Como não perder a motivação para continuar malhando em casa

Durante o isolamento social a única forma possível de se exercitar e evitar o contágio da COVID-19 era malhando em casa, certo? Dessa maneira, mesmo quem ia para a academia todo dia teve que transformar parte da residência em um ambiente de treino.

Os meses foram passando e, aos poucos, cada cidade foi relaxando suas medidas de quarentena para os comércios. Sob o mesmo ponto de vista as academias começaram a reabrir.

Contudo, se você ainda não se sente confortável para voltar é possível continuar fazendo seu treino em casa. Aliás, essa forma é segura e, muitas vezes, mais barata.

Uma das queixas mais comuns de quem treina em casa é motivação. Malhar sem a presença de outras pessoas ou do educador físico pode ser entediante às vezes.

E, com outras coisas para fazer, você pode acabar esquecendo de treinar. O que é ruim pois a meta de perder peso ou cuidar da saúde fica comprometida.

Se acaso também se sente desmotivado esse texto é para você. Preparei algumas dicas para continuar treinando em casa por conta própria e conseguir ter o corpo que sempre desejou.

Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Formas de não perder a motivação para continuar malhando em casa

Surpreendentemente quem vai para a academia entende que a única preocupação que tem em mente é treinar.

Esse propósito também é comum no treino em casa. Se bem que, em casa, o exercício divide atenção com as tarefas domésticas, seu pet e até mesmo o trabalho home office.

É comum perder a hora do próprio treino dentro da sua própria casa? Veja esses passos para se manter motivado e continuar sua série de treinos todos os dias.

Crie uma meta

Antes de mais nada é importante saber o que pretende alcançar ao se exercitar.  Malhar apenas por ser algo que os outros estão fazendo não traz nenhuma identificação pessoal ao seu treino.

Mude de atitude de um jeito simples e prático. Reflita sobre o que deseja ao optar por fazer o treino em casa.

Cada pessoa tem um objetivo em mente. Mas se ainda tem dúvidas sobre o seu alguns dos mais frequentes são:

  • Melhorar seu condicionamento físico;
  • Perder peso;
  • Evitar doenças crônicas;
  • Aumentar a imunidade;
  • Ter qualidade de vida;
  • Ganhar massa muscular;
  • Eliminar gordura abdominal.

Anote o objetivo que escolheu e deixe em um lugar visível para sempre se lembrar disso. Ah, se você é daqueles que não sai do celular vale a pena colocar no aparelho seu objetivo também.

Não se iluda. Crie uma meta que seja possível de realizar em curto prazo. Perder 04 quilos, definir a barriga, malhar três vezes por semana. Quanto mais específica for a meta melhor será para saber se conseguiu transformá-la em realidade ou não.

Pense nos pontos positivos

Sem dúvida nenhuma você deve saber que treinar em casa é uma atividade que vai melhorar a sua vida.

Para que isso se torne claro faça uma reflexão sobre os pontos positivos de estar treinando agora.

Ter pensamentos positivos melhora seu humor e, consequentemente, te deixa mais consciente do seu corpo e mente.

Aprenda a ter disciplina para malhar

Certamente, quem treina por conta própria precisa ter disciplina extra. Ainda que você tenha um personal trainer ou pague um plano na academia o fato de já ter investido o dinheiro no treino te obriga a frequentar as aulas.

Porém, em casa, o gasto não se torna um elemento motivador. O fato de não ter ninguém para te cobrar se deixar de treinar acaba virando uma bola de neve.

Todavia é possível ter disciplina. Pense no treino como algo essencial. Da mesma forma que você toma banho, escova os dentes ou trabalha alguns minutos do seu dia serão para fazer atividade física.

Bem como ficar de preguiça para treinar só prejudica uma pessoa: você. Faça as pazes com sua autoestima treinando sempre que puder.

Tenha tipos de treino diferentes

Inegavelmente, para se sentir estimulado o músculo necessita de estímulos alternados.

Em outras palavras não adianta pular corda 5 minutos durante meses. O método mais eficiente é ter opções para criar séries com uma atividade fácil, outro exercício de nível intermediário e algo mais difícil conforme estiver preparado para tal.

Para mudar o tipo de treino em segurança você pode usar aplicativos de treino em casa, assistir lives de treino online ou consultar um profissional.

Faça uma reeducação alimentar

Você é o que come! Quem pensa em aderir uma rotina de treinos tem que redobrar os cuidados com a alimentação.

Com o propósito de melhorar seu treino as dietas restritivas devem ser evitadas. Cortar radicalmente nutrientes pode te deixar de mau humor e isso diminui sua disposição para treinar.

Ao pensar nas compras do mês coloque na sua lista de mercado os alimentos que ajudam no treino:

  • Shakes de proteína;
  • Óleo de coco;
  • Batata-doce;
  • Banana;
  • Grãos integrais.

De acordo com nutricionistas a alimentação depois do treino também deve ser planejada. Em suma, carnes magras, barras de proteína, ovo e iogurte passam nutrientes especiais para quem quer um corpo definido mais rápido.

Ah, deixe doces, bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos para outro momento. Eles são inimigos do treino e podem fazer com que a queima de calorias e gordura abdominal seja abaixo do esperado.

Treine logo nas primeiras horas do dia

Começar o dia fazendo atividade física em casa te dá disposição para aguentar todos os compromissos.

Ok, quem jornada de trabalho pela frente pode ter um pouco de dificuldade para acordar mais cedo para treinar. Contudo, justamente por ter uma rotina puxada durante o dia que o seu treino a noite acaba tendo baixo rendimento.

Afinal, chegar em casa depois de horas de serviço e ainda encarar o trânsito te deixa cansado. Desse modo o cansaço diz para o seu corpo que é melhor dormir do que malhar.

Para não correr o risco de parar de treinar mude o horário e seja muito mais produtivo.

Faça sua série no mesmo horário

Mesmo que não seja possível treinar de manhã cedo encontre um horário para treinar.

Logo depois de escolher o melhor horário esse tempo de treino deve ser fixo. Ao treinar sempre na mesma hora você estimula o hábito da disciplina e consegue planejar o seu dia de acordo com as tarefas que precisa fazer.

Manter o horário de treino funciona para fugir da procrastinação. Desse modo a desculpa do ‘só mais cinco minutos’ não tem vez.

Escolha uma atividade que gosta de fazer

Não tem jeito. Para o treino funcionar é preciso gostar do que está fazendo. Se acaso não se sentir confortável fazendo musculação estude outras modalidades de treino.

Por analogia para se conectar com seu lado zen escolha atividades mais tranquilas. Yoga e pilates exercitam o corpo todo ao mesmo tempo e ainda trabalham relaxamento e técnicas de respiração.

Quem é mais ativo e gosta de sair da rotina se identifica com aulas de ritmos, zumba e jump. Sem dúvida essas modalidades possuem música como destaque. Ao se deixar levar pela trilha sonora você queima calorias e se diverte também.

Faça as séries de acordo com seu condicionamento atual

Sair do sedentarismo não acontece de um dia para o outro. Por isso tenha em mente que, nos primeiros dias, é normal ter dificuldade em realizar um movimento ou outro.

Resista a tentação de copiar aquela série de treino do seu amigo ou daquele influencer fitness. Na maioria das vezes são pessoas que já treinam há muito tempo e estão acostumadas a uma maior carga e intensidade na malhação.

Em resumo, fazer um treino puxado enquanto ainda se é iniciante pode causar lesões. Então, se sentir dor ou desconforto além do que sentiria em um treino normal pare. Essa é a forma do seu corpo dizer que a série não está compatível com seu condicionamento agora.

A regra também é válida para quem pode tentar um pouco mais. Se depois de um tempo o treino ficou fácil isso significa que é hora de mudar. Uma vez que os músculos já se acostumaram com o treino e manter a série pode diminuir seu rendimento.

Tenha acessórios profissionais para treinar em casa

Criar um ambiente de academia profissional em casa é mais fácil do que se imagina.

Hoje em dia existem lojas especializadas em equipamento de treino e que oferecem os mesmos produtos que você usaria se estivesse em um centro de treinamento físico.

Por conseguinte, usar acessórios profissionais a qualidade do exercício melhora. Sob o mesmo ponto de vista o risco de ter alguma lesão diminui.

Anote aí, alguns acessórios que são básicos para quem está malhando em casa são:

  • Colchonete ortopédico;
  • Corda de pular com rolamento;
  • Par de halter emborrachado;
  • Par de tornozeleira;
  • Kettlebell;
  • Kit mini band
  • Fit ball;
  • Rolo de EVA;
  • Mini jump;
  • Step EVA.

Seja como for, fazer exercícios é uma luta diária. Nem sempre o pique é o mesmo. Mas, com jeitinho e dedicação é possível seguir sem perder o foco. Agora que já sabe como não perder a motivação para continuar malhando em casa use essas dicas para ser a sua melhor versão.

Veja também:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *