Dicas de como praticar exercícios físicos em casa com um parceiro

Praticar exercícios físicos em casa é o jeito mais fácil de cuidar da saúde. Desde o início da pandemia o treinamento em dupla vem sendo o meio que os casais encontraram de sair da rotina.

Antes de mais nada, os meses dentro de casa diminuíram as opções de lazer com o parceiro. Em contrapartida, fazer uma dieta sozinho é bastante difícil.

Você está ali, pensando no que comer, tentando seguir a reeducação alimentar. Ao mesmo tempo olha para o prato do parceiro e vê uma comida totalmente diferente. Resistir à tentação de continuar na salada quando o churrasco está no prato ao lado é desafiador.

Acontece algo semelhante quando você treina e o parceiro ou parceira não vai na academia. Toda a rotina fitness acaba sendo levada de uma maneira diferente quando os dois estão fazendo atividade física.

Para malhar de um jeito diferente já pensou em praticar seu treino em casa com o parceiro? Isso aumentaria o tempo juntos e, de quebra, um incentiva o outro. O dia em que se sentir cansado, seu amor te apoia para treinar.

Pensando nisso hoje trago dicas para turbinar seu treino em dupla. Leia o texto até o final e fique sabendo!

Exercícios físicos em casa com um parceiro: como iniciar

Treinar juntos é algo que pensaram em fazer, mas nunca saiu do papel?

Seja início do namoro ou um casamento esse passo a passo pode te ajudar. Saiba como virar o jogo e ter uma parceria fitness já.

Fale com o seu médico

Em primeiro lugar você e seu parceiro devem ir ao médico. É importante realizar exames de rotina para checar se não há riscos para realizar o treino.

Mesmo pessoas com algum problema de saúde podem treinar desde que o médico faça a recomendação do exercício. Ao visitar o profissional de saúde explique a ideia do treino em dupla e os objetivos de cada um ao praticar atividade física.

Peça ajuda a um profissional de educação física

Depois da consulta é o momento de iniciar seu plano de treino. Você pode pedir o apoio de um personal trainer para acompanhar o casal nesse momento.

De fato, existem professores que fazem a série com o casal. O treino pode ser na academia que frequentam ou ao ar livre.

Algumas academias podem cobrar taxas para o uso dos aparelhos. Também é possível alugar os equipamentos para começar a treinar.

Por outro lado, se está reduzindo custos é possível fazer um treino acessível em casa mesmo!

Nessa alternativa o treino é leve. Ao invés de usar aparelhos o treino é feito usando apenas o peso do corpo. No mais, é possível aumentar a intensidade do treino inserindo halteres, extensores e cordas.

Qual o nível de atividade física para treinar em dupla?

Quem malha em dupla deve sempre planejar o treino de acordo com o parceiro que está menos acostumado a malhar.

Assim, o treino leve é o ideal para que a atividade seja divertida e possível de ser realizada.

Tenha em mente que tanto a postura quanto o movimento durante a série deve ser feito da forma certa. Só para exemplificar, se estiver acompanhando um treino que viu na internet tenha a certeza de assistir a série várias vezes até memorizar como o movimento é realizado.

Vale a pena treinar em frente ao espelho. Você também pode pedir ao parceiro que fiscalize sua postura durante a série. Um observando o outro é mais fácil evitar erros de execução do que quando se está treinando solo.

Treinamento em dupla: exercícios para fazer em casa com o parceiro

Vários exercícios podem ser feitos em dupla. Alguns fazem parte do treino na academia em todos os níveis.

Você e seu amor podem fazer os exercícios em casa.Quando quiser algo diferente escolha um parque ou praça que seja perto da sua casa.

Cada casal pode elaborar um treinamento de acordo com os exercícios que mais gosta. Abdominal, prancha, alongamento e remada são exemplos de exercícios que podem ser incluídos no seu treino em casa.

Abdominal

Sonha em ter um abdômen definido? Invista no abdominal durante o treino com o parceiro.

Para fazer abdominal em casa, a dupla pode fazer o abdominal deitada no chão.

Nessa versão do abdominal em dupla há o toque dos pés com as pernas levantadas. Na outra posição, o casal faz o abdominal e bate as mãos a cada subida.

Prancha

Ao fazer prancha com seu companheiro vocês devem estar um de frente para o outro. Comece o exercício a um pé de distância do seu par.

Abaixe-se no antebraço esquerdo, em seguida repita o movimento com o antebraço direito. Em seguida, comece a erguer seu corpo usado a mão esquerda como apoio e, depois, a mão direita.

Para fazer o treino do jeito adequado é preciso sincronia. A diferença é que, ao trabalhar o lado direito, seu parceiro está trabalhando o lado oposto ao seu.

Ao acabar a repetição, encoste a mão direita na mão esquerda do seu par, fazendo o famoso “highfive”.

Na continuação da série, comece o exercício do lado contrário ao que acabou de fazer.

Existe uma segunda forma de fazer prancha com seu companheiro. Fique de bruços apoiando o cotovelo e o antebraço no chão.

Erga o corpo esticando as pernas. Contraia o abdomên e mantenha a coluna reta. Agora, seu parceiro de treino fará o mesmo, porém usará você como apoio.

Mantenha a posição por 30 segundos, em seguida troquem de lugar e repitam o exercício.

Alongamento

Sentado, jogue seu corpo para a frente mantendo as pernas abertas. O parceiro ficará de pé pressionando levemente suas costas em direção ao chão. Fique assim por 10 segundos, depois troque o movimento.

Remada aberta com elástico extensor

Peça a seu par que segure a ponta do elástico extensor. Puxe a outra ponta do elástico, até ficar próximo aos seus ombros. Seu cotovelo deve ficar virado para fora e sem passar da linha dos ombros. Logo depois volte a posição do início.

Sugestão de circuito para treinar em casa com parceiro

Circuito em casa é algo prático. Mesmo que sua casa seja pequena dá para encontrar um cômodo que pode ser adaptado ao circuito.

Esses cinco passos formam um circuito de treino para duas pessoas.

  1. Faça aquecimento do jeito que está acostumado. Intercale com seu parceiro, um pode servir de apoio ao outro. Repita a série de aquecimento duas vezes.
  2. Agachamento em 10 repetições. Faça o tipo de agachamento que for mais fácil para vocês.
  3. Passadas alternadas em 06 repetições para cada um.
  4. Prancha com os braços estendidos. Faça 10 vezes.
  5. Ponte durante 10 segundos. Tente ficar parado durante o exercício para conseguir isomeria.

Quem é totalmente iniciante pode fazer a série duas vezes. A cada vez que terminar os exercícios procure descansar de 1 a 2 minutos.

Se você e seu parceiro estão em nível intermediário e já conhecem esses exercícios podem repetir a série três vezes, mantendo 2 minutos de intervalo ante de começar um novo circuito.

Para casais habituados com rotina de treino avançado o circuito pode ser repetido quatro vezes. O intervalo pode ser de 1 a 2 minutos ao final de cada circuito.

Devo montar um studio para praticar exercícios físicos em casa?

Se acaso pretendem fazer a parceria a longo prazo é normal ter os equipamentos para treinar. Comprar acessórios para academia de ginástica melhora a qualidade do treino e é um investimento.

Os aparelhos que vão ser usados por vocês se tornam uma espécie de investimento. O dinheiro que gastaria naquela ida ao fast food ou pizzaria do final de semana já pode ser usado para comprar acessórios como tapetes, pesos e caneleiras.

A cada mês você compra algo e, antes do que imagina já vai ter a sua academia em casa. Escolha um espaço amplo como um quarto ou varanda e solte sua criatividade.

Os acessórios podem ser algo da modalidade que estão acostumados a praticar.

Onde comprar equipamentos de academia para treinamento em dupla?

Achar equipamentos de academia é algo simples. Nas grandes cidades existem lojas especializadas em acessórios para vários tipos de treino.

Entretanto descobrir se está comprando um acessório para academia de qualidade pode ser mais complicado do que se pensa.

Para não correr riscos o melhor a fazer é comprar equipamentos para academia direto do fabricante. As peças possuem prazo de garantia maior, condições de pagamento diferenciadas e ofertas.

Para garantir uma experiência completa as lojas profissionais também dão dicas de como usar o aparelho no dia a dia.

Na internet você encontra lojas que vendem os mesmos equipamentos para alunos e academias. Aliás, essa é a melhor maneira de ter a mesma qualidade em casa que teria ao treinar em um centro de condicionamento físico.

Treinamento em dupla feito em casa pode melhorar qualquer relacionamento. Seguindo as dicas que aprendeu aqui começar vai ser muito mais fácil do que imagina. Aproveite esse cuidado a dois para ter mais qualidade de vida com a pessoa que você ama.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *