Como um Personal Trainer pode se destacar no meio digital

Surpreendentemente o meio digital já está presente na vida das pessoas. Ao pensar que estamos conectados o tempo todo surge a necessidade de criar uma identidade online relevante.

O personal trainer é um profissional que precisa se destacar no mundo virtual tanto quanto na academia de ginástica. Afinal, com a popularidade dos treinos remotos é possível conquistar clientes de qualquer lugar do mundo, não é mesmo?

De acordo com o Comitê Gestor da Internet 74% da população brasileira possui acesso à internet. Isso significa que 134 milhões de pessoas acessam as mídias sociais e são influenciadas pelo que veem diariamente.

Por outro lado, quem não possui habilidade com o celular pode se sentir um pouco perdido na hora de divulgar seu trabalho no mercado fitness.

Se acaso esse é o seu problema agora eu quero te ajudar. Pesquisei o que funciona para o personal trainer que deseja fazer um planejamento de marketing.

Nesse post você encontra o passo a passo para estar nas redes sociais, ser relevante para seus alunos e aumentar seus ganhos usando a internet.

Leia o post até o final e fique sabendo.

Como o meio digital pode ser usado pelo personal trainer?

Anteriormente a capacidade de comunicação profissional era algo restrito apenas ao convívio com colegas de trabalho, alunos e colaboradores na academia. Até a década passada dominar a linguagem oral e escrita já seria o suficiente para explicar o seu trabalho.

Hoje em dia essa abordagem se estendeu até o meio digital. Pode reparar, quando precisamos de algo logo pesquisamos online para achar descontos e até mesmo uma loja perto de casa que possa nos atender.

Portanto podemos afirmar que, enquanto você lê esse texto alguém pega o celular e digita personal trainer em busca exatamente do treino que é sua especialidade.

Só para ilustrar a busca pelo termo personal trainer possui 743 milhões de resultados no Google. Já personal trainer online aparece logo depois com 658 milhões.

Um especialista em marketing digital poderia fazer uma estratégia apenas com essas informações. Todavia o personal trainer precisa adaptar essas informações a sua realidade para conseguir sucesso no meio digital.

O lado bom é que o uso das redes sociais já faz parte da rotina do seu aluno, a partir daí, se comunicar com a comunidade fitness é fundamental. Por isso pense no que o seu aluno gostaria de saber hoje.

Para usar a internet para divulgar seus serviços como personal trainer ponha em prática uma ou mais das dicas abaixo.

Crie um perfil no Instagram

O Instagram é a rede social preferida dos famosos. Acima de tudo a rede é pensada para unir pessoas a tudo o que faz sentido em sua vida.

Durante os meses de pandemia as lives sobre cuidados com o corpo foram as mais acessadas por quem estava em isolamento social. Consequentemente, quem nunca havia treinado e achava que não poderia frequentar uma academia passou a se interessar pelo acompanhamento online com personal trainer.

Se ainda não tem perfil no Instagram aproveite esses meses em que o assunto ainda está em evidência e crie o seu o quanto antes.

Personal trainer: dicas para o Instagram

Em resumo, no Instagram você pode postar fotos e vídeos usando hashtags. Ao passo que as hashtags funcionam como busca por assunto online ao postar sua foto usar termos como #personaltrainer são uma divulgação gratuita por lá.

Outras hashtags populares para personal trainer podem ser:

  • #personaltraining;
  • #personaltrainers;
  • #personaltrainerlife;
  • #personaltrainingstudio;
  • #educadorfisico.

O recurso de localização geográfica pode ser usado nas postagens com a finalidade de atrair alunos da sua região. Você adiciona a localização usando o GPS do seu celular ou escrevendo hashtags com o nome da sua cidade ou bairro.

Filme parte do seu treino e poste no YouTube

De fato, uma imagem vale mais que mil palavras. Quem trabalha nas redes sociais sabe que uma demonstração em vídeo pode valerainda mais do que várias fotos.

E se eu te contar queeste é o segredo de vários educadores para mostrar seu trabalho na internet? E mais,com o personal trainer não é diferente!

Ao gravar treinos para iniciantes você se comunica com quem está em dúvida se deve ou não contratar um personal trainer para melhorar sua saúde e condicionamento físico.

De maneira idêntica, os vídeos podem ser encaminhados apenas para os alunos que já fazem treinos regularmente. Dessa maneira o vídeo seria um tutorial de como manter a postura durante o treino remoto.

Divulgue seu trabalho em grupos online

Redes como o Facebook e WhatsApp são famosos por terem comunidades online. Seja como for os grupos são um ponto de encontro online para trocar informações com pessoas que gostam das mesmas coisas.

Use os grupos a seu favor na hora de alavancar sua carreira como personal trainer desse jeito:

  • Pesquise grupos sobre tipos de treino da sua especialidade;
  • Faça parte dos grupos;
  • Interaja sempre que possível com conteúdo relevante.

Logo depois de algumas semanas participando pergunte ao administrador da comunidade se pode divulgar seu trabalho para os membros do grupo. É provável que algum deles já tenha até pesquisado sobre você em outras redes e esteja pensando em lhe contratar.

Tenha um site como personal trainer

O site é a sua casa na internet. Ter um site é uma forma de manter o seu currículo atualizado e ser encontrado facilmente através dos sites de busca como o Google.

O site pode facilmente ser integrado com suas postagens nas redes sociais. Assim, ao postar uma foto no Instagram ela já pode ser usada no seu site e vice versa.

No mais, o site é um investimento a longo prazo. As redes sociais podem passar por momentos de instabilidade quando não é possível publicar fotos ou acessar conteúdo.

Em contrapartida no site raramente os arquivos ficam fora do ar, o que dá credibilidade e transforma seu nome em uma marca como personal trainer.

Anuncie seus serviços nas redes sociais

Talvez você saiba, talvez não, mas qualquer pessoa com um perfil comercial pode anunciar uma postagem. Uma vez que os valores do anúncio online são menores do que anunciar em mídias como revistas e televisão o anúncio online é acessível para o personal trainer.

Ao fazer o anúncio tenha em mente que esse será seu primeiro contato com novos alunos. Capriche na foto, coloque todas as informações e explique exatamente como é a sua consultoria fitness.

Assim, quando os alunos entrarem em contato a probabilidade de fazer novos pacotes de treinos será certa.

Vale a pena investir no meio digital sendo personal trainer?

Antes de mais nada reflita um pouco. Os seus alunos usam o celular? Seu público costuma postar fotos de treino? Se interessam por influenciadores e outros educadores fitness que postam dicas de como manter a forma nas redes sociais?

Se respondeu sim para ao menos uma dessas perguntas isso quer dizer que, sim, vale a pena investir no meio digital.

Ainda que seu foco seja fazer treinos presenciais em um centro de treinamento físico ou na residência dos seus alunos a divulgação nas redes sociais ajuda a se diferenciar da concorrência.

Com efeito, em regiões onde o mercado para o personal pode estar saturado a consultoria online te projeta para pessoas que vivem em áreas onde você pode ser o único educador físico que ela tenha acesso.

Aproveite o que já fez na hora de divulgar seu trabalho online

Uma vantagem de ter um perfil online é que ele trabalha 24 horas por dia para você.

Aquele aulão que fez ano passado pode ser transformado em uma série de vídeos curtos. Dessa forma pode repostar pouco a pouco nas suas redes sociais e ter material para várias semanas.

Transforme seus amigos e alunos em divulgadores

Quando queremos algo novo e não sabemos se é uma boa ou não logo pedimos ajuda para um amigo. Um aluno motivado ao ver que o treino está fazendo sentido na sua vida logo conta para sua família o personal trainer maravilhoso por trás de toda a sua mudança.

Peça a alunos e pessoas que já treinaram com você que divulguem seu trabalho como personal trainer nas redes sociais. No Instagram e no Facebook é possível postar fotos e vídeos em um perfil marcando uma pessoa através do nome ou @ na rede social.

Essas menções te transformam em autoridade e ajudam o algoritmo das redes sociais na divulgação, pois o vídeo é visto por todos os amigos em comum e seguidores naquela rede.

Uma maneira de conseguir referências dos seus alunos é oferecer um bônus em troca do vídeo. Por exemplo, o aluno que postar uma foto do treino na rede social ganha uma aula extra. Outra dica é fazer pacotes para família e pequenos grupos.

O conhecimento abre muitas portas. Quem domina as redes sociais pode influenciar pessoas e otimizar os resultados de seu trabalho offline.

Como viu no texto um personal trainer pode se destacar no meio digital de várias maneiras e captar alunos o ano todo. Use com sabedoria as dicas que aprendeu aqui e transforme a vida das pessoas ao seu redor fazendo o que gosta. Sucesso!

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *