a ponto de ter uma entrevista com um novo aluno ou alguém reclamou do preço que você cobrou pelo seu serviço, não é mesmo? Calma, estou aqui para te ajudar.

Nesse post te mostro quanto custa um personal trainer por mês, formas de abordar seu cliente e tudo o mais. Leia até o final e fique sabendo.

Como calcular valores sendo personal trainer?

Não dá para ter um preço diferente cada vez que uma pessoa te procurar, não é mesmo? O personal trainer de sucesso possui valores estabelecidos primeiro para, em seguida, começar a captar alunos.

E não sei se esse é o seu caso, entretanto, quem está começando pode sentir dificuldade no momento de argumentar com o aluno sobre o valor do investimento.

Vamos por partes, inicialmente é necessário escolher se o preço será por hora ou por pacote de treinos. Cada região possui uma realidade diferente e isso também deve ser levado em conta.

Só para ilustrar, se todos os profissionais da sua cidade cobram mensalmente pensar em uma tabela de preços por hora talvez não faça muito sentido aos alunos que irão te procurar. A concorrência, inegavelmente, é um parâmetro do que funciona e está dando certo para o setor.

Qual é o preço de um personal trainer presencial?

Em uma pesquisa recente o site CronoShare acompanhou profissionais da educação física que trabalham como personal trainer.

O levantamento mostrou que o serviço cobrado por um personal trainer varia de 60 a 150 reais por hora presencial. Esse valor tão diferente entre o preço mínimo e o máximo ocorre por uma série de fatores.

Em primeiro lugar, a variação de preços está ligada a quantidade de profissionais disponíveis.

Capitais e regiões metropolitanas, na maioria das vezes, concentram profissionais e renda. Desse modo tais cidades podem facilmente ter um personal que cobre o maior valor e outro que ofereça o serviço pela metade do preço.

Personal trainer: qual o valor de uma consultoria online?

Seja como for a consultoria online é sempre mais barata do que uma aula com personal trainer presencial.

Na consultoria online os valores por período são de 70 a 150 reais. Para prestar uma consultoria você elabora o melhor treino para o objetivo do aluno e ele irá treinar por conta própria.

Uma vez por semana existe um bate papo online onde o personal tira dúvidas do aluno sobre a execução do treino e observa pontos a melhorar.

Também é possível trabalhar como personaltrainer presencialmente e ainda captar alunos para treinos online. Ou mesmo fazer um plano semipresencial onde o aluno recebe as orientações para treinar em casa e faz parte do treino com o personal em dias alternados em um parque ou na própria residência.

Para encontrar o seu preço e modalidade ideal pense nos tópicos a seguir.

Encontre a média de preço do personal trainer na sua região

Faça um levantamento para entender como está o mercado na sua cidade. Para isso recomendo que pesquise online os grupos da sua cidade a fim de checar:

  • Quantos profissionais oferecem o serviço de personal trainer;
  • O valor cobrado por cada um;
  • O que está incluído no treino;
  • Valores do treino presencial e consultoria online;
  • Formas de pagamento e parcelamento, se houver.

Após essa pesquisa você terá o valor médio para a atividade. Sem dúvida usar o valor médio como referência te deixa em segurança para, eventualmente, dar descontos para algum cliente e ainda oferecer um serviço de qualidade para seu aluno.

Pense em quem é o seu cliente em potencial

Cada academia possui uma persona, ou seja, um cliente em especial como alvo do seu produto. Com efeito, o cliente em potencial é aquela pessoa que está procurando um profissional com as suas qualificações agora. Por isso, quando persona e serviço ideal se encontram o sucesso é garantido.

Alguns dos públicos mais procurados pelas academias após a pandemia tendem a ser:

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Mulheres que foram mães recentemente;
  • Atletas e praticantes de esportes amador;
  • Adolescentes e jovens;
  • Portadores de necessidades especiais.

Saiba quais são todos os custos no trabalho de personal trainer

Talvez você saiba, talvez não, mas o trabalho como personal trainer autônomo possui vários custos.

Uma vez que, para ser um profissional de excelência são necessários anos de faculdade, cursos de qualificação, pós-graduação entre outros um personaltrainerem exercício hoje investiu seu dinheiro por anos para manter seu serviço alinhado às expectativas do mercado fitness.

Elabore uma planilha com todas as despesas que terá ao aceitar um novo aluno:

  • Transporte;
  • Equipamentos e acessórios;
  • Aluguel;
  • Taxas da academia;
  • Alimentação.

Da lista acima custos como a taxa para usar a academia e transporte podem ser incluídos na sua hora como personal trainer. Ao optar por transferir esses valores para o pacote não esqueça de passar essa informação para o aluno antes da contratação do serviço.

Estabeleça um salário ideal

Quanto você ganha hoje? Está satisfeito com esse valor? Essa renda é suficiente para todas as suas despesas? É possível investir na sua carreira e ter momentos de lazer em família ou você termina o mês sem pagar todas as contas?

Responder a essas perguntas te ajuda a entender se o que ganha é suficiente ou não para sua realidade.

Qual seria o salário ideal para ser personal trainer e ter condições de fazer o que gosta sem ter dívidas no mês seguinte? Quem sabe até ter um planejamento financeiro para tirar férias todo ano e fazer cursos na sua área com o objetivo de se qualificar ainda mais? Qual a renda necessária em um ano para conseguir transformar seus sonhos em realidade?

A partir daí estabeleça uma meta. Nada de expectativas mirabolantes, ok. Todos gostaríamos de um salário compatível com o de jogadores de futebol e celebridades. Porém, a realidade atual do brasileiro é ter rendimentos entre R$ 1.565,00 até R$ 3.669,00.

Então, é preciso responsabilidade e foco desde o início da carreira para conseguir por as contas em dia.

O trabalho como personal trainer é uma atividade sazonal, ou seja, possui alterações ao longo do ano. Se mantém no mercado que consegue equilibrar suas finanças mesmo quando não tem tantos alunos no mês quanto no período anterior.

Calcule quantos clientes são necessários para um salário ideal

Se o trabalho como personal trainer será sua única fonte de renda ter um ponto de equilíbrio é indispensável. Só para exemplificar, o ponto de equilíbrio nada mais é do que saber quantos alunos você precisa para pagar seus gastos.

Imagine que cada aluno paga 300 reais por mês para ter acompanhamentocom você. Em resumo com 10 alunos sua renda já seria de 3000 reais, valor suficiente para pagar as taxas da academia, o combustível para as aulas e seus gastos adicionais.

Se, no verão, esse número subir para 15 alunos automaticamente existe um lucro de 1500 reais. Mas, quando esse número cair para 08 alunos por causa das férias escolares será necessário ter uma reserva de 600 reais para passar por esse período tranquilamente até que os alunos retornem.

Com divulgação nas redes sociais e captação de alunos é possível ter 20 alunos. O dinheiro seria suficiente para cobrir seus gastos e fazer a reserva para eventuais desistências. Então, nessa simulação, 20 alunos seria o número ideal de alunos para ter um salário como personal trainer adequado as suas despesas.

Personal trainer presencial ou a distância?

Mesmo com a reabertura da economia algumas pessoas ainda estão evitando sair de casa. Por consequência os amantes de treino encontraram no apoio online um caminho para se manter em forma e continuar evitando aglomerações.

O treino online pode ser gravado usando apenas o celular em ambiente com boa iluminação. A mesma aula pode ser adaptada para mais de um aluno o que torna a consultoria online mais fácil para o profissional.

Sem dúvida o modelo de treino remoto é um mercado a ser explorado e que pode render ainda por muitos anos.

Quem trabalha com público deve buscar a inovação o tempo todo. Essa modernidade encanta o personal trainer e faz parte do mundo fitness. Aproveite as dicas que leu aqui e encontre diferenciais para vencer os concorrentes na hora de cobrar pelo seu serviço.  Tenha um serviço de qualidade e alavanque sua carreira dia após dia.

Veja também:

One Comment

gate io hesap silme

This article opened my eyes.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *