Exercícios em casa tem sido alternativa não só para a Saúde Física, mas também para Equilíbrio Mental

Em tempos de coronavírus fazer atividade física entrou na lista das orientações dos médicos. Assim, aprendemos a fazer exercícios em casa pois esta é a forma mais segura de manter a forma em cidades onde a epidemia ainda não acabou.

Contudo, estar em isolamento pode alterar a forma como percebemos o mundo ao nosso redor. Dessa maneira pode ser que você se sinta angustiado por não sair de casa como antes.

Psicólogos e psiquiatras também orientam seus pacientes a manter a rotina de treinos mesmo que seja na sala de casa mesmo. De acordo com esses profissionais se movimentar é uma forma de aliviar o estresse e passar por esses dias de pandemia da melhor forma para o equilíbrio mental.

Mas, qual o caminho para começar a treinar? Posso me exercitar em casa mesmo sem nunca ter frequentado uma academia? Com toda a certeza essas são algumas das perguntas que estão na sua mente agora.

Calma, uma pandemia é algo novo até para os médicos. Mas, estou aqui para ajudar. Nesse post trago tudo o que você precisa saber sobre como treinar em casa para melhorar a saúde física e mental.

Leia o texto até o final e fique sabendo.

Exercício em casa é bom mesmo?

Quando feito do jeito certo o treino em casa pode ser tão eficiente quanto o que você faria na academia. Em primeiro lugar, o tipo de exercício deve ser compatível com o seu condicionamento físico atual.

Isso significa que não adianta fazer o mesmo treino que uma influencer fitness do Instagram se, até algumas semanas você nunca tinha feito abdominais ou algo do tipo.

O excesso de carga pode causar lesões e te desmotivar a continuar os treinos. Por isso comece com algo leve como caminhada no quintal, agachamentos ou uma série de abdominais.

Atividades mais simples como pular corda, dançar ou subir e descer escadas também queimam calorias e podem ser incluídas em qualquer rotina pois são gratuitas.

Vantagens de treinar em casa

Talvez você saiba, talvez não, mas a verdade é que nem todo mundo se adapta a rotina de treinos em um centro de treinamento físico.

Pessoas que trabalham em horários extensos, mulheres com crianças em casa e até mesmo quem mora distante da academia muitas vezes preferem ter os equipamentos em casa a ficar horas no trânsito só para fazer 50 minutos de treino.

Só para ilustrar confira quais são os pontos positivos de fazer exercício na sua própria casa.

É mais barato do que ir à academia

Seja como for frequentar uma academia é um custo fixo. As redes fitness costumam criar planos onde, para ter um valor promocional, o aluno precisa frequentar as aulas durante um semestre ou o ano inteiro.

Com isso nos dias que você tem um compromisso de trabalho, nas férias ou quando surge um evento de última hora fica inviável comparecer no dia e horário que combinou.

Por outro lado, em casa não há nenhum custo fixo. O espaço é seu e você pode usar da maneira que preferir.

Toda a família pode fazer o treino junto

Quem tem familiares com idades diferentes encontra resistência na hora de fazer matrícula na academia para uma mesma turma.

Com a quarentena as lives de treino passaram a mostrar soluções onde a atividade física pode ser feita por toda a família.

Em suma são treinos leves e divertidos onde quem mora junto pode entrar em forma e queimar calorias de um jeito prático e fácil.

Você cria o seu horário

É difícil para você acordar cedo para malhar? Ao montar sua academia em casa é possível se exercitar na hora que quiser.

Pode ser às 9 da noite, no domingo depois do almoço e até mesmo nos feriados. Dessa forma quem treina em casa possui toda liberdade para aproveitar seus melhores horários para se exercitar.

É mais seguro para pacientes do grupo de risco para covid-19

Como tudo sobre o novo coronavírus ainda está em processo de estudo os médicos sugerem que portadores de doenças crônicas como hipertensão e diabetes aumentem os cuidados para prevenir a doença.

De fato, quem já faz algum tratamento de saúde precisa se exercitar. No entanto não é o momento de frequentar academia ou locais públicos como praias e parques.

A solução é treinar em casa e adaptar sua rotina de exercícios para que possa se cuidar e manter o isolamento social ao mesmo tempo.

Exercícios em casa e saúde mental

Surpreendentemente a atividade física está relacionada a forma como nosso cérebro processa os acontecimentos ao nosso redor.

A Escola de Saúde Pública de Harvard concluiu que 15 minutos de caminhada por dia reduzem em 25% as crises de depressão.

Os transtornos mentais e alterações de humor surgem em períodos de estresse ou quando a produção de hormônios está alterada. Sim, os hormônios são a chave de muitos dos nossos sentimentos.

Cortisol e o estresse

Primeiramente, quem vive com prazos a cumprir e trabalha muito inegavelmente produz mais cortisol. Esse hormônio é chamado de hormônio do estresse. O cortisol alto pode causar:

  • Lapsos de memória;
  • Perda de massa muscular;
  • Perda de apetite;
  • Alterações na menstruação;
  • Diminuição da testosterona;
  • Redução do apetite sexual;
  • Alterações no peso corporal;
  • Dificuldade na aprendizagem.

Algumas consequências do cortisol alto podem se manifestar somente após os 50 anos ou mais como enfraquecimento ósseo e aumento do risco de osteoporose.

Em contrapartida a produção abaixo do normal de cortisol também causa desconforto. Alguns dos principais sintomas de cortisol baixo são:

  • Depressão;
  • Anemia;
  • Fraqueza;
  • Dor nos músculos e articulações;
  • Cansaço;
  • Hipoglicemia;
  • Pressão baixa;
  • Perda de apetite.

Como fazer exercícios pode controlar o estresse?

Antes de tudo, fazer exercícios equilibra a produção de cortisol e libera os neurotransmissores dos hormônios da felicidade: dopamina, endorfina e serotonina.

É por isso que o corpo acaba se acostumando aos treinos. Quem nunca se sentiu desanimado no final de semana pois a academia estava fechada? É o cérebro que sente falta dos hormônios produzidos quando você está treinando.

Por isso se manter ativo ajuda a cuidar de problemas relacionados ao estresse e, em casos leves, pode inclusive diminuir a ingestão de medicamentos.

Melhores exercícios para fazer em casa

Jump

O treino com mini trampolim pode ser adaptado ao exercício em casa facilmente. Esse aparelho, uma pequena cama elástica, é pequeno e portátil. Assim pode ser uma solução eficiente para quem mora em apartamento ou casas menores.

Vale a pena lembrar que a série no mini jump trabalha o corpo inteiro, é divertida e evita lesões pois o aparelho reduz o impacto dos movimentos nas articulações.

Ritmos

As aulas de ritmos deixaram as academias e invadiram as lives. Nas transmissões, educadores físicos mostram um treino aeróbico com atividades onde a música ajuda a manter a forma.

O treino queima calorias e ajuda a definir o corpo quando feito regularmente. A mistura de ritmos musicais diverte sendo ótima para melhorar o astral.

Alguns ritmos usados nas séries de treino são:

  • Reggaeton;
  • Hip-hop;
  • Pop;
  • Samba;
  • Sertanejo universitário;
  • Forró;
  • Axé;
  •  Funk.

Agachamento

As séries de agachamento são populares entre os praticantes de exercícios em casa.

Se acaso não possui prática pode iniciar adaptando o exercício com o auxílio de uma cadeira ou até mesmo a parede de um cômodo na casa.

Uma série básica de agachamento contém repetições do exercício de 10 a 15 vezes. Após cada série é recomendável fazer uma breve pausa de 30 segundos a até 1 minuto.

Como comprar acessórios para academia sem sair de casa?

O período de pandemia gerou um novo olhar sobre a forma de manter a saúde física e mental. Inegavelmente o fechamento do comércio diminuiu as opções de compra de acessórios e equipamentos para malhar.

É óbvio que nos primeiros dias de exercícios você pode fazer o treino com coisas que já possui em casa como garrafas pet, pacotes de arroz e feijão, cabo de vassoura entre outros.

Contudo pensando em algo mais próximo da qualidade que teria ao malhar em um centro de condicionamento físico é normal ter vontade de comprar acessórios profissionais para academias.

Para treinar como os atletas de verdade a solução é comprar os equipamentos para ginástica usando a internet.

Dessa forma qualquer pessoa pode ter uma academia em casa com aparelhos de qualidade e com garantias idênticas aos das principais academias do país.

Devo continuar treinando em casa depois da pandemia?

Quem precisa fazer exercícios para evitar problemas emocionais deve se exercitar todos os dias.

De um jeito ou de outro treinar em casa é um hábito que virou tendência no mundo todo. Você pode ter o acompanhamento de um personal trainer ou frequentar a academia em dias alternados e continuar fazendo exercícios leves em casa.

Além do profissional de educação física o acompanhamento periódico de um médico garante a segurança dos exercícios em casa. Seu médico de confiança é a pessoa mais indicada para mostrar quais modalidades de treino funcionam para seu tratamento.

Uma mente saudável é resultado de um corpo saudável. Coloque essas dicas em prática já e comece a se exercitar o quanto antes!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *