Conheça 10 equipamentos funcionais para praticar exercícios em casa

Equipamentos funcionais estão presentes em todas as academias de ginástica. Pode reparar, seja uma academia grande ou pequena o treinamento faz parte dos tipos de treino no pacote de aulas.

Afinal, o treino funcional pode ser combinado com outras modalidades para melhorar condicionamento físico como: musculação, lutas, crossfit e muito mais.

Por outro lado, muitos alunos vão para a academia treinar funcional depois da indicação de um médico. Uma vez que o treino melhora o equilíbrio, fazer treino em equipamentos funcionais pode fazer parte da reabilitação de atletas após lesões.

Os exercícios trabalham o corpo por completo. Desse modo, muita gente que começa o treino funcional se identifica com o treino. Assim, as aulas podem virar parte da sua rotina fitness mesmo depois de alcançar seu objetivo.

Com mais dias em casa, fazer funcional sem ter que ir a um centro de treinamento físico virou uma meta. Se acaso, você também quer ter seu espaço de treino dentro de casa esse texto é para te ajudar.

Saiba mais sobre os equipamentos funcionais e como eles podem ser adquiridos. Veja a lista com os 10 equipamentos mais indicados para praticar funcional em casa.

Leia o texto até o final e confira.

10 equipamentos funcionais para praticar exercícios em casa

1. Kettlebell

O kettlebell é um equipamento versátil. Por isso mesmo que vem ganhando espaço nas academias. Também chamado de girya pode ser adicionado a um treino ou ser usado do início ao fim da sua série de funcional.

Só para exemplificar, o kettlebell é uma bola de ferro com uma alça. Ao levantar e carregar o equipamento você consegue realizar movimentos que promovem a integração muscular.

Em treino de ginástica localizada o kettlebell pode ser usado em substituição a um halter. Outro tipo de aula em que o aparelho pode fazer parte é a musculação.

2. Corda naval funcional

Presente no treinamento funcional, a corda naval é simples para praticar exercícios em casa.

O treino com corda naval funcional é simples e eficiente. Com apenas um acessório é possível trabalhar todo o corpo. Então, quem pensa em montar uma série para secar deve incluir a corda naval nos equipamentos para comprar.

Existem vários tipos de corda naval para comprar. Na maioria das vezes a corda naval terá de 05 a 15 metros de comprimento.

De fato, a inclusão da corda naval em seu treino funcional aumenta o gasto energético. Em apenas uma hora o equipamento pode te fazer gastar até 600 calorias.

3. Cinto de tração

Quem acompanha esportes pela televisão já deve ter visto um cinto de tração. O equipamento pode ser individual ou duplo.Atletas de modalidades como basquete, vôlei e futebol sempre usam cinto de tração em seus treinos.

Em suma, quando um personal trainer inclui o cinto de tração em uma série isso quer dizer que ele deseja que o aluno melhore as habilidades de arranque e explosão.

Afinal, com a sequência de aulas, quem treina usando um cinto de tração aumenta a resistência e consegue ganho de força muscular.

4. Disco de equilíbrio

O disco de equilíbrio é um exemplo de aparelho para reabilitação que foi incluído no treinamento funcional. Outro nome popular para o equipamento é balance disc.

Como o próprio nome diz, ao treinar usando um disco de equilíbrio a instabilidade irá aumentar sua consciência corporal. Em um treino com disco de equilíbrio, os exercícios de flexão de braço e agachamento são os mais usados nos centros de treinamento físico.

Os músculos dos membros inferiores são os mais beneficiados em uma série com disco de equilíbrio. Escolha um disco de equilíbrio se quer fortalecer lombar, tornozelo, quadril e joelho.

5. Cones de treinamento

Seja a sua casa pequena, seja grande os cones de treinamento podem potencializar seu treino funcional.

O cone ajuda a montar um circuito e desenvolver sua forma física sozinho ou em grupo.

Ao montar um circuito com os cones você trabalha saltos, arranques e corridas de modo profissional.

Outro benefício de ter cones como equipamentos funcionais é sua versatilidade. Seu treino pode ser feito dentro de casa ou em ambientes ao ar livre como praças, parques e até mesmo na praia.

Se acaso deseja ter força muscular, agilidade, velocidade e coordenação motora turbine seu treino em casa com cones de treinamento.

6. Halteres

Talvez você saiba, talvez não, mas os halteres também podem fazer parte do treino funcional.

Quem gosta de treinar membros inferiores costuma ter um par de halteres para turbinar os músculos em casa.

Para fazer um treino completo funcional usando dois halteres você pode fazer movimentos como:

  • Avanço, para trabalhar braços e glúteos;
  • Flexão de cotovelos com burpe e que trabalha pernas, abdômen, braços e peitoral;
  • Posterior de ombro em prancha para músculos do core, ombro e abdômen;
  • Stiff para glúteos e coxas.

Quem é iniciante pode fazer a série com halteres de 2 a até 4 quilos. Conforme for se acostumando a série, aumente a dificuldade trocando o par de halteres por um com carga maior.

7. Bolas

As bolas fazem parte dos equipamentos funcionais. Existem vários tipos de bolas que podem ser usadas em exercícios em casa.

Em primeiro lugar, as bolas ajudam no treino de força e equilíbrio, algo fundamental para conseguir condicionamento físico.

Equipamentos como slamball possuem carga de 3 quilos, o que pode ser interessante para quem já treina e quer fazer um treino diferente.

8. Sand bag

O saco de treinamento é um equipamento trazido da rotina militar para o treino funcional.

Com o tempo, os atletas perceberam que usar sand bag trazia benefícios e o equipamento se tornou cada vez mais popular nas academias.

O foco do exercício com sand bag é o tronco. Em uma aula você vai sentir os grupos musculares da lombar bem como da região abdominal.

Vale a pena lembrar que os músculos oblíquos e quadrado lombares nem sempre são definidos com um treino na academia. Por isso a sand bag no treino funcional fornece mais resultados.

9. Mini band

A mini band é um acessório para treino funcional simples e que pode ser levado para qualquer lugar.

Profissionais da educação física costumam incluir a mini band para reabilitação e alongamentos.

Quem procura atividades com baixo impacto podem se exercitar normalmente com a mini band pois o risco de lesões com o equipamento é extremamente baixo.

Após fazer uma série com mini band você promove força e resistência para ativar a musculatura abdominal, glúteos e adutores.

O kit com mini band promove um treino com diversas intensidades, da média até a extraforte. Cada faixa elástica possui uma cor diferente, para que a intensidade seja fácil de distinguir.

10. Mini jump profissional

O mini jump profissional é um equipamento onde você simula saltos e corridas.

Por ser uma mini cama elástica, o jump causa menos impacto nos joelhos e tornozelos do que se os saltos fossem realizados diretamente no solo.

Quando uma pessoa faz aula de jump consegue aumentar o gasto calórico. De acordo com a intensidade do treino a queima de calorias pode variar de 400 a 900 calorias em 50 minutos.

O treino com o mini jump é dinâmico pois mistura música e coreografias animadas. Escolha uma playlist com ritmos que você ama e divirta-se.

Onde encontrar equipamentos funcionais para praticar exercícios em casa?

Em poucos cliques no celular você encontra equipamentos funcionais. Para montar seu espaço de treino para praticar exercícios em casa a internet é o primeiro lugar onde pesquisar.

Mas não se engane. Fazer uma compra de acessórios para academia na internet é igual a uma compra no mundo offline. Existem produtos de qualidade e produtos para academia que podem não ter qualidade profissional.

Desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado e sempre confira as condições de garantia dos equipamentos antes de se decidir.

A dica de ouro para uma boa compra é: escolha uma loja de equipamentos funcionais profissional para academia.

Uma loja profissional comercializa apenas produtos de qualidade. Uma vez que seus principais clientes são redes de academias a durabilidade dos produtos é praticamente garantida.

Outra vantagem da loja online é que, além do equipamento, você encontra dicas para realizar treino em casa. Como treinar, melhores exercícios com os equipamentos e dicas nas redes sociais.

Vale a pena ter equipamentos funcionais em casa?

Quem deseja praticar exercícios em casa usa o treino funcional por ser adaptável à toda a família. Como os acessórios e equipamentos são seus a compra pode ser vista como um investimento.

Em uma casa onde todos gostam de malhar, adquirir todos os equipamentos para fazer uma série de treino funcional pode ser mais econômico do pagar a mensalidade de uma academia de ginástica.

Vale a pena lembrar que, em casa, gastos com deslocamento e alimentação extra deixam de acontecer. Você está na sua casa e pode combinar as refeições para o seu horário de funcional sempre que desejar.

Praticar exercícios em casa é mais fácil do que se imagina. Use as dicas que acabou de ler para ter seus equipamentos funcionais o quanto antes. Invista na sua saúde e bem-estar!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *